681818171876702
Loading...

Virou macumba!




Renato Vargens

O comportamento de algumas das igrejas chamadas evangélicas, cada vez mais se aproxima dos rituais espíritas. Óleo ungido para arrumar namorado, reteté de Jeová, sal grosso para espantar mal olhado, terapia do amor que trás a pessoa amada em sete dias, videntes espirituais, balas consagradas para “abençoar” crianças, culto do descarrego, despacho gospel, garrafada do tempo dos apóstolos, unção com óleo de objetos inanimados, quebra das maldições hereditárias, encostos, atos proféticos e muito mais.

Pois é, do jeito que a coisa anda daqui a pouco ouviremos em nossos cultos expressões como “Eparrei Jeová” ou "em nome de missifio". Ora, vamos combinar uma coisa? Infelizmente algumas das liturgias evangélicas estão tão miscigenadas que um desavisado qualquer ao entrar em um de seus cultos pode pensar que entrou no centro de macumba. Ouso afirmar que o sistema comportamental e doutrinário do neopentecostalismo brasileiro se deve em parte ao famigerado sincretismo religioso. O que nos leva a entender que mais do que nunca, precisamos em nosso país resgatar os valores da Reforma Protestante, retornando a Bíblia, fazendo dela a nossa única regra de fé.

Isto posto, afirmo categoricamente que em hipótese alguma experiências mágicas esquizofrênicas, como superstições inequívocas e burrificadas devem nortear o comportamento de nossas igrejas, até porque, somos e fomos chamados pelo Senhor a vivermos um cristianismo equilibrado, racional, apaixonante e apaixonado por aquele que por sua infinita graça e misericórdia nos salvou.

Como inúmeras vezes afirmei neste blog, confesso que estou absolutamente perplexo e preocupado com os rumos da igreja evangélica. Chego a conclusão de que mais do que nunca a igreja brasileira precisa URGENTEMENTE de uma nova reforma.

Pois é, como costumava dizer o reformador João Calvino o verdadeiro conhecimento de Deus está na bíblia, e de que ela é o escudo que nos protege do erro. Em tempos difíceis como o nosso, precisamos regressar à Palavra de Deus, fazendo dela nossa única regra de fé, prática e comportamento.

***


Fonte: Renato Vargens é pastor da Igreja Cristã da Aliança em Niterói, conferencista e escritor.





Artigos 7305621298764726304

Postar um comentário

  1. Fala Danilo a paz do Senhor. Esses dias eu me vi dentro de um terreiro de macumba, as irmães rodavam que era uma coisa de louco, e pula pra cá, pula pra lá, não demorou muito para que eu, minha esposa e minha filha saíssemos deste culto (culto a Deus que não era) e lá fora estava no letreiro IGREJA EVANGÉLICA. Fazer o que né.

    ResponderExcluir
  2. Quer me parecer que A Palavra esteja fora de moda para os incautos que preferem crer nas firulas evangélicas...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Esta também é uma preocupação minha a algum tempo. Faço a sugestão de que assistam estes 3 vídeos que fiz sobre o tema. O título é "Macumba Evangélica - Apostasias dos Últimos Tempos"

    http://www.youtube.com/watch?v=TNxvkOdUHoc
    http://www.youtube.com/watch?v=alLonnjgPGY&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=crf2ApmOUiI&feature=related

    ResponderExcluir
  4. É necessário ser feito uma nova chamada ao Evangelho, nem que para isso muitas vozes precisem soar ecoando em todas as direções, saindo às ruas, falando para todos, mostrando, apresentando o verdadeiro Evangelho do Senhor JESUS.

    ResponderExcluir
  5. É amigo! Parece que nós não precisamos de uma nova reforma, porque isto tem todo dia nas igrejas separando ainda mais, não é?!
    Nós precisamos é voltar ao antigo!
    Deus fez tudo para ser tão simples e o homem é quem complica!
    Eu tbm estou seriamente preocupada! Muito!
    Pois para servir a Deus hoje em dia nessas igrejas anda muito complicado. O Deus lá anda rigoroso!
    Abraço
    Fran

    ResponderExcluir
  6. Só tenho uma palavra para descrever o que sinto quando vejo esse tipo de situação: tristeza.
    A sensação que tenho é de que uma oração sincera diante de Deus não tem mais valor. Se não forem feitos escândalos e rituais estranhos, as pessoas não acreditam que Deus está agindo.
    Isso tudo é apenas mais uma tentativa desesperada de gerar a presença de Deus.
    Que Deus não nos deixe cair nessa armadilha!

