681818171876702
Loading...

Paulo, os poetas seculares e o irmão Faísca


Hermes Fernandes


Lá estava Paulo, no coração intelectual do mundo. Enquanto aguardava por Silas e Timóteo que vinham a caminho, o apóstolo dos gentios começou a enojar-se de toda aquela idolatria que imperava em Atenas.
Sua vontade era soltar o verbo, e esculhambar de vez com tudo aquilo. Sem conseguir se segurar, Paulo partiu pra sinagoga, e lá, num ambiente mais propício, ele esbravejou, discutindo com gregos e troianos, quer dizer, com judeus e gregos convertidos ao judaísmo.
Mas o caldo engrossou, quando chegaram os filósofos epicureus e estóicos. Espertos, trataram de tirar Paulo do ambiente religioso, e levá-lo para um ambiente secular, que, na opinião deles, não lhe era tão familiar. Com o apóstolo em desvantagem, eles poderiam “cantar de galo” em seu próprio terreno.
Levaram-no ao Areópago.
Quem ia à sinagoga, ia com a intenção de adorar ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó (pelo menos, em tese). Mas quem ia ao Areópago, ia em busca de novidades. O Areópago seria o equivalente à internet em nossos dias. Em outras palavras, 'terra de ninguém'.
Imaginemos que Paulo estivesse acompanhado de um crente legalista, do tipo com que a gente se esbarra por aí. Daqueles que se escondem por trás de uma fachada de santidade, ou por trás de um perfil falso na internet (fake), com direito a pseudônimo e tudo.
Vamos chamá-lo carinhosamente de “irmão Faísca”, ou Faisquinha (sonhando em ser “labareda” um dia...).
Vendo Paulo em maus lençóis, ele pensa com seus botões:
- E agora, Paulo? Como você vai se sair dessa? Mandar bem na sinagoga é fácil, quero ver como vai se sair num ambiente secular...
O irmão Faísca imaginou que, a julgar pela maneira como falava lá na sinagoga, Paulo perderia as estribeiras, e detonaria aqueles idólatras. Mas para sua surpresa, Paulo se revelou um gentleman.
- Homem atenienses, já vi que vocês são muito fervorosos em sua religiosidade. Com estas palavras, Paulo iniciou seu surpreendente discurso. E continuou:
- Passando por um dos santuários da cidade, dei de cara com um altar que tinha uma placa onde se lia: AO DEUS DESCONHECIDO. Querem saber de uma coisa? É sobre esse Deus que quero falar com vocês.
Imediatamente, o irmão Faísca deu um passo atrás, e cochichou para outros dois dos seus companheiros, o irmão Recalcado e o irmão Cabideiro:
- Aonde é que Paulo quer chegar? Que estória imbecil é esta? Quem disse que esse “deus desconhecido” é o Deus de Jesus Cristo? Paulo tá doido? Tá trocando as bolas!
O Recalcado, tomado por uma revolta nada santa, acrescentou:
- Será que ele não sabe como se originou este culto bizarro? Ninguém contou pra ele que este deus desconhecido é só mais um ídolo idiota? E se é ídolo, por trás dele tem um demônio. Quando esta gente se dobra perante este altar, está adorando o capeta. E como Paulo pode endossar isso?
Indiferente às críticas do Faisquinha e seus colegas, Paulo prosseguiu em seu discurso. Em vez de atacar os “idólatras”, Paulo os acalentava, e assim, conquistava sua simpatia, garantindo que ouvissem sua pregação.
Gradativamente, o apóstolo introduzia as verdades eternas do Evangelho da Graça, sem espantar, nem criticar ninguém.
Se na sinagoga Paulo tinha sempre um ‘pega pra capar’ com os crentes judeus, no Areópago, ele parecia brando, porém firme em suas convicções.
Em poucos minutos, falou-lhes sobre a graça e a soberania de Deus.
Durante esta etapa de seu discurso, Faisquinha já estava mais calmo. Percebeu que apesar de ter dado aquele furo no início, Paulo já havia voltado para os trilhos, e agora, apresentava-lhes o genuíno Evangelho (Era assim que ele imaginava).
De repente, em vez de citar passagens bíblicas, extraídas do Antigo Testamento, ou mesmo palavras atribuídas a Jesus, Paulo resolve citar filósofos gregos.
Não se segurando em si, o Cabideiro soltou entre os seus amigos:
- Que é isso, Paulo? Assim você vai estragar tudo! Esses caras não sabiam o que estavam falando. Eles eram tudo satanistas. Nunca parou pra ouvir suas canções? Seja mais bíblico, mais ortodoxo, senão, daqui há pouco a turma lá da sinagoga vai lhe taxar de herege.
Eles bem que queriam ter dito tudo isso diretamente a Paulo, em alto e bom som. Mas como não havia um perfil fake naquela época, sob o qual pudessem emitir qualquer opinião, sem ter que se expor, preferiram ficar calados.
Conhecedor da cultura secular, Paulo cita de cor o verso atribuído aos poetas gregos:
“Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos. Como também alguns dos vossos poetas disseram: Somos também sua geração” (At.17:28).
Fico imaginando se isso houvesse acontecido hoje, quem seriam os poetas que Paulo citaria. Talvez citasse Cazuza, Renato Russo, Tom Jobim, sem se importar com o credo professado por eles.
O fato é que, ao final do seu discurso, vários se converteram à fé, inclusive o chefe do Areópago, chamado Dionísio (nome do deus do vinho).
Enquanto isso, o Faisquinha apagou, e seus amigos imaginários também, juntamente com o seu sonho de ser um dia uma labareda.

