681818171876702
Loading...

Desmascarando a Teologia do barulho Reteté



Pr Elder Sacal Cunha




Gostaria hoje de esclarecer uma pergunta enviada pelo meu amigo e Presbítero Evaldo. Ele nos enviou a seguinte dúvida: “ Por que os crentes barulhentos se consideram pentecostais?”

Para responder essa pergunta, que por sinal é muito pertinente, lanço outra questão: O barulho é a marca de um cristão pentecostal?

Amigos e leitores, atualmente a marca que evidencia um cristão avivado está no estereótipo da pessoa e não mais na alma e no espírito. Por incrível que pareça, o quanto você mais berra, mais grita, mais se “esperneia”, caí no chão, dança no “espírito” (não sei em qual espírito), mais avivado e pentecostal você é!

A Palavra de Deus é tão clara quanto ao avivamento do Senhor. O avivamento não se caracteriza por aberrações, gritos, milagres, mudanças litúrgicas e etc.... Avivamento é muito mais que isso!

O verdadeiro avivamento é provocado pela Palavra de Deus e resulta na mudança de conduta da pessoa avivada. Tudo em sua vida se faz novo, todas as áreas de sua vida são afetadas e tão logo essa pessoa passa a desenvolver os frutos do Espírito. (Gálatas 5.22-23)

Notemos que os frutos do Espírito Santo são: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. (Observe esses dois últimos frutos). Uma pessoa cheia do Espírito é mansa e possui domínio próprio sobre si, ou seja, não age por impulsos, por emoções, menos ainda por sensações e tem seu temperamento controlado pelo Espírito do Senhor.

Interessante essa “Teologia do Barulho” desenvolvida pelos Neopentecostais. Quem nunca ouviu o famoso jargão: “Pentecostal que não faz barulho está com defeito de fabricação”. Não sei qual a finalidade dessa frase, mas uma coisa é certa: Deus é não surdo!

Deus não é surdo e muito pelo contrário a sua Palavra diz que Ele conhece todos os nossos pensamentos, nossos intentos e nosso coração (Salmos 139), sendo assim não haveria necessidade de “berrar” ao ouvido de Deus, pois o Senhor não procura gritos e sim verdadeiros adoradores que é adorem em Espírito e em Verdade (João 4.24)

Uma coisa é certa essa Teologia do Barulho nada mais é que puro misticismo criado por “cristãos” que não conhecem a Deus e tão pouco a sua Palavra. Chamamos de misticismo o conjunto de normas e práticas que tem por objetivo alcançar uma comunhão direta com Deus. O problema é que quase sempre, os místicos são induzidos a prescindir da Bíblia e se basear apenas em suas experiências.

Efetuando uma exegese do derramamento do Espírito Santo em Atos 2, verifica-se uma ordem e que os sons estavam legíveis ao público em geral. Disse o médico e historiador Lucas: “E correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um ouvia falar na sua própria língua”(AT 2.6)

Lucas destaca que ouve entendimento do que os discípulos de Cristo falavam, por parte dos viajantes que estavam em Jerusalém:”Todos os temos ouvido em nossas própria línguas falar das grandezas de Deus”(v.11). O versículo 13 diz que alguns zombaram do acontecimento, alegando que os discípulos estavam bêbados, isso significa que houve um barulho inelegível?

O versículo 13 indica que alguns não entenderam o agir do Espírito Santo, mas isso não significa um barulho rock-roll, verificado em muitas reuniões pentecostais, que mais se assemelham ao Maracanã em dia de clássico do que um genuíno culto cristão.

Paulo nos alerta em 1 Co 14.23:”Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas estranhas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão, porventura que estais loucos?

Paulo demonstra uma preocupação em todo o capítulo 14, que deve haver uma ordem na línguas e profecias no culto, a fim de que todos sejam edificados.

