681818171876702
Loading...

A reforma não acabou!


Por Leonardo Gonçalves

Hoje é o dia da Reforma Protestante. Faz exatamente 492 anos que o monge Martinho Lutero afixou suas 95 teses na porta do Castelo de Wittenberg, na Alemanha. Faz quase cinco séculos que homens como João Calvino, Felipe Melanchton e Zwínglio, expuseram suas vidas por causa do evangelho. Porém, aquele que diz que a reforma protestante é obra acabada, é no mínimo, insensato. É claro que não dá para negar que aconteceu no século XVI foi o começo de algo maravilhoso, um despertar para doutrinas inegociáveis, verdades inalienáveis, uma revolução iniciada pelo Espírito que imbuiu os homens de coragem, mas convenhamos: foi apenas um começo.

Os anais da história humana atestam que os protestantes, que tanto se opuseram à violência física e teológica do clero católico, também usaram desta violência para manter a ordem religiosa e pia da Genebra calvinista. Em menor grau, é verdade, mas eles também fizeram. Vemos, portanto, que apesar de todo esforço e zelo, muitos destes protestantes ainda eram católicos em suas atitudes. A censura que fazemos aos evangélicos contemporâneos pode, em maior ou menor grau, ser aplicada também aos filhos da reforma: eles eram “protestantes de alma católica”. Sobejou-lhes ortodoxia e zelo; faltou-lhes, muitas vezes, o conhecimento menos teórico da Graça e do amor de Deus.

Caio Fábio, criticado por uns como louco e herege, reverenciado por outros como revolucionário, escreveu recentemente um artigo no qual apresenta 15 teses para a igreja contemporânea. Grosso modo, creio que ele foi feliz em suas colocações. Assim como ele, também creio que a reforma (ou regeneração, como ele chama) não é apenas um marco na história, e sim um ato contínuo, um trabalhar constante de Deus na alma humana. Reforma é a interação de Deus na história; aliás, penso que ela transcende a própria história: Reforma é heilsgeschichte, como diria Oscar Cullman. Reforma é movimento, é vida! Ecclesia reformata et sempre reformanda est...

O cristianismo tem perdido a identidade. Cada vez mais ele se transforma numa coisa amorfa, uma estrutura alienígena (e alienante), um credo simbiótico e sincrético que tudo mistura e a todos confunde. Ele é como um trem desgovernado, e cabe a nós assumirmos a “máquina” e trazê-la de volta aos trilhos.

O cristianismo precisa ser regenerado. Como movimento organizado, ele já morreu; portanto, precisa ser ressuscitado. Como organismo, no entanto, ele ainda existe em algumas igrejas locais, bem como no coração daqueles que abraçam uma fé pura, sem barganhas, sem xamanismo, sem negociatas com o todo poderoso.

Já é tempo de que se levantem, na esfera virtual e no mundo real, homens e mulheres que levem a sério a vocação eterna e soberana que receberam de Deus e se voltem para Ele e sua Palavra, confrontando por meio dela, toda religiosidade apócrifa contemporânea.

E
u aceito esse desafio. E você?... !Viva la Revolución!



***
Postado por Leonardo Gonçalves, editor do Púlpito Cristão
Apologética 2614933339046810801

Postar um comentário

  1. Texto muito bom, parabéns. Quero convidá-los e a todos os seus leitores a lerem um artigo mais ou menos nessa mesma perspectiva: "O lado negativo da Reforma Protestante", publicado em nosso blog: www.filosofiacalvinista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente.
    Infelizmente muitos tem se acomodado ante os "Frankensteins" teológicos surgidos em nosso meio. Enquanto as doutrinas cardeais do cristianismo parecem não mais encontrarem guarida nos púlpitos, doutrinas estranhas às Escrituras são diuturnamente infiltradas em nosso meio diante de testemunhas que, apesar de conhecerem a Verdade, preferem silenciar. Outros, como verdadeiros camaleões, preferem ser coniventes com o erro a perderem seu lugar ao sol. No entanto, prossigamos nessa constante reforma... Sem comodismo... Sem considerar que a Reforma já veio e ponto final. Procurando melhorar sempre, num diário retorno à sã doutrina...

