681818171876702
Loading...

Não se trata de pontos de contato da fé! Foi uma das grandes declarações do Cristo!


Danilo Fernandes

Foram exatos catorze minutos, segundo a minha assistente. Eu apaguei deitado no divã defronte a minha mesa de trabalho. Foi sono tão tranquilo, em tão estampado sorriso, que ela mesma fez silêncio cooperando com a minha gazeta no meio do dia agitado. Desligou os quatros monitores, baixou as persianas e foi lanchar.


Eu não queria ir, mas insistiram. Logo na entrada uma rosa ungida. Eu rejeito e ainda faço a minha cara padrão de quando alguém me oferece sushi ou sashimi, refeições que detesto: Um olhar de nojo cinematográfico.

Cozinha japonesa e idolatria gospel são coisas que não entram na minha cabeça. Não são mesmo para se levar a sério. Alguém pode me dizer se dá para confiar numa cozinha onde servem a comida crua, mas cozinham o guardanapo? E idolatria em igreja evangélica? Se a fé do cidadão é daquelas que precisa de muleta, imagens, pontos de contato e que tais, porque procura uma igreja protestante? Vá procurar a sua turma na macumba ou na ICAR, meu camarada! Passa fora, pois aqui só contaminas o rebanho com heresias!

Como se vê, até em sonho a minha apologética é um tanto caceteira, risos.

Voltando ao sonho...

Lá estava eu naquele templo quase pagão. O pastor era conhecido. Igreja neopentecostal light para a classe média. Em uma festinha de amigos já tínhamos quebrado o pau por conta de rosinhas, unguentos e outras pajelanças. Segundo ele: pontos de contato da fé, doutrina sustentada até nos atos do próprio Senhor Jesus.

Com todo o respeito, entre um gole de Coca-Cola zero e uma empadinha, já havia dito ao honorável pastor: Acorda Marcelo! Pensa: Moises está no monte falando com Deus e você é o camarada no sopé da montanha incentivando o povo a fazer ídolos. Fica depois esta gente toda que segue gente como você achando que está na igreja de Cristo... Caminham com ela a vida toda, mas jamais verão Israel! Ele ria. Eu bufava. Ele desafiou: Vá a um culto meu na próxima semana.

Então eu fui. Insistência de familiar. Pedido de amigo. Mas fui mordido. Não ia prestar.

Acompanho a “pregação” deprimido. A passagem era João 9, aquela onde o Senhor cura um cego de nascença. A exejegue do “´Pr. Marcelo” usava o proceder incomum do Senhor no uso elementos – um lodo feito de Seu cuspe e terra para curar o homem cego de nascença, como sustentáculo da doutrina dos tais pontos de contato da fé e até dos atos proféticos, no comando de ação dado ao cego para que lavasse os seus olhos no tanque de Siloé, ato profético para efetivar a cura... Imagine!

Uma interpretação que sempre me entristeceu muito. Sempre a vi como um “deboche embasado” posto a justificar o uso de elementos orgânicos, minerais ungidos com a finalidade de cura e até mesmo aberrações e franca pajelança, como as toalhas suadas de Valdemiro Santiago, os bolos e rosas ungidos do RR Soares, os unguentos de Edir Macedo e as garrafadas do baixo gospel nacional. Nas Escrituras, temos o óleo dos enfermos. Ponto final.

No fim do culto, o “Pastor Marcelo” chama todos à frente. Cada um dos presentes recebeu uma latinha parecida com aquelas de pomada Minâncora. O conteúdo foi dado por mirra, óleo ungido e outros badulaques. Unção especial, panaceia para todo o mal. Obra e arte do nefasto pastor.

Quando me aproximo do “ungidão”, este na certeza de que a pregação havia me edificado, entrega-me a lata e dispara: Eu não disse que te convencia?

Por alguns minutos fiquei parado, a espera da saída do maior número de pessoas das proximidades. Estava decidido a admoestar aquele pastor de uma forma tão contundente que, ou ele partia para as para as vias de fato, ou dobrava seus joelhos e lançava a cara no pó.

Abri a lata e disse: Passe esta meleca nos seus olhos sua anta! Faça já! Pois não é possível que não consigas entender o que acabaste de ler! Ore para que o Senhor te perdoe por este unguento ridículo e implore ao Espírito Santo para que este lhe retire as escamas cobrindo olhos! Estão as Escrituras fechadas ao seu entendimento, ou és mesmo um charlatão?