O barulho é característica do culto pentecostal?

a)O culto pentecostal é racional (Rm 12.2). O culto barulhento, não dá lugar a reflexão e meditação.
b) O culto pentecostal tem ordem (1Co 14.40). Essa ordem não é de um cemitério, como dizia Apóstolo Paulo: os dons são exercidos com o propósito de edificar a igreja e não escandalizá-la.
c) O principal propósito do culto pentecostal é glorificar a Deus e edificar a igreja (1Co 14.26). Um lugar onde o barulho reina, não há lugar para a Palavra de Deus e nem para a edificação do próximo por meio de palavras inteligíveis.
d) Os dons espirituais, quando exercidos segundo as regras estabelecidas pela Palavra de Deus, não causam desordem ou bagunça (1Co 14.29-33);
e) o culto pentecostal é dinâmico, mas há lugar para uma liturgia (1Co 14.26). O culto é feito por homens guiados pelo Espírito de Deus, porém o homem é que oferece o culto, seguindo assim uma ordem(liturgia).

Não podemos negar que a presença do Espírito Santo em nossas vidas abala nossa estrutura corporal. Não posso negar que muitas vezes me exalto quando estou pregando a Palavra do Senhor, entretanto tenho a convicção que Deus não olha a aparência e sim o coração do homem (1 Samuel 16.7)

Deixemos de lado as loucuras dos homens e tentemos compreender a loucura de Deus que é a sua Palavra. (1 Co 1.21) .
Movimento de Restauração 7353888627018938984

Postar um comentário

  1. Amém.. Concordo plenamente. Mas temos que ter o cuidado de não limitarmmos o poder de Deus em nós. Lembrei-me de uma história que meu pastor contou-me certa vez...

    Uma certo dia, em um culto muito avivado, pentecostal, havia um irmãozinho cheio do Espírito Santo, ele estava no primeiro amor... Ele não ligava para quem estava ao seu lado direito ou esquerdo, ele queria somente uma coisa; ADORAR, e enquanto adorava, ele sentia a presença de Deus tão grande e sua gloria tão forte que não conseguio conter em seu corpo tão limitado e frágil, então.. devido o poder de Deus em seu corpo, começou a pular e a falar em linguas estranhas... Sentio o fogo de Deus invadí-lo. Havia um irmão ao seu lado que somente o observava..O irmão que o olhava com um certo desprezo, e achando aquilo um exagero da parte daquele irmão que se entregava ao mover de Deus, disse: - Irmão, Eu já fui assim como você! olha, isso tudo é um exagero, eu já fui assim e aprendi que para estar na presença de Deus não precisa ficar e ser desse jeito, isso passa. O irmão que estava cheio do Espírito Santo olhou para ele e disse: Quando eu estiver como você, aceitarei a Jesus novamente...

    No culto há momento de adorar, contemplar, e ouvir. Como diz a palavra; há tempo para todas as coisas. Na adoração, sou a favor da total entrega ao Senhor... Não há nada melhor do sentir o poder de Deus em nós.

    Confesso que nunca senti o poder de Deus assim, ao ponto de não consegui ficar em pé ou cair ao chão como acontece como algumas pessoas, acredito que Deus se manifesta em cada um como Ele quer, eu consigo senti-lo quendo estou contemplando, pensando nEle e ouvindo a plavra na igreja atentamente. Derrepente sinto Ele ministar em meu coração e me contar os seus segredos.. É maravolhoso!! Mas se Ele quiser vir à mim com poder e fogo, me entregarei sem reservas ao seu mover em mim...

    Com carinho
    Nathália Loureiro ;)

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo irmã Nathalia! Bom te ver aqui. Eu mesmo, confesso que já passei uns tsunamis adorando e não tive vergonha de deixer levar. Outro dia foi na estrada. Dirigindo enquanto ouvia um amusica linda, transformei aquilo em louvor e quando vi, tive de parar no acostamento!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o autor do texto e com os comentários dos irmãos.

    O único problema que questiono é o som muito alto, há pessoas que têm alguma enfermidade e passam mal mesmo, ou dor de ouvido, ou enxaqueca.

    ResponderExcluir
  4. Legal é de muita edificação a matéria quanto o comentários do amado .......sou pentecostal mais confesso que existem muito exagero como exemplo bem claro certo culto um certo irmão "caiu na graça "e começou a pular ,rolar enfim estava todo cheio de" poder"e nessa euforia toda desferiu um soco na irmã ao lado e foi muito constrangedor para irmã e para os descrentes presentes , pois temos que tomar cuidados para não sermos motivos de escandalos para os irmãos e principalmente para os descrentes que nos visita.........porem a palavra de Deus diz: quando davi estava trazendo a arca para Jerusalém a biblia diz que ele pulava e dançava com todas suas forças ........sim quem esta na presença do Senhor tem abundância de alegria .......