    ResponderExcluir
  3. Varões amigos puritanos

    Convido-vos a ler e espalhar as novas 85 teses para fermar a igreja

    http://renatim.wordpress.com/2009/08/25/as-95-teses-para-reformar-a-igreja-moderna/

    E que o Senhor faça a Sua obra!

    ResponderExcluir
  4. O que dizer da Reforma? ou talvez uma Pseudo-reforma.
    Lutero, um pobre coitado protestante. Pai de pobres coitados protestantes. Que vivem por aí, protestando e abrindo seitas e mais seitas. A cada esquina um filho da pseudo-reforma se instala. Cada um a seu modo. Cada um à sua doutrina.

    Mas, algo concordo com voce. As 95 teses de Lutero mudaram o mundo cristão. Sim! Mudaram.
    Tais 95 teses destruiram a unidade cristã, a civilização.
    E se hoje voce diz: "transforma numa coisa amorfa, uma estrutura alienígena (e alienante), um credo simbiótico e sincrético que tudo mistura e a todos confunde." Creia, foi graças ao protestantismo. As 95 teses abriu portas a outras teses...e teses... Como estas 85 que este protestante com o nome de Renatim comentou. É sempre assim, 95+85+100+1000 e assim vai, não tem limite...e toda esta "reforma" é o motivo do sincretismo, iniciado por Lutero eque vão de encontro aos ensinamentos de Jesus.

    Lutero, causou escandalo. E o senhor conhece, a Escritura que fala sobre escândalos..."Melhor seria que uma pedra de moinho..."

    Mas, o que dizer de lutero, o pseudo-reformador, herético?
    Nada!
    A história mesmo diz. E pra ser mais preciso ele mesmo diz. Assim como Lutero mesmo diz no livro de Franz Funck Brentano se admirador:

    “O diabo dormiu ao meu lado, em minha cama, mais vezes do que minha mulher.”; (Brentano: 93)

    "Deus age sempre como um louco" (Brentano: 111)"

    "“Certamente Deus é grande e poderoso, pensa Lutero, e bom e misericordioso e tudo quanto se pode imaginar nesse sentido, mas é estúpido” (Deus est stultissimus; Propos de table n. 963, ed. De Weimar, I, 487)” (Brentano: 147)

    "“Cristo, diz Lutero, cometeu adultério pela primeira vez, com a mulher da fonte, de que nos fala São João. Não se murmurava em torno dele: “Que fez, então, com ela?” Depois com a mulher adúltera, que ele absolveu tão levianamente. Assim Cristo, tão piedoso, também teve de fornicar, antes de morrer. (Propos de table, n. 1472, ed. De Weimar, II, 107)” (Brentano: 151) "

    Entre as mais de 3 mil citações biblicas alteradas por ele ao seu favor.

    E isto tudo misturado com a devassidão de sua vida.

    E ainda vós, filhos de Lutero, acreditam que este ser foi escolhido por Deus para fazer a reforma, este vosso pai que passou pela Terra pregando heresias...Enganando gente...e profananando Deus, que bom Reformador voces têm, hein?
    Que bom fundador...que bom exemplo...Parabéns.
    E equanto admiram um herege, difamam a Santa Mãe de Deus, Maria Santissima, Imaculada Virgem que foi escolhida de Deus para ser o primeiro sacrário vivo.
    Sim, voces se permitem pensar nisto. Um devasso foi escolhido por Deus...

    Entre milhares de outras frases na sua biografia.
    Caso você possa adquirir livros sobre Lutero, recomendo-lhe esse de Franz Funck Brentano, que é até um admirador do heresiarca de Wittenberg, mas que conta alguns dos horrores desse homem péssimo.

    Bem, a história mesma diz. Lutero foi o destruidor da civilidade cristã. Hoje, todos os ataques que acontecem contra o cristianismo é graças a este homem, Lutero. Do qual tenho nojo em falar dele.

    E pro grand finale:

    "Que mal pode haver se um homem diz uma boa e grossa mentira por uma causa meritória e para o bem da igreja (luterana)?"

    Martinho Lutero

    Grande Abraço.

    E Salve Maria! "A Mãe do Meu Senhor" (Lc 1,43)

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item