O homem emudece. O povo observa. Eu tomo o microfone.

Será que és mesmo um idiota que não conseguiu entender que esta passagem da cura deste cego de nascença não é a descrição de mais um milagre, apenas diferenciada por uma pantomina qualquer usando lodo e um tanque de água?

Meu irmão, você não consegue perceber que está diante de uma passagem dos Evangelhos que é um dos pilares, da nossa Fé? Um momento em que o Senhor Jesus se revela de uma forma única: Declara-se não somente o Messias, mas a própria a segunda pessoa da Trindade? O verbo presente desde o início?

Para começar era um sábado. E Ele decide fazer a cura, o que mais tarde suscitaria as críticas dos Fariseus. Contudo, Ele é o Senhor do sábado. O Messias. E esta foi a sua primeira declaração.

Ao cuspir na terra, diante dos olhos de todos. Jesus causa estranheza (e futuramente interpretações canhestras como a sua) ao se utilizar de elementos e rituais para operar um milagre. Na prática, um milagre prosaico, diante de corpos que foram ressuscitados e curas milagrosas onde nem mesmo foi necessária a Sua presença física, como no caso da cura do servo do Centurião.

Por que um Jesus que andava sobre as águas, curava os que tocavam em sua orla, os ventos e o mar obedeciam, precisaria se valer de um unguento, de um lodo ou lama de cuspe e terra para curar um cego? Certamente não era para justificar a idolatria e o paganismo na Igreja do porvir!

Não, meu pobre irmão! Naquele momento, o Senhor Jesus se volta ao próprio Pai, o criador. Revela-se como Aquele que estava presente desde a criação e para Quem e por Quem todas as coisas foram feitas.

Jesus inicia seu ato declarando que enquanto estiver no mundo, Ele é a luz do mundo e, diante dos olhos de quem podia enxergar, se revela o Senhor da Vida repetindo o gesto primordial da criação do homem, como visto no Gênesis.

Ao cuspir sobre a terra, lança a água que forma o barro e junto o sopro da vida saído de Sua boca. E agora, nas mãos do oleiro, há o barro que é a essência do ser.

Nas mãos do Cristo está a matriz que forma a suprema criação. Se um cientista moderno visse aquilo, no pouco entendimento que ao homem ainda é dado ter e saber, imaginaria que estavam ali, algo como células-tronco, daquelas que colocadas em um local onde havia um tecido rompido, um órgão danificado, tomam a forma e a função das células locais e destas criam novo órgão ou tecido.

E eis que assim fez o Senhor, àquele homem que, como fora dito, tinha os olhos fechados desde o nascimento. Por certo, nem mesmo olhos ele tinha, mas apenas pálpebras, ou um tecido qualquer a lhe cobrir as órbitas vazias...

Jesus derramou em suas órbitas a matéria da vida que repousava em suas mãos, não para sarar um olho doente, mas para criar novos olhos. E tendo feito nova criação, ordenou que se fizesse aquilo que está dado a fazer a toda nova criatura nascida em Cristo: Mandou que às aguas descesse os novos olhos, no tanque de Siloé, que significa o Enviado.

E o homem mergulhou às águas o que era novo em seu corpo, os olhos no lugar de órbitas vazias, de tão forma diferente ficou, que nem mesmo o reconheceram. Um novo semblante para uma nova criatura em Cristo. Um homem em parte refeito, de novo barro da vida, tudo diante de todos que não eram cegos ao entendimento da Verdade.

Enxergas agora que nesta sua lata de unguento não há nada que se relacione a este momento magistral? Enxergas agora o tamanho da sua estupidez? O que entendeste como um repositório de fé para uma cura milagrosa, a base para uma doutrina espúria de “pontos de contato da fé” é, na verdade, grande blasfêmia?

Em cristo somos livres de tudo que nos separa do Pai. Somos dignos. Qualquer véu, pedaço de pele ou escamas que nos cubram os olhos, aos nascidos de novo nada representam. Tudo podemos ver em Cristo.

Qualquer idolatria não nos põe em contato com a fé, mas nos afasta da presença do Senhor.

Logo algumas latas de unguento começaram a cair no chão de mármore. Depois muitas. Um barulho ensurdecedor Eu acordei com este som e tive impulso incontrolável de escrever sobre o que vivi em espírito e verdade.