    ResponderExcluir
  5. Estes espetáculos de horrores que vêem acontecendo em certas "ingrejas", nos mostra um desrespeito total pela palavra de Deus e me faz pençar que isso é obra do diabo...
    E tenho dito:
    "SENHOR TEM DE PIEDADE DE NÓS"

    ResponderExcluir
  6. Tiago tiago_vtg@yahoo.com.br3 de setembro de 2009 às 02:48

    Passando por aqui me deparei com assunto crente barulhento.(reteté)

    dai vi isso...

    a) culto barulhento nao da lugar a reflexão...

    vou responder so uma pra vc ter ideia.

    Querido irmãos.

    Se vc no meio de tanto barulho e tanta gritaria, nao consegue entender a palavra de Deus e refletir sobre ela... é porque vc realmente nao entende o que é ser crente do barulho... nao vamos a igreja pra escutar a palavra, vamos pra gritar e receber mais fogo, mais amor de Deus em unidade.

    É como todos cantarem histericamente uma musica... vc nem ta escutando a letra, mas escuta a harmonia do som, e ja sabe de cor a letra... so tem q cantar junto...

    A palavra é importante, mas eh dever de casa diario, escola dominical... culto de pentescostal, é avivamento atravez do grito...

    Faz pesquisa cientica, e veja se gritar e cantar, nao sao as melhores curas interiores ja descobertas pelos medicos...

    Imagina entao gritar o culto todo... Gloria a Deus....

    Desemboca o vazo irmaos...

    Presbitero Evaldo, gritar, cantar, dançar é pra quem pode, chega de crente de carteirinha e cadeira, que so fica calado e sentado.

    Paz e Graça a Todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ridiculo esse tiago.cade a mansidao o crentao.

      Excluir
  7. Os pentecostais(também sou) pensam que o Espírito Santo necessita das nossas emoções para manifestar o Seu poder. Não é verdade isto. É horrível pregações aos gritos. Já senti a presença de Deus quando estava sozinha na minha casa. Foi muito poder, e no entanto não gritei.Abaixo os gritos. Abaixo os malditos sons alto dentro da igreja.

    ResponderExcluir
  8. Depois que o poder do Espírito Santo se manifesta, Ele nos emociona. Mas tem vez que é necessário não dar nem um pio quando vem a presença de Deus, e coisas maravilhosas acontecem.

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente, "reteté" é uma das piores coisas que já aconteceram na igreja. Por vários motivos:

    1 Quando vou para um culto, meus objetivos são adorar a Deus e me edificar na Sua Palavra. Porém, a esmagadora maioria dos sermões "puro fogo" não tem NADA para acrescentar para quem quer e precisa da pregação da Palavra. Os textos são usados de modo aleatório, sem coerência hermeneutica, utilizando-se de passagens isoladas conectando-as com frases mágicas desprovidas de sentido.

    2 - Pessoalmente, me sinto ofendido por quem tenta me manipular emocionalmente. Por exemplo, aqueles "ministérios de louvor" que contam hinos com 14 min de duração e três frases, repetindo, repetindo, repetindo... O choro forçado e a voz embargada... Pra quê? Saudade dos louvores do grupo Logos, Elos, Mensagem, que de modo suave, poético e bíblico apresentavam Cristo como alguém digno de adoração pelo que Ele é - nosso amado Salvador.

    3 - Por todos os motivos apresentados no texto, que concordo plenamente.

    Portanto, vemos uma fórmula simples:

    Gritaria + misticismo + surtos psicóticos + transes + macumba gospel - E.S - Jesus = Reteté

    Não existe, pois, uma edificação real. Com este modelo não crescemos em conhecimento e Graça.

    Na Paz.

    ResponderExcluir
  10. Essas aberrações não veem de Deus: queria saber se Jesús ficava assim quando pregava ou quando se sentou num monte!
    E Paulo, Pedro e João, ficavam nessa palhaçada escandalosa (pois é isso que causa) também? difícil imaginar!

    Vamos voltar à simplicidade do Evangelho irmãos!

    Salam.

