681818171876702
Loading...

Eucaristia e Meio Ambiente



Hermes Fernandes

O que mais me chama a atenção na Encarnação é nova fase que ela deflagra na relação entre o Criador e a criação.

Ao entrar no Universo que Ele mesmo criou, Deus Se tornou parte integrante dele. Reflita um pouco comigo: Ele comeu nossa comida, bebeu de nossa água, respirou nosso ar.

Nos cerca de 12 mil dias em que caminhou entre nós, Ele interagiu com o ambiente à Sua volta, e assim o santificou. A água que Ele consumiu passou por Seu organismo, e foi devolvida. O ar que Ele respirou passou por Seus pulmões, e foi devolvido à atmosfera. Tudo o que Ele ingeriu, foi digerido.

Átomos que pertenceram ao Seu Corpo ainda estão entre nós. Por causa de Sua Encarnação todo o Cosmos foi sacralizado.

Por isso, podemos afirmar que a criação como um todo passou a ter valor sacramental. Além do batismo e da Santa Ceia, temos um terceiro sacramento: o Cosmos. E tudo por causa da Encarnação.

Daí a razão pela qual Paulo atribuiu valor eucarístico à criação:

“Porque tudo o que Deus criou é bom, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças (originalmente, “eucaristia”), porque pela palavra de Deus (pelo logos divino que Se encarnou), e pela oração, é santificada” (1 Tm. 4:4-5).

A criação perdeu sua profanidade decorrente do pecado, e adquiriu, através da Encarnação de Deus, um valor sacramental. Por isso, na visão que teve, Pedro foi advertido a não chamar de impuro aquilo que Deus havia purificado, nem mesmo os animais reprovados pela Lei para o consumo humano.

Agora, além de possuir um Corpo Místico, a saber, a Igreja, Cristo também possui um Corpo Cósmico. Com Sua ressurreição, Ele abarcou em Si mesmo toda a realidade, tanto a espiritual, quanto a material (Ef.1:9-10; Cl.1:19-20). Nada ficou de fora do escopo de Sua obra, iniciada na Encarnação, consumada na Cruz, e confirmada na Ressurreição, e plenamente manifestada no final das Eras. Assim como a roupa que Jesus usava resplandecia enquanto Seu rosto se transfigurava, em breve, todo o Universo se transfigurará, e revelará a glória de Deus nele latente, para que, finalmente, “Deus seja tudo em todos” (1 Co.15:28).

À luz disso, que tratamento não deveríamos dispensar à criação? Que cuidado não deveríamos ter para com o meio ambiente? Quem colabora pela sua destruição, está abrindo feridas no Corpo Cósmico de Cristo.

Quem ama o Criador, cuida da criação.


Apologética 2549403151488354427

Postar um comentário

  1. Amém. Brilhante texto. Quero apenas citar um versículo, que está no contexto:
    "E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra". (Apocalipse 11.18)
    Alessandro Cristian
    www.alessandrocristian.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Achei um pouco viagem esse texto.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS, Hermes Fernandes. Mil vezes parabéns! É lendo textos como esse que preconceitos são destruídos - sim, existe muito mais coisa a nos unir do que a nos desunir. Soiu católico e confesso ser a primeira vez que vejo um site evangélico veicular tão interessante texto, exatamente no momento em que estou lendo um livro do Metropolita Ortodoxo da cidade de Pérgamo, Ioannis Zizioulas - A criação como Eucaristia. fazer teologia ém isso. Brilhante seu texto. Não posso dizer mais.
    Marcos - Católico.

    ResponderExcluir
  4. HERESIAS:

    1º ME MOSTRE ONDE FALA DA EUCARISTIA NA BÍBLIA;

    2º NESTE TEXTO, SR. HERMES, VOCÊ QUER JUSTIFICAR SUA PARTICIPAÇÃO EM CUMPRIR A AGENDA 21 E AS METAS DO MILÊNIO DA ONU NÉ? ONDE A ONU QUER ESTABELECER O PARAÍSO (UM FALSO REINO DE DEUS) NA TERRA (GOVERNO MUNDIAL DO ANTICRISTO).
    MAS JESUS DISSE: QUE ESTE REINO NÃO TEM APARÊNCIA EXTERIOR... NÃO CREIA QUANDO DIZEM: ESTÁ AQUI OU ACO-LÁ... ESTE REINO NÃO É COMIDA E NEM BEBIDA! POIS O REINO DE DEUS ESTÁ DENTRO DE VÓS! JESUS DISSE. COMO PAULO DISSE: SE VIEREM COM UM OUTRO EVANGELHO QUE NÃO SEJA AS ESCRITURAS, QUE SEJA ANÁTEMA! VIU, SR. HERMES...