    ResponderExcluir
  7. POBRE É UM POBREMA MERMO, MAS NÃO FALO DE GENTE QUE NÃO TEM GRANA, BOA MORADIA, OU ALGO ASSIM, FALO DE GENTE QUE SE DEIXA LEVAR POR QUALQUER MOVERZINHO LERO-LERO E ACHA Q TA CHEEEEEEEEIO DO FOGO, AI VC SABE DE QUE FOGO NÉ, FOGO NO R..., FAZ UM MONTE DE GRAÇA DENTRO DA IGREJA E DEPOIS SAI NA RUA FAZENDO UM MONTE DE MERDA E SUJANDO A IMAGEM DOS SERVOS VERDADEIROS,POR ESSE FATO E QUE TENHO UMA RESISTENCIA IMENSA COM ESSA TURMA DO "FOGO", QUEIMA ELES JESUS...

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkk, é assim mesmo, kkkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  9. É uma tristeza o que está acontecendo no Brasil, muitas igrejas que se dizem evangélicas estão virando centro de macumba. Certa vez, um irmão que diz do "fogo" , "retete" que é mais crente do que todo mundo foi demitido do seu trabalho porque correu com uma barra de aço atrás do seu colega é muito "fogoooooo"

    ResponderExcluir
  10. Amigos, isso não tem jeito. NÃO PRECISAMOS DE REFORMA. Reformar o quê? "Sai dela, povo meu!" A maioria das igrejas evangélicas virou casa de loucos. Solução? Saiamos "disso" e voltemos à prática simples da igreja primitiva: culto nos lares, adoração, Palavra, louvor... Só. E não e pouco.

    ResponderExcluir
  11. Achei ótimo este artigo e concordo plenamente com vcs. Só nãO posso cooncordar, espírita de berço que sou, com a associação que fazem aos rituais "espiritualistas" com O espiritismo codificado por Allan Kardec. NÃO ACREDITAMOS QUE A MATÉRIA TENHA ALGUMA INFLUÊNCIA SOBRE O ESPÍRITO. SE ISSO ACONTECE, É PORQUE AS MENTES DOENTIAS ACEITAM E SE DEIXAM LEVAR PELAS INFLUÊNCIAS DO MAL. Concordo ainda mais com este trecho a seguir:
    "Chego a conclusão de que mais do que nunca a igreja brasileira precisa URGENTEMENTE de uma nova reforma.Pois é, como costumava dizer o reformador João Calvino o verdadeiro conhecimento de Deus está na bíblia, e ela é o escudo que nos protege do erro. Em tempos difíceis como o nosso, precisamos regressar à Palavra de Deus, fazendo dela nossa única regra de fé, prática e comportamento".
    Isso o que foi dito acima é a máxima verdade. Sou casado com uma evangelista da Igreja Fonte das Águias e minhas duas filhas também frequentam essa igreja, todas batizadas. Vejo isso como um grande benefício em nossas vidas e convivemos muito bem porque há respeito mútuo. Assim como discuto com pessoas que acham que a palavra "crente" significa "alienado", defendendo a fé como elemento redentor da humanidade, discuto ainda mais quando confundem "espiritismo" com "espiritualismo". Defendo os evangélicos, de forma veemente porque os conheço e convivo muito bem com eles. Então peço a vcs, irmãos, evangélicos que sigam o nosso exemplo, e passem a criticar apenas o que conhecem. Pesquisem sobre o assunto e verão que muito do que falam sobre nós é mentira. Espiritismo não é misticismo, nem magia, nem tarô, nem oráculos, miçangas, incensários, defumações,não adivinhamos, não prevemos, não despachamos; TUDO ISSO É ESPIRITUALISMO.
    Se algém tiver dúvida sobre o que é espiritismo, consulte este link e desfaça os equívocos: http://doutrina-kardec.blogspot.com/2010/02/o-que-e-espiritismo-por-alamar-regis.html
    Abraços a todos, parabéns pelo site.
    Mauro Vieira de Barros - Itararé - SP

    ResponderExcluir
  12. Complicado. Tô a espera do verdadeiro avivamento, que vem de João 10, onde o Pastor entra, e chama as ovelhas para fora.

    ResponderExcluir
  13. POSTEI SOBRE ESSAS PRATICAS IDOLATRAS NO BLOG DA ASSEMBLEIA CRISTÃ. SÃO VERDADEIRAS IDOLATRIAS E O POVO ESTA CEGO. VEJAM A MINHA POSTAGEM EM:http://assembleiacristanobrasil1.blogspot.com/2009/10/idolatria.html

    ResponderExcluir
  14. ótimo post.
    entretanto, existe um detalhe que muitas vezes me pego falando tbm:

    ''vivermos um cristianismo equilibrado, racional, APAIXONANTE e APAXONADO por aquele que por sua infinita graça e misericórdia nos salvou.''

