681818171876702
Loading...

Por que Deus não impediu a Queda?

Hermes Fernandes


Eis uma das mais delicadas questões com que se depara a Teologia cristã. Como crentes na soberania divina irrestrita, não podemos supor que a Queda tenha pego Deus de surpresa.

A prova de que Deus não apenas previa a desobediência humana, como a permitiu, e a incluiu em Seu glorioso plano, é que, antes mesmo da fundação do mundo, Ele havia provido um meio de equacionar o problema do pecado. De forma que a Bíblia nos apresenta Cristo como o “Cordeiro que foi morto desde antes da fundação do mundo” (Ap.13:8b).

Não há improvisos no plano arquitetado por Deus. E a prova disso é que Ele já havia feito ampla provisão.

Antes do início da História, um plano foi arquitetado, em que cada evento foi previamente decretado pelo Criador. Em Sua Onisciência, Deus sempre soube com antecedência de todas as coisas. O Deus das Escrituras não deve ser confundido com o “deus” da chamada teologia de processo, que nada sabe quanto o futuro, pois é refém do tempo que ele mesmo criou.

Definitivamente, Deus não é refém do tempo. Ele vive na Eternidade, onde não há passado ou futuro, mas um eterno agora. Todas as coisas estão diante d’Ele concomitantemente. Ele não precisa lançar mão de dados estatísticos, para saber a probabilidade de algo acontecer ou não. Ele simplesmente sabe.

Em Sua sabedoria, Ele decidiu que o homem só conheceria Seu amor e Sua graça, se tropeçasse e caísse de seu estado original.

Agostinho foi feliz ao declarar: “Oh bendita queda, que nos proporcionou tão grande redentor!”. Se não houvesse Queda, não haveria necessidade de Redenção. Se não ocorresse a Ruptura, também não haveria a Convergência em Cristo na Plenitude dos Tempos. Portanto, não haveria cruz; jamais entenderíamos a profundidade do amor de Deus. A graça nos seria um conceito desprovido de qualquer sentido.

Sem a Queda, fatalmente seríamos corrompidos por nossa própria perfeição, como aconteceu com um tal querubim ungido.

Foi melhor sermos humilhados, para ser depois exaltados pela Graça divina, do que nos exaltarmos, e sermos definitivamente derrubados de nossa arrogância.

Tudo estava no plano de Deus. A maneira como cairíamos, e como seríamos reconduzidos à glória.

A serpente não entrou no paraíso por um descuido de Deus.

A provisão de Deus para a reversão da Queda é Cristo. Ele reverteu, através de Sua obediência, o processo desencadeado pelo pecado.

Ele não só zerou nosso débito, mas colocou-nos numa situação de crédito com Deus.

Adão foi tentado no paraíso e caiu. Jesus foi tentado no deserto, e não caiu. Enquanto Adão podia comer de todas as árvores, Jesus, no deserto, não tinha alternativa pra saciar Sua fome, senão transformar pedras em pão. Mas Ele resistiu até o último instante.

Agora, Sua vida justa e santa é creditada em nossa conta, enquanto nossos pecados foram debitados na Sua. “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós, para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Co.5:21).



Hermes Fernandes está envolvido em atividades subversivas aqui no Genizah






Teologia 1812136009139853858

Postar um comentário

  1. Em meio ao liberalismo teológico, à teologia relacional, aos tumores neopentecostais é um bálsamo ler um texto como esse.

    Valeu Hermes. Um abraço, Marcos.

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz, Não consigo enxergar algo lógico na Bíblia que afirme categoricamente que Deus incentivou ou" criou" a Queda
    Se afirmarmos que Deus inseriu o pecado no homem, chegamos a uma rápida conclusão que Deus não é Santo pois é o autor do Mal.
    Então qual seria a resposta? A bíblia não nos revela isso.

    "Sem a Queda, fatalmente seríamos corrompidos por nossa própria perfeição, como aconteceu com um tal querubim ungido." = Mera dedução

    ResponderExcluir
  3. "Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!" - Rm. 11.33.

