681818171876702
Loading...

LUTERO, OS REFORMADORES E MARIA

A seguir, um texto super polêmico que a muitos poderá parecer proselitismo marianista. Se assim o fosse, jamais publicaria. Todos os meus leitores conhecem minha posição a este respeito. Contudo, apresento o texto no intuito de lembrar certos fatos acerca de Lutero, Calvino e outros reformadores nas suas impressões sobre Maria, mãe de Jesus. Eis, portanto o seu valor. Além de ajudar a quebrar o fetichismo sobre  grandes servos de Deus, que tanto orgulho (comportamento despresível) denominacional insufla! Afinal, perfeito só há Um.

Para mim, é  sempre desafiador apresentar fatos, que muitos preferem esconder, para com isto despertar uma consciencia mais madura e inteligente de crer que sempre será preferível a censura do saber e ao adestratamento dos construtores de uma esperança vazia, de uma fé infantil, posto que se baseia no engano ou em meias verdades.

Somos salvos  pelo Único Caminho e Nele só se anda bem em Verdade. Para mim, Maria não é para ser adorada e a idolatria dos mortos do catolicismo é pura heresia, contudo, vamos ler o texto, discutir em paz (vã esperança, risos) e reter o que é bom .
Danilo Fernandes

Prof. Felipe Aquino

O protestantismo atual se mostra intolerante com a Virgem Santíssima, no entanto, Martinho Lutero, Calvino, Zwinglio, e os reformadores do Séc. XVI tinham uma estima e reverência profundas a Nossa Senhora, como poderemos ver abaixo. Algumas denominações protestantes estão redescobrindo isso. Por exemplo, Madre Basiléia Schlink, luterana, prega a recuperação da veneração à Virgem Mãe de Deus.

Lutero, em 1522, escreveu um belo comentário do Magnificat de Nossa Senhora, onde repetidas vezes a chama de a “doce Mãe de Deus”. E nele Lutero pede à Virgem “que ore por ele”. Entre outras coisas ele disse da Virgem Maria: “Peçamos a Deus que nos faça compreender bem as palavras do Magnificat… Oxalá Cristo nos conceda esta graça por intercessão de sua Santa Mãe! Amém. (”Comentário do Magnificat”).

Como então os protestantes, os seguidores de Lutero, não aceitam a intercessão de Nossa Senhora? É bom recordar também que Lutero implorou a intercessão de Santa Ana, mãe de Nossa Senhora, quando quase foi atingido por um raio.

Lutero disse ainda: “Ela [Maria]nos ensina como devemos amar e louvar a Deus, com alma despojada e de modo verdadeiramente conveniente, sem pro­curar nele o nosso interesse… Eis um modo elevado, puro e nobre de louvar: é bem próprio de um espírito alto e nobre corno o da Virgem. ” (“Maria Mãe dos homens”, Edições Paulinas, SP, p. 561).

“Maria - escreve Lutero - não se orgulha da sua dig­nidade nem da sua indignidade, mas unicamente da consideração divina, que é tão superabundante de bondade e de graça que Deus olhou para uma serva assim tão insignificante e quis considerá-la com tanta magnificência e tanta honra… Ela não exaltou nem a vir­gindade nem a humildade, mas unicamente o olhar divino repleto de graça. (…) De fato não deve ser louvada a sua pequenez, mas o olhar de Deus”. (idem)

Lutero mostra que Nossa Senhora não atrai a nossa atenção sobre Si, mas leva-nos a olhar para Deus: “… Maria não quer ser um ídolo; não é Ela que faz, é Deus que faz todas as coisas. Deve ser invocada para que Deus, por meio da vontade dela, faça aquilo que pedimos; assim devem ser invocados também todos os outros santos, dei­xando que a obra seja inteiramente de Deus” (idem pp.574-575).

Madre Basiléia, é da Sociedade das Irmãs de Darmtadt, fundada na Alemanha e presente no Brasil, luterana; no entanto, as irmãs dessa Comunidade acrescentam no seu nome de Batismo o de Maria, como acontece em algumas Congregações católicas. M. Basiléia escreveu o livro “Maria – Der Weg der Mutter des Herrn”, sobre o “Caminho de Maria”, publicado em Português, em Curitiba (1982), onde cita algumas coisas que Lutero escreveu da Virgem Maria, que transcrevemos da Revista Pergunte e Responderemos, n. 429, 1998 – Lutero e Maria Santíssima, pp. 81-86).

“O que são as servas, os servos, os senhores, as mulheres, os príncipes, os reis, os monarcas da terra, em comparação com a Virgem Maria, que, além de ter nascido de uma estirpe real, é também Mãe de Deus, a mulher mais importante da Terra? No meio de toda a Cristandade ela é a jóia mais preciosa depois de Cristo, a qual nunca pode ser suficientemente exaltada; a imperatriz e rainha mais digna, elevada acima de toda nobreza, sabedoria e santidade”.

“Por justiça teria sido necessário encomendar-lhe um carro de outro e conduzi-la com 4000 cavalos, tocando a trombeta diante da carruagem, anunciando: “Aqui viaja a mulher bendita entre todas as mulheres, a soberana de todo o gênero humano”. Mas tudo isso foi silenciado; a pobre jovenzinha segue a pé, por um caminho tão longo, e apesar disso, é de fato a Mãe de Deus. Por isso não nos deveríamos admirar, se todos os montes tivessem pulado e dançado de alegria”.

“Esta única palavra “mãe de Deus” contém toda a sua honra. Ninguém pode dizer algo de maior dela ou exalta-la, dirigindo-se à ela, mesmo que tivessem tantas línguas quantas folhas crescem nas folhagens, quantas graminhas há na terra, quantas estrelas brilham no céu e quantos grãozinhos de areia existem no mar. Para entender o significado do que é ser mãe de Deus, é preciso pesar e avaliar esta palavra no coração”. (Explicação do Magníficat)

Depois de citar essas palavras de Lutero, M. Basiléia ainda escreve: “Ao ler essas palavras de Martinho Lutero, que até o fim de sua vida honrava a mãe de Jesus, que santificava as festas de Maria e diariamente cantava o Magnificat, se percebe quão longe nós geralmente nos distanciamos da correta atitude para com ela, como Martinho Lutero nos ensina, baseando-se na Sagrada Escritura. Quão profundamente todos nós, evangélicos, deixamo-nos envolver por uma mentalidade racionalista, apesar de que em nossos escritos confessionais se lêem sentenças como esta: “Maria é digna de ser honrada e exaltada no mais alto grau” (Art. 21,27 da Apologia de Confissão de Augsburgo).

Em 1537, em seus “Artigos da Doutrina Cristã”, é o próprio Lutero quem diz: “O Filho de Deus fez-se homem, de modo a ser concebido do Espírito Santo sem o concurso de varão e a nascer de Maria pura, santa e sempre virgem”.

M.Basiléia explica porque escreveu este livro para os evangélicos: “Minha intenção ao escrever este opúsculo sobre o caminho de Maria, segundo o que diz dela a Sagrada Escritura, foi conscientemente reparar esta omissão pela qual me tornei culpada para com o testemunho da Palavra de Deus. Nas últimas décadas o Senhor me concedeu a graça de aprender a amar e honrar cada vez mais a Maria, a mãe de Jesus… Minha sincera intenção ao escrever esse livro, é fazer o que posso para ajudar, a fim de que entre nós, os evangélicos, a mãe de nosso Senhor seja novamente amada e honrada, como lhe compete, segundo as Palavras da Sagrada Escritura e conforme nos recomendou Martinho Lutero, nosso reformador”.

