681818171876702
Loading...

Miller: De campeão mundial e milionário à pastor evangélico. De pastor à falido.


Miller em visita a AD de Barra do Garça em 2010
 Segundo a reportagem do site Terra:

Bicampeão mundial pelo São Paulo no início da década de 1990, o ex-atacante Müller, campeão da Copa do Mundo de 1994 pela Seleção Brasileira, vive longe dos dias de glória alcançados com a tradicional camisa tricolor. Longe dos gramados, o antigo atleta vive um drama e convive com o ostracismo, fruto do desemprego e da falta de recursos. Em entrevista à TV Record, exibida no sábado 14/05/11, no programa Esporte Fantástico, ele contou as dificuldades enfrentadas atualmente.

Afastado dos holofotes da fama futebolística e sem emprego atualmente, o tetracampeão mundial está vivendo de favor na casa do ex-companheiro de São Paulo Pavão. Apesar de ter disputado três Copas do Mundo e ser reconhecido por craques como Zidane, o antigo atleta do São Paulo procura retomar a vida e ganhar dinheiro com a carreira de treinador - o último trabalho como comandante foi no Imbituba, de Santa Catarina, neste ano de 2011.


Há pouco mais de 10 anos, um Miller ousado largava o futebol e as possibilidades naturais de carreira que se abriam para ele (técnico, comentarista, propaganda, política, etc.) e declarava:  “ Tenho mais dois anos de contrato com o Cruzeiro, depois eu paro. Só vou jogar bola com os amigos, nos fins de semana. Vou ser pastor, pois meu destino é pregar", diz o jogador, de 33 anos no dia em que foi consagrado pastor. 

Miller pregando, ainda jogador do Cruzeiro em 1999
Uma reportagem da ISTO È dava conta de suas incursões religiosas:

Às segundas-feiras, Muller é a atração dos cultos da igreja Portas Abertas, localizada no centro de Belo Horizonte. Nesse dia ele é o pregador principal do culto que atrai em média mais de mil crentes. A fé do craque tem até provocado certos "milagres mineiros": muitos crentes são torcedores do Atlético Mineiro, clube arqui-rival do time de Muller. "Sou atleticano doente, mas ter ele aqui é uma bênção", aprova o servidor público Edergílson Pereira, 34 anos. A bênção tem dado frutos. Beneficiada pelo dízimo do milionário jogador-pastor, a igreja está trocando o piso de cimento por um de granito, numa reforma de cerca de R$ 16 mil. "Ele tem vocação. O Muller de Belo Horizonte é diferente do Muller de São Paulo", afirma o pastor Alexandre Ribeiro, 28 anos, líder da Portas Abertas.

Em quase todos os cultos, por um bom tempo, a mesma história: Igreja cheia e o testemunho do menino evangélico pobre que vira astro de futebol, se desvia, apronta todas, namora todas, se acha no evangelho e termina a sua carreira no futebol programando a mudança de rumo, agora como pastor.

Culto de segunda-feira lotado, dizimo milionário, “ele tem muito talento”... Quem conhece já sabe, não?

A reportagem segue:

No auge da carreira, em 1987, ele se casou com a ex-chacrete Jussara Mendes e três anos depois se separou. Em 1993, evangélico praticante, Muller conheceu na igreja a também crente Miriam Rodrigues, então com 17 anos, e cometeu o que considera o maior erro de sua vida. Em uma suntuosa cerimônia, casou com Miriam e, dois meses depois, se separou. "Nós, seres humanos, somos falhos, e por isso temos que seguir a imagem de Deus", prega o craque, que fez as pazes com a primeira mulher, mãe de seus três filhos e com quem está desde então.