    ResponderExcluir
  4. Ah, eh... esse "deus" calvinista é mesmo engraçado: está nas alturas brincando com os seres humanos como um adolescente brinca em seu video game, ou como eu brincava com formigas quando era criança, arrancando perninhas e antenas de algumas pra ver qual fugia do meu cercadinho!!!!! Hoje, já remido (e adulto) já não arranco mais perninhas e antenas de formigas... e não creio que Deus tenha predeterminado desde toda a eternidade que eu as arancasse quando criança! Minha fé é no LIVRE ARBÍTRIO, sempre. Sou responsável por minha salvação, e não um marionete nas mãos desse "deus" calvinista, mesmo a despeito de tantas explicações e mais explicações e mais explicações... opa, tem formiguinha fugindo do cercadinho - ainda hoje alimentamos crianças cruéis!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Nitidamente um pensamento Calvinista, eu me limito a minha ignorância, crendo na Soberania de Deus e no livre arbítrio do homem, como conciliar isso, não sei, e fico satisfeito com isso, afinal uma mente limitada como a minha será incapaz de entender a mente de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Fica difícil argumentar com alguém que menospreza a argumentação. No caso do leitor Anônimo (14 de julho de 2011 11:54), ele quer defender o livre-arbítrio, quando a Bíblia nos chama de "escravos do pecado", "mortos em delitos e ofensas", "inimigos de Cristo"... aí é impossível alguém conversar. É uma pena que alguns leitores se escondam atrás do anonimato.

    As pessoas não conseguem entender que nós somos responsáveis pelos nossos pecados. É lógico que Deus não predeterminou que você arrancasse as pernas das formigas. Deus ama a Sua criação. A destruição, o pecado, a maldade está no nosso coração.

    O RESPONSÁVEL PELO SOFRIMENTO IMPOSTO ÀS FORMIGAS É VOCÊ MESMO. O RESPONSÁVEL POR AINDA PERMITIR QUE VOCÊ VIVA E DÊ VAZÃO AO SEU PECADO É DEUS.

    Até mais, Marcos.

    ResponderExcluir
  7. SOU METODISTA,JHON WESLLEY O FUNDADOR DO METODISMO NÃO ACEITAVA A PREDESTINAÇÃO,POIS MUITO BEM,EM SUA TEOLOGIA DA SALVAÇÃO ELE SE PROXIMOU MUITO DAS FRONTEIRAS CALVINISTA. E EU QUE SOU METODISTA DE ORIGEM PRESBITERIANA NÃO CONSIGO PENSAR NUM DEUS QUE ESTA A MERCÊ DA VONTADE DFO SER HUMANO...VC QUER SER SALVO...VC QUER ACEITAR A JESUS OU NÃO.O SENHOR NUNCA PERDE SUA PLENITUDE,SUA GRANDEZE INFINITA E NEM ESTA SUJEITO A VONTADE DO HOMEM,DE NENHUM HOMEM. TODO O QUE ACEITA HUMILDEMENTE O PERDÃO DE DEUS TORNA-SE UM PREDESTINADO,OS DEMAIS JA ESTÃO CONDENADOS...É ISSO....PR NILO

    ResponderExcluir
  8. Quero aproveitar a matéria para desabafar e dizer coisas que as vezes é difícil dizer abertamente:

    Há muito tempo atrás, eu sai da igreja porque meu cérebro começou a "derreter" por causa dessas doutrinas conflitantes. Calvinismo, arminianismo, ou até mesmo sobre o criacionismo, teísmo evolucionista, dispensionalismo, doutrinas diversas de escatologia, salvação, vida financeira, batismo, sexualidade, costumes cristãos, etc, etc, etc, etc!!!! Não sei mas em quem acreditar. Não sei nem qual foi a que Cristo ensinou! Estou cansado!

    Bom se a salvação é eterna e não se perde e se somos escravos do pecado e nada podemos fazer por nós mesmos, então eu estou tranquilo. Tenho garantida minha entrada nos céus, não preciso me esforçar pra nada. Vou continuar com minha escravidão vendo pornografia na internet pois pelo menos é um pecado muito prazeroso. Só vou parar quando Deus dizer chega!

