681818171876702
Loading...

O pecado inaugural e o Inconsciente Coletivo


Hermes C. Fernandes

As Escrituras afirmam que “por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Rm.5:12). Adão inaugurou uma era entre os homens: a era da morte. Ele foi a porta de entrada do mais infectante vírus de que se tem notícia: o pecado.

Por causa da rebelião original, todos os homens herdaram de seus primeiros pais a tendência ao pecado.

O chamado ‘pecado original’ tornou-se, numa linguagem psicológica, um poderoso arquétipo, que tem assombrado o Inconsciente Coletivo. Carl Gustav Jung, o grande psicólogo suíço, chama esse arquétipo de “a sombra”. Segundo ele, este lado sombrio e obscuro da natureza humana é responsável pelo aparecimento, na consciência e no comportamento, de pensamentos, sentimentos e ações desagradáveis e socialmente reprováveis.

De acordo com a teoria junguiana, o inconsciente coletivo é uma espécie de depósito, onde são armazenados traços de memória herdados do passado ancestral do homem. Os componentes estruturais do inconsciente coletivo são chamados por vários nomes: arquétipos, dominantes, imagens primordais, imagos, padrões comportamento.

Se cada inconsciente individual é semelhante a um porão particular, onde acumulamos nosso lixo psicológico, o inconsciente coletivo pode ser comparado a um lixão, um depósito de lixo comunitário.

Podemos ainda comparar o inconsciente individual à memória de um computador doméstico. Tudo o que foi armazenado, pode ser acessado a qualquer momento. Já o inconsciente coletivo é como a Internet. Tá tudo ali, basta só acessar.

Adão foi responsável pelo arquétipo primordial. Ele inaugurou o grande depósito de lixo da humanidade. Cada ser humano que por aqui passou, só fez aumentar a montanha de detritos.

Não somos culpados pelo pecado de Adão, como alguns religiosos apregoam. Somos culpados por nossos próprios pecados. O fato é que o pecado de Adão comprometeu toda a raça. Segundo Paulo, “pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores” (Rm.5:19a).

O pecado de Adão tornou-se o pecado inaugural, tornando-se o arquétipo matriz. A partir daí, toda a raça adâmica seria refém dessa matrix[1]. Paulo chama esses arquétipos de “fortalezas espirituais”, construídas a partir de raciocínios e altivez contrários à verdade de Deus.

Jesus, o segundo Adão, recapitulou em Sua vida terrena, todas as etapas vividas pela humanidade, e por não ter incorrido no mesmo erro de Adão, lançou a pedra fundamental de uma nova humanidade. A obediência de Cristo, descrita com maestria em Filipenses 2, erigiu um novo arquétipo, sobre o qual é construída a Igreja de Cristo, embrião do Novo Mundo. “Assim pela obediência de um muitos serão feitos justos” (v.19b). Por isso, Paulo exortou aos filipenses, a que apresentassem “o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus” (Fp.2:5a).

Ora, se há uma nova humanidade em formação, ramos da Videira Verdadeira, participantes de Sua seiva, logo, há também um novo inconsciente coletivo, onde novos arquétipos estão sendo erigidos.

Em sua visão, registrada no livro de Apocalipse, João descreve a nova humanidade de forma alegórica, como a Nova Jerusalém. Entre as várias características da cidade celestial, João diz que “a praça da cidade era de ouro puro, como vidro transparente” (Ap.21:21b). Ora, a praça é um lugar público, onde as pessoas se encontram, e desenvolvem laços sociais. A praça diz respeito àquilo que nos é comum. Creio tratar-se do novo inconsciente coletivo. Em vez de ser um depósito de lixo, que deve ser mantido fora do olhar de todos, a praça é de ouro puro, semelhante a vidro transparente. O que acontece abaixo do solo não precisa ser escondido. Todos sabem sobre o quê estão andando.

[1] A palavra “matrix” usada como título de um filme significa literalmente “matriz”. O pecado tornou-se a “matrix” do qual todos já nascemos reféns.


Hermes Fernandes é também culpado do que se faz aqui no Genizah

Postar um comentário

  1. Isso parece até utopia, falo desse novo inconsciente coletivo, mas parece que de alguma forma o próprio Espírito Santo de Deus está promovendo essa mudança de mentalidades e gerando esse inconsciente consciente de que agora é a hora de sair das prisões mentais criadas em nome de Deus e de uma pseudo-igreja para a liberdade da praça de ouro.

    ResponderExcluir
  2. muito bom esse texto! o blog de vcs é foda!!!
    posso reblogar!?

    ResponderExcluir
  3. Caro Hermes, podemos então, a grosso modo, concluir que devemos nos moldar nessa matriz, que é Cristo, e a partir daí, trabalhar para que todos a nossa volta também se submeta a esta forma. Pois o reino de Deus será expandido através de um exercito desses arquétipos.
    Olhando assim parece meio estranho, mais, pensando bem, esta é a única maneira de expandirmos o reino, um exercito de pequenos Cristos, ou seja; Cristãos genuínos.
    Em Cristo:
    Amarildo.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito da abordagem do Jung sobre as profundezas da personalidade humana. Ele, diferentemente de Freud, chegou a algumas conclusões que apontam para algo mais do que as repressões e compensações de fundo sexual e nos remete àquilo que a humanidade tem de mais entranhado dentro de si.
    Creio q vc está correto, Hermes, Jesus veio para nos dar uma nova consciencia, livres da "sombra" de Adão e da necessidade de a apaziguarmos com cerimoniais que "limpassem" nossa consciencia para com DEUS.
    Basta conferir Hebreus 10.22:

    "...aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de MÁ CONSCIÊNCIA e lavado o corpo com água pura"

    ..e também Hebreus 9.14 : "...muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará A NOSSA CONSCIÊNCIA de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!"

