Antes que as pedras clamem!
http://genizah-virtual.blogspot.com/2009/11/antes-que-as-pedras-clamem.html
Hermes Fernandes
Os tempos são difíceis. Urge que o povo se mobilize. Não dá para virar o rosto como os religiosos da Parábola do Samaritano. Contudo, faltam profetas !
Precisa-se de profetas mostrando a impotência dos rituais religiosos para mudar realidades. Mas eles devem ter a coragem de Isaías para proclamar: “Parem de trazer ofertas inúteis!... Não consigo suportar suas assembléias cheias de iniqüidade... Quando vocês estenderem as mãos em oração, esconderei de vocês os meus olhos; mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei !” (Is 1.13) Requerem-se profetas com o dedo em riste , avisando que o jejum que Deus quer não é abstinência de comida, mas o esforço para se restabelecer a justiça : “Será esse jejum que escolhi, que apenas um dia o homem se humilhe, incline a cabeça como o junco e se deite sobre pano de saco e cinza ? É isso que vocês chamam de jejum, um dia aceitável ao Senhor ? o jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça , desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo ? Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado , vestir o nu que você encontrou , e não recusar ajuda ao próximo?" (Is. 58.5-7).
Precisa-se de profetas que fujam da picada da mosca azul. O Brasil carece de homens que não tenham preço. É necessário surgirem profetas que, a exemplo de Micaías, não permitam queseus nomes constem na folha de pagamento dos poderosos. Josafá, rei de Judá, desejou firmar uma aliança com o rei de Israel, mas antes procurou consultar a Deus. Acabe tinha cerca de 400 profetas assalariados. Josafá se intrigou com a unanimidade e pediu para se aconselhar com alguém independente. Havia Micaías, que estava preso. Ao buscá-lo, o mensageiro advertiu: “Veja, todos os outros profetas estão predizendo que o rei terá sucesso. Sua palavra também deve ser favorável”. Micaías, porém, respondeu: “Juro pelo nome do Senhor que direi o que o SENHOR me mandar” (1 Rs 22).
Precisa-se de profetas que não alicercem seus ministérios em manifestações sobrenaturais de sinais, mas que estejam contentes de poderem transmitir a verdade de Jesus. Que sejam como João Batista, pois nenhum milagre se fez por intermédio dele, mas tudo que ensinou a respeito de Jesus era verdade (Jo 10.14) . Quem dera se mais homens falasse como Paulo : “Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria, nós, porém , pregamos a Cristo crucificado, o qual , de fato , é escândalo para os judeus e loucura para os gentios , mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder de Deus e a sabedoria de Deus" (1 Co 1.22).
Precisa-se de profetas que saibam lamentar como Jeremias e chorem porque o processo de evangelização brasileiro priorizou salvar almas e não pessoas; prometeu o céu, mas descuidou em gerar ações trasnformadoras da história, gastou recuros financeiros em proveito da própria instituição e desperdiçou oportunidades de ser referência ética. O Brasil precisa de mais profetas chorões. Só eles saberiam fazer a espiritualidade ser mais solidária com os miseráveis da terra.
Os dias são difíceis. Oremos para que se levantem pregoeiros da justiça antes que as pedras comecem a clamar.
Pr. Jonas Santos (Recebi por e-mail)
Comentário de Hermes Fernandes: Meu caro Pr. Jonas, tu és uma voz que clama no deserto eclesiástico deste País. Louvo a Deus pela sua vida, e pela maneira destemida com que a expõe por amor à causa da justiça e da verdade. Lamento dizer que as pedras já começaram a clamar. Artistas, intelectuais, populares, pessoas de todas as camadas emprestam seus lábios para que Deus por eles fale, e conclame Sua igreja a despertar-se e engajar-se na transformação do mundo.
***
Hermes Fernandes é também culpado do que se faz aqui no Genizah
Isaías
ResponderExcluir6:8 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
É a primeira vez que comento,mais já tinha visitado outras vezes,seu blog e criativo,alem de levar a palavra de Deus.
ResponderExcluirse vc permetir vou divulgar o seu trabalho,para alguns amigos e blogueiros para fazer parceria!
a paz do senhor!
É verdade... mas falta não só profetas... mas falta também um povo de Deus... pessoas que amem a DEUS. Que sejam transformadas pela Palavra que liberta. Que vivam uma vida renovada fazendo diferença por onde passarem. Pessoas que sejam capazes de amar pessoas. Que não sejam interesseiras, que não sejam falsas, que não sejam amargas...
ResponderExcluirFaltam pessoas que se disponibilizem pelos outros. Pessoas que se preocupem com os outros.
Falta amor.
As vezes eu queria gritar! Mas nas palavras a gente ouve a voz.
ResponderExcluirNão sei como, mas Deus fará! Tantos apaixonados, certamente Ele os unirá. Encontrou 12! A procura continua!
Acredito que há milhoes desses profetas anonimos, mas só conheço um que é publico: Caio Fabio.
ResponderExcluir