    Pois é, não perco a salvação mesmo, não to nem aí!! Meu fim não será a perdição. Então DANE-SE a doutrina, dane-se sexo antes do casamento, dane-se adultério como pecado, dane-se o papo de ganhar almas, dane-se santa ceia e todo o resto, dane-se a obra da igreja, dane-se missões! o que importa é minha salvação e o resto do mundo que se dane.

    Ahh, dane-se o site MORDA A MAÇA e SEXXSCHURCH, odeio o trabalho deles! VIVA PUTARIA (DENTRO DE CERTO LIMITE CLARO)

    Tem vezes que tenho vontade de me suicidar, não aguento mais essas discussões entre os próprios cristãs, se fossem de outra religião ainda vá lá, mas ambos teoricamente são protestantes! Não aguento mais!


    Assinado: Felipe, evangélico há 9 anos, revoltado, sexualmente reprimido e teologicamente confuso e sem igreja fixa no momento. Achei que poderia ser um ex-crente, mas não consigo, de alguma forma que não sei explicar, sinto uma ligação muito forte com tudo isso, se não não estaria vendo esse site!!!!


    Ah, Danilo, não precisa postar minha mensagem, por ser um tanto quanto forte, acho que pelo menos você vai ler e pode me dizer alguma coisa, ou passar a alguém que saiba me responder! Pois eu naão consigo. Assim como diz o ditado, Quanto mais oro, mas assombração me aparece, melhor ficar sem orar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Felipe! Que Deus o abençoe ricamente, em nome de Jesus. Estou escrevendo de novo, pois n sei se minha resposta será publicada ou não.

      As palavras serão diferentes, mas o teor da msg será o mesmo

      Eu poderia estar em condição pior que a sua, se não fosse pela graça de Deus. N sou melhor q vc em absolutamente nada.
      Na realidade, TODOS nascemos escravos do pecado. N pq Deus nos tenha criado assim, mas herdamos isso dos nossos primeiros pais (como se fosse uma dça genética...p assim dizer)

      Que bom q vc reconhece que n consegue largar o pecado pelas suas próprias forças, pois só qdo se reconhece isto é que se pede a Deus por socorro.
      NINGUÉM consegue vencer o pecado pelas próprias forças. N é uma questão de força de vontade.

      Hj em dia, é mto difícil encontrar pessoas que ensinem sobre o que é a salvação de fato.
      Qdo uma pessoa é salva, ela n é apenas perdoada do pecado, mas tb recebe poder vindo de Deus para odiar o pecado, lutar contra ele e gradativamente ir vencendo-o ao longo de sua vida.
      A verdadeira evidência de que a pessoa foi realmente salva é que ela não mais ama o pecado, mas luta contra ele todos os dias da vida. E isso só é possível com uma ação sobrenatural de Deus na pessoa (o que chamamos de novo nascimento).
      Se a pessoa acha q foi salva, mas n luta contra o pecado, ou é indiferente a este, ela está mto enganada e continua condenada. Pois a mesma graça q justifica é a que santifica. Sem uma coisa, n há outra.
      Sem a graça de Deus, realmente a vida cristã seria uma tortura na Terra, mas n é.

      Portanto, se houver arrependimento em seu coração e fé em Cristo, não apenas vc será perdoado do pecado, mas tb receberá poder de Deus para não mais amar o pecado, lutar contra ele e vencê-lo.
      Mas o q é arrependimento? É qdo algo muda em vc de modo que passa-se a ver o pecado com outros olhos. N mais como algo bom a ser buscado, mas algo nojento e ofensivo a Deus, e que não se quer mais, e faça com que vc busque em Deus as forças para vencê-lo.
      E o que é fé? Fé é como se estivesse num avião q vai cair a qq momento e n se sabe qdo, e aí vc veste uma mochila com para-quedas, confiando completamente a sua vida ao para-quedas, sabendo que ele será seu único escape na queda certa do avião.
      Então, fé em Cristo é entregar sua vida completamente a Ele, pois sabe que Ele é o único que pode impedir q vc seja alvo da ira justa de Deus no juízo, e que Ele tb é o único q pode te libertar do poder do pecado.