    Quando se diz apaixonar, geralmente voltamos para algo carnal e momentâneo. Eu prefiro dizer que amo a Jesus, do que dizer que sou apaixonado por Ele.
    É só minha opnião

    ResponderExcluir
  15. Este é e sempre foi o pensamento do movimento da restauração à Bíblia. A fé verdadeira nunca mudou e nunca vai mudar. Ela está e sempre esteve na Bíblia. A igreja que Jesus edificou existe como antes. A igreja de Cristo prega a palavra de Deus e a semente da palavra produz legítimos discípulos. Procurem a Escola da Bíblia mais próxima e estudem a Bíblia para voltar à prática da Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  16. ME DESCULPEM, MAS ESTAS "IGREJAS" NÃO PODEM SER CHAMADAS DE IGREJAS EVANGÉLICAS, POIS NÃO HÁ NADA DE EVANGELHO NESTAS SEITAS.

    ResponderExcluir
  17. Pois é meu querido. Voce está tão certo que até um espirita concorda contigo. Tenho formação acadêmica secular e teológica nas melhores faculdades do Brasil e cursos em outras. Porém, a "reforma" que estamos necessitando, acredito que deva ocorrer em nossos comportamentos em relação a maneira de criticarmos ou analizarmos os reações comportamentais do próximo. Assim, deixo um conselho para o amado colunista: Se eu disser que os terreiros de macumba é quem imitam as igrejas evangélicas com tais práticas, e aí? Cuidado para não estar dentre os religiosos que pretendiam apedrejar a prostituta e que matarm Estevão. Sua vida de oração está bem? Sua familia? Sua consagração? Seu ministério? Você? Costure um "bornal" e guarde algumas pedrinhas nele. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  18. Realmente é triste ver quanta gente está sendo influenciada para, além de não ver os absurdos, ainda se tornar um defensor desses líderes irresponsáveis. Vamos interceder por mudança, mas vamos também fazer a diferença, vamos sim nos manifestar!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia amigos, sou Adriano e me converti a 11 anos ao MEU SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO na IURD, e dou o meu testemunho. A 11 anos quando cheguei vivia num abismo sem fim tamanho era o vazio que existia em meu coração, vivia triste pois tudo que me acontecia eu não tinha como me defender pois o diabo me atacava de todos os lados. A minha vida sentimental era uma derrota total, pois, até namorava mas não dava certo com ninguém, era desenganado da medicina pois tinha bronquite asmática e o médico me dizia que tinha que aprender a conviver com a doença, tinha também um problema sério nos dois joelhos no qual faltava o líquido que lubrifica o joelho e por isso roçava osso com osso e não podia trabalhar ou fazer qualquer tipo de esforço por que me doia demais, a minha vida financeira então nem se fale, vivia na miséria e muitas das vezes não tinha dinheiro nem para o onibus para chegar a igreja. E foi assim que cheguei a IURD à 11 anos atrás. E então dando ouvidos ao que o homem de DEUS falava no AUTAR, comecei a travar uma guerra contra as forças do mal que atrapalhavam a minha vida e roubavam a minha felicidade, peguei firme nas correntes de oração, na segunda oração pela vida financeira, na terça sessão espiritual do descarrego para quebrar todas as maldições, na quarta a busca do ESPÍRITO SANTO, aonde aprendi a louvar e adorar ao MEU SENHOR JESUS, aprendi a ler a bíblia que é a nossa fonte de VIDA, na sexta feira a luta para me curar de todas as doenças, e assim também no domingo pela manhã no culto da família onde oramos a DEUS por nossas famílias e ADORAMOS AO NOSSO SENHOR, QUE É DIGNO DE SER ADORADO , ALELUIA/// Então a minha vida começou a tomar forma, hoje, não tenho apenas informações de DEUS, mas vivo em comunhão com ELE, pois tenho intimidade com DEUS, batizado no ESPÍRITO SANTO, sou obreiro do MEU SENHOR e minha esposa também é obreira, automaticamente o vazio não existe mais, pois hoje sou cheio do ESPÍRITO SANTO, fui curado de todas as doenças que até o médico ficou surpreso, a minha esposa não podia ter filhos e hoje temos um menino que é a benção do SENHOR em nossas vidas, e aquele que outrora não tinha o dinheiro para o onibus para chegar até a igreja, hoje financia a OBRA DE DEUS pagando onibus dos bairros para trazer as pessoas para a igreja, pois hoje tenho uma empresa abençoada, tenho 4 caminhoes, tenho 2 carros, a minha empresa tem sede própria, tenho maquinario proprio, tenho uma bela casa e tenho o pricipal QUE É A BENÇÃO DE DEUS SOBRE A MINHA VIDA. Então hoje eu creio que, a pessoa que serve a DEUS ela tem que ter essa certeza de que DEUS é com ela, pois o que está acontecendo hoje é que as pessoas querem tirar proveito de DEUS, e o que DEUS esta pedindo as pessoas hoje é uma coisa tão simples que é: ME AME/// Pois esta escrito: " Agrada-te do SENHOR e ELE satisfará os desejos do teu coração ", e as pessoas hoje em dia não querem agradar á DEUS, querem é agradar a si mesmas´e por isso virou essa " loucura" que hoje vemos. Hoje é moda dizer que é de JESUS, mas todo os verdadeiros convertidos sabem, que é uma guerra diária permanecer na fé, e esses que vivem no " oba-oba " é que envergonham o nome do nosso DEUS. Mas para isso está escrito que temos que ficar firmes até a volta do SENHOR JESUS, e o principal perseverar em fazer o que agrada A DEUS e BUSCAR A DEUS COM TODAS AS NOSSA FORÇAS. " BUSCAI AO SENHOR ENQUANTO SE PODE CHAR, INVOCAI-O ENQUANTO ESTA PERTO ". Que DEUS abençoe a todos abundantemente em NOME DO SENHOR JESUS///

