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Quantos Pontos Você Têm?

Marcelo Lemos

Um homem morre e vai para o céu. Quase. Em frente aos imensos e imponentes portões dourados é recepcionado por S. Pedro.

- São Pedro?! – diz o homem admirado; que alegria de te conhecer! Mas, diga-me, que mais preciso para entrar por estas portas?

São Pedro desconfia, e começa a explicar:

- Ninguém pode passar por estas portas se tiver qualquer dívida com Deus; significa que você precisa atingir 100 pontos para entrar... Se você atingir os 100 pontos, sua divida estará paga, e você entra...

- Beleza! Eu frequentei a Igreja todos os Domingos!

- Muito bom; isso vale dois pontos! Algo mais a dizer?

- Humm... Todos os meses entreguei 10% de toda minha renda para a Igreja!

- Bom! Muito bom! Mais dois pontos...

- Legal, né? – empolga-se o homem; eu até coloquei um diploma de dizimista na parede da sala!

- Diploma de dizimista? – admira S. Pedro; bem, isso vai te custar menos 10 pontos; agora você deve 106!

- E que tal isso – insiste o homem; ajudei os pobres, preguei em presídios e escrevi no Genizah!

- Admirável! Dois pontos por cada, agora você só deve o que sempre deveu: 100!

- E eu também fui batistão renovado reformado sublapsariano a vida toda! “Agora eu viro esse jogo”, pensa confiante.

- Que isso tem haver? - pergunta São Pedro, que minutos antes havia aberto os portais a um pentecostal que só sabia assinar o nome e citar S. João 3.16.

- E o senhor por acaso conhece alguma tradição cristão melhor?

- Humm... Veja, isso vai te custar menos 100 pontos, agora você deve o dobro!

- Menos 100 pontos?! Mas assim não dá São Pedro! – desespera-se o homem; desse jeito a única forma de eu passar por estas portas será pela Graça de Deus!

São Pedro abre um sorriso e comenta:

- Porque você não disse logo? Pode entrar!

“E o Deus de toda a Graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá!” (I Pedro 5.10).

“Cheguemos, pois, com confiança ao trono da Graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno!” (Hebreus 4.16).

“Veio, porém, a Lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a Graça!” (Romanos 5.20).

“Porque pela Graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus!” (Efésios 2.8).
“Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador, para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros, segundo a esperança da vida eterna!” (Tito 3.5-7).



Marcelo Lemos, falando de Graça no Genizah!
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  1. Gostei, usou do humor mas passou uma ensinamento e tanto! Só a Graça de Deus mesmo e nada mais!

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  2. Muito bom o texto. Melhor ainda a reflexão que ele traz. Dito isso, como católico, segue uma perguntinha:
    Qualquer pessoa de mediana inteligência saberá que o autor está usando da "sabedoria" popular, como sendo São Pedro o porteiro do céu, apenas para mostrar uma realidade bem mais importante. Então, por que será que quando convém a um evangélico fazer uso desse recurso isso é bem visto pelos seus irmãos, mas muitos desses mesmos irmãos entram aqui para detonar com os católicos quando eles usam esses mesmos recursos? Explicando àqueles que ainda não têm uma mediana inteligência: quando vocês usam esses recursos, estão evangelizando, levando à reflexão. Mas os católicos não -dizem - eles pregam por aí que Pedro é porteiro do céu, é quem faz chover... Será que poderíamos ser mais coerentes, em prol do bom senso e por que não dizer, da VERDADE?
    Juarez

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  3. Anonimo, eu usei uma figura que pertence a tradição, como você mesmo diz, uma tradição popular. É uma parábola, não uma doutrina.

    Porém, sou solidário com o teor da sua reclamação, há no Brasil um anti-catolicismo sem pé-nem-cabeça.

    Claro que não concordo com tudo que Roma diz, neste caso eu não seria protestante. Quero dizer, quando Roma cita S. Pedro como tendo as "chaves", é comum que o faça para defender um forte exclusivismo denominacional; ainda que o CVII tenha avançada bastante também neste aspecto.Aqui, eu protesto, e os evangélicos também (ainda que muitos, pelo menos no Brasil, falam mal daquilo que não conhecem).

    +Rev. Marcelo Lemos
    Comunidade Anglicana Carisma, SP.

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  4. Excelente post! A salvação é dádiva!!! É para todo aquele que crê! Independente de se ter ou não posições denominacionais. Aliás, ela é pessoal! "Quem não nascer de novo, não pode..." Prossigamos olhando para Cristo!

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  5. Diz o evangélico: Aceite Jesus e todas as consequências de seus pecados serão apagadas.
    Isso é mentira e constitui a imoralidade da fé protestante.