      Estas são as boas notícias! Este é o evangelho! Que todos nascemos escravos do pecado e merecedores da condenação do inferno no justo juízo de Deus. Mas, Deus nos amou de tal forma que deu Seu Filho para nos perdoar os pecados e nos libertar do pecado, pela Sua graça (imerecida, incomprável). E o acesso a esta graça se dá mediante o arrependimento e a fé em Cristo.

      Se vc quiser conversar mais sobre isso, me contacte por email: carloswelte@yahoo.com.br

      N estou aqui para condená-lo. N tenho autoridade p isso. Se n fosse pela graça de Deus, eu poderia estar numa situação até pior q a sua e tão condenado ao inferno quanto. N sou melhor q vc em nada.
      Mas, o que Deus fez na minha vida, tb pode fazer pela sua.

      A propagação destas boas notícias por um cristão, é o mesmo que um mendigo que estava morrendo de fome literalmente, que encontrou pão, e está insistentemente comunicando a outros mendigos que tb estão morrendo de fome onde podem encontrar o mesmo pão.




      Excluir
  9. Hermes,

    Interessante a abordagem.
    Respeito seu ponto de vista e até concordo com parte dele. Porém...
    Gêneses registra que o homem foi criado com a consciência da consequência da desobediência. Deus criou um ser consciente, de livre escolha e responsável por elas.
    O homem poderia ter recusado a proposta da serpente, mas acabou aceitando-a, portanto, se aliando a ela. Isso significa que o homem também se tornou adversário de Deus, se aliando à rebelião de satanás.
    Não foi pra isso que Deus criou o homem. O plano de Deus para o homem está bem claro no capítulo 1 e 2 de Gêneses.
    O homem não foi criado para ter o conhecimento do bem e do mal. Isso fatalmente lhe corromperia a consciência além da privação da vida eterna.
    Uma vez que o homem almejou o que não lhe cabia, Deus cumpre sua palavra, antes já em consciência do homem.
    Deus estabeleceu seus princípios que são perfeitos.
    Mas... a graça de Deus é revelada... não merecíamos mas Ele nos amou mesmo sendo nós indignos de alguma honra.
    Numa tentativa de trazer a mente de Deus à nossa limitada dimensão temporal, especulamos a pré-destinação.
    Deus é soberano sobre tudo e todos e age em perfeita harmonia com os teus propósitos no “agora eterno”.
    Que lembremos sempre das suas palavras: “...mais alto são os meus pensamentos do que os vossos...”
    Deus é aquele que se apresentação como EU SOU!

    Matheus

    ResponderExcluir
  10. Então Deus já sabia da Queda? Então Ele já sabia que a maioria das suas criaturas humanas iriam ignorar Sua vontade e receberiam a "justa" recompensa da dor eterna? Planejou, então, um lago de fogo sem fim para milhões de seres - anjos caídos e homens - que sequer precisariam ter existido e que, talvez, se pudessem escolher, prefeririam não ter "sido"? E ainda diz que nos ama? :(

    Desculpem-me, mas essa história realmente faz lembrar uma criança egoísta que, por exemplo, cerca de fogo um grupo de formigas e dá como escape uma escadinha estreita, dizendo: "subam na escadinha; eu vos amo e quero salvá-los!" Mas esta criança sabe que não é possível todas as formigas fugirem do fogo e, pior!, já sabia quais as poucas felizardas que conseguiriam. Para as que conseguem é muito fácil dizer que a Criança é a salvadora e ama todas as formigas, afinal, dizem, é só "aceitar" seu chamado e subir a escada. Muito poucas estão dispostas a reconhecer a hipocrisia de um amor como esse.

