681818171876702
Loading...

Lixo


Cristina Alves


Aqui em casa temos uma mania horrível: não gostamos de jogar coisas fora. Cinco pessoas, e uma casa grande o suficiente para termos toda sorte de objetos como livros, cadernos, eletrodomésticos, roupas e et cetera. Minha mãe detesta. Eu me livrei desse hábito faz um tempo, porém vez ou outra tenho de averiguar se não guardei algo inútil, como vestimentas ou calçados. Como se não bastasse, os rapazes daqui têm outro tipo de junk ou trash - lixo - , o virtual. Temos um computador para cada e o meu é o mais antigo, cerca de 9 anos. Tenho um HD de 40GB, 30GB ocupado graças ao meu cleaning periódico (se não o fosse, estaria full); enquanto menos da metade da ocupação é minha, o que resta são arquivos, fotos, jogos que eles não tiraram daqui [ainda, pois minha paciência tem limite (in)felizmente], os quais estão ligeiramente intocados há anos - mas por algum motivo não podem ser excluídos por mim.

Lixo material causa sujeira, falta de espaço e é muito mais difícil de organizar uma casa com muitos objetos, mesmo grande. Organizar não é arranjar espaço, é harmonizar o que é útil com o que é agradável, o que é difícil quando há mais inúmeros artigos dos quais você não se utiliza. Uma casa bem decorada é aquela que mantém um ambiente de bem-estar com muita ou mesmo pouca mobília. Lixo virtual causa lerdeza, falta de memória e , para um computador mais antigo, o tempo de acesso aos arquivos é multiplicado. Quando não há espaço em um computador, pelo pouco que entendo, os arquivos se corrompem, ele demora mais para acessar o que é necessário, pode reiniciar quando sufoca e não suporta novos arquivos (quando o limite já está além de excedido). Mas vim compartilhar um terceiro junk, o espiritual.

Uma das razões que leva uma pessoa a se converter é enxergar a si mesma como um grande lixo, um pecador de verdade, e pedir salvação do Único. Não apenas uma arrumaçãozinha, mas um recomeço, substituir um coração de pedra por um coração de carne.

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo II Coríntios 5:17
Antes de continuar, pode ser que você que esteja lendo isto não se ache tão pecador, tão errado, e por isso lhe convido a refletir sobre usa vida e suas atitudes. Seja o que for que sinta, eu sei que você não é perfeito, nem eu. O que eu estou escrevendo é para aqueles que desejam uma vida com uma coisa que muitos não tem: segurança, esperança e mudança.

Continuando, a partir desse momento Deus nos oferece uma casa limpinha, aquelas novas mesmo. Muitos de nós não estão preparados para uma mudança radical, então começam a arrumar as coisas por si mesmos. Talvez o eco de um ambiente vazio cause uma certa nostalgia, daquele sofá "do seu tamanho", daquela televisão bem posicionada, e em vez de pedirmos ao Arquiteto "faça o que tem de ser feito", pedimos a ele como um Decorador "dê uma dica, mas nada que não seja muito longe da minha vontade". Logo, essa que deveria ser uma casa perfeita começa a virar uma verdadeira bagunça. O centro da morada, o qual deveria ser "Cristo", é redecorado para as paredes, e às vezes para fora de casa - um extremo que pode acontecer. De fato, você se emocionou [um dos maiores perigos do Evangelho atual!] com a mudança que Cristo proporciona, mas não se deixou mudar.

O problema é que todos nós somos lixeiros por excelência, e em outros casos trazemos os pecados perdoados e as mágoas antigas para o presente. Falhamos no passado, no presente, e falharemos no futuro, mas não podemos fazer de Deus um mentiroso. Quando Ele diz que perdoou, acredite e receba o perdão. Ficar lembrando o passado sem Cristo é perder um tempo que poderia ser gasto limpando e edificando a nova casa, é falta de confiança na Palavra de Deus.

Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade. Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniquidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar. Miquéias 7.18-19Há mais uma desorganização espiritual, comum no meio cristão mais antigo na fé. Eu não encontrei um nome para ela, que funciona assim: você crê de fato que Jesus é Senhor, e o aceitou de coração como Salvador. Isso funciona bem por um bom tempo, você aprendendo com Cristo, com a inspiração do Espírito Santo pela Bíblia, com tudo que Deus coloca no seu coração... Até o momento que começa a criar suas interpretações, suas ideias, seus conceitos. Não tiramos, não conscientemente, Cristo do centro, ficamos duros espiritualmente. São junks, às vezes filosóficos, às vezes sociológicos, de modas e tendências cristãs. "Meu pastor me ensinou assim"; bem-vindo ao mundo, criança! Pode ser que ele tenha se enganado. Isso tudo é confiar no homem, e maldito o homem que confia no homem. "Vida cristã é constante mudança, não uma vacina", como diria Paul Washer. E mais:

O homem que abre a Bíblia deve ter apenas uma pergunta: qual a sua vontade, Senhor? - Paul Washer
Arrume seu interior e você ficará arrumado por fora - Charles Spurgeon

Preciso dizer o que o lixo espiritual causa? Sintomas que vão desde esfriamento na fé, desvio do plano de Deus para sua vida, frustração nas mais diversas áreas controladas por você, e até mesmo morte espiritual. Apenas medite nos momentos que você quis controlar sozinho na sua vida e terá sua resposta.

Convido vocês, e eu também, a avaliarmos nosso interior. Ver se não estamos olhando a Bíblia com os olhos da carne, e se não temos uma bagagem de vida cristã tão grande que não é limpa há anos. Não que o que Deus tenha dito pra você há 30 anos atrás seja diferente hoje, de maneira nenhuma! Mas se realmente foi Deus quem disse ou somente é um trash que você carrega consigo até hoje?



***
Cristina tem somente 17 anos. Dá para acreditar? E seu blog é o Cris Entra na Sala





Testemunhos 3597301083174724702

Postar um comentário

  1. Parabéns Cristina!
    Gostei da contextualização.
    O meu HD virtual está igual ao seu.
    Quanto ao meu HD espíritual, todos os dias eu passo um cleanning nele. Se bobear, fica pior que computador velho: por fora uma maravilha. Por dentro, sepulcro caiado.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item