***
Hermes Fernandes é também culpado do que se faz aqui no Genizah
Intolerância 4261531916109616872

Postar um comentário

  1. Pastor Hermes, muito bom post, só um comentario com relação ao "Altar", não há qualquer referencia no texto que havia qualquer tipo de imagem nesse altar (estava vazio) ou adoração ao altar (o que seria ilógico até mesmo para o pagão). O que invalida o comentario sobre idolatria referente a esse altar especificamente, o que foi no caso o ganchão achado e usado por Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Quem fala o que quer ouve o que não quer. O troco foi à altura.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso!
    porém, quando um pastor atual lança mão do mesmo recurso de Paulo, é apedrejado sem piedade...
    Inclusive por blogueiros cristãos!
    Sou crítica por natureza, pra mimtem que ser na Palavra, fóra dela é conversa fiada, mas algumas vezes fico pensando que nem sempre estamos com a razão em sermos tão críticos assim...
    importa mesmo é que o Evangelho seja pregado e almas salvas.
    O resto já dizia um grande sábio:É TUDO VAIDADE.

    ResponderExcluir
  4. Gilson, assim como não havia ídolo algum sobre aquele altar, tem muita gente vendo diabo onde não há diabo. Essa turma é triste!

    ResponderExcluir
  5. O fundamental é a Palavra e o objetivo é a Salvação. Ser acessível, amoroso, receptivo, fazer-se entender aos novos na fé, aos distantes em cultura é o IDE.

    Paulo usou de exemplos que os gregos eram capazes de entender, pois não tinham a bagagem dos judeus.

    Jesus usou parabolas para se fazer entender aos simples.

    Deus usou um mula!

    Quem esta apenas preocupado em defender sua fraca expressão de fé escondida nos escombros de sua humanidade, mas decorada com trajes de sobriedade, não está preocupado em levar o evangelho a todos... Quer julgar, já de antemão quem merece conhecer a Verdade, ou não. E a que preço! Não está preocupado em resgatar, mas tão somente provar-se o mais santo e fundamentalista em seu grupo.

    Será que Jesus almoçaria com algum destes... Creio que não. Jesus sentou com prostitutas e chamou estes tipos de serpentes!


    Marcelo Santiago - Ribeirão Preto

    ResponderExcluir
  6. Aquele altar não tinha imagem exatamente por aquele Deus era descohecido. Foi colocado ali após um verdadeiro dilúvio acontecido a mais ou menos 100 anos atraz.
    Eles clamaram aos deuses conehcidos, mas nada aconteceu. Quando eles clamaram a algum Deus que pudesse resolver aquela situação a chuva parou. O altar foi erguido a esse Deus. Paulo conhecedor desse fato, aproveitou a oportunidade.

