Os escândalos da igreja evangélica
http://genizah-virtual.blogspot.com/2009/10/os-escandalos-da-igreja-evangelica.html
Bispo Serol
Os escândalos de pastores, teólogos e igrejas que aparecem hoje em dia na televisão, nos jornais e revistas nos assustam e deixam pensativos: O que está acontecendo com a igreja?
Ficamos assustados com o que vemos. Ficamos tristes com estas histórias e situações que nos envergonham.
Mas isto não deveria nos assustar, pois a própria Bíblia já declarava há mais de dois mil anos em suas páginas que tudo isto aconteceria.
Mas examinado alguns textos aprendemos algumas coisas:
1) Os homens que operam milagres não são necessariamente pessoas que conhecem a Deus.
No final do Sermão do Monte Jesus disse: "Nem todo o que me diz Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está no céu. Muitos naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura não temos nós profetizado, em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi explicitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim todos vós que praticais a iniquidade"
Mateus 7.21-23
2) Os homens que fazem parte do corpo de Cristo surgem ensinando heresias.
Em sua despedida dos líderes da igreja de Éfeso, Paulo disse: "Eu sei que depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes que não pouparão o rebanho. E que dentre vós mesmos se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás dele" Atos 20.29-30
3) Os homens que procuram ouvir aquilo que agrada ao seu enganoso coração.
Mais tarde Paulo escreveu a Timóteo relembrando ao seu amado discípulo de algumas características dos últimos dias: "Pois haverá tempo em que não suportarão a são doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres, segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvido à verdade, entregando-se a fábulas." II Timóteo 4.3-4
4) Os homens que usam o evangelho como forma de promoção pessoal.
Pedro também queria alertar aos seus leitores sobre algumas características de alguns líderes: "Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade;também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme." II Pedro 2.1-3
Portanto, o que vemos hoje em dia, tanto aqui como no mundo inteiro, não deveriam nos assustar, mas levar a uma honesta reflexão sobre quais ministérios e pessoas nós aprovamos, apreciamos, apoiamos e buscamos. Deveríamos pensar qual o papel da igreja e o que temos feito, ou deixado de fazer para o cumprimento deste papel.
Estes escândalos não são novidades para Deus, nem mesmo para os primeiros líderes da igreja.
Devemos olhar para as nossas vidas e ministérios, e avaliar com humildade até que ponto não podemos cair nos mesmos erros, como Paulo mesmo nos alertou: "Aquele que pensa estar em pé, veja que não caia." I Coríntios 10.12
Não desanime, mas não seja conivente!
Não pare, mas não fique junto!
É o que ensina a Palavra de Deus!
II Coríntios 6.3 não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o ministério não seja desqualificado.
I Coríntios 5.11 O que eu digo é que vocês não devem ter nada a ver com ninguém que se diz irmão na fé, mas é imoral, ou avarento, ou adora ídolos, ou é bêbado, ou difamador, ou ladrão e promove escândalos. Com gente assim vocês não devem nem comer uma refeição.
Pertinentes observações, prezado... Essas são as características dos supostos "homens de Deus" hoje em destaque pelo mundão afora. Daqueles que vão dizer naquele dia: Senhor, Senhor...
ResponderExcluirSe este texto pudesse gerar imagens apareceriam revelados inumeros "ministérios" a cada descrição citada.
ResponderExcluirA realidade só confirma o que Jesus disse aos seus discipulos há dois mil anos atrás:
"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as naçöes por causa do meu nome.
Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará". (Mateus 24:4-12)
Mas graças a Deus que o Senhor é fiél e cumpre todas as suas promessas: "Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo". (Mateus 24:13).
Esse levei pro PC@maral!
Deus abençoe a todos!
"Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas." Mateus 10:16
ResponderExcluir"2) Os homens que fazem parte do corpo de Cristo surgem ensinando heresias." só corrigindo querido, os que surgem com heresias, não fazem parte do corpo de cristo, o texto: "Em sua despedida dos líderes da igreja de Éfeso, Paulo disse: "Eu sei que depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes que não pouparão o rebanho. E que dentre vós mesmos se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás dele" Atos 20.29-30. Ele disse, dentre vòs, ou seja, estão conosco, mas não fazem parte do corpo de Cristo , como os proprios apóstolos declararam:" estavam no nosso meio, mas eram dos nossos, pois se assim fosse, teriam pernancidos.' Os que fazem parte do corpo de Cristo são de Cristo.
ResponderExcluirMiguel
R.R.Soares,Silas Maracutaia,Marquito Infeliciano,Bisca Sonia são bons exemplos de pessoas que usam o evangelho para se promover.
ResponderExcluir