E finaliza com uma profetada, até das boas, diga-se:


Em 1998. Todos os grandes jogadores da epoca circulavam por aqui.
Após pendurar as chuteiras, muitos jogadores mantêm-se atrelados ao futebol, seja como treinador, dirigente ou comentarista. Outros procuram preservar o bom fluxo de suas caixas registradoras, abrindo negócios extracampo, como Romário que, antes mesmo de parar, já possui um bar no Rio de Janeiro (Em sociedade comigo. Outra vida completa!). Mas, quando largar o futebol, Muller provavelmente vai gastar mais do que receberá como pastor evangélico. E, em vez dos horizontes amplos de uma estrela internacional, fará parte de um cenário simplório em que o único talento legítimo é falar em nome de Deus.

Hoje as manchetes poderiam ser:

 O deus da fartura falhou, ou foi Miller que não tinha fé? 

Não sei não, acho que Miller não pagava o dízimo...

Será que é o caso de maldição hereditária?

Bem-feito, quem mandou não semear no ministério do Malafaia!


As afirmações são puro humor sarcástico mas, infelizmente, muitos pensam isto mesmo.

Outros tantos, acreditam que a conversão é garantia de prosperidade na terra, ou pelo menos um seguro contra o gafanhoto devorador daquilo que já se tem. Não creio que seja o caso do Miller.

O ex-jogador ajudou comunidades, foi usado como estrela de ocasião e, com o tempo, não havendo um verdadeiro chamado, ou mesmo as qualidades específicas e conhecimento para ser pregador da Palavra, o interesse inicial associado a fama acabou e lá estava Miller “chupado até os ossos” e duro.

Eu me identifico com o Miller. Embora a minha história em nada se assemelhe a dele, não fosse o fato de que nos voltamos para o Evangelho na mesma época, estando os dois atuando profissionalmente com sucesso e em um ambiente próximo, de forma a virmos nos esbarrar aqui e ali. 

Me identifico com o fato de que passei um bom perrengue depois da minha conversão, seja por minhas escolhas, das quais não me arrependo, seja pela força maior das circusntâncias fora de meu controle.

Nestas horas cruciais da caminhada do crente, os discipuladores fazem toda a diferença. Eu os tive, pela misericórdia de Deus. Miller, não.

Alguns de nós tem a mania de querer ajudar os projetos de “deus”, sendo estes, alguma profecia de certa irmanzinha dando conta de que seremos pastores, bispos, vai saber... Tomamos decisões erradas por conta disto, nos lascamos lindamente. Conheço muitos casos assim.

Nestas oportunidades, nem percebemos os claros sinais de que vamos na direção errada, tamanho o nosso desejo – ainda que sincero – de fazer a vontade do Senhor. Some-se a isto, a cegueira do incentivo irresponsável de quem está a nossa volta, dando força ao “projeto” ungido.

Erram todos. Os que profetizam com irresponsabilidade, os que acreditam sem tomar as precauções bíblicas, os que incentivam sem conhecer o que envolve a decisão alheia e a existência ou não de chamado e vocação. Erram todos, e mais: pois não oraram buscando saber a vontade do Senhor.

Miller está numa pior. Abandonou o ministério que nem deveria ter iniciado, ou pode estar sendo testado pelo Senhor. Não sabemos.

O que eu sei é que Miller ganhou muito dinheiro. Foi contemporâneo de Romário, de quem fui sócio, e eu sei que seus contratos eram ótimos. Não seriam dez anos de uma vida de crente regrada que iriam esgotar as suas finanças. Não mesmo. Mesmo com pensões e que tais. Ele deve ter feito muita bobagem, ajudado muitos que depois lhe viraram as costas e caído nestes golpes de pastores exploradores.

Estou ansioso para saber mais de Miller (para além da matéria da Rede Record) e espero que ele não tenha se arrependido de ter se voltado para o Senhor, ainda que a sua inexperiência o tenha deixado se enredar por homens.

O que eu pude perceber -  e os irmãos que assistirem ao vídeo avaliem -  é que a reportagem  EXPURGOU completamente o tempo de Miller dedicado ao ministério do Senhor. A TV "dita evangélica" Record omite completamente a atividade ministerial de Miller entre 1999 e 2010.

Eu me pergunto: Estaria Miller decepcionado com o Senhor, por conta das decisões que tomou, dos golpes sofridos, das dificuldades vividas, etc.?