    ResponderExcluir
  5. Uma correção: as moléculas ou átomos que formaram o corpo de Jesus Cristo não estão entre nós porque seu corpo não se decompôs, então sua matéria não foi devolvida ao ciclo natural como foi a nossa. Podemos dizer que as moléculas de seu sangue derramado sim, permanecem entre nós, mas isto não é significativo.
    Quanto a Eucaristia não estar na Bíblia, o Paulo que afirmou isto está errado, a palavra Eucaristia é a mesma usada para a comunhão na ceia, então está sim. A discordância entre as linhas cristãs é se Cristo está presente nas espécies, se torna presente durante a ceia ou se é apenas memória.

    ResponderExcluir
  6. Imaginei que texto tão profundo iria mexer nos brios de quem mal sabe soletrar, que dirá, ler de verdade, compreender, sendo mestres e deixando de ser crianças, como diz o autor de Hebreus!

    ResponderExcluir
  7. Agora o Genizah tem espaço até para Gnosticismos?
    Não estou me agradando!Opinião de leitor assíduo,
    abraço, paz e graça

    Sola Scriptura!

    ResponderExcluir
  8. Excelente texto como sempre. Através de alguns comentários q alguns leitores postaram vê-se o quanto é difícil falar de ecologia para a igreja em pleno século XXI. Hermes, não tenho muito o q dizer, pois seu texto já disse tudo. Só tenho a louvar a Deus pela brilhante obra q Ele faz por intermédio de vc. Não se frustre com alguns comentários q postaram. Confundiram agenda 21 com governo do anticristo, é mole ou quer mais? Vê-se q esse não faz a mínima ideia do q é a A21...vamos ficar todo mundo atolado, vamos deixar milhares de pessoas sem desenvolvimento, pois afinal corremos o risco de fazer o q o capiroto quer, segundo o leitor q criticou. Ainda bem q a Bíblia confirma q Jesus é vestido e alimentado quando vestimos e alimentamos o outro, mas alguns esquecem essa passagem. Quanto ao gnosticismo q falaram não sei o q o rapaz viu, acho q foi apenas o preconceito q falou mais alto. Q o Senhor Jesus nos dê entendimento para olhar além da superfície e deixarmos de lado nosso olhar de estranheza perante um olhar distinto do que é de costume.

    ResponderExcluir
  9. Sola Scriptura serve agora pra evitar que se pense, que se produza Teologia (reflexão, à luz da fé, sobre Deus)? Ainda bem que existem os que ousam pensar, independente de outros que "se pelam" de medo de ousar crescer!

    ResponderExcluir
  10. Esqueci de comentar que escrevi a um tempo atrás na época da Páscoa um texto que me lembrou este texto seu, irmão Hermes. O título q coloquei foi "A Páscoa da Terra e a Ressurreição do Universo". Veja pelo link: http://jorge-novidadedevida.blogspot.com/2011/04/pascoa-da-terra-e-ressurreicao-do.html

    ResponderExcluir
  11. Em uma igreja humanista coneporânea esta neoteologia seria louvável. Mas preciso seguir o exemplo dos bereianos e sinceramente não encontro nas escrituras nem sombra que corroborem com este texto. Se o sacrifício vicário, simbolizado na eucaristia da ceia, foi para a redenção do homem, qual seria a relação entre a encarnação e o cosmos? Ou estando este "sacrifício" restrito à crucificação o "despojar-se de sua glória" é desconexo a ele? No entanto consideremos que a encarnação representou a redenção do cosmos para torná-lo em um corpo cósmico de Cristo. Qual a necessidade de um novo céu e uma nova terra?

    Para mim, Sr. Hermes, isso não passa de animismo - "Quem colabora pela sua destruição, está abrindo feridas no Corpo Cósmico de Cristo" - travestido de "piedade" cristã. Não vejo o por quê de se recorrer a filosofias para reiterar aquilo que Deus já havia dado como responsabilidade ao homem (Gn 1:15) num dogma "politicamente correto" adequado aos novos paradigmas deste mundo tenebroso. Mas se somos transformados por um entendimento renovado (restaurado) logo sabemos da responsabilidade que nos foi dada por Deus. Para uma apologética isto se sai uma ótima heresia. Ou o crivo deste blog está furado ou é apenas tendencioso mesmo?

    Entretanto, tenho que concordar, o texto está excelentemente escrito e muito convincente.

    Comentário por: Elias.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item