Continua M. Basiléia: “A nossa Igreja Evangélica deixou de lhe prestar honra e louvor; receando com isso reduzir a honra devida a Jesus. Mas o que aconteceu é o seguinte: toda honra autêntica dirigida aos discípulos de Jesus e também à Sua Mãe aumenta a honra do Senhor. Pois foi Ele, só Ele, que os elegeu, os cobriu com sua graça e fez deles Seu vaso de eleição. Por sua fé, seu amor e sua dedicação para com Deus, é Deus colocado no centro das atenções e é glorificado”… “É também intenção nossa – como Imaculada de Maria – contribuir em obediência à Sagrada Escritura, para que nosso Senhor Jesus não seja entristecido por um comportamento nosso destituído de reverência para com Sua mãe ou até de desprezo. Pois ela é Sua mãe que O deu à luz e O criou e educou e a cujo respeito falou o Espírito Santo, por intermédio de Isabel: “Bem-aventurada a que creu”! João Calvino, o reformador protestante de Genebra, aceitou o título de “Mãe de Deus” (Théotokos) definido pelo Concílio de Éfeso, no ano 431, quando foi condenada a heresia de Nestório. Ele sustenta a Virgindade de Maria, afirmando que os irmãos de Jesus citados em Mt 13, 55 não são filhos de Maria, mas parentes do Senhor; professar o contrário, segundo Calvino, significa “ignorância”, “louca sutileza” e “abuso da Sagrada Escritura”. (Revista PR, n. 429, p. 34, 1998)

Calvino disse: “Não podemos reconhecer as bênçãos que nos trouxe Jesus, sem reconhecer ao mesmo tempo quão imensamente Deus honrou e enriqueceu Maria, ao escolhê-la para Mãe de Deus.” (Comm. Sur l’Harm. Evang.,20)

Em 1542, João Calvino publicou o Catecismo da Igreja de Genebra, onde se lê: “O Filho de Deus foi formado no seio da Virgem Maria… Isto aconteceu por ação milagrosa do Espírito Santo sem consórcio de varão” .

“Firmemente creio, segundo as palavras do Evangelho, que Maria, como virgem pura, nos gerou o Filho de Deus e que, tanto no parto quanto após o parto, permaneceu virgem pura e íntegra.” (”Corpus Reformatorum”)

Zwinglio, o reformador protestante de Zurich, conservou três festas marianas (Anunciação, Visitação, Apresentação no Templo) e a recitação da Ave Maria durante o culto sagrado. (PR, idem)

John Wesley, fundador da Igreja metodista na Inglaterra, em 1739, disse: “Creio que [Jesus] foi feito homem, unindo a natureza humana à divina em uma só pessoa; sendo concebido pela obra singular do Espírito Santo, nascido da abençoada Virgem Maria que, tanto antes como depois de dá-lo à luz, continuou virgem pura e imaculada.”

Ora, se os fundadores do protestantismo veneravam e amavam tanto a Virgem Maria, por que, então, hoje, observamos um afastamento da Mãe de Deus? Nossos irmãos separados devem com urgência rever esta questão, como pede a luterana M. Basiléia. Não queremos afrontar esses nossos irmãos, ao contrário, queremos apenas convidá-los para juntos louvarmos e honrarmos Aquela que nos deu o Salvador.


Prof. Felipe Aquino é católico, escreve para Canção Nova e para www.cleofas.com.br
religião 2644403048599816546

Postar um comentário

  1. Sem, de forma alguma, duvidar da veridicidade do texto apresentado, ressalto apenas que não devemos basear nossa fé no que Lutero ou Calvino disseram, a partir do momento em que buscam conceder a Maria uma adoração não respaldada no Cânon Sagrado. A Bíblia nos fala de uma mulher que não teve papel de intercessora. Uma santa mulher, exemplar, qualquer acréscimo a essas características não encontra respaldo nas Escrituras e ainda pior, viria contrariar o contexto da adoração somente a Deus e a seu Filho Jesus.

    ResponderExcluir
  2. A paz do Eterno....
    Creio que esse texto, em que o dito professor teceu, está bem mariano. Não posso concordar com a postagem dele, pode induzir a dita veneração.

    Então devemos venerar João Batista, Paulo, Moody e tantos outros servos do Senhor, que foram vasos nas mãos do todo poderoso.

    Sinceramente, eu não perderia tempo, em postar uma coisa dessa, com uma temática tão mariana e distorcida.

    Sabemos sim, que ao longo da caminhada da igreja a ICAR, mudou muita coisa nos textos sagrados para se favorecer e para se fortalecer.

    Maria para mim, continua sendo apenas uma simples serva e nada mais que isso.

    Acima de tudo...a honra, a glória, o louvor sejam dadas ao Altíssimo apenas.

    O mais interessante, é que a história de maria acaba em atos 2 e daí para frente nunca mais se fala nela....e tem gente que adora entronizá-la.

    Sinceramente Danilo, dessa vez, me decepcionei com o texto ora postado, esperava mais de ti....como uma crítica construtiva.

    Pastor Silvio.

    ResponderExcluir
  3. Há também esse artigo do pastor Zwinglio sobre a vida de Lutero ( http://blogs.gospelprime.com.br/dokimos/lutero )

    Lutero acreditava que Maria era Mediatrix somente antes de 1516, quando era movido de medo de Jesus ser o implacável julgador da humanidade ( http://en.wikipedia.org/wiki/Lutheran_Marian_theology#Mediatrix )

    Por mais que não veja problema algum, até acho uma coisa boa a aproximação teológica com o catolicismo (se cortarmos laços com a Igreja Histórica na universalidade da fé, não fazemos parte da Igreja de Cristo, ao qual ele disse que estaria até os últimos dias.). Afinal, não viemos para destruir a Igreja, mas para reformá-la..

    ResponderExcluir
  4. O texto é bom, afinal o professor Aquino escreve sempre muito bem mesmo. Vejo um Lutero mariolátra nestas citações? Não, mas julgo que houve exageros dele e de Zwinglio ao falar de virgindade eterna e ainda mais de intercessão.

    Calvino (graças a Deus, rs) vem com a voz do equilíbrio e com o reconhecimento que a mãe de Deus merece, sem veneração ou crença em intercessão...

    Ótimo texto. Digno de reflexão por parte dos extremistas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Danilo, parabéns pela coragem do Genizah em publicar conteúdo assim; faz tempo que tenho tentado introduzir este assunto, mas, via de regra, as pessoas não escutam. Muita coragem mesmo, de parabéns!

    Marcelo Lemos
    Editor Olhar Reformado, blog

    ResponderExcluir
  6. Sou de uma igreja com aproximadamente 50 membros, se alguem dissesse isso nessa cidade, os crentes daqui , gritariam, chamariam de herege e isso, se no final nao pegassem tochas e tentassem queimar o pregador, risos. É bom um texto como esse para quebrar o olhos desses crentes que os grandes reformadores eram deuses. E além do mais sempre ouvi falar mal de Maria, ela também tem seu crédito por ter sido obediente a Deus, as vezes parece que os evangélicos tem medo de falar de Maria.

    ResponderExcluir
  7. Interessante o post. Existem outras referências à Maria muito fortes, inclusive no cristianismo antigo. Ela era tomada como cumprimento de vários objetos tipológicos do Israel antigo, como a Arca da Aliança. E, se você perceber bem, as descrições feitas à Arca, quando ela é tomada pelos filisteus e depois Davi a retoma, são idênticas às feitas a Maria por Lucas no Evangelho dele. Coincidência?

    Creio que a admiração à Protothokos ("Aquela que Gerou Deus" em grego, isto é, gerou o Filho de Deus em carne, que foi traduzido por "Mãe de Deus") foi realmente esquecido pelos protestantes e evangélicos. Sou cristão reformado e entendo que não deve haver um "culto mariano" ou uma "hiperdulia" como os católicos pregam. Mas creio que deve ser extirpado um preconceito religioso que a envolve por causa do "anticatolicismo" de muitas igrejas. Isso trará um respeito maior pela Mãe do Senhor. A reverência (ou como queiram, veneração) a Maria feito na Igreja dos primeiros séculos se baseava num padrão de reverência que os cristãos tinham aprendido no Judaísmo antigo, onde a fidelidade a Deus dos Patriarcas e profetas antes deles era invocada pelo judeu quando este recorria ao favor do Senhor. Existe algo de legítimo nisso tudo, só está obscurecido pela neblina da idolatria popular.

    Erike

    ResponderExcluir
  8. Quanta bobagem!
    Quer dizer agora que se os cabeças da reforma erraram nós devemos errar também?!
    Que argumentação mais falaciosa!
    Maria foi um instrumento nas mãos de Deus, assim como Paulo, Marcos, Lucas e tantos outros..
    Além do mais a concepção de que Maria permaneceu virgem após o nascimento de Jesus é um absurdo anti-bíblico.
    Que Deus nos abençoe e nos livre de toda idolatria, seja a Maria ou a qualquer outro ser ou coisa.