Ou é a TV Record (por determinação dos bispos diretores) que não mostra histórias de homens que se entregaram a Deus e perderam tudo, mas apenas as estorinhas dos que encontram junto com Gizuz um barril de ouro e prata?

Pelo sim, pelo não, Miller: Deus não vai lhe virar as costas. 



Testemunhos 4953426105453198976

Postar um comentário

  1. Danilo, é o preço da fama que o mundo oferece.
    Antes ele tinha "glórias dos homens" e muito dinheiro, hoje está na miséria.
    E achou que com seu dinheiro e montar fundar uma igreja e ser pastor por se mesmo ia ser alguma coisa.
    Quando Deus não está no negôcio, na frente, e quando Deus não tem prazer nesta pessoa o cidadão não tem vez.
    O chamado para a obra de Deus é para poucos, é Deus quem escolhe os linhas de frente, e não o próprio homem.
    Tudo que o homem sem o propósito de Deus põe a mão dá errado.`
    É uma pena ver cristãos envolvidos com o mundo ser derrotado por Satanás.
    Lembrem-se a obra de Deus é Santa!

    ResponderExcluir
  2. Creio que os verdadeiros ministérios são permeados de dificuldades, lutas e percalços no caminho. Esses ministérios onde tudo são flores e luxo não tem menção em lugar nenhum na Bíblia. No caso de Miller, não julgo a sua aptidão para a pregação nem seu amor ao Reino de Deus, mas será que ele tinha realmente que deixar tudo para pregar? Será que Deus realmente estava chamando Miller para estar integral em sua obra? Será que ele não podia manter uma atividade paralela e continuar pregando sem assumir algum ministério?


    Abração pra ti Danilo.

    www.paulocheng.com

    ResponderExcluir
  3. Que Deus abençoe o Miller e cuide dele mesmo depois de tudo, em nome de Jesus!

    ResponderExcluir
  4. Bons tempos aqueles em que Miller balançava as redes. Tive o prazer de vê-lo em campo e apreciar toda a sua técnica e velocidade.
    Bola pra frente Miller !!!

    ResponderExcluir
  5. Conheces os mandamentos: não mates; não cometas adultério; não furtes; não digas falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe."

    Ele respondeu-lhe: "Mestre, tudo isto tenho observado desde a minha mocidade."

    Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe: "Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.

    Ele entristeceu-se com estas palavras e foi-se todo abatido, porque possuía muitos bens.

    E, olhando Jesus em derredor, disse a seus discípulos: "Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os ricos!"

    Os discípulos ficaram assombrados com suas palavras. Mas Jesus replicou: "Filhinhos, quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que põem a sua confiança nas riquezas!

    É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus."

    Eles ainda mais se admiravam, dizendo a si próprios: "Quem pode então salvar-se?"

    Marcos 10:17-26

    ResponderExcluir
  6. parabéns Danilão,

    como sempre, um ótimo texto, coerente, sensato e direto.
    uma pena...

    que Deus [o verdadeiro] coloque boas pessoas no caminho dele e gente de verdade...

    abç.

    ResponderExcluir
  7. Passei a gostar do São Paulo (sem fanatismos graças à Deus) nos bons tempos de Miller, Cafú, Raí e do saudoso e inesquecível professor Telê Santana. O grande erro de Miller foi um só: se entregar ao migrador, o cortador e o devorador, ou seja, foi se aproximar dos batedores de carteira do evangelho de Gizuis, os 171 do gospel.
    Faltou maturidade ao ex-craque para conciliar a sua vida boleiro bem sucedido com a de crente em Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  8. Se você é um bom cidadão, honesto, trabalhador e um profissional ético e bem sucedido aceite um conselho, fique o mais longe possível do meio igreja, principalmente se for da linha pentecostal, neopentecostal ou carismática. Infelizmente neste meio só sobrevive e cresce quem não tem qualquer escrúpulo, quem tem é massacrado e pisoteado até virar macera.