Postou Danilo no Genizah
Teologia 3451220378198744792

Postar um comentário

  1. ai como é bom ler artigos como estes... dá um alívio sabe?! não me sinto mais sozinha em meio à esse mundinho "gospel" :-) agradeço a Deus pela sua vida!

    ResponderExcluir
  2. Querido irmão, é acom a graça d Deus q em um momento especial vi esse artigo. Oxalá muitos pudessem ler e entender com os novos olhos que só o Espírito Santo de Cristo pode dar. Deus continue abençoando sua vida e salvando da cegueira espiritual muitos que se deixam seduzir pelos falsos profetas atuais.

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom Danilo.
    A questão é muito ampla. Pois existem escândalos escancarados de idolatria em nossas igrejas.E indo a fundo no tema idolatria em nosso meio "isto porque não me excluo"é muito mais sutil. É estranho esta anomalia vir daqueles que deveriam saná-las.

    Muita Paz.
    http://impactossempr.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Caramba, falta esse sonho virar realidade. Queria poder falar na cara desses charlatões essas verdades antes dos seguranças da igreja me tirarem... heheheh Ótimo texto, reflete bem o que vivemos hoje. A teologia do físico...

    ResponderExcluir
  5. legal o texto, Danilo, muito bem escrito, claro, lógico, lúcido, coerente, divertido... Não nego a vericidade do texto nem seu valor. (Muito bom o blog todo por sinal, cabe dizer) Só não concordo muito com a agressividade verbal do teu posicionamento onírico (embora verdadeiro) - admitindo mesmo assim que esse é um tema discutível. Sei que muitas vezes é necessário ser firme, forte no nosso posicionamento, mas de alguma forma eu acho que o mundo em geral tá muito sensível às críticas mais ferrenhas, aos tons "malafáicos", independente do ponto de vista defendido (vide a necessidade aqui de se ter um prefácio com valor de bula aos comentários). Acho que há formas um pouco menos ofensivas e não menos eficazes de se fazer a mesma coisa, de "conquistar" a opinião do outro, batendo de frente firme e forte na opinião acertando o mínimo possível o outro;) Pelo menos nesses casos de "enganação honesta", de falha sincera, de "cegueira" sem a intenção de ludibriar (foi o que pude entender do texto pelo menos). Como eu disse, pode ser discutível, mas é meu ponto de vista à respeito. Ah, cabe dizer tb que discordo completamente da sua crítica ao sushi! hehe. O peixe é cru, mas é tratado antes de tudo - além de temperado, lavado, etc ;) fora que é saudável e o gosto é absurdo de bom.

    parabéns de toda forma pelo esforço admirável, tempo bem gasto e empreendimento.

    ResponderExcluir
  6. Achei ótimo as considerações deste post... Sempre que tocava neste assunto com alguém a pessoa citava esta passagem da bíblia... É o que eu sempre digo... a bíblia pode servir pra qualquer coisa quando interpretada de forma tendenciosa!

    ResponderExcluir
  7. Danilo,

    Você esteve visitando alguma das igrejas new-gospel de Goiânia? Meu irmão, que experiência maravilhosa ler este texto, perceber que o Espírito de Deus está movendo seus profetas para denunciar essas armações de lobos que têm se apossado das ovelhas, e das ovelhas que se vendem a estes lobos, em troca de mensagens que apenas massageiam seus egos doentes.
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  8. Puxa, mano... quase chorei. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  9. Tem revistas da EBD das ASS. de Deus, dizendo que se Jesus não estivesse em jejum (no deserto em Mt 4)Ele não teria vencido o diabo. Interpretaçãozinha meia boca! Querem fazer receitinhas magicas de cada texto que jamais entenderam e jamais entederão se continuarem nesse caminho.

    ResponderExcluir
  10. Magistral. Nunca ouvi um entendimento tão sagaz destes versos. Eu sempre me incomodei muito com esta passagem, tal qual você Danilo.

    Glórias a Deus por ter podido ler e ser edificada desta forma, apesar dos pequenos abusos no tratamento do pobre pastor Marcelo... Mas como era sonho, tá perdoado! Luciana Moraes.

