681818171876702
Loading...

Deus, trade mark



Rubinho Pirola


"Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto:
que o poder pertence a Deus."
Sl 62:11


Para mim, nada há mais presunçoso que alguém crer que tem a marca registrada de Deus, com um copyright acoplado ao Seu nome.

Na Igreja de Roma, na católica evangélica (reformada, pentecostal, neo-pentecostal...), ou até entre os não cristãos, vê-se isso.

Fora dai, Ele não fala. É um deus reduzido à boca da criatura, do barro, na linguagem figurada de Jeremias.

Se essa boca humana não falar, Ele não fala. Se, na sua conveniência, a boca quiser falar, então Ele diz algo (até besteiras, muitas vezes). Mas, sem ela, Deus está limitado, calado, mudo.

Gosto e refletir na experiência de Pedro, na casa de Cornélio (até antes de chegar a ela), em Atos 10, em como o apóstolo, assustou-se por descobrir algo que nós, na nossa arrogância temos dificuldade em perceber: Deus fala e age com quem e onde bem entender. E não fica vermelho se na nossa petulância, achamos que Ele não devia fazê-lo.

Um sujeito (ou sujeitinho, segundo a visão preconceituosa do judeuzão cristianizado), um cara que estava "do outro lado", um ímpio, um idólatra, que não podia ter conhecido Deus e a revelação (que chegou a Pedro pelos céus, como afirmou Jesus), nem as suas orações ouvidas por Deus, ou um estilo de vida que agradava os céus e mais: nem a visita de um anjo, como recebera (coisa que muito cristão pagaria todos os dízimos, ofertas e obrigações todas para ver um, com penas e tudo)!

Talvez por isso, nós tenhamos essa vaidade toda em tentar destruir toda a revelação que as pessoas nos dizem ter de Deus para, só depois, apresentá-las o "meu Deus", "o único e verdadeiro Deus".
Queremos destruir primeiro tudo, para só então - se o infeliz concordar (nessa altura, não há ponte de comunicação que resista!) - apresentar-lhe "o nosso Deus" com marca registrada e declaração de posse em nosso nome.

Como afirmou certa vez o meu amigo Caio, mais ou menos assim: "Se quisermos aprisionar o Espírito de Deus, Ele agirá. Na ilegalidade, mas vai agir", é impossível impedirmos Deus de agir e mover-se na vida de quem quer que seja.

Afinal das contas, Deus não é evangélico. Nem católico-romano. Ele é Quem é. O grande Eu sou. E age. E fala. Até através de mulas. Ou de nós!



Rubinho é co-resposável por esta subversão de Genizah.


 
Apologética 913163036767733837

Postar um comentário

  1. Genizah,

    Realmente o fato citado é é inegável.

    Nós vivemos numa ambivalência, ou seja. com que se numa gangorra; ora nos apresentam uma passagem bíblica para explicar uma coisa, logo em seguida aparece outro citando outra passagem bíblica, dizendo que não é bem assim.

    Não é mentira não! Essa ambivalência existe. A matéria bíblica não é como CIÊNCIAS EXATAS.
    E TAMBÉM PENSO QUE DEUS NÃO ESTÁ PRESO, OU AMARRADO, PELO QUE OS HOMENS ESCREVERAM.
    DEUS TEM AUTONOMIA E NÃO DEPENDE DE DOUTRINAS DE IGREJAS, POIS NESTE CAMPO EXISTE MUITO MALABARISMO interpretativo/especulativo/DOUTRINÁRIO, QUE É MOVIDO A INTERESSES ,e até erros e enganos(nem sempre é por maldade, mas por ignorância).

    Deus age onde Ele quer, quando Ele quer e como Ele quer ; não pode ser amarrado ou amordaçado, porque alguém pensa assim ou assado; ou concluiu assim ou assado; ou crú. OS CRÍTÉRIO HUMANOS NÃO IMPEDEM OS MOVIMENTOS E ATITUDES DE DEUS. ISSO VAI SURPREENDER MUITA GENTE QUE QUER COLOCÁ-LO EM SUA REDOMA DOUTRINÁRIA.

    DEUS PODE FAZER O QUE ELE QUISER SEM PEDIR AUTORIZAÇÃO PARA NINGUÉM, MAS DEVIDO AO SEU AMOR BONDADE MISERICÓRDIA E GRAÇA, NÃO FARÁ CERTAS COISAS SEM AVISAR AOS SEUS SERVOS.

    OS DOUTORES DA LEI (a maioria deles), NÃO FORAM SURPREENDIDOS PELOS ACONTECIMENTOS RELACIONADOS COM A VIDA E OBRA DE JESUS CRISTO ?

    Como não haverá muita surpresa ainda?!

    O que fazer então?
    I Coríntios 13:

    Versão: Português: Nova Tradução na Linguagem de Hoje

    1 Coríntios 13:12 O que agora vemos é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus.
    1 Coríntios 13:13 Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor.

    Saudações em Cristo Jesus,

    Alberto

    ResponderExcluir
  2. Já venderam a LIGA! Clica aí e dá uma olhada

    ResponderExcluir
  3. Gostei, "Ele agirá, na ilegalidade, mas vai agir."
    Que DEUS é como o "Grande Eu Sou", nenhum.

