O Silêncio dos Inocentes
http://genizah-virtual.blogspot.com/2014/06/o-silencio-dos-inocentes.html
“Eu te busco, te procuro ó Deus... No silêncio Tu estás.”
Eliel Vieira
Uma famosa música evangélica brasileira, interpretada pelo legendário Luciano Manga (vocalista da fase áurea do Oficina G3), começa com as palavras destacadas acima. A canção é até legalzinha, mas alguns pensamentos sempre surgem em mente logo quando começo a ouvi-la. Estes pensamentos estão relacionados ao silêncio.
É muito estranho a canção começar falando sobre Deus habitar no silêncio quando isto é o que menos presenciamos dentro da igreja. Sejamos francos, se há uma coisa que ninguém espera encontrar em uma igreja evangélica, é silêncio. Na verdade, em igrejas neopentecostais (predominantes no Brasil atualmente) podemos esperar encontrar o extremo oposto: gritos, pulos, “tira o pé do chão”, etc. Existe até uma canção que diz, “Quando estou em sua presença... dá vontade de gritar!”
Certa vez presenciei uma situação muito interessante. Um pastor, ao subir no púlpito, pegou o microfone, abaixou a cabeça e assim ficou por alguns minutos. Murmúrios surgiram entre a congregação alguns segundos depois. Alguns “aleluias!” surgiram também, como aquele silêncio fosse uma manifestação espiritual arrebatadora. Demorou pouco mais de três minutos até que um diácono fosse lá verificar o que estava acontecendo. A mensagem do pastor foi exatamente sobre o silêncio. Como ele é rico e importante, e como ele é simplesmente ignorado em nossa vida espiritual. “Nós evangélicos”, ele disse, “simplesmente nos apavoramos com o silêncio.”
Mas a música do Vineyard fala sobre Deus habitar no silêncio, e sempre (mas sempre mesmo) que esta canção gravada pelo Vineyard começa a tocar eu reflito comigo, “Se Deus habita no silêncio, como podemos encontrá-Lo no meio de tantas gritarias?” Também fico imaginando se as pessoas realmente estão refletindo no que estão cantando (ou se estão agindo simplesmente como robôs programados) e, se estão mesmo refletindo enquanto cantam esta música, por qual razão elas simplesmente não se calam logo em seguida.
Certa vez uma pessoa argumentou comigo (em uma discussão semelhante sobre o silêncio) que o barulho de uma maternidade é melhor do que o silêncio de um velório, pois na maternidade há vida, enquanto o silêncio lembra a morte. Isto foi há alguns anos, quando eu ainda não tinha lido o que a Bíblia tem a dizer sobre a questão:
É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério! A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração. O coração do sábio está na casa onde há luto, mas o dos tolos, na casa da alegria. É melhor ouvir a repreensão de um sábio do que a canção dos tolos. (Ec 7:2-5)
Estas palavras de Salomão (provável escritor) acertam a teologia liturgia evangélica como um porrete. Não precisaria de mais do que estes pequenos versos para questionar o Valadete’s Way of Life que impera sobre nosso período litúrgico. Penso que os termos “melhor... luto do que... festa” e “canção dos tolos” explicam-se por si só. (Tenha em mente, enquanto você lê isto, que os primeiros cristãos se reuniam em cemitérios.) Pode ser desnecessário, mas acho que algumas considerações sobre a questão do silêncio são pertinentes aqui.
Em primeiro lugar, culto deveria ser um local para reflexão e oração, não para entretenimento. Existem locais e horários apropriados para entretenimento, de modo que o formato neopentecostal do culto (o culto-show) peca por não ser nem uma coisa nem outra. Deixa de ser uma oportunidade de oração, já que nenhuma pessoa normal consegue se concentrar para orar com uma mulher gemendo notas altíssimas no microfone, e também deixa de ser um show, já que os responsáveis pela liturgia tem (tem?) consciência de que não estão ali para se expor.