    ResponderExcluir
  11. que sonho cara! Só não gostei do candango ter o meu nome "marcelo" ... nome tão lindo e o cara sujando...
    mas é isso aí... temos que descer o sarrafo nesses cretinos que sujam o evangelho... parabéns

    ResponderExcluir
  12. lindo texto. concordo com tudo!!! Deus o abençoe e continue te dando este dom de escrever sobre o que assombra nossos corações.

    ResponderExcluir
  13. Achei simplesmente ótimo. Pra fala a verdade eu tinha dúvidas quanto ao modo
    Que este milagre foi realizado pelo Mestre, mas as dúvidas agora se acabaram.
    Não vou citar o nome, mas tem um grande blogueiro e Pastor , da Ass. De Deus, que acredita
    Nesse tal “ponto de contato”. Alguns citam o cajado de Moisés, também como ponto de contato.
    Parabéns Danilo
    Fique na paz do senhor

    ResponderExcluir
  14. "Muletas" realmente são o termo correto para se referir a esses "pontos de contato". Acessórios para escorar uma fé que não consegue se sustentar de per si.

    ResponderExcluir
  15. Ótimo artigo Danilo!!!

    Sugiro fazer algo parecido com a passagem dos Lenços de Paulo e da Sombra de Pedro.

    Pois são outros textos muito utilizados para exemplificar o tal "ponto de contato da fé"

    Abraços,
    Renan.

    ResponderExcluir
  16. Muito bom o texto, com a verve, erudição e acima de tudo o humor característico de Danilo, porém se acontecesse na realidade sabe como acabaria? O pastor fanfarrão, um bagre ensaboado de carteirinha, iria te chamar de endemoniado na frente da multidão, que iriam te agarrar e fazer um exorcismo teatral empurrando a tua nuca até caíres "na chón". Em seguida, os obreiros iriam te levar para alguma salinha onde o exorcismo continuaria na base da porrada, muita porrada.
    Fizeram assim com o Senhor Jesus, depois com todos os Seus apóstolos e centenas de milhares de cristãos verdadeiros nestes dois milênios, porque seria diferente hoje?

    ResponderExcluir
  17. Danilo, acredito que muitas pessoas assim como eu tem muitas dúvidas com relação a passagens da bíblia que são explicadas erroneamente e vc não tem idéia de como me ajudou a interpretar esta passagem, sempre ficava com dúvidas sobre ela e achava realmente que Cristo tinha feito aquilo para gerar fé no coração do cego, agora ficou tudo mais claro. Obrigada mesmo de coração, seu texto foi resposta de oração porque já havia um tempo que perguntava isso para Deus e como sempre Ele me mostrou a resposta desta vez atraves da sua vida.

    ResponderExcluir
  18. Danilo, como prof. de teologia, só tenho de agradecer a Deus por sua vida e coragem.
    continue assim, voce não tem idéia do bem que estas a fazer a muitos.
    Infelizmente muitos não leem a biblia e nem frequentaram um seminário e voce, com excelsa sabedoria, tem nos transmitido a essência do evangelho puro e sem máscaras de Cristo.
    Parabéns e que o todo poderosos Deus te abençoe e te guarde de toda e qualquer armadilha do inimigo.

    ResponderExcluir
  19. Quem sou eu para parabenizá-lo, sei lá! Na minha cabeça eu teria que ter mais conhecimento para fazê-lo, mas mesmo assim parabenizo e agradeço por tão "rico" texto.
    Ah como nos falta visão e preguiça ( e vergonha na cara)para leitura da Palavra!!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  20. Sensacional exposição, me acrescentou muito!

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  21. Renato - ES,

    Irmãos.. benção o trabalho de vocês, e agradeço a Deus que há pessoas como vocês que tem coragem da parte de Deus para julgar os outros (não de forma hipócrita).. julgar em verdade, igual a Jesus.

    E oro para não cair no outro extremo.. (como vemos por ai pessoas xingando, zoando, querendo o mal desses falsos profetas)! Mas que vocês permaneçam na verdade, sem hipocrisia.. sem se encolerizar contra os outros.

    GRANDE ABRAÇO

    'Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno. Mateus 5:22'

    renato_rda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Eu não imaginava o quanto aprenderia sobre as escrituras com vocês... Estou muito feliz por encontrar gente que adora o Senhor verdadeiramente em espírito e em verdade.
    Eu sem perceber entrei numa de determinismos e cai como nunca determinei na minha vida. Glória a Deus que teve misericórdia de mim e me repreendeu, e eu pude me humilhar e voltar ao caminho a fé. Da fé que só o Senhor Jesus pode nos dar.
    E nessa minha retomada de vida, vocês, através de seus artigos abençoados, têm me ajudado bastante.

