Ascensão social da população reduz o número de evangélicos, diz líder da CNBB
http://genizah-virtual.blogspot.com/2011/05/ascensao-social-da-populacao-reduz-o.html
FOLHA.COM
MATHEUS MAGENTA
ENVIADO ESPECIAL A APARECIDA (SP)
MATHEUS MAGENTA
ENVIADO ESPECIAL A APARECIDA (SP)
O novo presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), d. Raymundo Damasceno Assis, disse ontem que a ascensão social de quase 30 milhões de pessoas nos últimos anos as tornou mais "críticas".
Por conta disso, disse, a presença evangélica na população do país teria caído.
"Elas começam a ler mais, a estudar mais, e por isso são mais críticas em relação a muitas posturas hoje na sociedade", afirmou, após o encerramento da 49ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP).
D. Raymundo Damasceno Assis não soube precisar a fonte das informações, mas afirmou que a nova classe média, ao mesmo tempo em que se afastou das igrejas evangélicas, se aproximou da Igreja Católica.
Segundo o Datafolha, a população católica perdeu fieis na última década, enquanto a população evangélica cresceu.
Ontem, ao tomar posse como presidente da CNBB pelos próximos quatro anos, ele assumiu como principal desafio fortalecer o papel missionário da Igreja Católica no país.
D. Raymundo Damasceno Assis disse que as paróquias precisam sair do "comodismo" e buscar fieis.
Atualmente, o principal alvo da Igreja Católica são os jovens. Uma das estratégias para conquistá-los é o uso da internet e das redes sociais, como defendeu o cardeal d. Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, em entrevista durante a assembleia.
Já d. Raymundo Damasceno aposta fichas também na escolha do Brasil para sediar a jornada mundial da juventude em 2013, que terá a presença do Papa Bento 16.
CONCILIADOR
Segundo bispos ouvidos pela reportagem, a escolha de d. Raymundo Dasmasceno como presidente da CNBB se deu principalmente por seu perfil conciliador.
Questionado pela Folha sobre o governo Dilma Rousseff, ele afirmou que avalia positivamente a gestão dela e a caracterizou como uma pessoa "discreta", que só aparece "nos momentos mais importantes".
"São personalidades diferentes", disse, ao ser questionado se a afirmação era uma crítica ao ex-presidente Lula.
O presidente da CNBB não quis comentar a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que equiparou a união civil homoafetiva à heterossexual, na semana passada.
D. Raymundo Damasceno Assis afirmou que sua opinião era a mesma que a explicitada pela CNBB em nota. A entidade disse que o Supremo ultrapassou "os limites de sua competência" e que a decisão cabia ao Congresso.
Resumindo: O bispão tá dizendo ai que quanto mais ignorante, burro o cidadão, mais chance de ser evangélico e quanto mais culto, mais chance do camarada ser católico. Humm... Eu não concordo quanto a ser católico, mas em se tratando destas seitas neopentecostais, a correlação é perfeita. Ignorância e ambição são a massa e o fermento do pão do Macedão.
Olha, num bom "cearensês" e respeitosamente, esse bispo devia era procurar uma lavagem de roupa...
ResponderExcluirIncorre em imprecisões o discurso do bispo.Primeiro, o movimento de aumento de fiéis evangélicos tem pouco a ver com a diminuição de católicos.
ResponderExcluirTrata-se de mudança positiva na sociedade brasileira.Sou defensor de QUALQUER Igreja que pregue o evangelho.Pode ser Universal,Batista,Renascer ou Bola de Neve.
Criticamos nesse inteligente blog algumas condutas,mas é importante destacar a importância da palavra de Deus propalada por pastores como o Malafaia, Valdemiro,Estevam Hernandes, Bispo Macedo ou o pastor da Igreja Batista que vc frequenta.
São essas iniciativas que fazem o Brasil um país cada vez mais cristão.Muita gente une o discurso do evangelho com teorias de prosperidade, o que , a meu ver, é mais positivo do que negativo.
Se a cúpula mete a mão no ervanário,é com Deus que eles vão ter que prestar as contas.E você, caro leitor, mude de Igreja...
Esse discurso legítimo dos evangélicos tem atraído o número de fiéis,porque está mais ligado às necessidades verdadeiras das pessoas.O bispo católico acoberta em seu discurso antiquado o que o evangelho verdadeiramente representa na vida de milhôes de vidas transformadas.
A Igreja não tem interesse em fazer proselitismo no meio evangélico, a posição da Igreja Católica é a mesma do grande evangelista Billy Graham:
ResponderExcluir"Minha responsabilidade é pregar o evangelho a qualquer um e deixar que eles escolham a sua própria igreja, seja ela Católica ou Protestante ou Ortodoxa ou qualquer que seja." Billy Graham.