    Que bom se o Evangelho fosse pregado dessa forma.
    Que poetas você citou!!! A rapaziada fundamentalista rsrsrs
    Muito boa postagem

    ResponderExcluir
  7. Irreverência à parte - e por sinal excelente - fico à refletir a contradição que há entre Paulo e os "Paulólatras".
    Onde quero chegar?
    O que sobra-va em Paulo, falta nos "canlinhas de fogo" que adoram citá-lo nos dias de hoje. O mais impressionante, é que as citações desses "faísquinhas" são carregadas de uma "ERMENÊUTICA" (sem o "H" mesmo, ou "HERMNÊUTITICA" (com dois "TI" mesmo), que não chegam nem aos pés daquilo que seria uma INTERPRETAÇÃO "CHULA" do que Paulo dizia. E olha que muitas dessas citações estão claríssimas, e não necessitam de uma exegese tão profunda, que talvez viesse comprometer o texto.
    Gostri muito da colocação: "se fosse nos dias de hoje, qual poeta o Paulo citaria"?
    Quem sabe, ele não citaria o tão incompreendido e mal "afamado" RAUL (ZITO), ou o "idólatra" ROBERTO CARLOS?
    Tremo até os ossos, quando ouço declarações em "CRENTÊS" ou em "ENANGELIQUÊS", que dizem assim: QUEM NASCEU HÁ 10 MIL ANOS ATRÁS FOI O DIABO". Ou: "QUEM OLHA PRA TERRA E VÊ UMA MULTIDÃO QUE VAI CAMINHANDO É SATANÁS".
    O que será que Paulo diria, ou, faria, diante de tais declarações?
    O Danio tem razão: foi perfeito - você venceu!
    Parabéns Professor.

    ResponderExcluir
  8. Era melhor dormir sem esta! Uiiiiii! Quase fiquei com pena das irmãs cajazeiras da net! Lembram disto, Hermes e Danilo? As falsas pudicas e piedosas primas do prefeito Odorico Paraguaçu?

    Pois tem crente assim também prezamado Atalaia!

    Bem feito! Bom texto!

    Mauro Chavez Rivera

    ResponderExcluir
  9. "Abra seus olhos, apenas perceba que ele é o único
    O único que pode te salvar agora
    De todo esse pecado e ódio"

    Adivinha de quem é a letra desta canção (After Forever)?

    Não! Não é de uma banda "gospel"!

    É da banda Black Sabbath.

    Quem diria que uma banda considerada satanista seria capaz de dizer algo assim?

    ResponderExcluir
  10. Mais uma pérola:

    "Ele deu sua vida por nós, ele caiu perante a cruz
    Para morrer por todos aqueles que nunca lamentaram sua perda
    Não fomos destinados a sentirmos tal dor novamente"

    Iron Maiden (For The Greater Good Of God)

    ResponderExcluir
  11. Graça e paz a todos! Hermes vc está de parabéns pela postagem. Que Deus continuea abençoando a tua vida.

    Rev. Davi Nascimento.

    ResponderExcluir
  12. Rev Hermes ta certo!!!!!!!! Concordo com tudo o que disse e ainda crescento o que diz Marcelo Camelo do Los Hermanos:

    "Moça olha só o que eu escrevi, é preciso força pra sonhar e perceber que a estrada vai além do que se vê!"

    ResponderExcluir
  13. Hermes meu irmão,paz!
    Só hj, depois do Danilo ter me deixando um comentário avisando-me do post que vim e li. Meu irmão você está de parabens!Naõ esperava outra coisa de você. Como disse, em nome da Teologia barata que maquinalmente aprederam em seus cursinhos teológicos são capazes de triturar, matar, sufocar e demonizar a todos que não compactuem a seus ensinamentos.
    Não sou teólogo e nem quero ser, pois teologia sem amor, vivência diária e alicerçada em Jesus e lixo, esterco e de nada me vale. Quanto a usar métodos não convencionais mesclados com a Palavra para tentar fazer os outros enxergarem as verdades eternas, acho muito válido, muito mesmo. E depois vejo uma meia dúzia de desinformado criticando o Caio Fábio porque usou a música Imagine do John Lennnon. Eu assisti toda a pregação e a música foi apenas um "pano de fundo" para ele discorrer sobre a Nova Jerusalém. Se todos tivessem "saco" para assistí-la toda, não ficariam falando besteira e do que não sabem. E, no final, muitas pessoas foram e entregaram suas vidas a Jesus. Aleluia!
    Uma coisa sei, e Jesus me revelou, que ele ODEIA fariseu, saduceu e escribas, pois estes não entram e nem deixam os outros entrarem e pior, em nome Dele e de uma teologia carrasca, brutal e de um cristianismo afundado, distorcido e destruidor da Palavra, perseguem aqueles que querem apenas viverm a vida olhando pra Jesus.
    Paulo falou:"Cuidado com Demas, Fileto, Himineu". E assim também falo: Cuidado com Newton, Cristão Revoltado (Isaías Medeiros), Labaredas de Fogo (esse ai ainda não se desmascarou), pois estes estão tentando levar a todos vocês um Evangelho "Xiita", "Fundamentalista", mais fundamentado em uma ortodoxia cheia de falta de perdão, incompreensão, proselitista, enganosa, rancorosa e que querem apenas mais adeptos a seus delírios farisaicos. Fica o alerta.
    Equipe Genizah, muito obrigado pelo excelente texto. Vocês são 10. Danilão, um beijo em seu coração e que o Senhor te dê sabedoria e mais "calma", rsrs.