    ResponderExcluir
  23. Penso como a irmã Silvinha. Como é bom ler estes artigos, entendo que o que podemos fazer é rir mesmo destas situações, não dá prá ficar calado, vendo o evangelho genuino ser tão ignorado. DEUS meu, tenha misericórdia destes enganadores e seus seguidores. Éisto, também quando leio não me sinto sozinho. DEUS os abençoe.

    ResponderExcluir
  24. E o que dizer dos outros taumaturgos da época que realizavam milagres usando elementos e gestos como este, de Jesus? Sua hermenêutica foi muito bonita, mas o assunto é bem mais amplo e complexo...

    ResponderExcluir
  25. Como eu gostaria de te dizer que estás enganado, equivocado ou até mesmo louco, mas infelizmente tenho que concordar em genero
    , número e grau.
    O povo esqueceu de examinar as Escrituras...
    joquebede@zipmail.com.br

    ResponderExcluir
  26. GLÓRIA A DEUS!!!!!!!

    DEUS te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  27. PARABENS PELA MATERIA ESTÃO FICANDO ESCASSOS OS VERDADEIROS CRISTAOS. PRECISAMOS NOS UNIR COM FÉ E ORAÇÃO CONTRA ESTE IMPOSTORES.

    ResponderExcluir
  28. Danilo, acho que nós dois fazemos "telepatia gospi" rsrsrsrsrsr sério li esse seu artigo agora, porém esse assunto eu discuti no ano passado por volta de maio, e foi justamente essa parte, a do cego, que utilizaram como meio de sustentar a teologia das muletas!!! Aqui na minha cidade, tem até pano embebecido no vinho que pagam as dívidas!!! Mas com uma pergunta minha (Que não tenho estudos Bíblicos aprofundados, o pouco que sei foi o que li diretamente na Bíblia):
    -Jesus em sua majestade precisava ter feito o lodo e passado no cego, ou ele curaria sem tal elemento?
    As pessoas me respondiam que sim, ele curaria sem tal elemento. O assunto acabava ali.

    Mas obrigadão agora tenho mais argumentos contra essas pessoas que precisam de muletas para se sustentarem na fé!!!

    A.G.

    ResponderExcluir
  29. Olá meu irmão Danilo.Escrevo daqui de Portugal,sou português e gosto de sber o que vai passando no meio envangélico...Fico agoniado por ver tantas coisas que envergonham e aleijão o corpo de Cristo,tb eu faço parte dele,muito do que se vem passando de errado no meio evangélico,ainda não foi importado para portugal,mas posso ver que muitas dessas coisas já se passam por aqui. Agradeço a Deus pela sua vida meu irmão,pois você foi usado por Ele pra nos alertar dessas modas erradas e de lobos disfarçados com peles de ovelhas. Deus te abênçoe grandemente.
    Abraço. Carlos Leonardo

    ResponderExcluir
  30. Abraço de um irmão em Cristo portugues.
    OPtimo post. Deus te abênçoe e nos proteja de todas esses ensinamentos falsos.

    ResponderExcluir
  31. è verdade, tem igreja que parece centro de macumba.

    ResponderExcluir
  32. Eu me divirto muito com a forma que vc usa para chamar a atenção para as heresias atuais de modo direto, mas esta crônica revela que seu potenciasl é muito maior para inserir suas críticas de forma maravilhosa. Só tenho que concordar com o irmão acima sobre seu nível de agressividade. Vc não precisa disso, por sua inteligência revelada. Vc é genial, Dan! Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  33. Danilo em debate que tive em uma comunidade as pessoas que defendiam "os pontos de contato" tentaram me supriender exatamente alegando Sobre esta passagem da cura do cego,mas prostestei na comunidade,que Jesus estava presente e sendo Deus não precisaria "de pontos de contato",outra passsagem sobre apelação dos pontos de contatos é a passagem dos "lenços e aventais" descrito em atos 19.12,mas como a gente pode Perceber Paulo somente permitiu levar objetos pessoais dele,Porque ele não pode estar presente na reunião,era apenas uma representação da presença de Paulo na reunião e não um ponto de contato,porque se fora para ponto de contato,coitado de Paulo(RISOS) iria falir,porque eram objetos pessoais e particulares,as malas e guarda-roupas de Paulo estariam vazias,haja dinheiro para comprar avental,fica aparecendo o filme do hulk em cada vez que Paulo for tirar a sua roupa e objetos pessoais como ponto de contato,coitado!!
    segundo dicionario do grego bíblico avental lá era uma capa de proteção de trabalho,Paulo estava trabalhando e por não poder estar presente na hora da reunião cristã enviou o avental para representar sua pessoa como ministro evangelho e não como ponto de contato .assim entendo!!