Eu poderia resumir meu argumento aqui com um silogismo simples.
1. O objetivo do culto é a reflexão, oração e aprendizado.2. O ambiente mais propício para a reflexão e a oração é o silêncio.3. Logo, o melhor ambiente para um culto é o silêncio.
Você tem todo o direito de discordar de mim, basta a você me mostrar que (1) ou (2) não é verdadeiro. Ou você tem que me mostrar que o culto não é um lugar exclusivo para reflexão, oração e aprendizado. (Talvez você pense que culto é um local para entretenimento gospel.) Ou você tem que mostrar que um ambiente barulhento é mais propício para a adoração do que o silêncio. (Talvez você imagine a adoração como um tipo de transe hipnótico. Se assim for, mantas gospel repetitivos lhe caíram bem, e eu não posso fazer nada por você.)
Eu segundo lugar eu diria que a inovação prejudica nossos cultos, porque atraem nossa atenção que deveria estar focada em Deus. Quanto a este ponto eu simplesmente concordo com as sábias palavras de C. S. Lewis:
Toda novidade, por si só, tem valor de entretenimento apenas. E eles não vão à igreja para serem entretidos. Vão para consumir o culto, ou, se preferir, para encená-lo. Todo culto é uma estrutura de atos e palavras por meio dos quais recebemos um sacramento, ou nos arrependemos, ou suplicamos, ou adoramos. Permite-nos fazer tais coisas melhor — isto é, tudo “funciona” melhor — quando, em razão de uma familiaridade antiga, não precisamos mais pensar. Quem presta atenção e conta os passos ainda não dança, apenas aprende a dançar. Sapato bom é aquele que passa despercebido no pé. A leitura torna-se prazerosa quando você não pensa mais nos seus olhos, na luz, na letra impressa, na grafia das palavras. O culto perfeito na igreja seria aquele que transcorresse quase de forma imperceptível para nós, porque nossa atenção estaria voltada para Deus.No entanto, toda novidade impede que isso aconteça. Ela fixa nossa atenção no culto em si, e pensar sobre a adoração não é o mesmo que adorar. [...] Algo pior ainda pode acontecer. A novidade é capaz de fixar nossa atenção não no culto em si, e sim no celebrante. Você sabe o que quero dizer. Por mais que se tente evitar a pergunta “O que será que ele vai fazer agora?”, ela acaba se insinuando e pondo por terra toda a nossa devoção. Há, de fato, que se desculpar o homem que disse: “Gostaria que se lembrassem de que a ordem dada a Pedro foi ‘Cuide dos meus cordeiros’, não ‘Faze experiências com meus ratos’ ou, então, ‘Ensina novos truques aos meus cães amestrados’”.Portanto, minha posição em relação à liturgia resume-se, a bem da verdade, a um apelo em favor da continuidade e da uniformidade. Posso suportar qualquer tipo de culto, seja ele qual for, contanto que permaneça sempre igual. No entanto, se toda forma é arrebatada de mim no momento exato em que começo a me sentir à vontade com ela, jamais conseguirei progredir na arte da adoração. Negam-me a possibilidade de adquirir a prática do ofício — o habito dell’arte.
Eu experimentei isto na prática alguns meses atrás quando a liderança da igreja onde eu frequentava teve a “brilhante” ideia de colocar todos os adereços do tabernáculo no templo, e agir como se estivéssemos de fato no templo de Israel alguns milênios atrás. A congregação se sentia mais perdida do que cego em tiroteio diante de ações tão diferentes do comum que não demorou muito para surgir algumas piadinhas. “Olha, Nossa Senhora está entrando”, quando entrou uma moça com vestes sacerdotais azuis carregando um jarro. “Olha, agora eles foram se benzer com água benta”, quando os diáconos lavaram as mãos numa bacia larga com água. Nesta mesma igreja o barulho de uma queda d’água no fundo do templo já tornava o som ambiente do local parecido com o barulho de xixi batendo na água da privada.
