O protestantismo brasileiro perdeu a memória.
http://genizah-virtual.blogspot.com/2010/03/o-protestantismo-brasileiro-perdeu.html

Antonio C. Costa
O protestantismo brasileiro perdeu a memória da Reforma do século XVI.
Reforma significa o retorno à verdadeira doutrina. Foi o que a genialidade de Lutero permitiu que ele percebesse. Houve tentativas de reformar a igreja anteriores ao trabalho do reformador alemão; todas, porém, de forte ênfase moral. Visava-se mudar os costumes. Lutero compreendia que se a reforma não tivesse como ponto de partida o retorno à verdade, jamais a igreja sairia do seu cativeiro espiritual.
As igrejas do nosso país não conhecem doutrina. Muitos até mesmo se orgulham de não dependerem de teologia para viver. Creem que tudo o que precisam é de poder espiritual. Acontece que sem a luz da Palavra, jamais saberemos que espírito nos está movendo. Zelo sem entendimento tem produzido males incontáveis na vida da igreja de Cristo.
Em Palavra Plena e Genizah
Infelizmente o Brasileiro não tem memória! E não é só na religião, mas também na política!
ResponderExcluirVemos que a cada dia os mesmos ladrões, safados e corruptos voltam a ser eleitos pois aparecem bonitinhos na TV e no Palanque e a pessoa esquece de quem é.
Também na Religião, assim como na política, se esquecem da História, acham que tudo é uma beleza e que começou ontem...
Uma vez eu ouvi o seguinte:
Como é que eles (pentecostais e neo-pentecostais) podem falar que a oração dos "tradicionais e históricos" não funcionam se eles (pentecostais e neo-pentecostais) estão aqui exatamente porque no passado houveram "tradicionais e históricos" que mantiveram firme o Evangelismo, a oração pela conversão de mais pessoas e o crescimento da igreja?
Mas acontece que eles não conseguem nem se lembrar que o "Movimento da Graça" que deu origem à Assembléia de Deus e aos Pentecostais ocorreu dentro das igrejas: Presbiteriana, Congregacional, Metodista e Batista há uns 150 anos apenas...
Se eles nem lembram disto, como lembrar da reforma de Lutero que já faz 500 anos?
Perderam a memória e passaram a chamar o mal de bem,
ResponderExcluiresse falso profeta Lutero, foi excomungado pela Igreja, ele não pediu pra sair, foi expulso,
como podem elogiar o autor intelectual dos crimes nazistas?
Lutero foi quem deu paz de consciência e fundamento teologico para as barbaridades do nazismo alemão.
confira: Sobre os Judeus e Suas Mentiras - Martinho Lutero (1543)
A única coisa genial que os evangélicos protestantes podem aproveitar de Lutero é o gosto pela boa cerveja. Em sua Tischgespräch 394, ele diz:
ResponderExcluir"(...) Além disso, a Palavra é a parte principal do batismo. Se em uma emergência não existir água disponível, não importa se água ou cerveja seja utilizada."
Bonito o texto, mas a crítica em si não é válida! Vocês acusam a Igreja no Brasil de desconhecimento teológico, mas aplaudem seus líderes, os mesmos que sofrem críticas o ano todo devido à teologia da prosperidade, por conta de um debate de cunho, stricto sensu, moral, ou seja, comportamento de conveniências, confuso, misturado e sem paradigma real. O que eticamente não os desvinculam em nada, pelo contrário, os igualam em gênero, número e grau.
ResponderExcluirOu se é por uma causa, ou se é contra ela, não se pode ser por uma causa só pela metade, e não são palavras minhas, são do próprio Cristo: “quem não é por mim, é contra mim, quem não ajunta espalha! (Mt 12.30)”. Lutero havia entrado num estado de depressão profunda, quando ele autorizou a morte de camponeses na Alemanha e, percebeu que não havia, de fato, agido diferente do papado e da inquisição. O reformador foi tomado por uma depressão profunda!
O Silas não presta o ano todo, mas por causa de um debate, conveniente para vocês, sua teologia, CONDENADA pelo próprio Cristo, reiteradamente nos EVANGELHOS, foi esquecida, e ele se tornou o SILÃO, o ban-ban-ban do evangelicalismo. Agora, em uma questão que Cristo simplesmente foi SILENTE , e tem sido muito mal interpretada por uma exegese medíocre que parte tanto dos católicos como da ala puritana e piedosa dos evangélicos.
Vocês perderam a legitimidade crítica quando em apoio à verborréia de Silas, a ele se igualaram, misturaram-se demonstraram na prática que no fundo, no fundo, são IGUAIS!
Verdade. Enquanto não houver preocupação com a sã doutrina, continuaremos vendo o que está por aí:
ResponderExcluirpseudo-igrejas, muitas adesões e poucas conversões.