    pois é espero que voce exponha e explique melhor para nós e para mim sobre este assunto no seu blog,preciso estar bem Armado para combater o suposto dito "ponto de contato do avental de Paulo", e quero aprender mais sobre este tema.

    Paz em Cristo

    Laudemar Botelho

    ResponderExcluir
  34. Cara, vc fez isso mesmo? entrou lá e disse tudo isso?! ou é so uma historia? que louco!enfim... ler esses posts ta sendo muito divertido! tragico, mas engracado...

    ResponderExcluir
  35. Hermann mano,

    Repara lá. Foi um sonho. rs

    ResponderExcluir
  36. Eu nunca tinha ouvido (ou lido) uma explicação tão maravilhosa para esta passagem bíblica. É uma explicação doce e incisiva. Perfeito.

    Pena que foi só um sonho...

    ResponderExcluir
  37. Gloria a Deus por excelente texto.

    Pastor Caleb.

    ResponderExcluir
  38. A um bom tempo acompanho o blog...
    Devo admitir que simplesmente este foi um dos melhores posts que já li... quem dera todos pudessem ter a oportunidade de lerem textos como este. Parabéns Danilo, que Deus te abençoe grandemente.

    http://cristianismocotidiano.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  39. Que esse teu sonho se torne realidade, Danilo, multiplicados por um milhão, e já teremos uma igreja sem escamas nos olhos de seus líderes!

    Um detalhe adicional: amassar o barro em pleno shabbath significa realizar trabalho no dia do descanso. Não era um mero homem que amassava o barro: Eis aí o Deus que trabalha por aqueles que nEle esperam!

    ResponderExcluir
  40. ah ta! Foi um sonho :S hehe

    ResponderExcluir
  41. Danilo, vc literalmente tirou a venda dos meus olhos para a interpretação do milagre do cego de nascença. O ato de Jesus como um ato criador foi maravilhoso. O melhor texto que já li neste blog.

    ResponderExcluir
  42. BRAVO!!!!!BRAVO!!!!BRAVO!!!!Muito Bom!!!!Não tenho dúvida que daqui uns dias vão fazer um bezerro de ouro e colocarão no altar para adorar...acho que as pessoas estão sentido falta de algo para tocar,sentir e ver, parece que a fé do sobrenatural do crer pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus está ficando esquecido do coração das pessoas.Está Ficando muito terrível!!!

    ResponderExcluir
  43. E expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam. Marcos 6:13

    Achei a Davi, meu servo; com santo óleo o ungi, Salmos 89:20

    E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia. Números 21:9

    E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; João 3:14

    De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam. Atos 19:12

    Disse mais Isaías: Tomai uma pasta de figos. E a tomaram, e a puseram sobre a chaga; e ele sarou. 2 Reis 20:7

    Vixe ele vai ter que sonhar contra um montão de versículos...mas muitos mesmos!

    ResponderExcluir
  44. Quase chorei também! Muito bom esse texto. E mesmo que fosse só uma história inventada para repensarmos sobre o que temos feito, já seria um bom motivo pra se sentir mais motivado a dizer NÃO para as Heresias vistas nesses dias.... Muito bom o texto.

    E sobre o que comentaram a cerca da agressividade que foi transcrita no texto:
    Não tem problema se irar como ele se irou no sonho, é permitido irar-se, mas sem pecar. E é bem visível que não houve pecado (se tivesse mesmo acontecido) nas coisas que foram ditas ao pobre pastor.
    Jesus também se irou! É só lembrar-se do que ele fez no templo expulsando aqueles mercadores.

    Nem sempre as pessoas aprendem com palavras doces e singelas. As vezes é necessário confrontar para a pessoa realmente enchergar a realidade.