    ResponderExcluir
  11. Bom texto sobre o assunto, porém gostaria de fazer algumas considerações.
    1° Devemos ter cuidado quando falamos sobre dançar no espírito, (o autor até coloca entre parênteses o não saber qual espírito), se bem lembro Mical reprovou o ato de Davi estar dançando entre seus súditos e a forma como ele dançava, ele estava dançando para o Senhor e ela o reprovou e a mesma morreu sem ter filhos;
    2° A Bíblia fala em fruto do Espírito no singular e não Frutos no plural (só uma questão de português mesmo);
    3° Sabemos que Deus não é surdo, e também sou contra a gritaria, porém a própria Palavra de Deus nos instruiu "Clama a mim..." você já pensou em alguém clamar em silêncio? O clamor exige uma certa "altura" de voz no momento da petição.
    Acredito em ordem e decência, porém acredito também que não devemos ser crentes que mais parecem postes, crentes parados que adoram a um Deus que não se move. Nós adoramos a um Deus que tem a voz como o som de muitas águas, agora você já ouviu o som de muitas águas?
    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  12. ISSO TUDO COMEÇOU QUANDO INVENTARAM ESSA DE "BATISMO COM ESPÍRITO SANTO".

    DIZEM QUE QUANDO VOCÊ É BATIZADO ASSIM, TEM QUE FALAR EM LINGUAS E FAZER ESSAS COISAS AÍ...

    BATISMO COM ESPÍRITO SANTO ACONTECE QUANDO ALGUÉM SE CONVERTE.

    ResponderExcluir
  13. Há que se diferenciar o que é mover do Espírito e movimento.

    A Igreja primitive vivenciou um grande avivamento

    A teologia da prosperidade mostrou ser um grande "investimento"

    E o neo pentecostalismo se resume em um grande movimento onde quem não pule e grita,não é introspectivo, é FRIO mesmo.

    Cuidado. Vigiemos.

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da postagem!!! Percebi bastante equilíbrio!!

    O verdadeiro culto a Deus envolve todo o ser (o espírito, alma: emoção, intelecto e vontade e o corpo), tudo isso controlado pelo Espírito Santificador, que não traz confusão e sim Paz!!

    No culto ao Senhor há lugar para cânticos espirituais, para lágrimas, para sorrisos, para línguas e para profecia, tudo com ordem e domínio próprio!!

    A PAZ que excede todo entendimento!!!

    ResponderExcluir
  15. Sua crítica precisa ser re-analisada. Ora, sou pentecostal e na comunidade onde sirvo não acontece o que disse neste texto. Ah, provavelmente, vc como um bom reformador, pegou tudo/todos e colocou num mesmo pacote para fazer sua análise. Eu fico impressionado com esta habilidade de vcs. Mas o fato é que o pentecostal faz barulho, porém, nem todo barulho é sinal de pentecostes. E qual o problema em fazer barulho ? A resposta de que Deus não é surdo é muito pífia. Ora, se Deus já sabe o que pensamos, pq orar [falar com Deus] então? Mas é assim mesmo, o religioso sempre vê a teologia do outro errada. Na verdade o outro para o religioso é inimigo. Triste né...Infelizmente muitos crentes deixaram de seguir Jesus para smente adimirá-lo, e usá-lo para legitimar suas patologias.

    ResponderExcluir
  16. Tambem concordo que "reteté" não leva a reflexão alguma, apenas deixa um vazio.
    Tenho dois filhos, um casal, e sempre pego-os nos finais de semana.
    Levo-os para a casa deles sempre depois do culto de domingo em uma igreja tradicional onde se prega realmente a palavra e há condições de reflexão.
    Não os levo na igreja onde congrego justamente por esse problema que é o "reteté", eles não aprenderiam nada e muito menos haveria reflexão na palavra.