Se nós católicos respondêssemos na mesma moeda a forma em que os evangélicos nos tratam, a vida neste país seria insuportável, as relações humanas não deveriam ser guiadas pelo ódio, pelo revanchismo, mas por outra coisa que quem se considera cristão sabe o que é.
Anônimo Católico.
uma forma bem rasa de tentar esconder a incompetência de altas lideranças católicas em reter as "ovelhas" de seu rebanho...
ResponderExcluiragora, qto às igrejas neopentecostais, tb concordo q a pessoa, qto mais crítica, menos está propensa a ficar enredada naqueles laços...
abs, apz.
Se o povo brasileiro fosse de fato mais critico na escolha da religião. Com certeza a maioria das igrejas que crescem hoje ficariam vazias, mas não creio q a igreja Católica cresceria, nela tbm tem supertições, crendiçes exploração da fé, etc,..
ResponderExcluirQue coisa
ResponderExcluirLembro-me de uma mensagem do Rev.Augustus Nicodemos em uma pregação sua na conferencia Fiel onde cita que no Brasil até o evangelicalismo tem alma católica - quanto ao ser mais critico resulta em afastar-se da igreja evangelica, o caro bispo deve estar se referindo ao neo-pentecostalismo (se for, ele errou de novo, pois esse segmento tem um crescimento vertiginoso, basta ler livros que analisam este fenômeno, que aliás tem muitos destes vendidos em livrarias católicas rsrsrs), diga-se de passagem que este tipo chamado cristianismo de vendas é na verdade cria católica, basta ver os lideres neo-pentescostais com João Tetzel rsrsrs, pois basta olhar e ver as vendas de elementos para canalizar a fé do fiel e logo se vê isso.
o mandatário católico parece expressar imprecisão de dados (algo que me leva a pensar - será verdade isso ou é mais um conto do vigário?) o caríssimo esqueceu-se que de citar que a base dos países mais ricos do mundo é evangélica e que a base dos mais pobres é católica rsrsrsrs
se alguém sabe ler e le a Bíblia, logo percebe a falácia por trás das palavras do bispo, o povo brasileiro tem ficado menos crítico, isso sim.
Aconselho a leitura do livro do Pr. Pedro Tarsier "História das perseguições religiosas no Brasil"
Rapaz, não é que D. Raymundo Damasceno Assis está certo! Pelo menos parte de sua análise está corretíssima.
ResponderExcluirQuanto maior a criticidade, quanto maior o nível educacional e, principalmente, o conhecimento das Escrituras, , o povo vai se afastar das igrejas evangélicas mesmo. Mas, de que igrejas evangélicas estamos falando? Quais são as igrejas que estavam em sua mente? Certamente ele se refere (infelizmente todos são colocados no mesmo saco) às igrejas majoritárias do Brasil, isto é, PENTECOSTAIS e NEOPENTECOSTAIS.
Me digam: que pessoa com um mínimo de nível intelectual, educacional e conhecimento das Escrituras frequentaria as seitas Universal do Reino de Deus e Mundial do poder de Deus? Quem cairia nas lorotas de Hernantes, Terra Nova e Malafaia? Concordo em quase tudo com o Dom.
Mas, em que ele está errado? Na verdade ele está indo de encontro a um importante estudo científico desenvolvido por Max Webber, que deu origem ao livro de não ficção mais importante do século XX "Ética Protestante e o espírito do Capitalismo". Nesse estudo científico Webber, após intensa pesquisa de campo, chega a conclusão que os países mais desenvolvidos economicamente, intelectualmente e socialmente possuem uma característica muito peculiar: todos possuem, em cargos importantes, de forma predominante, protestantes calvinistas.
Em síntese: Se o Brasil continuar nesse processo de recuperação da educação e de promoção do acesso à universidade, o resultado lógico será o seguinte:
A DIMINUIÇÃO das igrejas evangélicas Pentecostais e Neopentecostais e o AUMENTO das igrejas PROTESTANTES HISTÓRICAS, como Batistas, Presbiterianas, Congregacionais.
O Dom analisou certo, mas errou o alvo. Assim como ocorre no Pentecostalismo (na minha conclusão), o Catolicismo (na conclusão de Weber) precisa de pessoas menos favorecidas intelectualmente para sobreviver.
Obs: quem discordar vá reclamar com o Sociólogo ateu Max Webber. Foi ele quem disse isso, não eu...rs.
Sinceramente, eu não acredito que o grande número de evangélicos no Brasil se dê por ignorância ou burrice. O cresicmento dessas seitas é fruto de AMBIÇÃO, mesmo. Conheço pessoas que poderiam mudar de vida e ganhar dinheiro, se resolvessem fazer uma faculdade, posi são inteligentíssimas. Mas elas se contentam com o que têm, e a bondade delas está em suas atitudes bondosas, está no coração, e não no seu jeito alegre-popular de ser. É aquele tipo de gente que se parece com anjo. São verdadeiramente SANTOS. Eles não estão na religião por que querem "a vitória", ou "a benção". Estão na igreja porque querem obedecer aos mandamentos de Deus. Se sujeitam a vontade dele, acima de todas as coisas.