    ResponderExcluir
  9. Dá pra perceber que o Miller tem um lado meio ingênuo de repente colocaram na cabeça dele que ele tinha todo um ministério pastoral etc,já o vi pregando e não achava que ele tinha cacoete para aquilo.

    Daí ele deve ter usado seu dinheiro ajudando fulano beltrano ciclano oferta dízimo trabalho social e não soube administrar suas finanças,simples.

    ResponderExcluir
  10. Se no coração do nobre senhor Muller há o desejo ardente de se entregar completamente à vontade de Deus, e se ele exteriorizar isso com boas obras (se possível), com certeza este terá um tesouro no céu. Mas, quem já foi evangélico e viu de perto como é os bastidores dessas seitas, sabe muito bem que homens como esse senhor Muller são tão raros, mas tão raros... Na verdade o sistema protestante é o contrário: "tome posse da bênção". No protestantismo, o que impera é o amor ao dinheiro, e Jesus é como um gênio da lâmpada. Tudo começou com o calvinismo. Quando saí da batista renovada, passei pela metodista, presbiteriana, episcopal anglicana, até finalmente encontrar o verdadeiro Jesus e sua Igreja, sem modificações ou alterrações na doutrina apostólica e universal, a Igreja Ortodoxa. Nas igrejas com sucessão apostólica, a maioria dos fiéis encontram o verdadeiro Jesus. Nas igrejas falsas (as protestantes), Jesus é misericordioso com aqueles que não têm conhecimento da história da Igreja e estão ali porque nao conhecemn a igreja verdadeira, mas esses são raros.

    Ah se todos os cristãos que têm oportunidade de acessar a internet ou uma biblioteca pudessem pesquisar e correr atrás da história da Igreja, e perceber que o Cristianismo é uma religião oriental, e não ocidental. A coisa mais rara de ser pregada nos pulpitos protestantes é o Sermão da Montanha. O pastor da minha antiga igreja, quando lhe perguntei porque não se prega o sermão, me respondeu:

    - É muito dificl obedecer a tudo o que Jesus manda.

    Ele tem fama de mesquinho e pão duro. É claro que será que será difícil, ele não larga o amor ao dinheiro! Não quer fazer a vontade de Cristo e prega heresias. Ele não aceita a cruz que devemos carregar, e quer ainda nesse século ter tudo de bom que a vida pode dar, dinheiro, saude etc.

    Como pode essa tal de igreja evangélica ser a verdadeira igreja de cristo? Nem aqui nem na China, pessoal.

    ResponderExcluir
  11. Sou cristão por um bom tempo. Não sou rico. Não tenho carro, e pago aluguel. Por possuir um renda mensal mais ou menos boa, eu pude observar que no meio evangélico, se a gente não vigiar, acaba sendo totalmente despido por muitos cristãos(até pastores) que procuram sempre arrancar alguma coisa de nós. Estou enojado de igreja - do Senhor Jesus e do evangelho, não, de maneira nenhuma. Quanta gente interesseira nas igrejas! Para não ser injusto, digo que também conheço muitos irmãos sensatos e sem interesses. Também muitos são os que possuem dons e tentam nos manipular para ver se arrancam algo de nós. Se a gente se recusa, começam a pregar sobre o jovem rico, e isto também vem da parte dos irmãozinhos carentes, que por ignorância, ou sacanagem, porque estão aprendendo com certos tipos de "pastores", tentam usar os dons para atingir os bolsos alheios. Esta teologia da prosperidade fora da Bíblia, está fazendo crescer assustadoramente os olhos dos irmãos. Eu sempre digo, que faço o que posso. Não dá para resolver os problemas de todos. Afinal de contas, não sou papai Noel, apesar de ter uma barriga grande, não tenho grande saco. Coitado deste ex jogador, pode ser que o que ocorreu com ele, foi dele ter ficado muito emocionado com Jesus, e sendo inexperiente foi uma prêsa fácil para os irmãozinhos evangélicos oportunistas. Ou pode até ser que Deus, realmente tenha uma grande chamada com ele, e o esteja submetendo á prova. Vamos ajudá-lo em oração para ele sair da enrascada. Temos que ter olho vivo , está havendo muita estultícia no meio evangélico. Vão ter olho grande assim lá na casa do cacête.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo

    "Se a gente se recusa, começam a pregar sobre o jovem rico"

    Nossa, mas a passagem bíblica mostra claramente Cristo dizendo para que o jovem rico dê AOS POBRES, e não a pastores ou crentes!

