Chutando a Santa: 21 anos depois.
http://genizah-virtual.blogspot.com/2016/10/chutando-santa-21-anos-depois.html
Em 12 de outubro de 1995, dia em que se comemora o feriado católico de Nossa Senhora de Aparecida, transmitiram pela TV, em rede nacional, um pastor da Igreja Universal chutando uma imensa imagem de gesso, tida por católicos como sagrada. Tal transmissão desencadeou uma campanha anti-evangélica pela Igreja Católica, além de ser uma grande chance para uma emissora concorrente começar uma série de ataques a tal IURD, que crescia rapidamente e, em breve, adquiririam uma grande emissora de TV.
Muitos crentes foram ainda mais hostilizados por todo território nacional, e nada podiam responder sobre o ato insensato daquele pastor: Para um protestante, o homem só havia chutado uma enorme imagem de gesso, e jamais tocado na santidade da mãe de Jesus, que na Glória vive com Ele, não podendo habitar naquele objeto.
É pecado adorar qualquer coisa que não Deus, mas a obsessão por demonstrações de “fé autêntica” ( talvez na ânsia de conseguir novos adeptos) gerou grande antipatia contra os crentes, além de fortalecer o esteriótipo do “cristão fundamentalista”, o “quebra-santo”, o “chato-radical”.
Os crentes estão certos: Idolatria é um pecado. O que importa não são os homens ofendidos com as imagens destruídas, mas o que Deus pensa sobre o assunto: isso contribui com o desvio do homem no Caminho que o leva ao Mestre. Mesmo assim, isso nos dá o direito de agredir o objeto adorado? Isso não pareceria uma tentativa de ofensa pessoal, já que os objetos – ditos – sagrados não tem peso algum para um cristão protestante? É como o ateu que xinga um deus que não existe para ele.
Hoje, 21 anos passados, a realidade é outra: existem tantos evangélicos não praticantes (ou nominais) como eram os católicos não praticantes (como eu fui, por exemplo).
Os idólatras inundam os templos evangélicos, não com imagens de santos, mas com tranqueiras judaizantes, tralha gospel e com semideuses deste universozinho chamado “gospel”, as "celebridades de Jesus".
Aos poucos, deixamos o radicalismo da necessidade do uso de saias e cabelos incortáveis, e tornamo-nos mais brandos. Em compensação, precisamos de deuses ungidos que nos levem a catarses, homens com a unção que nos faça sentir, ao invés de compreender a Palavra.
Só quem enfrenta essa realidade idólatra sabe o quanto se é amaldiçoado: questionar a atitude tresloucada de certas lideranças evangélicas, cheias de esquisitices, misticismos, egocentrismos, distorções com propósitos pessoais (o que chamam de “visão”), não faz com que sejamos ouvidos, antes, que esses novos crentes nos lancem maldições e salamaleques dignos da Cuca do sítio do Pica-pau Amarelo, verdadeiras profecias baalistas.
Seus seguidores, gente que recebe a Cristo, mas abdica da liberdade de pensar, alienando-se da bíblia, defendendo essas celebridades como um time, partido político ou... um verdadeiro ídolo.
Lá, do altar onde foram colocados, ditam suas profecias, cantam suas pregações, explicam sua compreensão pessoal, sem serem questionados.
Apóstolos, bispos, cantores, pastores, pregadores, todos feitos objetos de idolatria pela mesma indústria que faz ídolos no lugar onde os adoradores abominam: o meio ímpio, pagão, secular.
Nesse mês, onde católicos se ajoelharão pelas ruas da cidade de Aparecida do Norte, pagando suas promessas, lembre-se de que, se você possui ídolos que dependem de sua defesa e ofertas, você não tem nada para ensinar. É apenas um adorador de ídolos tentando repreender outro.
zé, assim como o "pastor" chutou a santa, o que acontecerá se um padre chutar o edir ou valdemiro?
ResponderExcluirFANTASTICO, sempre comento que nossa diferença para os catolicos é que deixamos de adorar os mortos para adorar os vivos.
ResponderExcluirParabens ao Zé pela lucidez e pra vc Danilo por trazer esta obra prima de coerencia
Podes crer.
ResponderExcluirUm evangélico criticando um católico pela idolatria a imagens é o mesmo que um roto falando de um esfarrapado... Ou um torto de um atarracado.
15 anos depois,vejam isso:
ResponderExcluirhttp://www.diariodepernambuco.com.br/2010/10/26/urbana8_0.asp
è verdade que tem uns "santos" na igreja evangélica que também estão merecendo levar uns chutes.
ResponderExcluirMARAVILHOSO! É ISSO AÍ!
ResponderExcluirCês nem querem que a palavra se cumpra.
ResponderExcluirO joio também merece viver até a volta do Amado Rei Jesus kkkkkkkkkkk
Essa atitude insana como outras que já vimos somente revela que o evangélico atual é: intolerante e fundamentalista. Não compreende o que é o ágape. kyrie eleison.
ResponderExcluiracompanho o blog e gosto, mas acho que alguns momentos as criticas nao tem objetivo, vasculhar personalidades evangelicas e apontar erros é facil, tambem deve-se comentar seu acertos quando assim acontecem. O problema é geral, como por exemplo, o informativo que recebo do gezizah tem um banner do cruzeiro do diante do trono, e este ja foi satirizado e criticado pelo blog.
ResponderExcluirMUITO BM ZÉ! TEM UM TAL DE SANTO DINHEIRO IDOLATRADO PELOS EVANGÉLICOS, O SANTO PUXASAQUISMO DOS RICOS DAS IGREJAS QUE DÁ AVERSÃO.