    ResponderExcluir
  17. Galera, por acaso "reteté" é algo parecido com ariandolescantoles aikbalaboa chupabalahaus? Se for, passo longe desses lugares, que parecem mais um hospício. E parece que a loucura pega. Fica todo mundo igual...rsrsrs

    ResponderExcluir
  18. é por isso que tem pessoas que nao acresitam em Deus..
    tem pessoas que nao acreditam no agir do Espirito Santo

    ResponderExcluir
  19. Queridos, concordo com a pertinência do tema abordado, acho apenas que deveríamos separar o joio do trigo.
    Uma coisa são os cultos onde o Espirito Santo age na vida da igreja, e a igreja mantém a ordem e decência, mesmo que esteja clamando, orando,chorando.
    Outra coisa são estes cultos que nos dificultam saber o que está mesmo ocorrendo, se é mesmo um CULTO DE ADORACÃO AO SENHOR! NOSSO KYRIOS!

    ResponderExcluir
  20. ótimo texto: sensato, edificante e equilibrado.

    abs, apz.

    ps. já fui do fogo, me "queimei" (cometi erros) algumas vezes, mas sinto falta de uns momentos qdo via o mover de Deus de uma forma sobrenatural... tenho saudades, mas o fato de hoje não ser tão mais como era antes tem sua razão em mim mesmo, apesar de hj tb estar mais maduro e centrado.

    wally.

    ResponderExcluir
  21. CONCORDO(2) com o comentário do Vínicius LIra.


    BATISMO COM ESPÍRITO SANTO ACONTECE QUANDO ALGUÉM SE CONVERTE.

    1ª primeiro: Igreja somos nós (os que adoram em espírito e em verdade) e não os templos (grandes ou pequenos , suntuosos ou simples)construidos por mãos humanas.

    2ª segundo: Jesus foi uma pessoa simples e ainda continua sendo simples (Ele é o mesmo , ONTEM , HOJE E ETERNAMENTE), os discipulos foram ensinados assim, e Paulo deu maior exemplo humando de simplicidade, principalmente quando estava presente.

    3ª- Não sei até que ponto Deus aprova ou não a questão de nos exaltarmos , em estar cantando ou dançando, mas sei que :

    A- MIcal foi castigada por desprezar o rei Davi quando estava louvando e dançando com muita alegria indo Jerusalem, se Deus aprovava o entusiasmo de Davi ou não, eu não sei, só sei que tanto MIcal (que era da familia de Esau inimiga de DAvi) foi castigada por ter mais filhos, como também um sacerdote que tentou segurar a Arca quando caiu da carroça e morreu fulminante. Afinal Davi na sua empolgação não estava levando a Arca como mandava a Lei.

    Conclusão: A dança deveria ser algo pessoal e intimo com Deus e não para mostrar e extrapolar para PROVAR que tá no espírito. Muitos exemplos de como devemos dar esmolas e como devemos orar num quarto e pedir em segredo foi ensinado por Cristo.

    SIMPLICIDADE EM TUDO QUE SE FOR FAZER É A ATITUDE MAIS LOUVAVEL E EXTRAVANGANTE QUE DEUS APROVA....

    ResponderExcluir
  22. Já tive oportunidade de compartilhar da Palavra de Deus e no fim da exposição, vem aquele embaraço do pastor ou ministro responsável de educadamente explicar aos irmão que Deus fala como quer, e nem sempre é através do "fogo", mas também na brisa suave.

    Entretanto, nocivo mesmo é a turma que usa o retetré para manipular o emocional dos irmãos. Isso sim eu reprovo sem reservas.

    ResponderExcluir
  23. Nas igrejas tradicionais há espaço para reflexão ? Duvido. Ái daquele que questionar o papa da igreja...

    ResponderExcluir
  24. Paz extrema, amados! Gostei do texto, mas discordei do autor quando ele cita Gálatas 5 e fala de "frutos do Espírito" no plural, pois no texto bíblico está escrito "fruto do Espírito" no singular. O que significa que cada característica citada é parte de um só fruto, ou seja, "amor, alegria, paz, longanimidade, fidelidade, bondade, beniginidade, mansidão e domínio próprio" são partes do fruto do Espírito. Espero ter me feito entendido! Que vcs continuem sendo instrumentos de Deus para com bom humor esclarecer muita gente com a luz da verdade. Stay in the Rock! \m/_

    ResponderExcluir
  25. Graça e paz amado.Compartilho desse mesmo entendimento. Os pentecostais que conheço defendem muito mais suas experiências do que as escrituras isso é fato. No mais queria trazer um esclarecimento acerca do que esta escrito em Gálatas 5:22. Nesse versículo encontramos " O fruto do Espirito é: amor... e não os frutos do Espirito. Tudo é um fruto só.