Agora, sim, eu sou muito crítico em relação a algumas posturas litúrgicas neopentecostais (ao ponto de ser às vezes até um pouco implicante), mas no caso em questão eu não acho que deva sofrer esta acusação. Acredito ser completamente incoerente (e acredito que esta incoerência é evidente a todos) cantar que Deus habita no silêncio (isto é, que a melhor maneira de ouvirmos Sua voz é pelo silêncio) e sermos os campeões de gritarias e barulho entre as religiões existentes. Eu não acho que culto é lugar de entretenimento. Culto não é para ser “legal”. Pode até ser, por alguma contingência, mas seu objetivo principal não é ser isto. Existem lugares e momentos apropriados para “coisas legais”.
Bem, pelo menos a minha opinião, baseada na minha experiência, é esta. Reflexão exige concentração, e concentração exige silêncio e pouca movimentação. Se o melhor ambiente para adoração para você é um local com um animador de plateias burguesinho gritando frases sentimentais hipnóticas no seu ouvido, ou uma mulher gemendo notas altíssimas no microfone, bem, neste caso, com todo o respeito, o problema é seu e não meu.
Mas eu até apostaria meu almoço na hipótese que você no fundo no fundo nunca parou para refletir sobre a reflexão, nunca refletiu sobre o que você está fazendo e por que você está fazendo o que faz na igreja. Isto explicaria, aliás, como você é capaz de, na dor da incoerência, cantar “no silêncio Tu estás” e logo depois “na Tua presença dá vontade de pular, gritar e correr”.
Sim, tenho meditado em Salmo 46:10 "aqueitai-vos"
ResponderExcluirVivemos a sociedade do ruído, acordamos com um despertador e no barulho ficamos o dia inteiro. No carro, com o radio ligado, no trabalho com as conversas e assim por diante. Precisamos aprender que é no silêncio que Deus fala, aliás, falar no silêncio, mais uma das boas "contradições" de Deus.
"Um pastor, ao subir no púlpito, pegou o microfone, abaixou a cabeça e assim ficou por alguns minutos."
ResponderExcluirBenny Him falou sobre isso em seu livro
"bom dia espirito santo" eu acho q é esse
O Benny him contou um caso em que a apostola que influenciou a vida dele (eu não lembro o nome) fez isso num culto que ele estava, baixou a cabeça e pediu silencio e ficou assim por uns 20 min até que todos ficaram em silencio total, quando entao se conta que houve uma manifestação do espirito santo.
O próprio Benny Him conta no mesmo livro que depois disso ele testou ele mesmo isso em um culto e aconteceu relato semelhante.
Posso concluir que o Pastor mensionado deve ter lido o livro do Benny Him e sido influenciado a fazer esse ato pelo mover do espirito que era prometido do livro.
Mauriciompd
Acompanho o blog há algum tempo e sempre encontro artigos legais aqui.
ResponderExcluirCompartilho desse mesmo sentimento: Culto é lugar de reflexão, de arrependimento, de convencimento da necessidade de salvação, de perdão dos pecados. Onde nos confrontamos com nossa realidade: pecadores carentes da graça e misericórdia de Deus. Como refletir sobre tudo isso em meio à músicas ensurdecedoras que pedem para pular, gritar, dançar?
Sinto falta das antigas liturgias, onde as músicas eram escolhidas para que refletissemos sobre nossa necessidade de perdão e arrependimento.
Outra coisa que me irrita...MÚSICA DE FUNDO ENQUANTO O PASTOR PREGA...me desconcentra.
Me converti há quase 20 anos e, as vezes, me sinto um "dinossauro" nessa nova estrutura litúrgica.
Acompanho o blog há algum tempo e sempre encontro artigos legais aqui.
ResponderExcluirCompartilho desse mesmo sentimento: Culto é lugar de reflexão, de arrependimento, de convencimento da necessidade de salvação, de perdão dos pecados. Onde nos confrontamos com nossa realidade: pecadores carentes da graça e misericórdia de Deus. Como refletir sobre tudo isso em meio à músicas ensurdecedoras que pedem para pular, gritar, dançar?