    Concluindo: Sempre que for possível seja calmo, mas quando o negócio não funciona é melhor confrontar nosso irmão para que ele veja a realidade.

    ResponderExcluir
  45. Pô, Danilão, tás metido em exegeta? rsrsrs;;; Fantástico! E oportuno. Só fiquei bravo foi a injustiça para com o sushi, véio... Inda vou levar você pra experimentar uns feito nos céus! rsrsrs... Beijão!

    ResponderExcluir
  46. Pois é..... com mais ou menos 1 ano acmpanhando o Genizah, os meus olhos foram curados!!!

    E hoje consegui me libertar da escravidão "gospel" que vinha sofrendo desde a minha conversão em uma igreja pentecostal de esquina de quinta categoria!!!

    ResponderExcluir
  47. Quando meu pastor fala desse texto, ele sempre nos lembra qual é nossa sensação quando nos entra um cisco no olho e que, provavelmente, por ser cego de nascença, aquele homem estava tão acomodado a sua situação que só um incômodo muito grande o levaria a obedecer a palavra de Jesus. Resumindo, não foi a lama em si que o curou, mas a palavra de Jesus! Que a Igreja desperte para importância da leitura da Bíblia e que os nossos pastores sejam menos "místicos" e mais bíblicos.
    Leonora.

    ResponderExcluir
  48. Para o pessoal mais polido, que tem receio de chamar impio, ou quem se diz crente, mas de fato nao e,de idiota, estupido etc. Estas palavras sao biblicas, entao quando e justivicavel, podemos sim, usa-las. Jesus chamou os impios de caes, porcos, mulas, estupedos e idoiotas, leiam.

    Aloisio

    ResponderExcluir
  49. Danilo não concordo com o objetivo do seu texto.

    Concordo com a interpretação do texto referente a esta cura que é interessante, sábia e muito convincente, e serve para aqueles que querem combater tais práticas hereges, e não tem onde se apoiar biblicamente.

    Não concordo também com o exagero dos pastores hereges que cresce mundo afora.

    Referente a cura.
    Acredito que o que leva um homem a ser curado é a sua própria fé em Deus e em seu filho Jesus, visto que em várias curas Jesus disse "VAI QUE A TUA FÉ TE SALVOU". O que acontece é que muitas pessoas infelismente não possuem fé suficiente para serem curadas às vezes nem para viver. Neste caso o que Jesus fez foi despertar a fé no cego, a ponto que o mesmo pudesse ser curado. Como Jesus em toda a sua sabedoria nunca faz nada ao acaso, utilizou-se do processo da criação(muito bem interpretado por você Danilo, e confesso que essa eu aprendi hoje, e o Espiríto Santo que em mim habita testifica ser uma interpretação verdadeira), para que a fé do cego crescesse e pudesse ser curado, claro que Jesus poderia cura-lo com seu poder, mas as escrituras e as palavras de Jesus não podem entram em contradição a respeito da nossa fé em Deus e no próprio Cristo, jamais Jesus iria curar uma pessoa sem um mínimo de fé, por isso todo esse trabalho de Jesus com um único objetivo: aumentar a fé daquele indivíduo. Se os pastores estão fazendo todo esse tipo de esforço, macumba e enganação, e culpa também é do povão, que não tem fé, por que o povo não tem fé? não leem a Biblia... " Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo." Rom 10: 17.

    É importante salientar que a maioria destas igrejas que usam técnicas para aumentar a fé das pessoas, não possuem EBD(Escola Biblica Dominical) e daé toda essa bagunça.

    Sentiu Danilo papudo(KKK brincadeira)

    Aceito replicas e treplicas fundamentadas na Biblia.

    Sobre a questão das toalhas:
    Sabemos que Paulo efetuou curas que nem mesmo ele sabia através dos avestais e lenços que usou.
    pela fé das pessoas em Deus.

    Atos 19:11,12
    E Deus pelas mãos de Paulo fazia milagres extraordinários,
    de sorte que lenços e aventais eram levados do seu corpo aos enfermos, e as doenças os deixavam e saíam deles os espíritos malignos.

    Agora PAULO, PEDRO estão em um nível de comunhão bem interessante com CRISTO, se determinados pastores acreditam estarem caminhando com Jesus e até seguindo o exemplo de Paulo, e Cristo, e; a pessoa que recebe a tal toalhinha tem fé suficiente, a cura realmente acontece. A Biblia não se contradiz.