    ResponderExcluir
  14. Caro Hermes


    Você se superou com essa lúcida e irretocável analogia, trazendo Paulo, o areópago e os Atenienses para o nosso momento atual.

    Parabenizo-lhe por ter conseguido com maestria incomum, narrar esse emblemático acontecimento bíblico, de maneira bem humorada, traduzindo o pensamento fiel dos fundamentalistas adeptos do calor e do fogo que pululam no nosso meio (os brasas, os faíscas, os chamas e os labaredas).

    ResponderExcluir
  15. Excelente!!!

    Tem um livro chamado "O Fator Melquisedeque" que fala sobre a origem do tal "deus desconhecido" , o qual paulo usará séculos depois como uma ponte para falar do evangelho de Cristo. Inclusive será a próxima indicação de leitura do meu blog.

    ResponderExcluir
  16. Excelente texto!
    Mais um exemplo bíblico de linguagem e adequação.

    ResponderExcluir
  17. Que incrível capacidade de escrever. Só queria a metade dela. Muito boa a forma e a exatidão das comparações, bem como a conclusão da mensagem.

    Destaco que, no fim de tudo, houve conversão! Pessoas aceitaram a Jesus como salvador!
    Houve salvação naquele lugar!
    Prosperidade? Pra que?
    Unção? O Espírito estava lá!
    Promessa? A mais importante era a vida eterna!

    Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  18. Uiii...

    Alguém deu uma resposta a esta publicação que foi retirada do ar... Porque será? A dica está lá no Cristão Revoltado!

    ResponderExcluir
  19. Danilo,
    Este post está dando o que falar em outros blogs.
    Ufa! Quase que meu instinto advocatício entrou em ação, mas quando vi que a discussão era exclusivamente em "trio", achei que não valia a pena...rsrsrs.

    ResponderExcluir
  20. Raquel!

    Veja você: em briga de poodle, não convém pit bull se envolver... kkkkk

    E pelo jeito ninguém apareceu para defender o indefensável. Aquilo lá dá até pena! Caso de Rivotril.

    Vamos reservar seu talento para causas mais relevantes!

    Paz querida!

    ResponderExcluir
  21. É difícil citar Tom Jobim, Cazuza e Renato Russo.
    Na minha igreja tem uma galera que cantava isso nos barzinhos da vida e táva de saco cheio deles quando se converteu.
    Tem outra galera que chegou agora e só conhecia o NX0 e o Fresno (Quem?).
    E tem ainda a turma que jogou fora os CDs de forró com a pomba gira na capa.
    Tem a turma que acendia um marley.
    Complicado contextualizar assim né?

    Até que pessoal do Rap e do Metal aqui se sente bem.

    Paz e bençãos.

    ResponderExcluir
  22. Ter essa visão não-legalista nos dá mais misericórdia e humanidade para com tantas pessoas que ainda não conhecem a Jesus, se vc ouvir IMAGINE de JOHN LENNON vai ver que ela é uma poesia celestial, mas os Crentões Tabajara acham isso uma blasfêmia.