Sinto falta das antigas liturgias, onde as músicas eram escolhidas para que refletissemos sobre nossa necessidade de perdão e arrependimento.
Outra coisa que me irrita...MÚSICA DE FUNDO ENQUANTO O PASTOR PREGA...me desconcentra.
Me converti há quase 20 anos e, as vezes, me sinto um "dinossauro" nessa nova estrutura litúrgica.
Prezados;
ResponderExcluirConcordo em parte com esse artigo, pois temos que ser equilibrados em tudo. Já participei de cultos onde ouvia-se o som dos pernilongos voando e não foi nada edificante. Somos pessoas, nos relacionamos um com o outro e com Deus, nossos cultos têm que refletir comunhão e adoração. O equilíbrio nos fará render adoração, ficar atento ao ouvir a voz do Espírito e manifestarmos o amor um pelo outro. Desde os primórdios a igreja é um projeto de maior interatividade tanto vertical como horizontal. Somos seres emocionais, e Deus sabe disso. Quando a Palavra vem ao nosso encontro (e ela sempre vem), nos confortando e nos corrigindo, isso produz alegria. O próprio Espírito Santo nos é dado como penhor do que nos aguarda. quando recebemos a palavra e somos cheios do Espírito sentimos uma mostra do que nos espera no por vir. Como será que foi quando Mirian se viu do outro lado do mar. Como será que estava Daví queando a Arca entrou em Jerusalém. Como foi a reunião no dia de Pentecostes.
Equilíbrio sim, ritualização, mecanização, isso nós já vemos em lugares onde a fé morreu!
Márcio Santos
Meu blog: www.serhomembasta.blogspot.com
Um blog para homens de verdade!
Eliel, somos dois. Mais ainda porque já tenho problemas nos ouvidos. E quando falo isso, que não posso suportar esse barulho, que pra mim é infernal, e que não consigo pensar nem prestar atenção num ambiente desses, ainda brigam comigo.
ResponderExcluirGraça e Paz!
ResponderExcluirTexto excelente! Concordo plenamente com ele!
Parabéns pela postagem!
Nele, Jesus
Fui criada numa igreja em que palmas e gritos são proibidos. Hoje, numa igreja em que isso é permitido, me sinto um pouco perdida. Não consegui me acostumar ainda, mesmo estando ali há 5 meses. Certa vez, uma irmã veio comentar comigo que ficou feliz de me ver pulando num dos cultos, ato do qual me arrependo amargamente. O comentário me envergonhou demais, apesar da intenção dela ter sido boa (eu tenho mais presença e participação se pular e bater palmas??).
ResponderExcluirViva o silêncio nos cultos!!!
Leka - BH/MG
É Eliel, não é a toa não é a toa que se diz em Mateus 6.6 "Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente."
ResponderExcluirAs melhores respostas de Deus vêm do silêncio que nos rodeia..
ACREDITO QUE O ATO DE ADORAR SEJA UMA FORMA PESSOAL DE CADA SER HUMANO. ALGUNS SE SENTEM MELHOR COM O SILÊNCIO, OUTROS COM O BARULHO, O SER HUMANO ENFIM É MUITO DE MOMENTO AS VEZES ELE CHEGA NA IGREJA E QUER GRITAR PARA SER OUVIDO (por Deus ou pelos homens)EM OUTRO MOMENTO CHEGA NA IGREJA E QUER FICAR EM SILÊNCIO QUIETINHO,NÃO QUER NEM SER NOTADO. TAMBEM ACREDITO QUE ESSA É UMA DAS RAZÕES DAS VÁRIAS DENOMINAÇÕES, POR CAUSA DA VARIEDADE DE PENSAMENTO, CONTANTO QUE OCORRA PARA GLÓRIA DE DEUS (RM 14.04-12) NÃO ME IMPORTO COM BARULHO, SILÊNCIO, NOVIDADES OU TRADICIONALISMO. COMO JÁ DIZIA UM CORINHO ANTIGO "VAMOS ADORAR A DEUS!"