    ResponderExcluir
  20. Acredito que a nova reforma tem que começar a acontecer com a mudança pela forma que somos omissos e coniventes com as falsas doutrinas que deturpam a grandeza do evangelho?

    ResponderExcluir
  21. Caro colunista: é fato consumado tudo o que disseste na matéria. Mas sejamos sábios e o senhor, pastor, há de convir comigo: tudo que há necessidade de reforma é sinal de que foi mal feito ou se desgastou! As coisas realizadas pelo ETERNO SÃO PERFEITAS e DURADOURAS!!!!!! Chega de teologias modais. VIVAMOS a pureza do Evangelho, sem OBRIGAÇÕES, e sim por AMOR Daquele que nos deu a vida e ao próximo; lembremo-nos: "... tudo se resume no AMOR".
    Um grande abraço e que o ALTÍSSIMO nos abençôe.

    ResponderExcluir
  22. Porque veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e dizeis: Tem demônio. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores.Lc 7.33,34.

    Cuidado para não estar dentre os religiosos que pretendiam apedrejar a prostituta e que matarm Estevão. Sua vida de oração está bem? Sua familia? Sua consagração? Seu ministério? Você? Costure um "bornal" e guarde algumas pedrinhas nele.

    O maior gigante que o ser humano tem a vencer é a si mesmo.

    ResponderExcluir
  23. Vamos criticar, vamos apontar a ponto de esquecermos até mesmo de mostrar a verdade o que importa que é um Deus vivo que cura, que salva e que liberta com apenas uma palavra, a palavra verdadeira vinda de Deus para os homens.Está na hora do Genizah começar também a dar alternativas para quem entra no site e é um novo convertido mostrando o caminho certo também e não só enfatizando o erro dos outros o que se torna uma posição bem cômoda vamos aprender sobre o direito de julgar apenas ou também sobre o que importa?Esclareça-me por favor sem esquecer que o único que tem o direito de julgar é o próprio Deus e ele vai.

    ResponderExcluir
  24. - Penso que até mesmo o Apostolo Paulo visse essa igrejas, ele falaria "que merda é essa aqui"? Podemos ver ele falando sobre essa macumba na primeira carta aos Corintios cap 14

    ResponderExcluir
  25. Tudo é muiro relativo. As decadentes igrejas católicas têm o tal carismático que é tão bocó, que não atrai nem mosca. A espiritualidade dos crentes é outra coisa. A igreja primitiva não tem nada a ver com a igreja católica, e é bem mais próxima dos evangélicos. O restante é detalhe técnico, midiático, até pq, na midia um copo de água vale muito. Assim, prefiro ver um crente se salvando do que um não crente achando que é o que não é, pensando o que pensa, na falsa idolotaria veneração.

    ResponderExcluir
  26. Fala sério gente... Vigia povo...
    "Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder.
    Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.
    Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.
    Louvai-o com o tamborim e a DANÇA, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos.
    Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.
    Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR.
    Salmos 150:1-6
    Não importa como...

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item