    ResponderExcluir
  9. Maria foi grandemente honrada por Deus. Escolhida entre as mulheres para ser a mãe de Jesus de Nazaré, o nosso Salvador. Contudo, Maria não é a "mãe de Deus", não é divina, não é mediadora, não é co-redentora, não é intercessora; ela não é onipresente, onisciente, onipotente, pois esses atributos de Deus são incomunicáveis. Maria é apenas nossa irmã, que juntamente com todos os demais santos que estão no céu, nos receberá quando lá chegarmos.

    ResponderExcluir
  10. Nunca tive disposição de espírito para aguentar arenga de padre, pior ainda desses padrecos casados que são alguns protestantes tradicionais..
    Vixi! Maria, tô fora.

    ResponderExcluir
  11. que discurso CATOLIZANTE do prof.felipe aquino,temos que respeitar maria sim;logico mas esse discurso e´apelativo não conseguiram separar maria da idolatria,ainda que ele tenha essa consciência,não conseguem passar isto para os fieis,que tão cegos escrevem em seus carros por exemplo ´´pede a mãe que o filho atende´´

    ResponderExcluir
  12. satã está pegando pesado: já não basta a idolatria nas igrejas(?) neopentecostais e agora adoração a maria? cuidado gente, aos poucos nos afastamos da fé utilizando estes argumentos. Não podemos esquecer que os heróis da fé foram meninos na fé em sua conversão e como todos passaram por um processo de amadurecimento. Portanto vamos deixar de lado tudo isso e voltarmos urgênte para as Escrituras, pois o inimigo é como um cigarro, vai nos envolvendo sorrateiramente, até deixar-nos cegos e não termos mais condições de voltar atras.

    ResponderExcluir
  13. Caro Danilo,voce se enganou profundamente quando diz que o texto não é proselitista mariano.O texto é absolutamente proselitista mariano!!! Se é que estamos falando do texto do prof. Felipe Aquino! Se não o é,poderíamos até pensar que o ap.Paulo apregoasse tal texto no Aerópago.(acorda fio!)
    Não existe marianismo no fundamento dos apóstolos.Punto e basta !!! hehehe...
    Quanto ao marianismo dos reformadores,gostei de ver exposta a banda podre dos reformadores,vítimas da depravação total,rsrsrs.
    Aí Danilo, depois de igreja evangélica gay, não duvido que alguém funde uma igreja evangélica mariana,kkkkkkkk.
    -----------Fim dos tempos----------------------

    ResponderExcluir
  14. Os romanistas muitas vezes (caso desse post) erram quando nos criticam pois partem de um pressuposto errado: eles acham que nós somos seguidores dos reformadores e que as coisas que eles escreveram ou criam têm autoridade de decretos papais infalíveis.

    Não sei como ainda não perceberam que não somos "servos da igreja", mas sim do Senhor, e que a reforma e o estudo são coisas constantes, por isso, ao longo do tempo, percebeu-se que venerar muito muito muito é o mesmo que idolatria (sinto muito mas é isso aí mesmo).

    No mais, aproveitando a oportunidade, gostaria de recomendar algo que escrevi recentemente, relacionado com o tópico:
    http://crentinho.wordpress.com/2010/10/08/257/

    ResponderExcluir
  15. Respeitar Maria como serva de Deus é um dever, mas dar-lhe o título de "Nossa Senhora" é sinistro! O.o
    Em dias tão difíceis, que Deus nos livre de mais uma heresia!

    ResponderExcluir
  16. Nesse texto, não tem UMA ÚNICA CITAÇÃO Bíblica sequer! Maria foi mãe de Jesus na Terra, mas nunca foi mãe de Deus, é um erro enorme e falta de compreensão da Trindade dizer isso! Gosto muito do Genizah e sou constantemente edificado por vocês, mas esse texto é insanidade pura!

    ResponderExcluir
  17. Admirar, honrar, amar, sim. Louvar, adorar, venerar, não.

    ResponderExcluir
  18. opa, Danilo, apz.

    como fonte de reflexão, concordo com a postagem, e como forma de desmistificar "ídolos" gospel, mesmo que sejam os reformadores, também considero válida.

    entretanto, apesar de recheado de frases "soltas", o artigo do prof. Felipe merece muitos reparos e correções.

    dito isso, também reconheço que, para evitar o mal da mariolatria, não devemos cair na armadilha de desmerecer Maria como mãe do Salvador e merecedora de admiração e respeito.

    mas, respeitar a mãe de Jesus é bem diferente e está muito distante do que os católicos fazem com a senhora de muitos nomes que eles têm. Ao compararmos a Maria das Escrituras, não encontramos quase nenhum paralelo com a Santa Maria da ICAR, estando esta muito mais para um produto revisado da Rainha dos céus denunciada pelo profeta Jeremias.

    as frases dos reformadores precisam ser avaliadas em seus contextos históricos e pessoais: Lutero era ex-padre, e não queria fundar um nova igreja; Calvino pode ter dito que Maria continuou virgem após o parto, mas não quer dizer que, após certo tempo, teve relações com José - seu esposo, por sinal - e concebeu outros filhos, o que não lhe seria nenhum demérito; o que Wesley disse precisa ser analisado se ele considerava a veneração a Maria, incentivada pela ICAR como válida.

    assim, da mesma forma que o prof. Felipe nos insta a considerarmos as palavras dos reformadores e grandes líderes evangélicos passados, que tal se ele também considerasse as nossas palavras, que mostram que a Maria atual da ICAR pouco tem a ver com a Maria do Novo Testamento?

    ResponderExcluir
  19. Como protestante pentecostal que sou, devo admitir que nos meus 22 anos (nasci em 1988) de Evangelho, nunca vi em minha igreja (IEAD) pastor algum dizer que nós nos baseamos segundo escritos de Calvino, Lutero ou qualquer que seja.

    Eles foram sim reformadores. Devemos admitir que foram instrumentos que DEUS usou para desmascarar a igreja católica apóstata romana, que até então impedia os cristãos até de lerem a Bíblia. Mas jamais devemos usá-los como exemplo de fé a serem seguidos. O único Autor e Consumador para Quem devemos olhar e sobre Quem espelharmo-nos é Cristo.

    Lutero era ANTISEMITA. Ele odiava judeus, jurando-os inclusive de morte. Se é que ele honrava e idolatrava (vamos lá, qualquer adoração que não seja a DEUS é idolatria) a "mãe de deus", por que então mantinha um ódio tão grande em relação ao povo escolhido pela Promessa?

    Muitos escritos desses reformadores tinham interpretações equívocas da Bíblia. Alguns dos quais chegavam a dizer que o sexo é do diabo.

    O que não podemos de forma alguma é aceitar que um escritor católico venha dizer-nos que devemos retornar à idolatria, embasado nos escritos de protestantes, ignorando que os mesmos só se baseiam pela Bíblia (sola Scriptura). Canonizar quaisquer outros escritos que não a Bíblia é uma aberração inventada pela ICAR.

    Então, desculpe professor Aquino. Não quero acabar com suas fantasias. Mas suas palavras só enganam mesmo os pobres católicos iludidos, adoradores de Maria.

    ResponderExcluir
  20. Danilo, compreendo (vagamente) sua boa intenção em publicar essa matéria. Agora vamos a uma breve análise.

    PRIMEIRO, temos que diferenciar a Maria bíblica da "Senhora Deles".

    Sim, a Maria bíblica foi uma mulher exemplar. Da mesma forma que Sara, Ester e inúmeras outras heroínas. E assim como estas, Maria foi um ser humano imperfeito que necessitava do Salvador. Mas do jeito que os católicos colocam, parece que foi Jesus quem teve o privilégio de nascer dela.

    De acordo com as profecias, a mãe biológica e o pai adotivo do Messias teriam que ser ambos descendentes do rei Davi. Além disso, estava profetizado por Daniel que o Messias surgiria naquela época.