ResponderExcluirPr Geraldo. Brasília - DF
Particularmente, sou um amante do silêncio. Ja preguei, escrevi e curto muito isso... mas sinceramente esse texto peca demais por extremos. Acaba colocando o silêncio como liturgia e põe TODA manifestação pentecostal como fora do "padrão de culto perfeito". A proposta do texto é perfeita, os argumentos fracos e totalmente ressentidos, e extremamente parcial!
ResponderExcluirMuito bom! Disse tudo! É triste mas é verdade o quanto fazemos as coisas sem pensar e nem refletir sobre elas!
ResponderExcluirDeus te abençoe irmão!
paz e graça em Cristo a todos!!!!
ResponderExcluirsou um adepto do Genizah,porém existem alguns textos que sou obrigado a discordar,porém creio que meu comentário trará crescimento a todos nós...
E agora irmão:
Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel.Salmos 22 : 3
Cantai louvores a Deus, cantai louvores; cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores. Salmos 47:6
Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. Tiago 5:13
Reinos da terra, cantai a Deus, cantai louvores ao Senhor. (Selá.) Salmos 68:32
Eu louvarei ao SENHOR segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do SENHOR altíssimo. Salmos 7:17
Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo. Salmos 9:2
Louvai ao SENHOR, porque o SENHOR é bom; cantai louvores ao seu nome, porque é agradável. Salmos 135:3
Louvarei ao SENHOR durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu for vivo. Salmos 146:2
Todos os moradores da terra te adorarão e te cantarão; cantarão o teu nome. (Selá.) Salmos 66:4
Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus, e espada de dois fios nas suas mãos, Salmos 149:6
Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação. Hebreus 2:12
E outra vez: Louvai ao Senhor, todos os gentios, E celebrai-o todos os povos. Romanos 15:11
Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Efésios 5:19
concordo que o melhor ambiente para a oração e o aprendizado é um ambiente silencioso, porém o objetivo n°1 no culto não é a reflexão e o aprendizado e sim cultuar a Deus o culto é a Deus e não a mim mesmo, cantando,dançando servindo de várias formas(não estou dizendo que reflexão e aprendizado não sejam objetivos do culto porém não é simplesmente isso caso fosse bastava ir a escola bíblica e pronto), concordo sim que Deus está no silêncio, agora dizer que Ele não se encontra em meio aos louvores já é heresia não se pode pegar um versículo aleatório na Bíblia e fazer regra; onde está a hermenêutica e a exegese que tanto se fala? e digo mais, o DEUS que eu sirvo habita em meio ao silêncio e em meio ao barulho desde que meu coração esteja voltado a adorá-lo!!!!
Se nós soubesse-mos o quanto nos expressamos ficando calados,apenas com o pensamento fixos em Deus, com certeza, nossas vidas seriam melhores diante dos homens e principalmente diante do Pai.
ResponderExcluirMaravilhoso artigo! Concordo muito!! Não apenas com este mas em diveeeeeersos temas abordados aqui.
ResponderExcluirQuando penso no evangelho, em Cristo, em Ser Cristã.. sempre o que me vem à cabeça é a palavra simplicidade. Eu gostaria de me reunir num ambiente onde encontrasse simplicidade. Simplicodade no líder, nos rmãos.. Gente com sabedoria, inteligencia.. E simples!! Mas não encontro! E não vou à igreja. Tenho nojo de entrar em certas igrejas. O "olha pra Jesus e não para o homem" tá muito difícil nos dias de hoje. Eu tenho até vergonha, às vezes, de dizer que sou evangélica. Faço faculdade de Comunicação Social - Publicidade, meus amigos/professores são esclarecidos sobre estratégias de marketing e persuasão e é vergonhoso demais ver isso ser aplicado na igreja -a exemplo da "hipnose" no momento de "louvor", Falo apenas que sou cristã, que creio em Jesus, em Deus e que busco seguir os seus ensinamentos através da bíblia. Pq a religião, as denominações, as igrejas me envergonham.