ResponderExcluirMas os crentes querem a vitória. Afinal, Deus tem o melhor dessa Terra, e quer que sejamos ricos e cheios de fartura e alegria, rindo e comendo e evstindo com o melhor. O problema dessas pessoas é que elas rejeitam a verdade que Cristo trouxe um Reino que não é desse mundo. Um reino espiritual, cujas CURAS são dos nossos pecados, e a LIBERTAÇÃO é a do fogo do inferno e de nossos desejos carnais. O martírio dos primeiros Cristãos mostra que ser Cristão é morrer nesse mundo, e viver no outro, e não viver em ambos. Quem manda nesse mundo é Satanás e seus anjos, e nossa carne faz parte dele. Se temos em nós algo que nos faz pensar em um Reino eterno, feito de bondade e justiça, porque nos preocupamos em viver bem o mundo material, se ele não é eterno? Porque lutamos para conseguir as coisas materiais, para satisfazer os desejos do nosso corpo, se ele vai morrer? O verdadeiro e original Cristianismo é viver o Reino dos Céus, e não o reino da carne.
Vivei sem avareza. Contentai-vos com o que tendes, pois Deus mesmo disse: Não te deixarei nem desampararei. Hebreus 13:5
ResponderExcluirNa observância de vossas ordens eu me alegro, muito mais do que em todas as riquezas. Salmos 119:14
Nenhum servo pode servir a dois senhores: ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de aderir a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.
Ora, ouviam tudo isto os fariseus, que eram avarentos, e zombavam dele.
Jesus disse-lhes: Vós procurais parecer justos aos olhos dos homens, mas Deus vos conhece os corações; pois o que é elevado aos olhos dos homens é abominável aos olhos de Deus. Lucas 16:13-15
Outros ainda recebem a semente entre os espinhos; ouvem a palavra, mas as preocupações mundanas, a ilusão das riquezas, as múltiplas cobiças sufocam-na e a tornam infrutífera. Marcos 4:18-19
Ou seja..Intelectualmente mais inteligentes e espiritualmente mais burros..Oo..Tenso isso!!
ResponderExcluirNa minha ignorância eu diria, que se ele está interessado em levar esse povo ignorante eu diria que ele pode levar, mas como cristão preocupado com as almas, diria que devemos buscar esse restante.
ResponderExcluiropinião do bispo sem base de informação sólida e colocando todos os evangélicos na mesma sacola.
ResponderExcluirCuidado com a FOLHA (para alguns FALHA DE SÃO PAULO), o bispo foi perguntado se sentia-se “ameaçado” pelo avanço dos evangélicos, foi uma conversa informal com jornalistas e não um pronunciamento, como a reportagem faz parecer.
ResponderExcluirSites evangélicos e "ateus" com sede de sangue não perderam a oportunidade.
A verdade não é divulgada:
Uma celebração ecumênica marcou o encerramento das atividades do oitavo dia da 49ª Assembleia Geral da CNBB...
...e contou com a participação dos mais de 300 bispos e de representantes das Igrejas Episcopal Anglicana do Brasil; Evangélica de Confissão Luterana do Brasil; Sirian ortodoxa do Brasil; Sirian Ortodoxa de Antioquia; Presbiteriana Unida do Brasil; Apostólica Armênia e Comunidade Evangélica Carisma de São Paulo. O momento teve ainda a participação do rabino Michel Schelesinger, da Comissão Católico Judaica...
...Durante sua homilia, o reverendo Gerson Antônio Urban, da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, refletiu sobre o capitalismo e momento atual por que passa a humanidade com o consumismo e o antropocentrismo. “Diante dos interesses políticos e de mercado, precisamos falar da Palavra de Deus, do significado do amor de Deus, num momento em que tudo gira em torno da terra e dos interesses do homem”, sublinhou...
...O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB, dom José Alberto Moura, falou da responsabilidade das Igrejas Cristãs em se preocupar com a unidade e as responsabilidades sociais. “Como Igrejas temos a grande responsabilidade de superar as desigualdades que nos impedem de ser luz. Que Deus nos ajude que, com sua graça, implantaremos melhor o seu reino”...
Também em nome do Conic, a vice-presidente, presbítera Elinete Wanderley Paes Miller, da Igreja Presbiteriana Unida, falou da alegria da entidade pela eleição do novo presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, e convidou a CNBB a “um diálogo estreito e parceiro na busca pelo ecumenismo”.