    Em Cristo, pastor Iranildo Medeiros

    ResponderExcluir
  26. Olá Amauri, BOA OBSERVAÇÃO SUA!

    OBRIGADO AMADO....ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  27. SOBRE CLAMAR: Concordo com cada palavra do texto, e gostaria de acrescentar alguns pontos. Alguém comentou aqui sobre o "clamar em alta voz", mas se esqueceu de observar o contexto em que as pessoas clamavam a Deus.

    Todas as vezes que lemos de alguém "clamando" a Deus são situações extremas de desespero ou desamparo (Salmo 72:12), como uma batalha militar (1 Samuel 7:1-10), perseguição dos inimigos que tentam tirar-lhe a vida (Salmo 56:1-9), injustiça social sofrida por um pobre/estrangeiro (Êxodo 22:27; Deuteronômio 15:9) ou doenças graves com risco de morte (Salmo 102:1-10). Isso é bem diferente de ser obrigado a gritar todas as vezes em que um crente ora, na igreja ou fora dela.

    Jesus foi enfático ao dizer que o Pai nos ouve mesmo quando fechamos a porta de nosso quarto e oramos a Ele em secreto (Mateus 6:6); Ana orou apenas mexendo os lábios e Deus a ouviu (1 Samuel 1:12-13). Paulo ordenou tirar a gritaria dos cultos (Efésios 4:31). Além disso, a Bíblia é clara ao dizer que Deus não ouve o "clamor" se a vida da pessoa não está em harmonia com Sua Palavra (Ezequiel 8:18; Lamentações 3:8).

    ResponderExcluir
  28. SOBRE O "MOVER DE DEUS": É curioso como as pessoas gostam de justificar toda e qualquer baderna no culto com "deixar o mover de Deus agir". Mas será de Deus realmente?

    Segundo informações dos especialistas, as tribos africanas promovem seus rituais com danças exaustivas e intenso ruído de tambores. As modernas sessões de espiritismo, consistem em uma mesa grande onde, os adeptos, assentados, começam a cantar músicas (pontos) batendo palmas intermitentemente. No candomblé, os tambores rufam, acompanhados de outros instrumentos musicais, com palmas, batidas de pé, rodopio do corpo, cabeça para frente e para trás, etc. Na umbanda , a “gira” (cerimônia), geralmente se inicia com invocações das falanges (linhas dos santos) através de “pontos cantados” (cânticos com ritmo marcado por atabaque – tambor).

    Não ocorrem coisas semelhantes nas igrejas pentecostais e renovadas? E o mesmo também na Renovação Carismática Católica, com as pessoas orando e dançando para Jesus E Maria? Como o mesmo "mover de Deus" pode agir de forma semelhante em lugares tão diferentes? Trata-se de ação do Espírito Santo a transformar vidas ou manipulação emocional para atingir o estado de transe? Evangelho puro e simples ou feitiçaria evangélica?

    ResponderExcluir
  29. Nem barulho, nem chuva, nem fogo, só o Amor de D'us nos basta.

    Não sou Pentecostal, nem tradicional, nem neo pentecostal, somente um servo filho do D'us vivo.

    Não faço questão de gritar, nem de pular, nem rodar, nem chorar por todos estarem chorando. Tenho sede pela palavra e é ela que me basta.

    Se eu de fato estivesse afim de gritar ou pular, iria para um show de Rock'n'Roll.

    O momento de pentecostes pra mim é recebido como equívoco pois é o que nos convém entender. Festa, bagunça, dança, tudo o que não o crente acredita que não pode fazer no mundo, faz dentro da igreja, mas a seu modo.

    ResponderExcluir
  30. Gosto de culto pentecostal! Mas com ordem.
    Nada contra ao pentecoste, pois já senti a presença de Deus tão forte e falando em linguas estranhas tão baixinho que nem quem estava do meu lado escutou. Dar glórias a Deus alto, sim eu dou!
    Mas pular, rodar, faser gestos de capoeira, querer até voar no meio do culto, passar quase 1 minuto rodando em um culto no meio da rua... Misericordia!!
    Saio logo de perto, já pensou se uma mão daquela ou o bico do sapato pega em mim?
    rsrs.