    Assim, se Maria não fosse descendente de Davi e/ou se ela tivesse nascido apenas dez anos antes ou depois, não poderia ter sido escolhida para gerar Jesus. Mas os católicos idealizam tanto Maria que, quando informados disso, parecem pensar que ela era tão supersanta que Deus teria alterado seus Propósitos.

    Maria era santa sim. Mas por mero acaso era descendente de Davi e uma jovem noiva virgem justo naquela época. Mas antes e depois houve muitas outras mulheres tão santas quanto Maria e que poderiam perfeitamente serem escolhidas se fossem descendentes de Davi e noivas virgens naquele período histórico.

    E, não, Maria não permanceceu virgem para sempre e teve outros filhos sim. Que crença pagã pensar que o sexo é intrinsecamente pecaminoso, mesmo no âmbito do casamento!

    Temos que amar Maria sim. O que um cristão autêntico precisa rejeitar é esse construto antibíblico, a "Senhora Deles", uma semideusa pagã que leva o nome da coitada da Maria, mas na verdade é uma amálgama de muitas deusas-mãe adoradas pelos pagãos e absorvidas pelo catolicismo com uma fachada de cristã.

    Não é coincidência que o concílio católico que declarou Maria como "Mãe de Deus" tenha ocorrido na cidade de Éfeso! Atos 19:23-28, 35

    SEGUNDO, o que Lutero, Calvino, Zwinglio, Wesley e outros escreveram a respeito de QUALQUER assunto pode até ser interessante, mas não é a Regra de Fé para quem quer ser um cristão autêntico.

    Não vou mexer um dedo só porque fiquei sabendo que Fulano disse isso ou aquilo. Se o que eles afirmaram sobre qualquer assunto estiver de acordo com as Escrituras, ótimo. Se não estiver, fico com as Escrituras.

    Lutero, Calvino, Zwinglio, Wesley e outros podiam ser devotos, sinceros e sábios. Mas eram humanos imperfeitos e limitados como todos nós. Somente as Escrituras são infalíveis.

    Aliás, Lutero não queria sair da ICR, ele foi expulso. Sua discordância era a respeito de aspectos pontuais, não com os erros basilares como ter Maria como Intercessora e Pedro como a Rocha fundadora da igreja. Lutero ainda tinha vestígios de catolicismo em sua mente e coração, como pode-se ver na postagem e assim como muitos "cristãos" não-católicos no Brasil.

    TERCEIRO, Maria não era "Mãe de Deus" (alguém consegue imaginar uma expressão mais pagã?) e sim mãe do ser humano Jesus, progenitora do organismo em que ele foi recriado como humano.

    QUARTO, temos que amar Maria sim (da mesma forma que temos que amar Sara, Ester, etc.), mas venerar somente ao Criador e Soberano do Universo, não à antibíblica "Senhora Deles", à inexistente deusa-mãe pagã.

    Quem me deu o meu Salvador não foi a "Senhora Deles" e sim o meu Deus, o Pai. É somente a Ele quem tenho que honrar e louvar.

    Apocalipse 4:11 -
    “Digno és, Jeová, sim, nosso Deus, de receber a glória, e a honra, e o poder, porque criaste todas as coisas e porque elas existiram e foram criadas por tua vontade.”

    * * *

    ResponderExcluir
  21. É obvio que Maria tem uma importância singular na história bíblica, toda sua participação na conjuntura messiânica se revela como uma condição de digna de todo respeito e honra.

    Evangélicos que denigrem o nome dela ( se bem que não vejo isso mais hoje em dia ) , quem fazia isso, era por pura ignorância e falta de conhecimento bíblico.

    Mas medidas justas, todos sabemos das verdadeiras idéias e intenções do prof. Felipe Aquino neste texto, ele é uma espécie de oráculo da canção nova, e ama o vaticano quase mais do que sua vida.

    Quem já o ouviu falar, percebe a clara tendência de instaurar os dogmas católicos de forma a subjugar os demais cristãos, verifica-se isso também pelo teor do texto.

    Seja qual for o pensamento dos reformadores sobre a mãe de Jesus, em nada muda as expressões e doutrinas claramentes heréticas e distorcidas do catecismo católico, que observamos em abundância no escrito supra-citado.

    Falar que Maria é mãe de Deus sem especificar, é no mínimo não ter nenhum raciocínio sobre a trindade e as pessoas da manifestação com sua respectivas naturezas, é colocar a criatura como criadora do criador.

    Felipe Aquino é tão catolicólotra, que ele contava uma piada no programa dele ( trocando idéias - ás terças a noite na cançao nova) era uma estória atestando a "santidade e honra" de Joseph Hatzinger, (ainda era cardeal, e não papa).

    A tal piada falava que Hatzinger era tão santo, que certa vez Jesus foi se confessar com ele, e ele mandou Jesus rezar 10 aves - Marias.

    Oremos pelo prof. Felipe para que ele chegue ao pleno conhecimento da verdade e da única válvula que nos reconcilia com Deus, o sacrifício de Jesus.

    Honremos a Maria, pois ela é bem aventurada.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  22. me inclua FORA disso...

    Arghhhh... Vade Retro satanás !

    A Virgem Maria é tão somente a mulher que foi escolhida e honrada para conceber fisicamente Jesus Cristo.
    Ela foi uma mulher normal e o próprio texto biblico mostra isso:
    - ¨esqueceu¨ Jesus no templo aos 12 anos Lucas 2.42-46
    - Jesus mesmo perguntou quem era a sua mãe e irmãos Marcos 3.33
    - Em João 2.4 disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
    Portanto, venerar e adorar Maria é coisa de apóstata e de quem quer fazer o que bem entende da Palavra.
    Mais um golpe do dito ecumenismo !

    ResponderExcluir
  23. Texto muito interessante! Mostra como os reformadores jamais se opuseram à doutrina bíblica da theotokos (mãe de Deus) tão desprezada atualmente no protestantismo, embora felizmente preservada no Luteranismo e no Anglicanismo. Quanto à virgindade perpétua, tanto Calvino quanto Lutero a aceitaram, e ainda é retida como adiáfora entre anglicanos e luteranos.

    Gostaria só de esclarecer duas coisas: Lutero, quando orou a Santa Ana, ainda era católico romano. Esse episódio do raio é um bem conhecido de sua vida.

    Quanto à frase: "Peçamos a Deus que nos faça compreender bem as palavras do Magnificat… Oxalá Cristo nos conceda esta graça por intercessão de sua Santa Mãe! Amém.", perceba que Lutero não pede diretamente a Maria, mas a Cristo, que lhe conceda a graça de intercessão de Sua mãe. Os luteranos reconhecem os santos na glória como parte da Igreja Invisível e, portanto, a eficácia de sua intercessão pela igreja militante (cf. Ap. XXI, 9), mas rejeitam a intercessão dos fiéis aos santos. Portanto, não tem razão de ser o comentário posterior do prof. Felipe Aquino.

    Abraços,

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  24. O GENIZAH VIROU CATOLICO AGORA????

    ResponderExcluir
  25. Esta igreja reformada e protestante que Lutero, Calvino, Zwinglio e outros reformadores representavam foi proveitosa em seu tempo e um instrumento poderoso nas mãos do Altíssimo para despertar os crentes para as verdades bíblicas, porém ela não é o fim em matéria de doutrina, outras verdades bíblicas como o arrebatamento da Igreja, a volta de Cristo foram sendo resgatadas por crentes piedosos. Se fizermos um paralelo da igreja reformada com as sete igrejas da Ásia menor, que representam sete fases da igreja militante, ela poderia se identificar perfeitamente com a igreja de Sardes, que apenas tem aparência de viva mas está morta. O Evangelho sim é vivo e nele Deus revelou a Sua glória manifesta e expressa em Jesus Cristo e não a dividirá com outrém, mesmo que seja a Sua santa e obediente serva Maria, que é bendita entre as mulheres pois bendito foi o Fruto de seu ventre (Lc 1:28b,42)

    ResponderExcluir
  26. Caro subversivo Geniazh,

    passei em torno de 23 anos dos meus 33 na fé catolica e realmente nunca compreendi a idolatria a mae de Jesus. creio que os reformadores protestante quando quebraram com Roma trouxeram consigo para a nova Igreja (protestante) muitos costumes e ritos catolicos que perduram e podem ser encontrados até os dias de hoje na maioria das igrejas evangelicas. nao vejo base biblica para venerar ou prestar algum culto a Maria, tenho sim uma verdadeira admiração pelo seu "sim" ao desafio de ser a mae do redentor, pois para uma mulher que ainda nao era casada conceber uma criança seria o fim do mundo. como tambem admiro a postura de Jose (pai de Jesus), poxa...casar com uma mulher gravida do espirito santo nao é pra qualquer um. tambem adimiro o Joao Batista que preparou o caminho para Jesus e tantos outros. entre admirar, conhecer e aprender com esses exemplo de fé e obediencia a Deus a venerar, prestar culto e adorar tem uma distancia muito grande. A igreja Catolica mesmo estando certo ou errado nunca vai rever seus dogmas marianos, pois para os mesmos, esses dogmas sao infaliveis e estao até acima da palavra de Deus.