A Bíblia também precisa de luz para ser lida e compreendida, essa Luz se chama Tradição Apostólica, que é a Tradição da Igreja,
ResponderExcluirque tem sido pensada e registrada durante os quase dois mil anos de cristianismo, pelo Magistério da Igreja, sob a orientação do Espírito Santo.
Não é que as igrejas evangélicas não conheçam doutrina, a verdade é o oposto, tem doutrinas demais,
em cada cabeça protestante existe uma doutrina diferente,
cada evangélico protestante é seu próprio "Magistério da Igreja",
e sua "Tradição Apostólica" é baseada nos seus parcos* conhecimentos das Escrituras e de sua limitada experiência de vida pessoal.
* diga lá fariseu, acha que é especialista em Escrituras porque decorou alguns versículos de sua interpretação das Escrituras? É especialista em hebraico, aramaico e grego? pelo menos sabe ler o texto Sagrado no original?
Prezado Danilo
ResponderExcluirTexto rápido e preciso, como um bisturi.
Direto ao ponto, sem choro e sem vela
Daniel
comfesembobagem.wordpress.com
Convido ao dileto leitor que dê uma lida sobre a História da Igreja Católica Apostólica Romana e verá que a verdade não é o que eles contam:
ResponderExcluir[url=http://igrejinha.org.br/blog/?p=1282]http://igrejinha.org.br/blog/?p=1282[/url]
Se desejam conhecer quem é que CONVIVEU com Hitler e APOIOU ao NAZISMO recomendo ler este texto:
[url=http://igrejinha.org.br/blog/?p=1251]http://igrejinha.org.br/blog/?p=1251[/url]
Também recomendo a leitura de uma apresentação clara e honesta sobre A VERDADE!
Não interessa a Tradição de uma determinada Igreja, nem os Estudos dos Doutores desta determinada Igreja, A VERDADE é uma só e está bem clara e explícita para quem desejar conhece-la através EXCLUSIVAMENTE da BÍBLIA SAGRADA para isto não precisa de tradição de nenhuma igreja pois o Espírito Santo FALA diretamente sem intermediários a todo aquele que aceita a Jesus como seu ÚNICO e ETERNO salvador e SENHOR sem Maria, sem Pedro, sem ninguém mais:
[url=http://igrejinha.org.br/blog/?p=1180]http://igrejinha.org.br/blog/?p=1180[/url]
Finalizo afirmando que não vi alguém defender o SILÃO... ao contrário, este blog mostra tudo que ele faz e não deveria fazer, no entando, não seria justo se além de admoestar sobre os desvios da sã doutrina da BÍBLIA também não fosse apresentado algo de bom que ele também faz.
Lembre-se:
http://www.genizahvirtual.com/2009/07/devemos-julgar.html
Na boa galera do Genizah... como vcs aguentam essas criticas de povo ignorante? Tipo, vocês n falaram que Lutero acertou tudo, n escreveram que Lutero foi homem perfeito, n falaram q tudo que Lutero fez era bom; Vcs simplesmente disseram algo que Lutero percebeu e que era genial, sem duvida pelo poder do Espírito, se n fosse por ele e por outros reformadores, onde estaria o cristianismo? Monopolizado ainda pela tradição católica distorcida?
ResponderExcluirEm nenhum momento Lutero foi posto aqui no lugar de Cristo e Lutero era tão humano imperfeito como eu ou cada um de vocês.
Parece que essa galera não sabe ler. meu pai sempre diz que crente é ignorante. como vou discordar dele? Por isso que sempre digo que não me envergonho do Evangelho, mas me envergonho desse bando que se denomina evangelicos.
Deus precisa despertar os olhos dos evangélicos e eles precisam se arrepender da fé nos "heróis" tele-evangelistas e afins.
Por isso existem tantas "igrejinhas", "pois o Espírito Santo FALA diretamente" para cada evangélico, e no ouvido de cada um revela e inspira uma coisa diferente e oposta ao que revelou aos demais.
ResponderExcluirParabéns pela postagem!
ResponderExcluirDe fato, os brasleiros, e me incluo neste bolo, pois o pecado é nacional, são desmemoriados em quase tudo. É só ver quando tem ano eleitoral, como este que passamos agora. Todo mundo esquece o que os seus candidatos fizeram no verão passado.
Mas acredito que além de não ter memória, é não saber nada. Ser ignorante. O brasileiro, como todo aluno relapso, não estuda, não busca, não tem desejo pelo conhecimento, principalmente o da Palavra de Deus. Isso cria uma geração de crentes que não conhecem suas próprias raízes. Tem crente que nem sabe quem foi Martinho Lutero, e o pior, não faz a mínima questão ou esforço de saber. Daí disemos que amamos o evangelho, amamos o Corpo de Cristo, e defendemos a fé. Mas como se pode amar e defender o que não se conhece??? Impossível!
É por isso que o protestantismo brasileiro tem sido esta vergonha. Crentes sem profundidade, sem identidade, sem conhecer de ondem vieram e para onde vão e a que Deus pertencem.