    ResponderExcluir
  23. Seja bem-vindo a Igreja Universal do “Reina” de um deus (com letra minúscula mesmo, pois não se trata de Deus), mais conhecida também pela sigla IU”R”d (qualquer semelhança com a IURD é mera coincidência ou não, você decide), sob a direção apostólica do Bispo Hermes Fernandes.

    Aqui você pode ouvir aquela música do Black Sabbath sem problema nenhum, afinal a graça (in)comum sorriu para eles também (http://www.pulpitocristao.com/2010/09/e-parece-que-graca-sorriu-pra-mim.html#comments). Vejam só:

    “Abra seus olhos, apenas perceba que ele é o único
    O único que pode te salvar agora
    De todo esse pecado e ódio" After Forever, Black Sabbath

    Como disse o renomado Bispo “Quem diria que uma banda considerada satanista seria capaz de dizer algo assim?”

    Realmente parando para analisar até há algo de poético na letra. Mas espera um pouco!!! Olha o que descobri, a letra não termina aí, ela continua dizendo o seguinte:

    “Ou você ainda zombará de tudo que você ouve? Sim! Eu acho que é tarde demais”

    Agora podemos analisar a letra que foi omitida (propositadamente?) pelo Sr. bispo. A letra realmente afirma que Deus é o único que pode nos salvar, mas logo em seguida vem a pergunta se aquele que ouve aceitará isso ou continuará zombando de Deus. A resposta é sim, pois aquele que está ouvindo acha que é tarde demais. Será bispo que agora o Sr. ainda concorda com a letra desta música? Se a sua resposta for sim, então o Sr. também concorda com esta outra letra da música “Evil and daughter” (diabo e filha) da mesma banda, afinal eles estão sob a graça (in)comum:

    “Diabo e Filha
    Ele tem o poder, ela tem a dor
    Diabo e Filha
    Ela irá quebrar qualquer mulher e pegar qualquer homem
    Diabo e Filha
    Mão em mão com o ceifador”

    E o que o Sr. acha bispo desta aí abaixo, Selling my soul (Vendendo minha alma), também do Black Sabbath:

    ResponderExcluir
  24. “Minha mente está pesada, meu corpo está fraco
    Pensamentos suicidas clamando por um pouco de descanso
    Condenado convicto é o que sou
    Acho que estou ficando louco sem uma sombra de dúvida
    Eu sinto uma serenidade, yeah, será mesmo que ela está lá?
    Eu não leio os livros sagrados porque
    eles não me levam a lugar nenhum
    Eu não posso segurar mais, eu estou perdendo o controle
    Eu estou pagando o preço agora por
    ter vendido minha alma... vendendo minha alma”

    Pra quem será que o autor da letra vendeu sua alma? E porque será que ele não lê os livros sagrados? Então ele não lê a Bíblia, visto que ela é um conjunto de livros sagrados?

    Talvez o Sr. possa achar inspirado pelo espírito (que não é o Santo), a capa desse álbum:

    http://2.bp.blogspot.com/_y9VfBvtn_As/Rc-cpdMfEGI/AAAAAAAAAEg/hVJNMfbxlrA/s1600/Speak%2520of%2520the%2520Devil_0.jpg

    Agora um verso bíblico para o Sr. refletir: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”

    Pergunto: o que as letras dessas músicas apresentam como respeitável, justo, puro, amável e de boa fama?

    Como um bispo cristão (pelo menos o Sr. diz que é) pode apresentar letras de bandas declaradas satânicas, como algo recomendável para se ouvir?

    “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele;” 1 João 1:15

    “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” Efésios 4:29

    Eu não sei quanto ao Sr., mas eu não me senti nem um pouco edificado espiritualmente ao ler as letras destas músicas.

    A IU”R”d, da qual o Sr. faz parte, parece que difere muito da igreja de Cristo que tem os princípios norteados pela Palavra de Deus.

    “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” Mateus 7:21

    O Sr.a está disposto a fazer a vontade de Deus, mesmo que isto lhe custe o abandono de seus gostos pessoais?

    Estou orando pelo Sr.

    ResponderExcluir
  25. E Cristo qual poeta citou? então não é o suficiente o que veio direto do Pai?ora qualquer mente que não é dominada por Deus, por quem é? Paulo citou esse homens mostrando que dentre eles mesmos tinha quem os acusa-se e que ele Paulo estava ali não para acusar mas para pregar a Jesus Cristo!!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item