Sobre este artigo em especial, minha opinião é a seguinte.. "Deus habita em meio aos louvores". Ele deve estar lá no momento do brado do povo (brado sincero com o unico objetivo de clamar o nome dele - e nao para chamar a atençao). Enfim. Acho que há momento de pular diante dele, de clamar, de chorar, de gritar (mas tenho preferencia por fazer isso no meu cantinho pra nao virar aquela bagunca na igreja) e existe o momento do Silêncio para ouvi-lo. Ele fala atraves do silencio e busca-lo pra ouvi-lo significa se afastar de todo o barulho que possa confundir a voz dele e entao ter todos os sentidos voltados para Ele.
É maravilhosa a liberdade de adoração que Deus nos dá. A "regra" é a sinceriade, o qie estiver fora disso é abominado. Mas na hora de ouvir, sim, devemos ficar em silêncio. Para ouvir a voz de Deus e não se confundir com nosso proprio coração.
Às vezes eu vejo relatos nas igrejas de "eu vi isso" "eu ouvi aquilo" tudo no momento de "louvor" onde existe tanta influência. Na letra das musiacas, na melodia saindo do teclado. Nosso coração é enganoso. E Deus não gosta de confusão. Até porque depois pensamos "será que foi Deus mesmo quem falou? Será que não foi minha empolgação?". Deus não é Deus de dúvidas. Ele nos conhece, sabe como somos esquecidos, somos tortos, e já nos avisou: Me
Encontre no silêncio.
Nosso Deus é muito lindo, não é?
Nenhum comentário até agora? Cadê os assembleianos que são maioria dos leitores do Genizah??
ResponderExcluirAssembleiano Falando...
ResponderExcluirMeu nome é Christian, sou tecladista ajudo no louvor (não só isso, claro) de minha congregação, em Viamão do lado de POA. Primeiramente, concordo e discordo em varios pontos, desse e de varios posts, rrsrs, mas analisando as escrituras não se pode levar em conta somente alguns trechos isolados (como vcs mesmo dizem) para resumir.
Primeiramente sou totalmente contra ao emocionalismo mas não às emoções, somos feitos com emoções e precisamos usa-lo todos os dias inclusive na igreja (amor por exemplo) nada de declamações melosas, "profetadas", showzinhos e dançinhas e coisas do gênero(detesto). Me pergunto se você conhece Jesus bem de perto, digo isso porque ele nos deixou um belo menual de conduta (bible) e outra coisa bem importante nos deixou tb... the Holy Ghost, pergunto eu com meus botões... Você é batizado com fogo e com Espirito Santo? (é muito edificante) consegue fazer isso em silêncio? e não estou me referindo somente ao chamado reteté, porque quando estou diante do Senhor meu objetivo é Glorifica-lo e Magnifica-lo, quem tem fôlego louve ao Senhor e seja cheio do Espirito Santo... nessa parte a escritura é bem clara, tudo isso com moderação. Mas me fale em outro post como foi seu batismo com Fogo? ou teu fogo é de palha, ou até mesmo "fogo estranho"... abraço, graça e paz do nosso Senhor Jesus seja convosco.
Se alguém quiser meu contato é:
christian.the.towers@gmail.com
christian_the_towers@gmail.com
Galera do Genizah, Graça e Paz,
ResponderExcluirAtravés dos comentários, percebe-se que há uma pequena confusão. No culto, como em tudo na vida, há tempo para todas as coisas (Ec.3). Em relação ao louvor, sabemos que há diferenças entre louvores e "louvores"; e isso pode ser sentido por qualquer um que se disponha a adorar ao Senhor em espírito e em verdade, ou seja, há um abismo enorme no tocante ao que sentimos ao cantar "ENTÃO MINH'ALMA CANTA A TI, SENHOR" e "RESTITUI, EU QUERO DE VOLTA O QUE É MEU", assim como há uma diferença enorme entre ouvir uma exposição séria da Palavra do Senhor e ouvir os berros de pregadores ensandecidos.