    Só Jesus salva...o resto faz backup!!!!

    Ronivaldo
    Apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no banco, ex-catolico, quase ex-evangelico e crente somente no Sr. Jesus

    ResponderExcluir
  27. OS HOMENS QUISERAM REFAZER A PALAVRA DE DEUS , MISTURANDO INFLUENCIANDO OS FIEIS COM PRATICAS PAGÂS E CULTURAIS E FOLCLORICAS.

    ***

    QUERIDOS ESTOU POSTANDO NO BLOG:

    VISITEM DIVULGUEM:

    http://jesusquerarosa.blogspot.com/

    GLORIAS A AQUELE QUE VIVE!

    ResponderExcluir
  28. Oh Danilo,
    o texto do professor Felipe é um punhado de citações despersonalizadas.
    Os reformadores criam sim na comunhão dos santos e na intercessão geral deles pelos vivos, algo esquecido pelo protestantismo contemporâneo, mas também bem distinto do catolicismo romano.
    Usavam a expressão Mãe de Deus, mas no seu sentido original que é cristológico.

    Um texto muito esclarecedor é: A Bem-Aventurada Virgem Maria e a Busca da Unidade
    http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/dialogo_ecumenico/a_bem_aventurada_virgem_maria.html

    ResponderExcluir
  29. È maravilhoso sabermos dessa história toda que enfim gerou o protestantismo de hoje porém, podemos observar que quanto mais se discute sobre "DETALHES" mas nos distanciamos do que a Bíblia diz.
    É muito simples, Maria foi o que foi até onde a Bíblia diz, se existe algo mais, porquê Deus iria deixar de mencionar na Sua própria Palavra ?
    Parabens pelo texto !
    Toda dúvida(ou intolerancia a compreensão e raciocínio....rsrs ) gera polêmica e isso nos testa a cerca de até onde e como podemos aceitar uma posição que nos faz pensar ao invés de rebatermos logo de cara.

    Eu creio que esses versículos dizem melhor sobre o que Deus queria que soubessemos:

    Apocalipse 22:18 a 22:20

    Abçs

    ResponderExcluir
  30. Post FAIL!
    Eu fui Católico ativo, praticante...

    Esse texto só é ridículo mais nada.
    Se alguém quiser aceitar o convite feito de louvar e honrar Maria problema de quem aceitar!

    Acho feio, muito feio e triste demais ver cristãos querendo dar um de boa praça para com os católicos. Como fazem alguns aqui em Tubarão-SC, trazendo padres pra dar sermao dentro de suas igrejas, e dizendo "somos todos irmaos".

    O Deus que eu sirvo, a palavra de Deus em que eu creio, deixa muitissimo bem claro, que há um só digno de receber honra e louvor, que é o nosso salvador e senhor Jesus Cristo.

    Se na igreja Catolica deus permite louvar e honrar Maria, se o deus deles diz que Maria é intercessora e que ha outros intercessores, o deus deles não é o meu Deus.

    Existe sim uma Mariofobia no seio da igreja, e falamos de tantas pessoas exemplares na biblia e nos esquecemos do exemplo que deixou Maria.
    Mas é só isso e mais nada, exemplo ela é, como foi Paulo, Pedro, Timóteo, João Batista, Abraao e tantos outros.

    ResponderExcluir
  31. Bola fora Danilo! Os sofistas católicos já tem tv, rádio, editora, web para divulgarem as distorções de seus ensinos, não precisa de nenhuma mãozinha. Erro comum dos católicos é achar que alguém vai dar valor aos ensinos dos reformadores visto que boa parte dos evangélicos desconhecem o mesmo. Outro erro é colocar fatos como se fosse o pensamento amadurecido do autor, sabemos que as próprias 95 teses eram objeto de discussão, fase inicial do pensamento de Lutero quando ainda papista e a própria intercessão a Santa Ana fazia parte da sua vida ainda amedrontada pelo catolicismo medieval. Outro erro ainda é pensar que ao falarmos virgem maria queremos dizer "sempre" virgem maria. Aceitamos o nascimento virginal (afinal o credo apóstolico é uma confissão de fé aceita universalmente), mas não a perpetua virgindade, afinal Jesus tinha irmãos e como o texto do NT foi escrito em grego a desculpa que o termo hebraico que usava irmãos para primos, não cola. Não estou dizendo isto por ser anticatólico pois tenho muita literatura católica para fins de estudo (pois infelizmente em seminários protestantes são a maioria da bibliografia, ainda mais os que seguem a teologia da libertação) mas não vou ficar aí divulgando para ver o que meus irmãos acham pois podem ter fracos na fé. Mais uma dessa e nem perco tempo visitando mais seu blog.

    ResponderExcluir
  32. 2 de novembro de 2010 13:08
    Emerson Luís disse..
    TERCEIRO, Maria não era "Mãe de Deus" (alguém consegue imaginar uma expressão mais pagã?) e sim mãe do ser humano Jesus, progenitora do organismo em que ele foi recriado como humano
    CARO DANILO VC NAO LEU ISSO??? E SE LEU POR QUE NAO RESPONDEU A ESSE TESTEMUNHA DE JEOVÁ?
    QUE ABSURDO!!! JESUS RECRIADO? MARIA NAO É A MÃE DE DEUS E SIM A MÃE DO SER HUMANO JESUS?
    ESSA HERESIA E DAS TRISTIMUNHAS QUE ACABAM COM A DEIDADE DE JESUS E O TRANSFORMAM EM CRIATURA...
    diga alguma coisa ou entao diga que vc nao leu!
    DR ABRAO TEÓLOGO REFORMADO

    ResponderExcluir
  33. Gente, particularmente eu creio que os reformadores, falhos como quaisquer outros seres humanos (como Maria, também), simplesmente não puderam se dar conta de tudo que estava errado de uma hora para outra. Eles eram católicos, oras!!! Estavam extremamente preocupados com indulgências, limbos, purgatórios e talvez muitas heresias cerimoniais tenham simplesmente passado despercebido. Apesar de alguns irmãos não acharem o conteúdo do texto mariólatra, eu não vejo como não associar à prática. Mas, realmente não culpo Lutero e outros, mas, reconheço que eles deram um primeiro passo, mas, certamente não consertaram tudo em apenas alguns anos, depois de mais de milênio em trevas. Muito do entendimento necessário só veio depois.
    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  34. Nem todo mundo que cita, acredita ou propaga uma heresia é um mal intencionado. Deixemos isso claro!

    Eu creio que compreendi sua intenção Danilo, que não era de forma alguma fazer apologia a idolatria de Maria.

    Creio que a verdadeira intenção era "desendeuzar" os reformadores. Os seguidores de Calvino e Cia se julgam os donos da Reforma e da verdade. Geralmente suas refutações a quem pensa diferente está recheada de ódio implícito.

    Pra mim Depravação Total é contraditório a Eleição Incondicional. Uma falsa humildade sustenta a depravação total, que por outro lado, é desmascarada na soberba de se auto entitular um eleito.

    Todo ser humano, no passado, no presente, ou no futuro usado por Deus, é a prova que o Eterno continua a usar as mulas para falar.

