Para não naufragar em águas rasas
http://genizah-virtual.blogspot.com/2010/12/para-nao-naufragar-em-aguas-rasas.html
Alan de Brizotti
Estamos vivendo na era da infox icação: a intoxicação gerada pelo excesso de informação. Pior ainda é quando a informação substitui o conhecimento, e este à sabedoria. Essa “salada (des)intelectual” é o alimento dos moribundos que definham em suas teologias de gabinete (ou na falta delas).
Não são poucos os que ainda sustentam o argumento de que “a letra mata”, o que sugere uma intrigante pergunta: se a Palavra tem poder, por que a letra mata? Na bagagem desse argumento do não-saber esconde-se o odium teologicum e sua fúria contra os que não ousam seguir suas diretrizes. Esse ódio está oculto na mania de não distinguir pessoas de ideias. É discordar para destruir, amordaçar para não ouvir opiniões outras.
No âmbito virtual (nosso ambiente de atuação) essa arma contra o pensar tem um “silenciador”, o anonimato. Muitos são os que atacam atrás de suas trincheiras. Fabrício Carpinejar disse que “quem é anônimo para atacar já percebeu que não merece o próprio nome”. Pedras virtuais são lançadas nas vitrines apologéticas todos os dias. É a veia farisaica aditivada dos monstros da ignorância.
Para abraçarmos a fé em Cristo não precisamos de um atestado de burrice, diploma de ignorância, ou suicídio intelectual. Como dizia Goethe: “não há nada tão terrível quanto a ignorância em ação”. Deus ilumina a mente do estudioso – Provérbios é a prova cabal dessa verdade.
Conhecer a Deus é tudo! Contudo, Ele se revela através de sua Palavra – uma Palavra que é teológica, filosófica e poeticamente profundíssima – águas densas, repletas de riquezas que só podem ser alcançadas pelos que ousam mergulhar. Os que naufragam em águas rasas não possuem a coragem suficiente para conhecer os tesouros que se escondem abaixo da superfície.
Como dizia Richard Sibbes: “Aquele que crê mal nunca pode viver bem, pois não tem alicerces”.
A Palavra é um baú do tesouro. Encontramos nela jóias preciosíssimas. Quem decide mergulhar profundamente, encontra a Graça e descobre a verdadeira liberdade.
ResponderExcluirAmo esse blog.
(:
De fato,só quem mergulha profundamente na Palavra conheçe a Deus e tem intimidade com Ele.
ResponderExcluirSola Scriptura. Já pensou se Lutero vivesse em nossos dias, ia pirar.
ResponderExcluirTudo isso advém da síndrome CCB. Lá, segundo dizem eles comem "pão quente", ou seja, Palavra de Deus para eles é a palavra que sai da boca do ancião/cooperador, mesmo que estiver em desacordo com a Santa Escritura. Afinal, esse negócio de estudar a Bíblia é para gente carnal, que não tem o Espírito Santo.
Deus nos ajude!
Rev. Fábio Aguiar
Oi povo de Deus e aqueles que tem formação acadêmica,responda-me: Quem descobriu ou inventou que a Bíblia é inerrante e onde 'está escrito' isso?
ResponderExcluirResposta para email atitude2009@gmail.com
Do Tito from brasília.
Outra perguntinha: Jesus disse que quem crê Nele,do seu interior fluirá rios de agua viva (corrente).VC conhece alguma pessoa ou igreja que tem essas características,que do seu interior flue rios de agua viva.Se tem me dê o endereço e nome por favor,gostaria de conhecer.Tá? Então tá. Do Tito o brother from Brasília,DF.
ResponderExcluirA letra mata mas o Espírito vivifica (2 corintios 3:6)...sem o Espirito de Deus nos tornamos apenas um bando de intelectuais que so sabem criticar...devemos sim mergulhar nessas aguas densas mas isso se dá somente através do Espírito de Deus..SOMOS TOTALMENTE DEPENDENTES DELE!!!!!!!
ResponderExcluirO evangélico em sua maioria prefere demonizar aquilo que o traz dificuldade.
ResponderExcluirE não é diferente com o conhecimento, seja ele bíblico ou não. Por isso que vemos as igrejas que não induzem o povo a pensar sempre cheias. Pensar, para alguns evangélicos dói e o pior, causa enfermidade. Por isso a maioria prefere tudo mastigadinho, o problema é que não são pássaros que alimentam o povo, mas serpentes. Encerro meu breve comentário com as palavras de C. S. Lewis: O amor ao conhecimento é um tipo de loucura.
Gilvan Albuquerque
albuquerque@saojudas.br
Um cristão.