    O problema é que tem muita gente pensando ser maior até que Jesus Cristo, e ainda querem dar ordem em Deus, então vem as aberrações. Fora isse último comentário e observando o comentario anterior a este, a "CURA ATRAVÉS DE LENÇOS E TOALHAS" pode a acontecer SIM!, está na Biblia, Nosso Deus é o mesmo ontem hoje e sempre, e para Deus nada é impossivel.

    Danilo se não gostou pode vir, vamos debater Venha!!!!(KKKKK)

    Obs.: Eu só tenho dois neurônios um tradicional e outro pentecostal, vamos ver se agora eu consigo um reformado.(kkkkkk)

    Um abraço a todos

    Aguiamoriah
    Fernando França

    ResponderExcluir
  50. Danilão, que texto, heim?? Ou melhor, que sonho, heim?? O último parágrafo, então, é um sonho mesmo, uma utopia sem tamanho: a esperança existente nos nossos corações que um dia as pessoas iludidas e manipuladas "enxerguem" a luz do verdadeiro Evangelho e deixem cair os erros e os "patuás góspi"...

    ResponderExcluir
  51. Kraaaaaaamba!
    Agora vc me fez lembrar uma irmã membro da Igreja do RR... Ela me disse sabe o q??? Que NUNK viu heresia lá!!! #MORRI!!!
    Ela é obreira e passa esses amuletos góspeis todos aí pro povo... e ela mesmo ñ acredita e nem pega. E ainda veio me dizer que é ponto de contato, q é para ajudar as pessoas q estão começando na fé e blá, blá, blá...
    ERRADÍSSIMO! Faz o q ñ acredita, ensina as suas lideradas no Ministério Feminino q elas ñ devem pegar, mas ela tem q fazer pq tá lá de uniforme... Será q ainda ñ enxergou q faz COMPACTUA COM O ERRO???

    DETALHE: A expressão ponto de contato é usada no Satanismo... Me desculpem, mas... qq semelhança Ñ É mera coincidência...! A única coisa q as neopentecostais tem de bom é que podem ser a porta de entrada para uma Igreja que pregue o genuíno Evangelho de Cristo, pq quem é verdadeiramente convertido ñ fica muito tempo num lugar desses, pq o Espírito Santo começa a abrir os olhos da pessoa e ela entende que ou se crê na LIXOLOGIA da prosperidade ou na Bíblia... Eu passei por isso... Graças a Deus e ao meu namorado e futuro esposo (q foi um verdadeiro canal de libertação dessa heresia na minha vida, pq me ajudou a entender as coisas que Deus estava me mostrando), ESTOU LIBERTAAAAAAA!!! =D

    Excelente texto, Danilão! =D

    PS: Ela está fazendo Seminário em uma Igreja Batista séria. Será que ainda abre os olhos? Queira Deus!

    ResponderExcluir
  52. Ola amados. Sou pastor, e toda vez que leio um artigo aqui, fico maravilhado. Tenho aprendido muito, hoje estou na A.D., fui obreiro na IURD por 7 anos, tendo ficado nessa denominação por 13 anos. Sai porque comecei a estudar as escrituras, sempre li a bíblia mas nunca com profundidade, e na IURD eles não dão Cursos teológicos, muito pelo contrário a direção da igreja tem ojeriza por teologia, inclusive o Bp. Macedo escreveu um livro Libertando-se da Teologia,e no Curso de Pastor da referida denominação, denominado IBURD - Intituto Biblico Universal do Reino de Deus, basicamente se ensina a pedir oferta.Me formei em Teologia Sistematica, cursando mestrado , mas confesso que preciso aprender mais, muito mais, afinal foram anos de cegueira espiritual. Mas tenho sempre entrado aqui e sentido o verdadeiro Balsamo de Gileade. Que Deus abençoe a voce de forma rica e abundante em nome do Senhor Jesus.
    Ps. Só uma duvida, que se possivel for, sem querer abusar rsss, todas as vezes que os pastores da IURD eram confrontados com relação a pontos de contatos etc, usavam a passagem de que Se crescemos fariamos as mesmas obras de Cristo e obras ainda maiores. Tem base, ou é só mais um versiculo solto usado como doutrina?
    Em Cristo.
    Meu email é: pr.alexandre_mansur@hotmail.com

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item