681818171876702
Loading...

Erótica é a alma!



Roberta Lima 

Um dos meus professores desse semestre costuma exclamar que antigamente os jovens queriam mudar o mundo, hoje só pensam em mudar o corpo.


Trágica mas real afirmação. Vivemos na era dos seios e bundas siliconados, de belezas plastificadas, muitos músculos, muita aparência e pouca essência.


Confesso que já estive diante de pessoas reais que mais pareciam virtuais, tamanha a superficialidade. Tristes tempos.


Não vou fazer apologia ao descuido. Gosto de me cuidar, de usar bons cosméticos, um make up, umas roupas bacanas, minha própria vida profissional requer um pouco desse cuidado. Mas considero isso um mero detalhe diante daquilo que realmente importa: o ser.


Tenho observado entre alguns amigos problemas de baixa auto-estima e a razão é simples: talvez não se achem inseridos no padrão de beleza vigente, se sentem aquém do que o senso comum chama de belo e isso, por vezes, lhes rouba oportunidades e vivências significativas.


Pensando sobre algumas dessas coisas, resolvi jogar algumas questões para fazermos algo que muitos não costumam fazer: pensar.

Comecemos com a afirmação do nosso querido poetinha Vinícius de Moraes e sua clássica frase: “que me perdoem as feias, mas beleza é fundamental”!




Muitos fazem disso regra de fé e prática, interessante é que provérbios fala que “ a verdadeira beleza, a verdadeira honra de uma mulher está em amar e obedecer ao Senhor"
Pv 31:30


Sabemos que a prática no meio cristão não é diferente do que encontramos em outros meios, lembro-me de ouvir há uns anos atrás uma moça queixosa dizer que havia imaginado que na igreja seria diferente e que não seria tratada segundo a aparência.


Até já escrevi um post falando de maquiagem no qual afirmava que a mulher tem que se cuidar, ser bonita, mas acho que podemos desenvolver melhor esse conceito “beleza” no post de hoje.


Cada um tem características peculiares e deve procurar saber valorizar o que é ponto forte, saber se arrumar de acordo com seu padrão corporal, sua personalidade, etc...Acho que é possível todos sermos bonitos, cada um a sua maneira. Só não podemos ficar presos a uma ideia fixa, a um padrão único, temos um Deus que tem uma multiforme sabedoria e nos dá múltiplas escolhas, mas quero reforçar alguns pontos.


Meninos: não se compra um bom papo como se compram anabolizantes na esquina.


Meninas: com sua bunda você pode conquistar um garoto por uma noite, mas com sua personalidade um homem pela vida inteira.



Duas frases que vi recentemente nos twitters da vida e que de certa forma são “voz ecoando no deserto” de vaidades reinante.


Li algo interessante da Adélia Prado e desenvolvido de forma mais assertiva por Rubem Alves, que diz assim:

Não foi à toa que Adélia Prado disse que "erótica é a alma". Enganam-se aqueles que pensam que erótico é o corpo. O corpo só é erótico pelos mundos que andam nele. A erótica não caminha segundo as direções da carne. Ela vive nos interstícios das palavras. Não existe amor que resista a um corpo vazio de fantasias. Um corpo vazio de fantasias é um instrumento mudo, do qual não sai melodia alguma. Por isso, Nietzsche disse que só existe uma pergunta a ser feita quando se pretende casar: "continuarei a ter prazer em conversar com esta pessoa daqui a 30 anos?"

Creio que não exista nada mais afrodisíaco do que conteúdo, alegria, caráter, bom humor, inteligência, vida com Deus...isso deveria ser mais excitante não é mesmo?


Há outro ponto que sempre ressalto quando em conversas com amigas: química nada tem a ver com aparência, mas muitos às vezes trocam a “química” que muitas vezes é cerebral e física para poder desfilar ao lado de uma “barbie” ou um “ken”. 

Por isso digo, meninos e meninas do Reino. Amem-se. Valorizem-se. Aceitem-se. Melhorem-se também, se possível. Só não se plastifiquem, não se abduzam de suas próprias peculiaridades, não se tornem “frankesteins” de si mesmos e prossigam assim, aceitando-se e amando-se, pois como bem ensinou Exupéry: “o essencial é invisível aos olhos”


Roberta Lima escreve no Meninas do Reino e, vez por outra, aqui no Genizah


sexualidade 8143156865508759712

Postar um comentário

  1. E uma salva de palmas pra #RobertaLima q em algumas palavras poucas + sabias resumiu em q se trata o mundo da beleza hj.

    ResponderExcluir
  2. achei o texto mto bom e concordo! mas a foto achei desnecessária! Sei que nem tudo o que publicam é da autoria de vocês, mas bem que poderiam conferir o conteúdo das imagens antes de publica-las. Para um publico cristão, uma foto dessa não cai bem!

    ResponderExcluir
  3. #Meninos: não se compra um bom papo como se compram anabolizantes na esquina

    ResponderExcluir
  4. “a verdadeira beleza, a verdadeira honra de uma mulher está em amar e obedecer ao Senhor" Pv 31:30

    Que tradução mais horrível, deturpada, se continuar assim todos teremos que aprender hebraico e grego para evitarmos esse tipo de adulteração.