    É por isso - e por um monte de outras coisas - que acredito que o Deus com quem falo e o qual procuro seguir não é assim! Mas se tanta gente consegue ser feliz pensando deste modo...
    Espero, de qualquer modo, que estajamos todos juntos no "Levantar" daquela Queda! Ou será que eu não vou? :D

    ResponderExcluir
  11. Eu sei porque Deus permitiu...

    Para um monte de PALHAÇOS ficarem se fazendo de todo poderoso dentro da Igreja. Como se eles estivessem no lugar de Adão, não pecariam. Depois que se sabe o final da história é muito fácil dizer que se estivesse no lugar de outro não cometeria o mesmo erro. HIPÓCRITAS!!! Ficam a toda pregação sobre o assunto condenado a Adão e Eva. Vão se catar!

    Ass.: Áureo Reis

    ResponderExcluir
  12. Muito bom este texto. Ainda não tinha lido nada tão simples mas ao mesmo tempo bem explicativo, fácil de entender, principalmente a relação entre queda e graça e como seria se não pecássemos.

    Muito bom. Parabéns para Hermes Fernandes.

    Wellington Cirilo.

    ResponderExcluir
  13. Felipe, apenas não queira entender estas questões. Somente entre em seu quarto e em silêncio fale com Deus.Ele está acima de tudo isso. Enquanto debatemos tantos temas conflitantes, o Senhor continua nos amando e nos salvando a cada dia.

    Qualquer coisa entre em contato comigo pelo e-mail wecico.2011@gmail.com e vamos tentar colocar isso tudo nas mãos do Senhor.

    Um forte abraço e fique na paz.

    Wellington Cirilo

    ResponderExcluir
  14. Pr Nilo, não sei se o irmão conhece um famoso diálogo entre Wesley e Charles Simeon (calvinista). Sobre o arminianismo de Wesley, gostaria que o irmão lesse o dipalogo abaixo.

    - “Senhor” – disse Simeon – “entendo que o senhor seja chamado de arminiano: e algumas vezes tenho sido chamado de calvinista; portanto suponho que devemos desembainhar as espadas. Porém, antes de consentir iniciar o combate, com sua permissão far-lhe-ei algumas perguntas… Diga-me: o senhor se sente uma criatura depravada, tão depravada que nunca teria pensado em voltar-se para Deus, se Deus não tivesse mudado o seu coração?”
    – “Sim”, replicou o veterano, “Sinto-o realmente”.

    - “E o senhor se desespera totalmente de tornar-se aceitável perante Deus por qualquer coisa que possa fazer; e espera na salvação exclusivamente através do sangue e da justiça de Cristo?”
    – “Sim, unicamente por meio de Cristo”.

    – “Mas, senhor, supondo que foi inicialmente salvo por Cristo, de um modo ou de outro, o senhor não acredita que agora tem de continuar salvo por suas próprias obras?”
    – “Não, mas terei de de ser salvo por Cristo do principio ao fim”.

    – “Admitindo, portanto, que foi inicialmente convertido pela graça de Deus, o senhor, de um modo ou de outro, não tem que manter-se salvo por seu próprio poder?
    – “Não”.

    – “Nesse caso, o senhor tem que ser sustentado, cada hora e momento por Deus, tal como uma criança nos braços de sua mãe?”
    – “Sim, inteiramente”.

    – “E toda a sua esperança está firmada na graça e misericórdia de Deus, para ser preservado até o seu Reino celeste?”
    – “Sim, não tenho esperanças senão nEle”.

    – “Então, com sua permissão, senhor, embainharei novamente a minha espada; pois esse é todo o meu calvinismo: essa é a minha eleição, minha justificação pela fé, minha perserverança final: em suma, é tudo quanto mantenho, e é conforme o sustento; assim, se lhe parece bem, em lugar de buscarmos termos e frases que serviriam de base de luta entre nós, unamo-nos cordialmente naquelas coisas sobre as quais concordamos”.

    ResponderExcluir
  15. Felipe, alguém que tenha sido alcançado pela graça de Deus, que entendeu que sem Jesus ele não poderá se salvar e que ama o seu Senhor e Salvador, não vai preferir viver no pecado repousando na certeza da sua salvação.

