681818171876702
Loading...

A SOBERANA PROVIDENCIA DIVINA



Por Antonio Carlos Costa


"Não se vendem dois pardais por uma asse? e nenhum deles cairá em
terra sem o consentimento de vosso Pai".



Este texto extraído do Evangelho de Mateus capítulo 10 verso 29 nos ensina as seguintes lições:
1. Deus governa o universo soberanamente.

2. Deus governa o universo nos seus mínimos detalhe

3. Deus governa o universo de acordo com seu cuidado paternal pelo seu povo.

O universo é regido por leis que foram determinadas por Deus. Porém, a Confissão de Westminster faz bem ao fazer uma separação entre causa secundária e causa primária. Existem as causas secundárias daquilo que acontece num universo onde encontram-se em operação leis naturais estabelecidas por Deus. Para o cristão não há nenhum problema no ser humano sair em busca das causas científicas que estão por trás dos acontecimentos da vida. Contudo, o texto supra mencionado nos ensina que Deus é a causa primária de tudo o que acontece. No fim da linha, dentro de uma sucessão de causa e efeito, aquele que faz ciência a partir de categorias cristãs de pensamento encontrará um Deus soberano que tudo faz como lhe agrada.

Meu último ponto: o universo é composto por duas partes. Há nele uma dimensão material, inanimada, incapaz de expressar vontade, pensamento e sentimento, e, uma porção que é pessoal, capaz de ter consciência do todo e de si mesma. O que a fé cristã nos ensina é que, o impessoal está sujeito ao pessoal. Tudo o que existe tem que dizer amém para a vontade soberana de Deus. Não cai pardal do céu fora do âmbito desta determinação santa, bondosa e sábia.

Que consolo viver num universo como este. A alegria da alma piedosa é incalculável. Não há foto enviada pelo telescópio Hubble que possa assustar o crente. Todos os corpos celestes dizem sim à palavra do Pai de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Que mistério esta soberania! Como conciliá-la com a responsabilidade humana e as dores da vida? Mas, é justamente neste tipo de universo que gostaríamos de viver - um mundo no qual nem o acaso, nem as forças cegas, nem o inferno, têm a palavra final. Prefiro viver neste tipo de mundo ensinado pelo Senhor Jesus, com toda a sua inescrutabilidade, a viver num universo que me leva a crer que por trás da vida há um demiurgo (uma criatura intermediária entre a natureza divina e a humana), um simulacro de Deus, ou seja, um ser que além de não ser onipotente e soberano, é um super-anjo incompetente, capaz criar a vida e deixá-la escapar ao seu controle.

Prefiro esta teologia dos pardais à tentativa racionalista de diminuir a divindade(ou ignorá-la), na perspectiva de encaixar num sistema de pensamento os fatos da vida que fogem à nossa compreensão. Tal decisão nos remete para problemas intelectuais mais graves ainda, capazes de remover da vida toda a consolação que Deus tencionou que auferíssemos da sua santa Palavra.

***

Antônio Carlos Costa é pastor da Igreja Presbiteriana da Barra, Presidente do Rio de Paz e há dez anos apresenta o programa de televisão Palavra Plena.


Leia também este artigo que foi escrito vinte dias antes do acidente...





Artigos 240947940326814855

Postar um comentário

  1. Eu acredito neste DEUS Pai Todo Poderosos Criador do céu e da Terra.

    Eu escolhi acreditar em JESUS seu único filho que veio ao mundo para me e nos salvar.

    Eu vivo buscanto a presença deste Santo Espírito para fazer parte de minha vida.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item