Quem tem discernimento para discernir, discirna todas as coisas!
Fiquem na Paz,
Marcelo de Andrade.
Nossa, pirei no texto de eclesiastes, simplesmente demais!
ResponderExcluirMas como foi dito em algum dos comentários, o texto é bom mas peca pelos extremos.
O problema é que as pessoas estão acostumadas a associar o barulho na igreja com a já costumeira prática "pentecostal", com falsos ministros de louvor, pessoas querendo se sobressair, orações feitas para aparecer, frases hipnóticas e tudo mais...
Mas tire fora tudo isto, imagine uma bela voz cantando um belo hino e todos em uníssono cantando em alta voz, é lindo isso.
Discordo quando diz que o culto não tem que ser legal, ele tem que ser legal para quem tem uma motivação correta sim!
Eu pelo menos me sentiria mal se fosse pro culto como obrigação ou tivesse o pensamento de que "coisas legais" são pra outro local. Eu amo ouvir uma boa pregação e cantar um cântico de adoração. Ou não deve ser assim?
Como a maioria, concordo e discordo. Concordo que o silêncio é importante no nosso dia-a-dia com Deus, mas convenhamos: exigir silêncio de uma congregação de dezenas ou centenas de pessoas que estão reunidas para louvar a Deus já é demais.
ResponderExcluirO que mais discordo é do radicalismo do festejado e recém-redescoberto C.S.Lewis. Achei uma bobagem, principalmente vindo de alguém que escreveu um texto maniqueísta como as Crônicas de Nárnia.
Lewis não é cânon, não é padrão.
Quantas referencias em Salmos diz para cantarmos ao Senhor com alegria, regozijo, força, etc...
ResponderExcluirTenho certeza que muita coisa nesse artigo deve ser reconsiderada. Não devemos cair na tentação de julgar os cultos a Deus de acordo com nossas preferêcias pessoais. Como foi o caso do autor.
Não sou pentecostal, nem tradicional, somente um adorador. Existe uma primor a ser seguida.
Equilibrio é Tudo.
Silêncio = Culto frio
ResponderExcluirA Bíblia diz que Deus habita no meio dos louvores!!
ResponderExcluirE entao!!!!!!!???
adorei essa matéria. é a pura realidade
ResponderExcluirquem é fã e seguidor do OM,também adora um silêncio...
ResponderExcluirAcho que a última comparação do texto foi um pouco infeliz, pense comigo:
ResponderExcluir"Cantar “no silêncio Tu estás” e logo depois “na Tua presença dá vontade de pular, gritar e correr”."
Ué, a música diz que "no silêncio tu estás", não diz: "só no silêncio tu estás"! Ou estou errado?!
Até por isso a Bíblia diz que Deus habita no meio dos louvores.
Deus habita no silêncio, mas também habita no barulho. E sendo base do Reino de Deus o princípio do equilíbrio, torna-se inaceitável que alguém julgue encontrar a verdade em um posicionamento extremista como esse.
Não podemos tomar a frase da música como uma verdade absoluta. Concordo com o autor quando ele diz que o culto é um ambiente de reflexão, oração e aprendizado. Mas ele se esqueceu de algo importantíssimo: culto também é um ambiente de ADORAÇÃO!
E podemos adorar a Deus através do silêncio e através do barulho também.
É importante que reflitamos acerca do barulho intenso que tem permeado nossos cultos, acreditando que ele nos aproxima de Deus, um ponto crucial e bem colocado nesse texto.
Entretanto, devemos entender que algumas vezes somos tomados pela alegria da salvação de modo, que temos até vontade de pular, gritar e dançar diante de Deus. Assim como Davi fez no famoso episódio em que dançou pelas ruas alegrando-se diante de Deus.