    Quem ama a Deus e tem certeza que está salvo para sempre, vai hoje procurar viver uma vida santa e reta para agradar ao Deus que o predestinou sem que ele merecesse.

    Até mais, Marcos.

    ResponderExcluir
  16. Eu não prefiro viver no pecado, mas minha vontade é irrelevante né! O que tiver que acontecer vai acontecer, eu vou continuar usando, até sentir que Cristo está dizendo: Pare agora! Ah fala sério, eu já tenho alguns problemas com timidez, e tem mais essa doutrina de ter que casar virgem! Já tenho 27 anos, até eu arranjar alguém e casar, vai passar dos 30 anos. Isso não pode acontecer. Ridículo, sem contar que nossa estrutura permite a procriação e excitação sexual já a partir dos 13 anos. Tem que esperar tudo isso. Tentei esperar, mas não tá dando certo! Disseram que Deus proveria recursos para você conseguir viver uma vida casta, mas parece que é balela!

    Não quero viver no pecado, só penso que essa história de pornografia é pecado e sexo é só antes do casamento é invenção da igreja, e interpretação errada da bíblia. Deus quer apenas que você tenha autocontrole e moderação, não quer que você se reprima sexualmente. Tudo que é exagerado faz mal! Isso sim é que é ruim!

    Por favor, me dêem licença que agora vou ver um site pornô!

    ResponderExcluir
  17. Hermes,

    Permita-me colocar um pouco de lenha na fogueira. Seus argumentos são:

    1º parágrafo: Deus não foi surpreendido pela queda.

    2º parágrafo: Deus previu e permitiu a queda e, em vez de impedí-la de acontecer, fez com que Seu Filho, segunda pessoa da Trindade - essa é por minha conta ;) - morresse por criaturas desobedientes.

    4º parágrafo: Esse plano (a morte de Cristo) foi montado fase-a-fase por Deus em tempos imemoriais (a eternidade).

    6º parágrafo: O amor e a graça de Deus, por decisão dEle, somente seria conhecido se o homem pecasse ("caísse de seu estado original").

    7º parágrafo: Se não ocorresse a queda, não conheceríamos o caráter de Deus.

    8º parágrafo: Satanás caiu porque era perfeito (sic)!

    Veja que [ainda] não emitimos opinião alguma, apenas expomos mais claramente os argumentos que você coloca no texto.

    Acredito na soberania de Deus e que o plano que foi elaborado desde a fundação do mundo é marcado pela graça e amor do Senhor. Contudo, seus argumentos apresentam alguns problemas sérios:

    1. Dá a entender que Deus não somente previu a queda, mas a provocou ("estava no plano de Deus (...) a maneira como cairíamos e como seríamos reconduzidos à glória").

    2. Dá a entender também que Satanás, por ser perfeito caiu. Imagino que, como alguém disse em outro comentário, isso é especulação. Mais que isso, é um ultraje aos anjos não caídos. Acho que podemos dizer com mais precisão escriturística que Lúcifer virou Diabo apesar de ser perfeito, e não por causa disso. Não conhecemos os detalhes, e não acho que nos cabe conhecer.

    3. Dá a entender que se o pecado não acontecesse, não haveria outra forma (ou pelo menos não uma forma tão eficaz) de conhecer o caráter de Deus. Ora, esse tipo de raciocínio, além de ser especulativo, justifica o pecado, a transgressão e, pior que isso, indica que a ofensa a Deus por Adão, Eva e seus descendentes é um "mal necessário". Além do que, contém em suas entrelinhas (ainda que não intencionalmente): "Deus é incapaz (não é todo-poderoso?) de mostrar a plenitude de Seu caráter sem uma 'ajudinha' do pecado". Raciocínio muito perigoso, principalmente vindo de um calvinista.

    Deus nos guarde em Sua graça.