    A paz do Senhor!!

    ResponderExcluir
  31. Sabe qual é o problema principal do Pentecostalismo?

    É que 80 % de suas pregações, cultos e ''louvores''' são voltados para o homem e suas aflições, e não a Deus. Basta ver, o teor sempre gira em torno de mensagens de esperança, perseverança e coragem.

    E qual o problema de tudo isso? O culto ao Senhor acaba se tornando mais uma terapia motivacional ao homem do que um culto bendizendo e aprendendo as características de Deus. A longo prazo isso tem como consequência crentes instáveis na fé, pois somente conhecem mensagens bíblicas de motivação, e não aos aspectos do Deus que nos sustenta e nem sempre concede a nossa vontade.

    ResponderExcluir
  32. Quem nunca ouviu: "HÁ LIBERDADE NESSE LUGAR!!!". Acontece que a liberdade é só para pular, dançar e gritar, mas para adorar calmamente e ficar calado prestando atenção na palavra sem gritar Aleluia de 5 em 5 minutos não há liberdade, é sinônimo de frieza. tsc tsc tsc

    ResponderExcluir
  33. O culto é um momento de reflexão e adoração. Sou membro de uma Igreja pentecostal, apesar de criado em uma Igreja tradicional e confesso que seria prudente que a pessoa que percebe que está para ter manifestações do Espírito de Deus que tente se controlar, pois o Espírito é sujeito ao profeta e durante o culto pode acontecer que ela venha a escandalizar o não crente e tirar o foco da palavra.
    Agora, pelos comentários da reportagem, tenho q dizer q é impossível que todas essas manifestações sejam mera ora de histeria ou mesmo que não procede de Deus, pq a maioria das pessoas q conheço q tem profunda intimidade com Senhor e caráter cristão tem ou tiveram experiências desse tipo. Eu mesmo já tive uma fez, e foi algo q não pude controlar com facilidade, era como entrar em ebulição, pois o corpo reage de forma inusitada a manifestações do Espírito Santo, até hj me questiono como fui ter uma experiência assim pois, até então, como tradicional, eu nunca tinha vivido aquilo.
    Por fim, digo, quem tem o Espírito de Deus o maligno não lhe toca, há no meio da macumbaria sim, manifestações espirituais que mts gostam de fazer analogia com as pentecostais, contudo, apesar de haver imaturidade ou fingimento da parte de alguns repito, homens e mulheres de Deus tem experiências assim, o inimigo de nossas almas sempre tem por objetivo copiar a obra de Deus (observe q em no meio do maligno há sacrifício de animais de modo analógico ao estilo judaico).
    Agora, o desconhecimento ou a não vivência de uma experiência não te fará 'menos' cristão, Deus usa a linguagem que Ele quiser pois as manifestações espirituais podem ser como uma 'brisa suave' com Elias, ou como um 'terremoto' como foi com Jó.

    ResponderExcluir
  34. Amém!

    Super compartilho do seu ponto de vista...

    Não sou Pentecostal, nem tradicional, nem neo pentecostal, somente uma serva filha do Deus vivo. [2]

    Desde que me mudei para São Paulo, visitei algumas igrejas e simplesmente não consegui me encontrar em nenhuma...ou só se prega o dízimo/desapego/dai o seu dinheiro irmão OU só se berra como se Jesus fosse surdo...muito triste isso :(

    ResponderExcluir
  35. NÃO JULGUEIS O PROXIMO!!! DEIXAR QUE DEUS CUIDE DISSO VC GOSTARIA QUE ALGUÉM FALA-SE DA SUA DOUTRINA?POIS Irmãos VAMOs GANHAR VIDAs! ENQUANTO FICAM PERDENDO TEMPO FALANDO MAL DE OUTROS MINISTERIOS,VIDAS ESTão SENDO DESTRUIDAS POR SATANÁS!!!DEUS SEJA LOUVADO....