Acho que na tentativa de estabelecer um padrão de culto, de modo que este não se torne um mero evento de entretenimento, o autor colocou a questão do silêncio como crucial para que um culto agradável seja oferecido a Deus.
Eu acredito no equilíbrio!
Há igrejas que tem cultos super animados e barulhentos, porém totalmente sem vida! E outras com cultos demasiadamente silenciosos, e que também não tem vida!
Pois Deus não procura os silenciosos ou os barulhentos, ele procura verdadeiros adoradores, e estes com certeza sabem que o barulho é necessário em diversos momentos, porém o silêncio também é essencial na caminhada diante de Deus.
Cristo nos ajude a viver aquilo que falamos, seja no barulho das nossas canções, ou no silêncio dos nossos passos.
Deus abençoe!
Eronides;
ResponderExcluirAmo o Genizah, porem infelizmente o autor do texto acima pulou corguinho...
Lucas 19 37"E, quando já chegava perto da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinham visto,
Dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas.
E disseram-lhe de entre a multidão alguns dos fariseus: Mestre, repreende os teus discípulos"
Quando Jesus esta presente não conseguimos nos conter.. a alegria toma conta do coração.Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Agora imagina uma pessoa alegre ficar no silêncio!! IMPOSSÍVEL!!!
"Eliel Vieira, que não consegue adorar o Criador na igreja por causa do barulho, escreveu no Genizah"
ResponderExcluirAi meu Deus,que peninha .... rsssss...,gente vindo afogar as mágoas no genizah,era só oque faltava.
Procure uma igreja fria,cessacionista,dessas que nunca viu ninguém expulsar demônios(algumas nem acreditam que ele exista),e seja feliz.
Lindo, lindo o texto, é o que penso!
ResponderExcluirP/ Claudia nossa eu achei que essa história de música de fundo só irritasse a mim rsrsrs Sério não me desconcentra, porém vejo que é uma tática para aumentar as emoções em um culto, como se o Espírito Santo precisasse desse tipo de coisa para tocar uma pessoa! Quando a palavra vem diretamente do Trono de Deus não precisa disso, só de uma boca e vários ouvidos ou de mãos e olhos (no caso de um culto em LIBRAS). Mas, o culto hoje virou show, um show que custa muito caro, tenho amigos que saíram das igrejas por se sentirem extorquidos, a ponto de ouvirem que se saíssem do culto sem ofertar sairiam amaldiçoados! Os culto hoje só falam de Prosperidade, dízimo, sexo, dinheiro, dinheiro e dinheiro, assim precisa de música de fundo mesmo para alguma emoção aparecer, porque acredito que o Espírito Santo passa bem longe....
ResponderExcluirFernanda Gomes
Silêncio=culto frio,Bruno??? Então barulho=a presença de Deus? Nem um nem outro. Acredito que toda essa pirotecnia gospel são pessoas tentado sentir Deus no lugar. Mas que chocante: não preciso sentir Deus pra saber que Ele está comigo pois O mesmo afirmou em Sua Palavra que nunca nos lançaria fora. Mesmo não sentindo Sua presença sei que Ele está comigo,é promessa pessoal. Ordem e decência galera na hora do culto. Todo mundo aqui tem cérebro e conhecimento da Palavra(alguns,suponho) pra poder saber o que edifica e o que não edifica. Dá alegria sim está diante do Senhor, mas O encontro no silêncio do meu ser, quando me calo totalmente. Essa é a minha opinião.
ResponderExcluirentaum naum gostei mto desse texto em especial, só pra consta na verdade dever ser por eu ser assmbleiana, entaum vc no dia de pentecostes fugiria uhaua mais vamos fik em silemcio é mass ano teu qurto orando e pas agora n aigreja todos tem a liberdade de se relacionar com o Pai de maneiras diferentes, repeitando seu ponto de vista é claro #trocandoideias
ResponderExcluir