    ”Eu lhe garanto que você não sairá de lá enquanto não pagar o último centavo" Mateus 5:26

    Ensinava o Santo Padre numa audiência:


    4. No Novo Testamento Cristo é apresentado como o intercessor, que assume as funções do sumo sacerdote no dia da expiação (cf. Hb 5, 7; 7, 25). Mas n'Ele o sacerdócio apresenta uma configuração nova e definitiva. Ele entra uma só vez no santuário celeste, com a finalidade de interceder diante de Deus em nosso favor (cf. Hb 9, 23-26, especialmente v. 24). Ele é Sacerdote e ao mesmo tempo «vítima de expiação» pelos pecados de todo o mundo (cf. 1 Jo 2, 2). 
    Jesus, como o grande intercessor que nos expia, revelar-Se-à plenamente no final da nossa vida, quando Se expressar com a oferta da misericórdia mas também com o inevitável juízo sobre aquele que rejeita o amor e o perdão do Pai. 
    A oferta da misericórdia não exclui o dever de nos apresentarmos puros e íntegros diante de Deus, ricos daquela caridade, que por Paulo é chamada «vínculo de perfeição» (Cl 3, 14). 
    5. Durante a nossa vida terrena, seguindo a exortação evangélica a sermos perfeitos como o Pai celeste (cf. Mt 5, 48), somos chamados a crescer no amor para nos encontrarmos firmes e irrepreensíveis diante de Deus Pai, «por ocasião da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos» (1 Ts 3, 12 s.). Por outro lado, somos convidados a «purificar-nos de toda a imundície da carne e do espírito» (2 Cor 7, 1; cf. 1 Jo 3, 3), porque o encontro com Deus requer uma pureza absoluta. 
    Todo o vestígio de apego ao mal deve ser eliminado; toda a deformidade da alma há-de ser corrigida. A purificação deve ser completa, e é precisamente assim que a doutrina da Igreja entende o purgatório. Este termo não indica um lugar, mas uma condição de vida. Aqueles que depois da morte vivem num estado de purificação já estão no amor de Cristo, o qual os alivia dos resíduos da imperfeição (cf. Conc. Ecum. de Florença, Decretum pro Graecis: DS 1304; Conc. Ecum. de Trento, Decretum de iustificatione: DS 1580; Decretum de purgatorio: DS 1820).  (JOÃO PAULO II AUDIÊNCIA Quarta-feira 4 de Agosto de 1999)

    Você pecou, cometeu crimes, e depois aceitou Jesus? Tudo bem, pode estar salvo, mas você vai pagar pelas consequências de seus pecados, Deus não é injusto e imoral assim como ensinam os evangélicos.

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  6. É nao tem jeito,so pela graça de Deus!

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  7. Porque o pentecostal é sempre o analfabeto?

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  8. Se nós tivéssemos condiçôes de arcar com a dívida, por que razão Cristo morreria(Cl 2.14)?

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  9. "Deus não é injusto e imoral assim como ensinam os evangélicos."

    A Graça não é moral ou imoral. ELa é amoral.

    Eberval/BH.

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  10. Mauricio;

    Eu não publico comentários, nem artigos - apenas os envio ao rascunho do Genizah (os artigos).

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  11. Alexandre;

    Diga isso ao ladrão na cruz.

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  12. Kayo Bruno;

    Na verdade não são. Mas a piada ficou mais engraçada com o esteriótipo. Tem haver com o passado do movimento, ainda que não de todo ele. Sem traumas, fui pentecostal por anos, e sou fã.

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  13. GOSTEI , SIMPLES E DIRETO...PASSOU A MENSAGEM AMADO MARCELO BRUNO

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  14. Marcelo Lemos,

    O ladrão disse:

    "Nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem. Mas este homem não cometeu nenhum mal" Lucas 23:41

    E o Apóstolo diz:

    Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá.

    Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal
    Romanos 13:3-4

    Purgatório, como ensina o Santo Padre, "Este termo não indica um lugar, mas uma condição de vida", o ladrão na cruz já estava vivendo essa condição, esse ladrão era um homem penitente, conforme demonstram as palavras dele:

    "Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?" Lucas 23:40

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  15. Prezado Marcelo, concordo que muitos falam daquilo que não conhecem... bem diz o autor de Hebreus: Quando deviam ser mestres, são ainda crianças!
    Mas... uma surpresa minha: Anglicano é protestante? Do movimento começado por Lutero??? não vale dizer que são protestantes porque protestam contra Roma...hahahahahahhaha.
    JUAREZ

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  16. Alexandre,

    Em todos os casos que você citou, incluindo o Ladrão na Cruz, eles foram penitentes em vida, não em morte.

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  17. Anonimo, a surpresa é minha, por parecer que você desconhece o Anglicanismo (rsrsrsrs). A Igreja Anglicana é uma Igreja REFORMADA. Sugiro a leitura dos nossos 39 Artigos, e o LOC editado por Thomas Crammer.

    Paz e bem

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  18. Correção de meu comentário: Marcelo Lemos

    Falha minha, rsrsrs

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  19. Só uma palavra: EXCELENTEEEEEEEEEEEEEEEE...

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  20. Escreveu no Genizah??? Menos 500 pontos!! aha.. abs amigos réus..

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  21. Marcelo! Escrever parao Genizah devia dar mais pontos meu!

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