    Infelizmente, a ênfase de hoje é muito mais sobre os efeitos do pecado e vivemos a administração da má consciência de Adão. O resultado é que não alcançamos o nivel de compreender a Graça na prática e não podemos andar realmente como pessoas que realmente são livres em Cristo, pois continuamos presos às nossas "ideologias" com roupagem cristã.

    ResponderExcluir
  5. REPATRIANDO PARA JERUSALÉM O POVO DE ISRAEL QUE PERMANECIA EXILADO NA BABILÔNIA, PADECENDO SOB O JUGO DE PECADOS INCONSCIENTES:
    Até o dia 30.09.1985, poucos entendiam o significado disto: (AP.17.5) – BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA: (IS.16.14) – AGORA, PORÉM, O SENHOR FALA E DIZ: (LE.1.12) – EU, O PREGADOR, VENHO SENDO REI DE ISRAEL EM JERUSALÉM; (JÓ.34.30) – PARA QUE O IMPIO NÃO REINE E NÃO HAJA QUEM ILUDA O POVO: (JR.29.20) – OUVI, POIS. A MINHA PALAVRA, TODOS VÓS, OS QUE ENVIEI DE JERUSALÉM PARA O EXILIO DA BABILÔNIA; (1PE.4.17) – PORQUE A OCASIÃO DE COMEÇAR O JUÍZO PELA CASA DE DEUS É CHEGADA: (LV.17.12) PORTANTO, TENHO DITO AOS FILHOS DE ISRAEL: Agora todo mundo entenderá que os donos da mídia, os ateus, e todos os desalmados que escondem da nossa gente a herança que a ação do Amor tem legado aos futuros Cristãos, através da Bibliogênese de Israel; JÁ PASSARAM A SER PECADORES CONSCIENTES, pois sabem que perpetuam a ignorância dos descrentes que continuarão na Babilônia praticando o mal da mentira, da idolatria, da imoralidade, da prostituição, dos casamentos ilícitos, do aborto, da corrupção, da injustiça, da violência, das guerras, e de muitos outros pecados abomináveis; que têm infernizado a vida terrena: Todavia, graças à Esta Providência Divina, é assim também que já iniciamos o repatriamento dos Seres Vivos para Jerusalém - a terra prometida -, segundo a soberana vontade De Deus: (JB.15.22) - SE EU NÃO VIERA, NEM LHES HOUVESSE FALADO, PECADO NÃO TERIAM, MAS AGORA NÃO TEM DESCULPA DO SEU PECADO; (RM.10.11) – PORQUANTO A ESCRITURA DIZ: (AP.18.10)– AI! AI! TU, GRANDE CIDADE, BABILÔNIA, TU PODEROSA CIDADE !, POIS EM UMA HORA, CHEGOU O TEU JUIZO:(2CO.10.7)–OBSERVAI O QUE ESTÁ EVIDENTE, no âmago dessa parábola:
    (JR.50.46) – AO ESTRONDO DA TOMADA DE BABILÔNIA, ESTREMECEU A TERRA; E O GRITO SE OUVIU ENTRE AS NAÇÕES:
    (São 72 letras e 4 sinais que gritam entre os Seres que já estão despertos):
    DEUS TESTOU A GENTE NA VIDA ETERNA DE SÁBIO, E EU TESTO O CORAÇÃO SEM AMOR:
    ARNALDO RIBEIRO

    ResponderExcluir
  6. (JB.13.34) - NOVO MANDAMENTO VOS DOU:QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI: (IS.1.19) – SE QUISERDES E ME OUVIRDES, COMEREIS O MELHOR DESTA TERRA;(GL.5.15) – SE VÓS, PORÉM, VOS MORDEIS E DEVORAIS UNS AOS OUTROS, VEDE QUE NÃO SEJAM MUTUAMENTE DESTRUIDOS;(JR.44.23) – COMO HOJE SE VÊ:
    Na verdade, a violência que ceifa vidas inocentes na SIRIA, á exemplo do resto do mundo; decorre da indiferença humana para a Santa Advertência resumida na seguinte parábola bíblica:

    (Am.) - AMÓS: AMEAÇAS CONTRA DIVERSAS NAÇOES
    (São 31 letras e 4 sinais evidenciando que):
    MÁS AÇÕES NO SER: A TRAÇA COME NAS VIDAS.

    (MC.21.33) – Atentai noutra parábola:

    (JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS.
    (São 26 letras e 3 sinais que confirmam isto):
    CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.
    (PV.25.2) – A GLÓRIA DE DEUS É ENCOBRIR AS COUAS, MAS A GLÒRIA DOS REIS É ESQUADRINHA-LAS: (RM.10.19) – PORVENTURA NÃO TERÁ ISSO CHEGADO AO CONHECIMENTO DE ISRAEL? (TG.3.18) – ORA, É EM PAZ QUE SE SEMEIA O FRUTO DA JUSTIÇA, PARA OS QUE PROMOVEM A PAZ.


    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item