    ResponderExcluir
  35. Jamais, de forma alguma, Maria foi aquilo que a igreja católica, com seus dogmas, fez de sua pessoa. Maria foi estilizada e elevada à posição de “deusa” a quem as pessoas dirigem suas orações. Ao fazer isso, estão roubando a honra do único Deus verdadeiro e do Salvador Jesus Cristo!
    Socorro! O diabo está fazendo com Maria, o que tentou fazer com o corpo de Moisés(mas não conseguiu).
    Maria, que conhecemos biblicamente, não é esta que Lutero, Professor Felipe e outros, tentam nos passar!
    Procuro meditar textos de índole evangélica, não católico, para evitar desvios.

    ResponderExcluir
  36. Para mim, termos como: evangélico, protestante, cristão, pentecostal e tantos outros que surgiram dentro dos mais variados contextos e vertentes do chamado "universo evangélico", são apenas nomenclaturas de aspectos histórico-religiosos, e nem de longe fazem parte da minha bandeira confissional, pois até o texto de Atos que menciona pela primeira vez a nomenclatura cristão, é de fonte externa e não interna da comunidade dos "discípulos do caminho", pois os discípulos nunca se auto-proclamaram cristãos, sendo tal título dado pelos de fora da comunidade, conceituando e configurando no Livro de Atos um evento de registro histórico,porém, longe de ser uma "bandeira- ideológica-cristã do evangelho." Longe!!!- E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. Atos 11:26.
    Descrevo abaixo qual é a minha confissão, convivência e conveniência sobre as "questões de ordem reformista" e as demais demandas e implicações dos reformadores e a "relação mariana" deles, contrapondo-as com minha esmagadora certeza de que Jesus Cristo é único. Vejamos:

    Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6


    Relevante é algo que tem relevo, que tem importância: condição relevante, produz serviços relevantes.Se salienta.Se sobressai.
    Reforma, Protestantísmo, Cristianísmo, Envangelicalísmo, Lutero, Calvino, Zwinglio, Wesley, etc; são de certa forma relevantes, mas não são "determinantes".
    Importante: algo que tem muito valor ou interesse;que tem prestígio ou influência!
    A história da Igreja é relevante e importante.O Cristianismo é relevante e importante. Doutrinas são relevantes e importantes. Ministérios,Protestantísmo, Cristianísmo, Envangelicalísmo, Lutero, Calvino, Zwinglio, Wesley, etc são de certa forma importantes, entretanto; não são "determinantes!"
    Agora:
    ...Determinante é aquilo que determina; determinativo, determinador; que decide; decisivo;que gera, sendo a causa e o causador de todas as coisas!
    Sim: Jesus o Cristo de Deus!Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

    DETERMINANTE COMO "O CAMINHO"
    "Caminho,sendo "Ele", o pavimento da existência da nossa fé. Nosso destino.Ele mesmo é o próprio início, via extensão que se percorre caminhando!
    Sem ele todas as demais propostas são atalhos frustrados!

    DETERMINANTE COMO "A VERDADE"
    O artigo definido na declaração não deixa dúvidas sobre esta "postulação!"
    Verdade Imutável, incorruptivel, infalível. inquestionável!
    Religião se questiona.Cristianismo se questiona.Calvino se questiona. Reforma se questiona. Demais questões são relativas. Jesus é "absolutamente determinante como a verdade!"

    3-DETERMINANTE COM "A VIDA"
    Sim "Ele" é."Nele" há Vida entranhadamente revelada como conceito muito amplo que admite diversas definições. Pode-se referir ao processo em curso do qual os seres vivos são uma parte; espaço de tempo eternos que condiciona qual entidade que "Dele" nasça, jamais morra, mas tenha a vida eterna! Se formos conceituá-la metafisicamente: é a vida que gera processos constantes de eternos relacionamento com "Ele" num ciclo de vida eterno,interminável!
    A sublimidade determinante é a "Vida Eterna" que só Ele pode gerar e garantir!
    Religião se questiona.Cristianismo se questiona.Calvino se questiona. Reforma se questiona. Demais questões são relativas. Jesus é determinante com "a Vida"!

    Qual é a bandeira que você levanta?

    BONANI

    ResponderExcluir
  37. Papa, pastor sementeiro e pai-póstolo só querem poder e grana. Coitados dos católicos, já pensou aquela basílica do interior de São Paulo na mão de um pastor sementeiro? Ia girar uma grana doida, todo dia ia ser 12 de Outubro.

    ResponderExcluir
  38. Olha, eu entendo que se deva respeitar Maria e até admirá-la não somente por ter sido escolhida por Deus para dar à luz o nosso Senhor Jesus, mas também por ter sido referenciada pelo Espírito Santo para constar da escritura sagrada. Não se pode negar-lhe tal importância.
    Porém, o uso do vocábulo "veneração" talvez não seja apropriado para significar reconhecimento, respeito ou mesmo admiração. Acredito que a polêmica o texto esteja nele e na prestação e culto que ele sugere; no mais, trata-se apenas de um texto expositivo opinativo. Porque nós, que somos da fé em Cristo e esforçados aprendizes da palavra, ficamos sempre com ela: a palavra.

    ResponderExcluir
  39. Este texto é bem interessante...
    é bom para aqueles tem MarioFobia parar para Refletir e deixar de preconceito para com Maria.
    Ela Não é deusa todos sabemos...e os Católicos tem grande respeito por ela, e a proclamam como a Bem Aventurada.....
    a Igreja Católica faz parte da geração citada em Lucas 1,48...
    se alguns cristãos não querem fazer parte desta geração, respeite pelo menos os outros.
    Até Lutero o "pai" da Reforma Protestante honrava com grande respeito a Mãe de Jesus.
    Quem Ama Não Difama.

    ResponderExcluir
  40. Este texto é bem interessante...
    é bom para aqueles tem MarioFobia parar para Refletir e deixar de preconceito para com Maria.
    Ela Não é deusa todos sabemos...e os Católicos tem grande respeito por ela, e a proclamam como a Bem Aventurada.....
    a Igreja Católica faz parte da geração citada em Lucas 1,48...
    se alguns cristãos não querem fazer parte desta geração, respeite pelo menos os outros.
    Até Lutero o "pai" da Reforma Protestante honrava com grande respeito a Mãe de Jesus.
    Quem Ama Não Difama.

    ResponderExcluir
  41. Salve Maria!

    Fiquei feliz com esse texto, que aliás, muitos não o digeriram por pura ignorância...

    Uns dos mandamentos que Moisés trouxe consigo foi, os termos são bem claros: Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá (Êxodo 20.12).

    Acrescento ainda: Em Efésios 6:1-4, Paulo diz: "Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai_os na disciplina e na admoestação do Senhor."

    Agora questiono: Deus mandaria escrever leis para que o mesmo não as cumpra na pessoa de seu Filho? Jesus deixaria de honrar sua mãe, repito HONRAR? E quem foi Maria?

    Vamos tentar entender:
    Existe Deus (Pai), Cristo (Filho) e o Espírito Santo (Consolador), e todos são a mesma pessoa, certo, alguem discorda disso? Maria é mãe de Jesus, e quem é Jesus, senão o próprio Deus feito carne? Pela lógica, Maria é sim mãe de Deus. Isso tá parecendo catequese de domingo..., mas só não entende quem não quer.

    Quem tem Bíblia leia e quem se decepcionar queime-a:
    Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Muitas mulheres têm procedido virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas. Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada. - Pv. 31: 10, 28-30

    Na boa, a mãe de Jesus merece ser louvada, quem discorda disso?

    Jesus tinha que nascer de Maria, pois era e é bendita entre TODAS as mulheres e todas as gerações (inclusive a nossa)a chamarão de bem-aventurada. Obedeçam, "façam tudo que Ele vos disser", isso é conselho de mãe..., da mãe de Deus. Do contrário, Jesus poderia ter nascido do nada, simplesmente aparecido, mas não, Deus quiz que fosse desse jeito, teria que nascer de uma Mulher...

    Tirem suas conclusões ou sigam indiferentes.