    ResponderExcluir
  36. deixei de ir em igrejas pentecostais devido o barulho, a gritaria, som muito alto
    pois só ouço com o ouvido direto perdi minha audição com 14 anos e meu medico me orientou para fugir do barulho pois posso perder audição diretita tb .
    Assistir uma pregação do Pastor Jorge Linhares achei muito interessante (youtube)
    porque as pessoas saem da igreja? nessa pregação fala sobre o barulho
    as vezes quando meu irmão que é missionário vai pregar em uma igreja pentecostal vou com ele levo sempre comigo um protetor de ouvido…não deveria ser assim Jesus não é surdo poxa

    ResponderExcluir
  37. Certíssimo. Parabéns ao site Genizah. Ser crente do barulho? Sabe Tiago tiago_vtg@yahoo.com.br . Até posso acreditar em você se você provar no novo testamento que: Sapatear, gritar e só ao som de forró( O que é muito interessante porque, se não for forró não tem fogo)Enfim,se você me provar na bíblia. Porque até onde eu sei(Sou leitor fiel da Bíblia sagrada) tudo o que faz o culto parecer bagunça é coisa do diabo e isso ta na Bíblia. Fiquem na paz do Senhor aah, só lembrando à Raissa Kahn, Dízimo faz parte da adoração mas tudo que prega que dízimo é mais do que 10% vem da carne (Biblicamente falando). Mas, oferta é onde tocar o coração e onde alcançar a tua mão. A oferta da viúva talvez tenha sido a mais sincera de toda a Bíblia Porque ela deu onde alcançava a mão dela e onde Deus lhe tocou no coração. Amém. Glória seja dada a Deus que por sua bondade e misericórdia nos deu a Santa Bíblia Sagrada que é a revelação mais que perfeita da sua vontade.

    ResponderExcluir
  38. Muito triste esse tema, sou pentecostal, nem por isso critico as igrejas onde as pessoas preferem ficar mudas como em um velório. Em pouco mais de um ano como evangélico aprendi que não se deve tocar de jeito nenhum nos ungidos do Senhor, Deus não tem manual de instruções muito menos controle remoto onde você aperta botões para que alguma função seja realizada...Deus quebra regras, quebra protocolos, age como quer e quando quer, das mais diversas maneiras...vi críticas muito pesadas aqui como "macumba pentecostal" por exemplo...Deus tenha misericórdias de todos vocês...

    ResponderExcluir
  39. Muito triste esse tema, sou pentecostal, nem por isso critico as igrejas onde as pessoas preferem ficar mudas como em um velório. Em pouco mais de um ano como evangélico aprendi que não se deve tocar de jeito nenhum nos ungidos do Senhor, Deus não tem manual de instruções muito menos controle remoto onde você aperta botões para que alguma função seja realizada...Deus quebra regras, quebra protocolos, age como quer e quando quer, das mais diversas maneiras...vi críticas muito pesadas aqui como "macumba pentecostal" por exemplo...Deus tenha misericórdias de todos vocês...

    ResponderExcluir
  40. QUANDO DEUS OLHA PARA TERRA ELE OBSERVA NA VIDA DOSER HUMANO,MENTE ,VONTADE,SENTIMENTO,SE ELE ENCONTAR ISSO EM ALGUEM O MILAGRE ACONTECE ,SE TIVER SO BARULHO INFELISMENTO VC SO VAI SAIR DE LA ROCO

    ResponderExcluir
  41. Esse irmão Rubens é um safado! Depois de anos gravando DVD's do fim do Mundo acabou ficando apaixonado por uma irmãzinha evangelica de coração apaixonado. Agora ele e essa irmãzinha evangelica agora só ficam fudendo no motel, bebendo vinho, sonhando em se casarem e viajando pelo Mundo e tudo isso com o dinheiro dos otários que compram as suas coleções de DVD's do fim do Mundo.
    QUE PUTARIA!!!

    ResponderExcluir
  42. Prá mim, todo e qualquer ser que usa o Santo nome de Deus com hipocrisia, sao esses falsos profetas que visam apenas vantagens financeiras, não estão preocupados se o poder Divino existe ou não e nem se aquele que procura uma maneira de conhecer a fé, encontrara um pastor que possar dar um conforto espiritual, certos "Templos Evangelicos" parece que adoram um Deus Surdo ou morto e por isso tem que usar sons muito altos, Gente!!! eleve o seus pensamentos em silencio, veras que Deus te escutará com muito amor, sem te pedir nada em troca e está presente em tudo ao seu redor, exercite sua fé e mande os falsos profetas para .....

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item