    שֶׁקֶר הַחֵן וְהֶבֶל הַיֹּפִי אִשָּׁה יִרְאַת־יְהוָה הִיא תִתְהַלָּֽל׃

    A graça é enganadora e a beleza é passageira, mas a mulher que teme a Javé merece louvor. Sagrada tradução católica

    Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada. Almeida Fiel

    Anônimo Católico

    ResponderExcluir
  5. Vinicius de Morais, Adélia Prado e Nietsch. Nada contra, mas a irmã falou mais do secular do que do que realmente vale a pena: A Palavra do Deus altíssimo. E acho que, enquanto há tantos irmãos nossos, queridos membros do corpo de Cristo sendo humilhados, esfolados, trucidados por causa da Palavra, falar sobre beleza me parece um tanto desnecessário. Querida irmã, a crítica é em Cristo e sem nenhum tipo de sentimento de divisão, só achei o assunto menos pertinente pro corpo. Em Cristo. Que a Paz que excede todo entendimento habite em seu coração.

    ResponderExcluir
  6. Marcelo,

    Sem querer ofender, mas como mulher acho o assunto muito pertinente e agradeço ao Danilo pos postar o belo artigo.

    O irmão tem uma forte tendência a ser ditador do interesse alheio e dos rumos da cristandade... Você deve ser apostólo, né não?

    Felizmente, você não é o editor do blog, portanto, recolha-se ao seu papel de leitor. Leia, não leia e DEIXE QUEM QUEIRA LER.


    Roberta, parabens pelo texto minha irmã! Lindíssimo.

    ResponderExcluir
  7. So pra constar acho que na igreja o irmão ai deve ter um monte de irmanzinha encalhada.
    Ser crente é por natureza ser belo... mas dar um tapinha no vizu é fundamental.

    ResponderExcluir
  8. Quer questionar tudo bem, mas vamos escrever certo. O filósofo é NIETZSCHE e não Nietsch

    ResponderExcluir
  9. O Farisaísmo tem rede wi-fi nas suas sinagogas, por isso tanto fariseus hipócrita nos comentários do seu blog! #SaiDeMimAnás

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o texto! Concordo em gênero e grau!

    ResponderExcluir
  11. ô Fernanda. Fica chateada não. Quem disse que homem tbm não gosta de se cuidar? (rs) Uso creme no rosto por causa de manchas solares, gosto de me cuidar(rs). Minha querida não estou usando de sarcasmo na resposta. Estou falando normal.
    Tenho horror dos apóstolos fraudulentos, falsos profetas que existem por aí. Sou cristão presbiteriano e amigo de um dos caras que postam aqui (Pr. Manoel do Carmo, a quem muito amo e ele sabe disso) O que eu quis dizer é que há assuntos tão mais importantes para tratarmos. Chega a parecer algo puritano, mas não é.
    Me perdoe se meus comentários soaram como desdém ao assunto abordado.

    Gemilson, sou casado e minha igreja tem muitas irmãs que se preocupam com o visu e não são encalhadas, mas é só. Infelizmente.

    Desculpa Gilvan, sabia que tinha esquecido alguma letra (rs)

    Um abraço e até mais,

    ResponderExcluir
  12. Um Salve aos editores e a autora!!!

    O sexo é uma dádiva de Deus para as nossas vidas, por meio dele alcançamos prazer, carinho, e muito amor... A sexualidade também faz parte da personalidade humana, caminhando de mãos dadas com a vida espiritual. Não dá para destituir uma da outra .

    Vivemos em um mundo “erotizado”, mas nem por isso devemos “endemonizar-lo” como muitos fazem no meio evangélico e protestante.

    O cristão pode e deve manter a sua sexualidade ativa, ele tem desejos como qualquer um !!!

    “Foi Deus quem planejou todos os arrepios, os sussurros, os suores, os odores próprios da sexualidade, os gemidos até a explosão final de prazer.” Samuel Costa.


    Shalom!!!

    ResponderExcluir
  13. Esperando por bênção na conta bancária diz:

    Aguardo Jesus odiando o diabo, pelancas, rugas, banhas e celulites.

    ResponderExcluir
  14. será que o malacheia, errahernades e o infeliciano já fizeram plástica? kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. A beleza interior

    "Amor,
    Como o seu baço é lindo!Mas foi pelo seu fígado que eu me apaixonei."


    Só uma piada, gente!

    ResponderExcluir
  16. Postei um comentário que foi publicado mas depois foi arrebatado... Esse artigo deve ser chapa branca...

    ResponderExcluir
  17. Amei o Texto!!! colocou tudo de forma tão simples e clara...que me fez pensar sobre a frase inicial, realmente na minha epoca os jovens/adolescentes pensam em mudar o mundo, hoje é o mundo que está mudando o jovem, com suas teorias da beleza ideal, e muitos se transformando e se plastificando.

    Parabens pelo texto! bjo

    ResponderExcluir
  18. a imagem usada é tão contraditória à mensagem que chega a me "dar uma aversão" - é pra seguir a tendência da media que usa imagens de corpos "perfeitos" por apelo visual (e dessa forma chamar a atençao?) crio que pelo que já vi do Genizah, vcs são mais criativos que isso

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item