681818171876702
Loading...

Oração, verbo passivo!


RUBINHO PIROLA

"Mas tu, quando orares, entra no teu
aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto..." Mt 6:6

Reza é falatório para não ouvir. Como afirma Ruben Alves.

E como evangélico reza... achando que pratica coisa diferente. O nosso negócio é orar. E orar não é rezar, afirmamos nós.

Mas, de um modo ou de outro, o que temos visto é ladainha, reza e não oração.

Eu sempre fui encucado com essa coisa de orar, como se esse fosse o modo pelo qual o "Onisciente" fica sabendo de coisas que ainda não sabe.

Nós, cristãos, entendemos que se não orarmos, Deus não nos atende.

Orar é fazer Deus nos atender. Ou saber de coisas que não sabe.

Vai dai que usamos as orações para convertermos Deus. Fazê-Lo ser mais "bom", ou convertê-Lo às nossas causas.

E jejuamos, e imploramos, aprendemos técnicas para "dobrarmos" a vontade divina...

Ensinam-nos que devemos antes de orar, ofertar, sacrificar - via de regra - o bolso, a carteira e só ai, dizem eles Deus responderá. Faça isso e mais aquilo, chore, gema, implore, seja perseverante, incomode, perturbe,... para que Deus o ouça.

Se é verdade que Deus nos suprirá de comida, como a que dá aos passarinhos, ou vestimenta, em maior esplendor do que os lírios do campo (valemos mais que esses, disse Jesus!), enfim, dessas coisas e demandas da vida que nos seríamos acrescentadas na nossa caminhada, então não faz sentido algum, entendermos a oração como um meio de falar muito.

Mas as nossas orações ainda falam só de pão e vestimenta.

Somos maus e não temos coragem de dar pedra por pão, ou cobras por peixe aos nossos filhos, mas as nossas orações ainda são peditórios miseráveis de quem, desconhecendo o bom Pai que sabe dar do seu bom tesouro coisas boas aos seus filhos, não vive uma vida de fé e sim de ansiedade e obsessão.

Oração, entendo eu hoje, é um excelente meio para ouvirmos Deus. E estar com Ele. E para juntarmos-nos ao que Ele faz e tem feito - na nossa vida e na dos outros.

Orando, tornamos-nos parte do Seu mover. Afinando passo a passo a nossa vida com a Dele, como fazia Jesus durante toda a sua caminhada em carne.

Quanto mais me entrego à oração, mais sou, de fato, Dele. E Ele, meu. E isso nos transforma. Por isso mesmo creio que a oração mais poderosa que há é aquela que não muda, nem Deus, muito menos as circunstâncias, mas a nós mesmos.

Orar, não é uma prática de muito falar, mas de deixar-se aquietar.

Não há nada que se compara a ouvirmos Deus no silêncio do quarto, no secreto da vida. Mesmo que do lado de lá, nada vem, som nenhum e enfrentamos os nossos próprios barulhos que tanto abafam a Sua voz, como aqueles relógios de cabeceira que se tornam vivos, à medida que tudo se faz silêncio nas nossas noites.

Estar com Ele é ainda, a melhor coisa que pode ser orada a Deus.
Junto Dele, até as palavras são demasiadas...


***
Segundo os inimigos do Genizah, o Rubinho devia mais era ficar de boca fechada!

Postar um comentário

  1. Cara! que texto maravilhoso, que inspiração divina, eu estava pensando nisso mesmo hoje acredita! sobre como somos hipócritas ao orar, como parecemos mais com o ladrão errado da cruz que não aceita a sentença e ainda queria que Jesus tirasse ele de lá, mesmo ele não merecendo isso... Que DEUS continue te abençoando... sempre!
    PAZ

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Rubinho.
    Você traduziu em poucas palavras o que eu sentia e não sabia como expressar.
    Nosso Deus acaba suportando nossas ignorâncias, e Seu amor nos concede este relacionamento mesmo e apesar de termos atitudes tão pobres.
    Genizah, êta quadrilha perigosa pro inimigo!

    ResponderExcluir
  3. Ai, amados amigos e companheiros do Caminho!

    Já falei demais... Vamos mais é ficar sem palavras diante do Pai!

    Abração pra vocês. Que Ele nos ajude e que estejamos juntos em oração, uns pelos outros.

    ResponderExcluir
  4. Amém!!
    Quem dera se esses pastores da Prosperidade ficassem mais de boca fechada pra n falar tanta besteira e ouvissem mais a voz de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Então é por isso que Jesus falou: Quando orares não faças como os pagãos que acham que por muito falarem serão atendidos, nem useis de vãs repetições como fazem os gentios. Tem muito crente que crê piamente (bitoladamente) que só tera sua petição atendida se orar 8 horas por dia, (de preferencia de madrugada, porque alguem inventou que a fila é menor). Orar no quarto, a sos, dizem ser heresia. Pensam que oração tem que ser em publico e de preferencia no microfone berrando como se Deus fosse surdo. Transformaram algo tão sublime em um fim em si mesmo. O jejum então, sem comentario. Em meu blog tem comentario e os legalistas e fariseus vão ficar de cabelo em pé.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item