    Bruno Saavedra

    ResponderExcluir
  18. Hermes! Belo texto! Bíblico e até oportuno. Louvado seja o Senhor de toda graça. Toda glória a Ele, nenhuma ao que é mortal! E ao Cordeiro, imolado antes da fundação do mundo (nunca leram isso?!).
    Beijão, mano!
    Estou sumido, mas vivo e guardado em Cristo! :)

    ResponderExcluir
  19. O texto é muito belo em sua poesia e um certo romantismo, mas nos dias de hoje, onde as pessoas são mais livres para pensar e refletir, onde não mais se aceita a teologia por imposição, o texto fica insustentável.

    Me parece que o autor e alguns comentaristas ainda imaginam que criação durou 07 dias de 24 horas e Adão e Eva foram, de fato, duas pessoas que viveram em um determinado período da historia passada.

    Robson - SBC

    ResponderExcluir
  20. O texto apresenta um paradoxo que, ao meu ver, é inconciliável: o mesmo Deus que condena o homem pelo pecado é o próprio causador do pecado pelo qual condena o homem. Ora, esse tipo de situação não mostraria um tipo de carater divino que seja dúbil, sendo que ele mesmo condena o homem por um pecado que não foi por ele causado?

    Além disso, o fato de Deus ser soberando NÃO implica no fato dele ter causado essa ação específica. Isso porque se Deus está fora do tempo, ele pode ter consiciência do que acontecerá no tempo, sem que precise intervir no tempo. Pensar ao contrário é, na minha visão, dar um saldo lógico desnecessário.

    Além disso, a soberania de Deus não interfere diretamente na questão do livre arbítrio: afinal de contas, Deus na sua soberania pode muito bem decidir estabelecer um relacionamento com o homem que tenha como base uma relativa liberdade. Uma coisa não anula a outra.

    É fato que Deus intervém na história e é fato que, como diz a Agostinho, depois da queda o homem pode ter a suas ações pendendo de forma mais forte para o pecado, mas isso não anula completamente a imagem de Deus que ele tem dentro de si, de modo que é possível o homem reconhecer a graça de Deus e a lei natural e praticar atos virtuosos, e a história está ai para nos provar isso.

    A paz.

    ResponderExcluir
  21. Felipe, como vc disse " putaria com certo limite é claro" ha de convir comigo que nao existe putaria mais ou menos,outa é puta.
    Felipe, vc disse " pensou que poderia ser um ex-crente . Vc nao consegue.ex crente nao é como ex drogado que necessariamente tem que manter-se afastado da droga ,seja ela quel for.
    Felipe vc disse sou reprimido sexualmente e tb tem vontade de suicidar-se ", eis ai um excelente motivo pr ir em busco de um profissional para ajuda-lo descobrir o rel motivo de tanta revolta . Sera que ELE nao esta sendo uma valvula de escape para camuflar a razao
    verdadeir? VA EM BUSCA DO POR QUÊ SEU CEREBRO DERRETEU PR VC NAO ENTRAR EM CONTATO COM COISAS QUE LHE FAZEM SOFRER.
    NAO É DEUS E VC SABE DISSO , VC AINDA CONFIA EM DEUS E NAO CONSEGUE ABANDONA-LO . Desculpe minha intromossao, mas pense nisso. BJS

    ResponderExcluir
  22. Tão simples e o povo gosta de complicar as coisas. A resposta é simples: Deus não impediu a queda porque o homem é livre em suas escolhas.

    ResponderExcluir
  23. Uma vez uma pessoa me disse que Deus sabia que ao criar o homem o mesmo poderia a vir desobedece-lo,mesmo assim resolveu cria-lo, isso demonstra o carater de Deus nada o pega de surpresa e não á intrusos em seus planos, e isso nos leva a uma reflexão será que a predestinação na realidade é o que muitos acreditam ser? se for como a maioria acredita Deus planejou que o homem caísse pra poder salvar apenas seus escolhidos? Deus seria injusto nisso? negativo não seria, mais será que com o mesma decisão de criar o homem também é a mesma de lança-lo ao inferno sem que haja uma segunda chance?