ResponderExcluirAAAFFFFFFFFFF. SÓ DEUS E SUA IMENSA MISERICÓRDIA.
Acho que atitudes radicais iguais a essa, ainda causam danos a verdadeira pregação do Evangelho e da palavra de Deus.
ResponderExcluirGlorifico a Deus porque ainda existem igrajas e pastores sérios, que pregaram a palavra com sabedoria e graça.
Verdadeiramente, a biblia condena a idolatria, assim como, a mentira e o engano.
Hoje temos muitos mentirosos ocupando os pulpitos das igrejas para satisfazer o seu próprios ventres e não estão preocupapos com o rebanho do Senhor.
Mas um dia terão que prestar contas a Deus e aí, não terão desculpas!
Pr. João Batista
MEUS QUERIDOS IRMÃOS NO FINAL DESSA HISTORIA, QUANDO JESUS VIER NOS BUSCAR ELE VAI DIZER PARA NÓS QUAL PLACA DE IGREJA É A CERTA OU A ERRADA??
ResponderExcluirTEMOS QUE SEGUIR PARA O ALVO E PARAR DE OLHAR PARA HOMENS, JESUS ANDAVA COM JUDAS COMIA COM JUDAS E MESMO SABENDO QUE ELE O TRAIRIA JESUS O AMOU, O QUE TEMOS QUE CATOLICOS E EVANGELICOS É LER MAIS A PALAVRA DE DEUS, PQ SE ALGUEM FALAR QUE ISSO NÃO É NECESSARIO ESSE KRA TA FORA DO REINO DE DEUS, A BIBLIA NOS ENSINA TUDO O QUE TEMOS QUE FAZER COMO CRISTÃOS VERDADEIROS, ASSIM COMO INFELIZMENTE TEM ALGUMAS IGREJAS EVANGELICAS QUE ENSINA O QUE DEUS NÃO DISSE, ASSIM TEM CATOLICOS QUE FAZ AS COISAS ESCONDIDAS, EX: DIZIMO ISSO NÃO É MENSIONADO NA IGREJA MAS ELES PEDEM TANTO QUAL UM EVANGELICO ATRAVES DE CARNE ETC..
COMO PADRES FAZENDO MUITAS COISAS ERRADAS,O QUE EU NÃO CONCORDO É ADORARMOS, PROSTARMOS, PEDIRMOS ALGO PARA "deuses", BEIJAR A MÃO DE UMA AUTORIDADE,ESCUTO ALGUMAS PESSOAS DIZER QUE PRECISO DE INTERMEDIO PARA CHEGAR ATÉ DEUS,ENTÃO TEM QUE PEDIR PARA VARIOS SANTOS ETC.. A BIBLIA DIZ Q O UNICO INTERMEDIO ENTRE OS HOMENS E DEUS É JESUS, E TEMOS QUE PEDIR EM NOME DE JESUS, A BIBLIA RELATA TBEM QUE MUITOS PERECEM PQ FALTA O CONHECIMENTO, ISSO DIZ QUE:
FALTA CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS..
QUE CADA UM POSSO BUSCAR REALMENTE E SOMENTE A DEUS, PQ FOI ELE Q TE CRIOU E MAIS NINGUEM.
Anderson,
ResponderExcluirEle continua evangélico ? Os filhos de Lutero é que são rebeldes e não respeitam crenças e religiões das demais pessoas. Permaneçam os irmãos de Pedro fazendo as obras confiadas pelo Senhor aos apóstolos 2.000 anos atrás. Permaneçam os filhos de Lutero fazendo as obras do seu pai que são divisões, divisões das divisões, blasfêmias, chutes, coices, gritaria e idolatria ao dinheiro.
O protestantismo é contraditório em si mesmo.
ResponderExcluirContestam a infalibilidade papal. Correto ?
Mas cada crente é "infalível" quando lê a Biblia. Todos se dizem inspirados pelo Espírito Santo e todos estão certos ao mesmo tempo.
Uns guardam o sábado e fim de papo.
Outro guardam o domingo e não se fala mais nisso.
Uns batizam e outros não batizam. E ambos estão certos.
Uns aceitam o divórcio e outros o repudiam.
Uns adotam a "teologia" da prosperidade e outros a condenam veementemente.
E todos são "infaliveis" em suas pessoais interpretações.
Uns chamam os outros de hereges, mas todos se dizem salvos porque creram.
Todos são infalíveis. Só o papa é que não pode ser infalível. Qualquer analfabeto se torna "infalivel" quando se lê a sua Bíblia declarando-se protestante.
Todos estão salvos, ainda que uma doutrina seja diferente da outra.
Contestam as tradições, mas recorrem a Tradição de Lutero e dele copiam o Sola Scriptura. Ora, o Sola Scriptura não está na Bíblia.
Todos se dizem salvos porque creram, mas por que continuam frequentando igrejas se todos estão salvos ?
Para que servem pastores se cada crente pode interpretar a Bíblia ?
Para que servem Igrejas se a salvação vem apenas pelo "crer" em Jesus e uma vez obtida, segunda a tese protestante, não pode ser perdida ?
Alguém perde a "salvação" se deixar a sua igreja ?
Alguém perde a "salvação" se não pagar dízimos ?
Alguém perde a "salvação" se deixar de escutar pastores ?
Se perde, então precisa de muito mais do que apenas "crer" em Jesus.
Ora, se o crente é intérprete "infalível" da Bíblia, pois conta com a assistência do "Espírito Santo" e já está salvo porque "creu", o que ele continua fazendo em sua denominação ?
Existem alguém que possa ser mais ou menos salvo a partir da frequência ou ausência em Igreja protestante ?