681818171876702
Loading...

Matriculados na Escola de Caim


Hermes Fernandes

"Ai deles! Entraram pelo caminho de Caim..." (Judas 11a).

"O caminho de Caim" é a rota de colisão entre o homem e Deus, e entre o homem e seu semelhante. O Caminho ( que é Cristo! ) proposto pelo Evangelho é o do encontro, da reconciliação entre o Criador e a criatura, e entre o homem e seu próximo.

Tanto a colisão quanto o encontro são frutos de uma convergência entre pontos. A diferença é que no encontro as partes se integram, se unem, e às vezes se fundem. Já a colisão tem efeitos colaterais devastadores. As partes se chocam, produzem atrito, e às vezes se esfacelam.

O texto bíblico diz que Caim irou-se por achar que Deus não atentava para sua oferta, como para a oferta de seu irmão Abel. Esse descontentamento foi fruto da comparação. - Por que ele, e não eu?

Toda inveja/ciúme é fruto da comparação. Quando nos comparamos uns com os outros, temos a tendência de achar que somos injustiçados, preteridos, e que, de alguma maneira, nossos direitos estão sendo lesados. Daí vem o senso de justiça própria.

O invejoso é aquele que acusa Deus de agir com injustiça, por preferir uns, e preterir outros. Mas a Bíblia é clara ao dizer que para Deus não há acepção de pessoas.

Abel não era o favorito de Deus, como insinuava Caim. Suas ofertas eram aceitas porque eram feitas com o coração puro, sem a pretensão de desbancar seu irmão. Já as ofertas de Caim tinham a marca da presunção.

Infelizmente, muitos que se dizem cristãos parecem ter se matriculado na escola de Caim. Até testemunhos são dados com a intenção de demonstrar o quanto são importantes para Deus, em detrimento de seus irmãos. Acham que dar testemunho é contar vantagem, se cartar, instigando seus irmãos à inveja. - Vejam, vocês não têm a fé que eu tenho.

Esse espírito de Caim tem sido estimulado até dentro dos lares, onde os filhos disputam a atenção e predileção dos pais.

As Escrituras nos advertem a não sermos como Caim, "que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão, justas" (1 Jo. 3:12).

A existência de Abel se tornou uma afronta para Caim. Por isso, ele não hesitou em matá-lo. Convidou-o para um passeio no campo, e quando seu irmão se distraiu, apunhalou-o pelas costas, cometendo o primeiro homicídio narrado pelas Escrituras.

Talvez não tenhamos a coragem que ele teve de tirar a vida do próprio irmão. Mas se nutrimos um sentimento de ódio, alimentado pela inveja e pela justiça própria, aos olhos de Deus somos tão homicidas quanto Caim.

"Todo que odeia a seu irmão é homicida..." (1 Jo.3:15a). E esse instinto homicida, uma vez nutrido, pode nos levar a matar nosso irmão, pelo simples fato de sua existência se nos tornar numa afronta.

Há muitas formas de "matar" alguém. Podemos matá-lo à prestação, usando nossa língua como arma. Podemos matá-lo ao privá-lo de seus direitos. Podemos interditar seus sonhos, boicotá-lo com nossos comentários maldosos, ou simplesmente ignorá-lo.

O Caminho de Caim é o caminho do ódio, do extermínio, que busca se auto-justificar alegando ser vítima de uma injustiça. Já o Caminho de Cristo é o caminho do amor, que em vez de tirar a vida, se oferece para dar a vida, sem qualquer pretensão de ser recompensado.

"Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós. E devemos dar a nossa vida pelos irmãos" (1 Jo.3:16).

O amor faz cessar toda contenda, toda demanda, toda reivindicação. O foco deixa de ser nossos direitos, para ser o bem-estar de nosso semelhante.


***
Hermes Fernandes é também culpado do que se faz aqui no Genizah

Postar um comentário

  1. Ééé...
    ainda preciso melhorar muito para não cair nessa "Escola de Caim". As vezes hábitos nossos nos levam a isso, acabamos depreciando o outro por nos gabar, mesmo sem pretensão(ou alguns com intenção).
    Amar realmente é o maior mandamento.
    E deveras o mais difícil.

    Graça e Paz!
    Leuh Kairos
    http://leuh-e-adoradores.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sim, a humanidade entrou pelo caminho de Caim. E não se mostra interessada em encontrar o retorno. Que o SENHOR nos livre desse "caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte". (Pv 14.12)

    ResponderExcluir
  3. espero que aprovem, eu aprovei o site. rsrs

    AMOR NÃO DÁ EM ÁRVORE
    Por: William Vicente Borges

    Amor não dá em árvore
    Nasce no coração

    Mas se amor desse em árvore
    Do jeito que homem é
    Ela já estaria em extinção

    Seria vítima das queimadas
    Para nascer o pasto da ingratidão

    Amor não dá em árvore
    Nasce no coração

    Mas se amor desse em árvore
    Não seria classificada como nobre
    Apenas rebaixada a madeira de carvão

    E como carvão terminaria me cinzas
    Que se varre para longe
    E não se dá mais atenção

    Que bom que amor não dá em árvore
    E nasce no coração

    Pois por mais que corações bons se vão
    Outros nascem de montão

    E assim como toda árvore
    Um bom coração cheio de amor
    Oxigena nossa existência

    Quem frutifica amor é como uma árvore
    Que mesmo sendo desprezada
    Não vive em vão.

    .............................
    Primavera de 2009

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item