    ResponderExcluir
  24. Uma vez, Bertrand Russel disse ter desistido do cristianismo porque tentou pensá-lo logicamente (como um grande filósofo analítico que ele foi, e viu, que pelas categorias dos princípios fundamentais da lógica (identidade, nao-contradição e terceiro excluído)nenhuma doutrina dogmatica da igreja era passível de solução: Trindade, As Duas Naturezas de Cristo, a questão do mal e do sofrimento no mundo (o dilema de Epicuro;
    A questão é que é irreconciliável mesmo. A Igreja Católica Romana foi mais sábia e relegou essas aporias para a categoria de "mistério"; e eu acho que deve ser assim que devemos considerá-las;

    ResponderExcluir
  25. Uma coisa é reconhecer a graça de Deus em meio a desgraça humana, como diz:

    Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.
    Salmos 119:71

    Agora vejo com temor radicalizar, e ficar louvando "as quedas" aí vai para um polo perigoso como se diz:

    Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei. Apocalipse 2:24

    Uma coisa é glorificar a providência divina para nossas quedas, diferente que gloriar-se na presunção de que as quedas vão gerar providencia divina! Não foi isso que Sansão fez? O texto é exagerado na minha opinião! Abs!

    ResponderExcluir
  26. Eu sinceramente não consigo entender porque Deus criaria criaturas fadadas à eternidade no inferno. Se isso for(sse) verdade, não vejo outra lógica senão que Deus simplesmente as criou para vê-las sofrendo para seu prazer (pois sabia que elas iriam pra lá antes mesmo de criá-las) e que não há culpa alguma do homem nisso (uma vez que foi Deus quem as criou e colocou maldade no seu coração e determinou que ele fizesse cada um dos atos que o levou à condenação eterna, sem chance alguma de se defender ou de escolher).

    Sinceramente o calvinismo coloca Deus como um sádico e injusto, pois cria vasos imperfeitos, destinados à desonra sem chance alguma e ainda diz que eles são assim por culpa deles mesmos.

    ResponderExcluir
  27. Então toda dor, sofrimento, pobreza, miséria, maldade, violência, solidão, desespero, medo, morte poderia não existir caso deus tivesse escolhido um outro plano? Então somos hoje reféns da "soberania de deus". Então pelo erro de um suposto casal em um jardim carregamos uma herança chamada de pecado que nos condena, mesmo que tenhamos vivido uma vida de sofrimento na terra, ao sofrimento eterno? É impressão minha ou não tem NADA DE BELO NISSO? Alguém além de mim acha que esse Suposto plano é simplesmente INJUSTO?

    ResponderExcluir
  28. Excelente artigo! Fico muito feliz ao constatar que há gente esclarecida que entende que nada que Deus faz é o fruto do azar. Tudo é graça, inclusive nossa fé em Jesus nosso Senhor e Deus. Tudo estava escrito e decidido antes da criação do mundo. Só entende a graça quem a recebe com um coração quebrantado e grato, sabendo que ela é absolutamente merecida. Os desígnios do Eterno são perfeitos! Graça e paz a todos. Abraço.

    ResponderExcluir
  29. Felipe, antes que seu cérebro derreta de vez e você vá ver outro site pornô, deixa eu te dizer uma coisa: "Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus". (Miquéias 6:8)

    Percebe que Deus não te declarou que deves entender de teologia ou colocá-lo em algum dos sistemas humanos e limitados. Ele quer que sejas humilde na tua relação com Ele, que tu saibas que Ele é um Deus misterioso (Isaías). Nenhum sistema teológico pode conter tão grandioso Deus. Nem mesmo os céus dos céus podem contê-lo! Jesus disse que Ele é a verdade. Você acha mesmo que a verdade está com Armínio ou com Calvino? A verdade tem um nome e é Jesus!

    Ore e adore como um calvinista e viva com o senso de responsabilidade de um arminiano, pois embora os calvinistas falem da responsabilidade humana sempre enfatizam a soberania divina.

    Se quiser ajuda cristã, pode entrar em contato: gabriellahaber@gmail.com

    Gabriella Haber.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item