    Nossa, a coisa ta feia mesmo!!! A que ponto chegou a apostasia..

    ResponderExcluir
  13. Ele esteve aqui em Angatuba/SP no início do ano,em um evento de uma igreja,a cidade parou,era carro de som anunciando que ele viría,vinheta de tetracampeão mundial(atrasada rss),rojões,ele até jogou bola com alguns membros da igreja depois,inclusive alguns amigos meus.
    Não tenho nada contra isso,mas as pessoas ficam'endeusando'pessoas só por que são famosos,e não por que pregam a palavra,me sentí mal vendo aquele alvoroço aqui na cidade só por que o 'Pr Muller'estaria aqui,será que se fosse um pastor lá do sertão,da favela,que não fosse famoso fariam todo esse alvoroço?,eu respondo sem medo de errar que NÃO.

    Não discordo do ministério pastoral dele,desejo que Deus o abençoe e supra todas as suas necessidades,mas a imagem que ficou aqui nos dias que ele esteve aqui é bem diferente da reportagem.

    ResponderExcluir
  14. A sacanagem está se alastrando tanto, que um irmão, descobriu que o seu pastor e a sua igreja estão envolvidos com a maçonaria, ele então resolveu dar o seu dízimo aos pobres. Acontece, que este irmão, pelo meu entendimento, já um expert em picaretagem, sabendo que um certo irmão em Cristo, amigo dele, ganhava mais do que ele, então ele propôs o seguinte: "eu estou dando o meu dízimo aos necessitados, você pode me dar o seu para mim".
    Essa foi de arrepiar os pentelhos de todos mortais. Que ponto chegamos!

    ResponderExcluir
  15. Uma injustiça é espiritualizar tudo, dizer que tudo é culpa de Deus ou do diabo esse é o erro, muitas pessoas ganharam na "mega sena" é ficaram pobres novamente por má administração de seus recursos, na parábola dos talentos Deus dá o talento mas a administração do talento fica a critério do que recebeu a dádiva, pastor hoje no Brasil passa necessidade se quiser, pois conheço gente que nem tem nome e nem emprego e vive muito bem de ser pastor, isso prova que Miller é um mal administrador, tanto pessoal como ministerial, ele tem nome porque não usa criando uma grife esportista sei lá? Botar uma escolinha de futebol? Agora sentir sede novamente pela glória dos holofotes da mídia é outro coisa, que é isso na minha opinião o que ele tá procurando, existe muitas maneiras de se ganhar a vida trabalhando duro e viver bem, o problema é querer suar a camisa, coisa difícil de brasileiro entender. Ele não minha opinião está sendo tentado e cedendo a sede pela deusa mídia.

    Aquiles Paiva

    ResponderExcluir
  16. POR ELE TER FICADO POBRE N SIGNIFICA QUE NÂO TEM CHAMADA.

    ResponderExcluir
  17. Não ouvi falar do Muller pastor?
    Cadê Deus nesta entevista.
    Sinceramente, só Deus pra ter misericórdia desse do Muller. Enquanto estava tudo na bonança Deus era lembrado, agora na dificuldade, nem no nome de Jesus ele falou.

    Perdeu a oportunidade.

    Que Deus o faça lembrar que devemos depender exclusivamente Dele, e com certeza as portas irão se abrir.
    Deus a frente de tudo sempre!

    ResponderExcluir
  18. O caso do Miller é emblemático. Não significa ausência de chamado pastoral.

    Fica uma reflexão, dentre muitas, de que a vida é muitas vezes uma montanha russa e que não há riqueza que não se acabe ou pobreza da qual nunca se possa sair.