    ResponderExcluir
  42. Olá Amigos,
    Sou Católico, ou ICAR, como preferirem...
    Quero parabenizar ao Danílo pela coragem q teve de postar sobre esse assunto mesmo sem derrepente ser está a sua opinião(venerar Maria). Mas muito me surpreende irmãos evangélicos se colocarem como doutores até mesmo de minha Religião e colocarem dogmas de formas deturpadas e errôneas!
    Aguardo anciosamente o dia da volta do Senhor onde novamente seremos uma só igreja, o Senhor será o nosso Deus e nós o Seu povo! Por enquanto vamos cumprindo as professias da Palavra que nos diz;"porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações"(Lucas 1:48), nunca esquecendo que Somente Cristo é o Senhor; "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim"(João 14:6). Paz e Bem a todos por Jesus Nosso Senhor!

    ResponderExcluir
  43. Esse tipo de postagem faz com que pentecostais e neos desabafem suas angústias por causa da doutrina sólida das igrejas refeormadas, e católicos quererem ser agarrar em alguma desculpa para diminuírem suas angústias. Certamente Lutero, Calvino e outros reformadores falaram coisas erradas, não eram infalíveis, e muitos deles, principalmente lopo após a Reforma, ainda detinham erros católicos. Mas para quem é Reformado, sabe que em tudo isso, mesmo feito por homens falhos, está a mão de Deus conduzindo a Igreja para seus trilhos corretos, a Bíblia Sagrada. Alumas Igrejas Reformadas históricas ainda são exemplo firmaza na fé, firmeza na doutria e responsáveis pela propagarção do evangelho genuíno neste mundo de tanta mentira e novos ventos de doutrina. Neste ano comemoramos 493 anos de um movimento ímpar no mundo, um avivamento bíblico onde a busca foi de voltar à Bíblia Sagrada como única regra de fé e prática. Deus seja louvado por usar os reformadores neste movimento importante e único onde não somente a igreja reformou, mas o mundo, pois trouxe nova concepção de mundo, vida, família, emprego...

    ResponderExcluir
  44. É por isto que certas igrejas tradicionais não veem mais a ação do Espirito Santo, pois como disse Jesus: Este povo me honra com os lábios mas o seu coração está longe de mim, invalidando a palavra de Deus por causa das vossas tradiçôes.

    ResponderExcluir
  45. Simples: Leia a Bíblia e você verá que não há nenhum embasamento para o pensamento a esse respeito de Lutero, Calvino, Wesley, ou quem quer que seja.

    Muito simples mesmo. Maria foi um instrumento de Deus, mas a bíblia, os discípulos ou Paulo não falam nada sobre qualquer tipo de culto a ela.

    ResponderExcluir
  46. O que é interessante é que no céu não há homem ou mulher,pois são todos como os anjos:palavras de Jesus.Assim sendo lá não há rainha,não há virgem ,não há mãe.Há sim um Único Deus que nos salvou e nos lavou com Seu Sangue Puro.A ELE,A GLÓRIA,A HONRA,O LOUVOR,A SOBERANIA,A FORÇA PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS,AMÉM.

    ResponderExcluir
  47. Lutero disse ainda: “Ela [Maria]nos ensina como devemos amar e louvar a Deus, com alma despojada e de modo verdadeiramente conveniente, sem pro­curar nele o nosso interesse… Eis um modo elevado, puro e nobre de louvar: é bem próprio de um espírito alto e nobre corno o da Virgem. ” (“Maria Mãe dos homens”, Edições Paulinas, SP, p. 561).

    É ISSO QUUE FAÇO!Louvo a Deus como ela mandou! Aliás, ela manda não é de hoje, naquele casamento do milagre do vinho ela disse: Fazei o que o mestre manda!

    ResponderExcluir
  48. Parabéns, Danilo!

    É disso mesmo que o povo precisa saber!

    Nós evangélicos, infelizmente, condenamos ao inferno os irmãos católicos por suas crenças e práticas marianas, mas quando confontados com as mesmas crenças e práticas dos reformadores, arranjamos uma desculpa esfarrapada para "salvar a pele" de Lutero & Cia ou nos saímos com frases prontas do tipo "nossa fé deve ser em Jesus e não em Lutero e Calvino". Aliás, como o evangélico gosta de chavões prontos, meu Deus do céu!

    Infelizmente, os evangélicos, e digo isso como alguém do meio, são os cristãos mais ignorantes e sem noção de história do cristianismo do Brasil! E os menos tolewrantes com o diferente, também!

    ResponderExcluir
  49. Não consegui ler todas as postagens, porem até onde li a respeito desse tema não li nenhum questionamento quanto a “divindade” de Maria, ou seja: Orar a Maria para que interceda ou dê alguma dádiva, honrar a Maria ou “ louvar” em todos os lugares. Esperar que ela atendesse... Ouça, veja e aja a favor dos seus, é o mesmo que esperar dela o que somente Deus pode fazer. Deus é Onisciente, Onipotente e Onipresente. Maria também? O propósito de salvação e redenção da humanidade está em Cristo Jesus – o Pai nos deu o Filho. Maria não é mãe de Deus! Maria é mãe do homem Jesus. A natureza divina de Jesus vem do Pai. Sou nascido em lar cristão evangélico e não vi em minha vida nenhum desrespeito a mulher Maria, mãe do Senhor. Sabemos que esta santa mulher, como os demais apóstolos e crentes em Cristo de todas as épocas irão ressuscitar e estar com Cristo para todo sempre. Nesse momento descansam no Senhor e não podem interceder ou dar alguma dádiva e muito mesmo receber algum louvor. O único que está vivo e intercede por nós – de acordo com as escrituras é Jesus o Cristo – (Mt 28:18) Ele disse: “Foi me dado todo o poder no céu e na terra.” Os demais são santos e salvos por receber a justificação em Cristo – suas obras refletem isso – mas não lhe outorgam divindade. (I Tm 2:5) “Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,...” Para os que são nascidos em Cristo e conhecem as sagradas escrituras – sem influencia da “igreja” em seus ensinos e dogmas, e pratica a verdade, sem paralelismo ou tradições – discutir esse tema é retroceder. Que Deus em Cristo Jesus nos abençoe e nos faça frutíferos em toda verdade e obra. Em Cristo, Heber R Souza.

    ResponderExcluir
  50. de novembro de 2010 09:45

    charlesgomes disse...
    Há também esse artigo do pastor Zwinglio sobre a vida de Lutero ( http://blogs.gospelprime.com.br/dokimos/lutero )

    Lutero acreditava que Maria era Mediatrix somente antes de 1516, quando era movido de medo de Jesus ser o implacável julgador da humanidade ( http://en.wikipedia.org/wiki/Lutheran_Marian_theology#Mediatrix )

    Por mais que não veja problema algum, até acho uma coisa boa a aproximação teológica com o catolicismo (se cortarmos laços com a Igreja Histórica na universalidade da fé, não fazemos parte da Igreja de Cristo, ao qual ele disse que estaria até os últimos dias.). Afinal, não viemos para destruir a Igreja, mas para reformá-la..

    (2)

    ResponderExcluir
  51. Caro Danilo..achei excelente a inclusao deste post..na verdade blogs existem para isto mesmo..discutir o que se acha ou que realmente eh a verdade...vejo que o objetivo foi bem historico em relacao aos reformadores e informar tendencias renovadas do luteranismo..qto a Maria venerar eh complicado..nao venero minha mae..rs..nem filhos se tivesse..tb nao podemos desprezar o contato que Jesus teve com Maria..Jesus nao esteve em camara de criogenia ate iniciar o seu ministerio..talvez este "vacuo de tempo" faca alguns imaginar em uma hibernacao..e de ate que foi para a India,China..de uma forma sucinta entendo Maria ser um personagem biblico que teve a oportunidade de ter o maior periodo de contato com Jesus..qto ao blog continue assim..vc nao esta devendo posicionamento a ninguem do que aprova ou nao em posts..somente a Deus...nos seguidores do blog temos que sabiamente analisar os posts e comentar qdo achar necessario e aplicavel...assunto marianismo parecia obsoleto..mas precisa ser revisto e discutido sempre...

    ResponderExcluir
  52. Graça e Paz...