O representante da comunidade católico-judaica, Michel Schelesinger, falou dos vínculos entre líderes católicos e judeus no Brasil, “que são constantemente estabelecidos e promovidos como importantes para a unidade e o diálogo inter-religioso”. O rabino lembrou os nomes do novo presidente da CNBB, cardeal Damasceno Assis e do cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, como “promotores incansáveis do diálogo católico-judaico. Schelesinger citou também como promotor do ecumenismo o sociólogo, padre José Bison. http://www.cnbb.org.br/site/eventos/assembleia-geral/6567-49o-ag-celebracao-ecumenica-acontece-no-centro-de-eventos-padre-coelho
Anônimo Católico
Abramoff, você acha mesmo que a teologia da prosperidade e as pessoas que você citou prestam um serviço para o evangelho? De que evangelho você está falando? Porque se for o que está escrito na minha bíblia você está errado, pelo contrário, esses camaradas prestam um deserviço total ao evangelho pregando valores que contradizem aos valores do Reino. E qual é a vantagem de ter um país onde a maioria se confessa evangelico, mas não sabe quem é Cristo, não tem vida com Deus? Eu prefiro um país onde quem se diz cristão é minoria, mas essa minoria é cristão verdadeiro e influencia os outros, do que um país tal qual os EUA em que a maioria se declara cristão mas cometem atos que até os incrédulos condenam!
ResponderExcluirNão se engane, uma pessoa que vai pegar sal grosso pra remover as maldições e ficar próspera age com o mesmo espírito de quem vai no terreiro
fazer macumba. Elas só querem satisfazer seus desejos egoístas e trocam o exu por Deus. Isso que é evangelho? Não aplauda falsos profetas, Jesus nos advertiu sobre eles.
Fica na Paz!
Layssa
Até parece que é a sabedoria secular que faz com que Cristo seja revelado quando se é buscado. Tenho visto muitos homens ditos sábios no meio das denominações (sejam quais forem) se tornarem idiotas espiritualmente quando usam do artificio da intelectualidade humana para explicar a rusticidade do evangelho de Cristo.
ResponderExcluirAbram os corações, sejam doutos ou analfabetos, e queiram servir ao único Deus com um coração realmente arrependido, e a multiforme graça de Cristo os achará. A graça da salvação não está limitada ao meio acadêmico.
O Lider da CNBB está sonhando em que se reverta uma situação que não tem mais volta. A sociedade Brasileira está deixando de ser católica há tempos, porém, o fato de estar aderindo a novas filosofias religiosas não quer dizer que esteja se convertendo. Apenas está avolumando os livros de denominações com ensinamentos equivocados.
Jamais me impolguei com o suposto crescimento dos evangélicos, porquê a qualidade deste crescimento é muito discutível.
Não me admira que muitos destes migrados católicos até retornem a sua antiga casa. O fato é que estes mesmos personagens saíram de um lugar, que ao meu ver ha muito tempo está "saturado" e tiveram a infelicidade de bater em portas que não eram genuinas hospedeiras do evangelho da verdade. Aí é dar com os burros n'àgua mesmo.
Deixa ver se "intendi", pra ser evangélico tem de ser pobre e viver abaixo da linha da miserabilidade? Até onde sei, quem sempre investiu na miséria para ficar sempre no poder e não ser contestada nunca, foi e sempre será o catolicismo romano.
ResponderExcluirEita! Então o povo de Juazeiro do Norte no meu Ceará tá ficando burro e pobre é? Pois até lá o catolicismo tá perdendo terreno! Apesar das ameaças que são feitas naquela cidade pela igreja romana! Esse bispo não sabe o que fala, pois Juazeiro do Norte é a segunda maior cidade do Ceará, é um grande centro de peregrinação voltado para a idolatria, mas assim mesmo, apesar da ascensção dessa cidade à segunda cidade mais importante de meu amado estado, a população evangélica vem crescendo, e lá não tem só neo-pentecostal não viu gente! Quem quiser, vem evangelizar lá com os outros cearenses nas romarias! Esse bispo ai ou é mal informado, o que eu duvido, ou é mais um mentiroso que assume esse cargo ai, como todos que negam a bíblia e amam as falsas tradições dos homens, fiquem na paz meu povo!
ResponderExcluirLayssa...
ResponderExcluirEu trabalhei na Defensoria Pública Federal e fazia atendimentos às pessoas carentes.
Lembro-me de uma senhora, com uns 70 ou mais,sempre sorridente que encantava a todos no atendimento. Ela tinha 9 filhos, sendo que um acabara de deixar o cárcere.
Pois ela todos os domingos passou a frequentar o presídio,pregando a palavra de Deus, levando marmitas para alguns detentos sem família.
Sabe a qual Igreja ela pertencia de todo o seu coração? Universal do Reino de Deus.
Agora me responde uma coisa, você alguma vez foi a um presídio falar do amor de Deus?
.