    ResponderExcluir
  19. Olha amigo não sei profundamente esse caso do miller mais tenho curiosidade de saber mesmo era que Jesus e que Evangelho foi esse que ele recebeu , que não está relacionado a nada de instituição religiosa, riqueza, estatus ou posições mais está relacionado a vida ea viver uma vida em paz e contetamento indepedende das circustancias filipenses 4:13 paulo ele dizia que sabia viver e ter contentamento em qualquer circustâncias seja na bonancia ou na pobreza , havia paz e alegria de Cristo nele .E claro vai mais além do que essa palavras ditas aqui para chegar ao um entedimento mais a minha torcida e minha oração e para que miller seja vencedor sempre como ele foi nos campo sabendo ele que em Cristo o vencedor as vezes não aquele que chega primeiro mais o ultimo .Abraço a todo e que a graças de Cristo alcance os corações carentes !

    ResponderExcluir
  20. miller deixe o mundo falar o que quizer deixe,te acusarem.pq DEUS faz as coisas loucas desse mundo para confundirem as sabias.lembra de jo.pois ele te exaltara assim como vez com jo.seu irmao em cristo estaram ao teu lado e deus nao abandona aqueles a quem o amam fique firme DEUS É CONTIGO.ABRAÇOOO DEUS TE ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  21. Ao anônimo que escreveu dia 22/05 tentando em vão defender o Muller,eu queria dizer que você nem conhece a realidade das coisas.
    Ele esteve aqui na MINHA cidade de ANGATUBA,NA 2ª IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR,no início do anos,,pregando na campanha"12 noites de clamor para 12 meses de vitórias",e a imagem que ele deixou aqui é bem diferente dessa reportagem aí,a cidade parou,com rojões,vinhetas de tetracampeão,e o povão seguindo o cortejo que levava ele,emfim uma festa.
    Ele pode estar desempregado como jogador,mas como pastor ele tem ainda seu espaço garantido,embora seja uma pena ele pregar algo que ele ão vive e as pessoas acreditarem.

    Desejo que ele tenha sucesso,que Deus restitúa tudo que ele perdeu,eu creio nisso.

    Mas ele não devería esconder a realidade que ele vive de verdade.

    ResponderExcluir
  22. Meu filhinhos querem ser Pastor,receber aplausos,ser reverenciado pelo rebanho,ganhar uns trocados sem realmente pegar no batente,pode- se pagar um preço muito caro por isso!!!!!!!!.Melhor é ser ovelha,que mesmo send arrancada a lã ela cresce de novo.

    ResponderExcluir
  23. Um caso, muito típico. Profissionais midiáticos, que terminam suas carreiras, encontram junto a uma igreja deformada. a possibilidade de manteren-se uma vida de evidência. Continua os fãs clubes, os convites, as festas e as tentativas de aparições na midia.

    Existem vários exemplos..... A igreja brasileira esta na contramão da história. Ela continuam com a mentalidade de superestruturas: grande templos, grandes concentrações, programas de Tv, a maioria possuem Tv, rádios ou site na net tudo isso com o único objetivo, pregar o reino dos homens..( acúmulo de riquezas na terra !!!)
    Sendo assim vamos avaliar o sucessso deste emprendimentos que conseguir juntar o maior número de pessoas. Os tem: Quem são os maiores deste pais: Malafaia, Jabes, Valdomiro, Terra nova, os Valadoões, etc...
    Assim continua com as as Baby até Saha Sheva, os ex-pagodeiros e ex paquitas, etc que enchem e continua enchendo dos tempos..
    Quando não são os testemunhos lastimosos dos ex-ladrões, ex-... que são puras atrações para incrementar seus cultos.
    A igreja brasileira a há muito tempo deixou se ser apenas local de comunhão. Ela á um face book, um orkut. Onde pessoas perderam o foco. Isto é uma lástima.
    Mas o Miller foi apenas um ingênuo...

    ResponderExcluir
  24. Não serve mais pra ser jogador né então pastorrrrrrrrrrrrrr ta bom

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item