    Queridos, Quem é que Salva, Quem Santifica, Quem leva ao CÉU, Quem?
    Discussão inutil, mesmo que toda a Igreja esqueça de todos os Homens, e mulheres da Bíblia e coloque todos em segundo plano, o que muda? Nada... JESUS é o que importa, é ele, seu Sacrificio, Seu Sangue e sua Graça é que faz a diferença na vida dos homens e na sociedade... Só ele muda vidas, Cura almas e alivia os feridos.

    ResponderExcluir
  53. Danilo, parabéns pela coragem. Pode ser que muitos não concordem, mas em um mundo plural como este que vivemos, não há mais lugar para simplesmente virar as costas e jogar um Anátema àquilo que é diferente.
    Como católico que sou, criado no amor àquela que é a Mãe de Deus (não aceitar isso é ser Ariano, é ser Testemunha de Jeová...)vejo com alegria que muitos irmãos evangélicos aproximam cada vez mais de Maria. Não para adorá-la, mas com o carinho que merece a Mãe de Cristo, nosso Deus. Se alguém me convidar para visitar sua casa, mas disser que eu posso ir, mas minha mãe não, certamente não irei. Da mesma forma, àqueles que creem que amar a Maria, venerá-la com amor filial, diminui a glória de Jesus, lembro que uma vela, quando cede seu fogo a outra vela, nada perde de si, somente aumenta. Que "deus" ciumento é esse que abomina quem ama sua mãe? Se nós, humanos, ficamos felizes quando honram nossa mãezinha, que "deus" é esse que alguns teimam em adorar?
    minha admiração a você, por trazer ao debate esse tema tão caro a nós, católicos, como caro é o amor de uma mãe.

    ResponderExcluir
  54. Anderson disse:
    É engraçado como alguns dizem que não devemos olhar para Lutero...
    Isso para justificar o desrespeito a figura de Maria.
    Se o próprio Deus manda honrar pai e mãe, quem é que pode imaginar Jesus que é 100% perfeito ignorando sua mãe ?
    E não devemos olhar mesmo para Lutero.
    E porque não devemos olhar para Lutero é que devemos rejeitar o seu Sola Scriptura(Só a Bíblia), pois tal conceito não encontra amparo bíblico.
    Pelo contrário, a Bíblia diz que só a Igreja é coluna e sustentáculo da verdade. A bíblia não fala de sí própria como sendo coluna e sustentáculo da verdade e tampouco como sendo caminho, a verdade e a vida.
    Mas é sempre assim. Todo mundo escolhe os textos bíblicos que querem seguir. Cada qual faz a sua própria doutrina baseada na sua própria intepretação e vontade. Uma hora usam o grego, outra hora o aramaico, depois a tradução literal,depois a visão do pastor e por fim Lutero, Calvino, e outros. Ao final rejeita-se quando necessário os mesmos mestres que anteriormente foram aceitos. E todo mundo se diz portador da verdade e inspirado pelo Espírito santo. Estou farto !!!

    ResponderExcluir
  55. Se eu fosse católico, meu santo seria João Batista, pois o próprio Jesus disse que não houve nenhum maior do que joão Batista dentre os nascidos de mulher. Logo, João Batista era maior do que Maria na visão de Jesus.

    ResponderExcluir
  56. Tá na hora de tu ler o que Lutero realmente escreveu, e nao basear teu texto(totalmente tolo e sem sentido) em algo que realmente exprime as idéias de Lutero.

    Conhece o Livro de Concórdia, nele encontrarás além dos três credos que se originaram na Igreja primitiva,os escritos da Reforma Luterana conhecidos como a Confissão de Augsburgo, a Apologia da Confissão de Augsburgo, os Artigos de Esmalcalde, o Tratado sobre o Poder e o Primado do Papa, o Catecismo Menor e o Catecismo Maior de Lutero e a Fórmula de Concórdia.
    (PS: Só para lembrar que nem todos os documentos acima foram escritos por Lutero.)
    Acessa aí: http://www.bookofconcord.org/

    abraço e que tua inteligência seja usada para falar de coisas mais importantes.

    Paz

    ResponderExcluir
  57. Texto interessante, mas concordo com os comentário, proselistismo mariano. Não acredito na intercessão de Maria, nem de qualquer outro ser humano. Não acredito em mediadores. Lutero era católico e, mesmo por reformar a igreja, manteve dogmas e ritos, que são simplesmente humanos.

    ResponderExcluir
  58. Não Creio que Maria deva ser adorada, mas respeitada e usada como exemplo de obediência assim como foram os apóstolos e tantos outros que o Senhor chamou, quanto ao apoio que o autor buscou nos reformadores chega a ser deplorável, o fato de eles serem reformadores não implica que eles reformaram tudo o que devia ser reformado, a igreja deve estar sempre em constante reforma para que a palavra de DEUS prevalesça sobre toda doutrina humana.
    Graça E Paz a todos...

    ResponderExcluir
  59. Santa Maria, Rainha dos Céus, pelas suas benditas intercessões, salva esses protestantes das doutrinas de demônio! Agora e sempre e pelos séculos dos séculos, amém!

    ResponderExcluir
  60. Ha Ha Ha!!!

    Ainda bem que minha fé não depende dos pensamentos de Calvinos e Luteros da vida, comedores de "arroz e feijão" como eu e você. Tem crente que idolátra mais esses homens do que católicos idolatram Maria. FATO!!!

    ResponderExcluir
  61. os gospel antes eram catolicos que tinham imagens de esculturas ao passarem para a igreja evangelica quebraram as inofencivas esculturinhas que não cheiram,não veem,não falam,não ensinam mas deixaram no quarto na cosinha na sala a SANTA NOSSA TV!?

    ResponderExcluir
  62. Mauro, esses católicos que reclamam que pagam taxa de casamento de 30 reais, vão para alguma pocilga evangélica, paga 10 por cento do salário e acha barato!!!! Eita! Acorda, mundão!
    E, quanto a Maria, se a deixaram de amar, é porque nunca amaram.

    ResponderExcluir
  63. Revela o relatório anual da "Situação da Missão Global", realizado em 2011

    ROMA, 22/11/2011 (ZENIT.org) - Segundo o relatório anual da "Situação da missão global", feito em 2011, a Igreja Católica reúne 1 bilhão e 160 milhões de fiéis em todo o mundo e todos os dias mais 34 000 pessoas se tornam parte.

    Segundo o relatório anual da "Situação da Missão Global", feito em 2011, a Igreja Católica reúne 1 bilhão e 160 milhões de adeptos em todo o mundo e todos os dias aderem mais 34 000 pessoas. Os dados do estudo, divulgado pela agência Analisis Digirtal, afirma que no mundo hoje, existem dois bilhões de pessoas, de um total de sete bilhões, que nunca foram alcançados pela mensagem do Evangelho. Outros dois bilhões e 680 milhões ouviram algumas vezes, ou conhece vagamente, mas não são cristãos.

    "Apesar do fato de que Jesus Cristo fundou uma só Igreja, e pouco antes de morrer, rezava para que -todos fossem um- hoje existem muitas denominações cristãs: eram 1600 no início do séc.XX, e são 42 000 em 2011", afirma o estudo. Os protestantes carismáticos são 612 milhões e crescem 37 mil ao dia. Os protestantes "clássicos" são 426 milhões e aumentam 20 mil por dia.

    As Igrejas Ortodoxas somam 271 milhões de batizados e ganham cinco mil por dia. Anglicanos, reunidos principalmente na África e na Ásia, 87 milhões, e três mil a mais por dia. Aqueles que o estudo define "cristãos marginais" (Testemunhas de Jeová, mórmons, aqueles que não reconhecem a divindade de Jesus ou da Trindade) são 35 milhões e crescem dois mil ao dia.

    "A forma mais comum de crescimento é ter muitos filhos e fazê-los aderir à sua tradição religiosa. A conversão é mais rara, no entanto, acontece para milhões de pessoas todos os anos, o mais comum é a de um cônjuge para a fé do outro". Em 2011, os cristãos de todas as denominações farão circular mais de 71 milhões a mais de Bíblias no mundo (já há 1 bilhão e 741 milhões, algumas de forma clandestina). A cada ano 409 mil cristãos partem para evangelizar um país que não é o seu de origem, distribuídos em 4.800 organizações missionárias diversas.










    DATA DA PUBLICAÇÃO: 23/11/2011

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item