681818171876702
Loading...

Não é fácil passar por Samaria


Alan Brizotti


E era necessário passar por Samaria”. (Jo. 4.4)

A ideia de reino dos povos antigos era de que quanto maior fosse o reino, mais sangue havia corrido. Para que os reinos se expandissem era necessária a guerra, o conflito, a devastação do reino a ser tomado. Os relatos históricos das guerras eram terríveis. Devastação total das casas, templos, lavouras. Humilhação de todos os tipos, desde moral à sexual. Porém, Jesus quebra essa regra do mal, oferecendo uma visão revolucionária de reino. No reino de Cristo, ninguém tira sangue, apenas compartilha o seu. É um reino que supera conflitos.

Samaritanos, judeus, romanos, bárbaros, vidas conflitantes. Ainda hoje, em muitos lugares, a vida é feita da mistura explosiva do ódio e do preconceito. O reino macabro ainda subsiste. É necessário quebrar essa regra. O caminho da superação dos conflitos não é feito de uma hipócrita negociação de paz. Também não é feito de uma pseudo diplomacia impessoal. É feito do contato, do “ir até lá”, do passar por Samaria. E nunca é fácil passar por Samaria...

Conflitos deixam marcas. Produzem rachaduras no edifício dos relacionamentos. Essas rachaduras são sinais de que a unidade foi comprometida. Quando nossos relacionamentos estão quebrados ficamos com uma imensa sensação de vazio. Passar por Samaria não é fácil, exige o senso de renúncia, o dolorido controle do ego, do abrir­-se ao outro, do perdão. Exige a coragem para abraçar quem nos feriu, e só a graça de Deus pode destruir o impacto terrível da maldade contida nessa não manifestação da Graça.

Pense: Como está sua Samaria? Há conflitos em sua história? Sua família é lugar de refúgio ou uma terra da revolta onde o caos se instalou? Aprenda com o mestre do consolo. Cristo sabia que o passar por Samaria não seria fácil, mas ele foi lá. E, porque ele foi lá, nós podemos enfrentar a Samaria que habita os nossos sonhos, que coexiste com nossas famílias. O que Jesus vê em Samaria não é o conflito travado, mas a fantástica bandeira do amor hasteada em cada porta e em cada alma.

Jesus conhece nossa Samaria. Se o convidarmos, ele passará por lá e realizará a grandeza de todo o seu ser e realidade. Graças a Deus por Jesus ter passado em Samaria. Não é fácil, mas é possível.


Alan Brizotti, depois de uma pausa... de volta ao Genizah
Vida prática 1516961442318938287

Postar um comentário

  1. A Paz do Senhor!


    Dou graças a Deus por este maravilhoso texto! Tais palavras foram usadas pelo Senhor Deus para falar comigo. Glória a Deus!


    Que o Senhor o abençõe e lhe dê sempre a graça para ser um atalaia.

    Em Cristo,

    Cicero Leandro Junior.

    ResponderExcluir
  2. eu amo esta passagem. ela fala demaaais em um texto pequeno.
    Deus abençoe.
    ótimo post.

    ResponderExcluir
  3. Mandou bem mano Alan,

    Falou comigo hoje!

    ResponderExcluir
  4. Muito edificante pra mim, tão edificante que tomei a liberdade de posta-lo também em meu blog.

    http://sociedadedosprofetas.blogspot.com/2010/03/nao-e-facil-passar-por-samaria.html

    Saulo Diniz Ferreira

    ResponderExcluir
  5. Valeu Danilo!

    Obrigado a todos! Samaria ainda desafia.

    Abraços

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item