    É muita petulância da pessoa achar que pode tomar posse do poder de DEUS.

    Quem acha isso, é porque está tão perdido dentro da própria visão, visão esta, que já escureceu os olhos do entendimento.

    Enquanto ele está achando, DEUS está agindo na clandestinidade, na ilegalidade do fariseu cego.

    ResponderExcluir
  4. Assino embaixo. Por essas e outras que digo:
    Ficarão de fora os Assembleianos!!! (...)
    Aqueles que consideram suficiente adotar um sistema de regras de conduta e dogmas para serem salvos, por mais distantes que estejam da Palavra de Deus.
    Aqueles que, qual legalistas, se consideram justificados apenas por suas obras, anulando a cruz de Cristo.
    Aquele que, por usar só camisa de manga longa, calça social e sapato, julga ter mais mérito diante de Deus do que aqueles que em seu cotidiano trajam calça jeans, tênis e camiseta.
    Aqueles que agem da mesma forma que os sectários, afirmando que “só há salvação na nossa igreja”.
    Aqueles que acham que é a placa ou o letreiro da igreja que vão levá-los para o céu.
    Aqueles que vivem cheios de si, por observar estritamente sua disciplina religiosa.
    Aqueles que idolatram sua denominação, considerando-a “a última embarcação para Cristo”.
    Nesse sentido, poderíamos muito bem dizer: ficarão de fora os Batistas, os Metodistas, os Presbiterianos, os Congregacionalistas, os Luteranos, os Anglicanos... enfim, os evangélicos, os protestantes, os pentecostais, os neopentecostais, os tradicionais...
    Se é assim...
    Quem então serão os bem-aventurados que farão parte da Igreja do Arrebatamento, que participarão das Bodas do Cordeiro, que terão direito à árvore da vida, que poderão entrar na cidade pelas portas e que estarão para sempre com Jesus na Jerusalém Celestial?
    Somente aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro.
    Aqueles que realmente nasceram de novo.
    Alessandro Cristian
    http://alessandrocristian.blogspot.com/2009/08/ficarao-de-fora-os-assembleianos.html

    ResponderExcluir
  5. ok! então devo supor que Deus fala de qualquer modo, em qualquer lugar, em qualquer religião. isso cheira a uma idéia comum de que só existe um Deus e que este se manifesta em formas diferentes de religião. ah! vc cai dizer que não está falando de religião, então de quê? se é assim as palavras de Paulo não parecem fazer sentido: "Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?" Romanos 10:14. Seu exemplo é interessante, Pedro na casa de Cornélio, mas parece que sua exegese está um pouco deficiente, afinal o texto diz claramente: Morava em Cesaréia um homem de nome Cornélio, centurião da coorte chamada Italiana, piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus. Atos 10.1,2. Parece que Cornélio sabia lago sobre Deus. Não sou eu quem coloca, nem vc que tira um copyright no Nome de Deus. É Ele mesmo. ainda que uma mula me diga algo, é meu dever julgar o que a mula diz à luz da Escritura Sagrada. Vc me lembrou a Ludmilla Ferber, cada um vai pela luz que tem! seria isso mesmo? Concordo que não são regras ou costumes de igrejas que determinam quem Deus é, mas a Palavra que o Revela. Com respeito a frase do Caio, é engraçado, o Espírito agir na ilegalidade, com se fosse possível fazê-lo, afinal se Ele convence o homem do pecado, da justiça e do juízo, nada pode ser ilegal. pois bem, parece que a mula também sabe escrever.

    Ass. Mula

    ResponderExcluir
  6. Faz parte da natureza humana achar que DEUS É PROPRIEDADE EXCLUSIVA e por isso Ele só falará conosco ou com a nossa "Casta Superior" (panela).
    Pedro pensava assim,Elias pensava assim,Jonas pensava assim,os fariseus pensavam assim,João e Tiago idem, eles chegaram a pedir a Jesus se podiam mandar fogo cair do céu na cabeça de um infeliz que ousou pregar "não sendo um dos nossos". A lista não tem fim. E hoje não é diferente.Os slogans criados- VEM PRA CÁ QUE VOCÊ VAI SE DAR BEM - DEUS ESTA AQUI E TEM UMA BENÇÃO PRA VOCÊ - FORA DAQUI NÃO TEM SALVAÇÃO - IGREJA MÃE - ÚNICA -PODEROSA- etc... em muito ultrapassam o que antes eram
    declarações de cunho ofenssivo como; incircuncisos,filisteus,filho de Belial ou de uma égua etc,etc....

    Talvez alguém possa argumentar, ( tem argumento Pra tudo) que foi o próprio Deus que encentivou tal pratica ao dizer que somos " ....propriedade exclusiva Dele"... menina dos seus olhos... Meu bichinho de Jacó... Aí pronto! Todo mundo toma " posse da bençá "
    Então Paulo tem que entrar em ação Pra repreender os Pedros e acabar com a meninice das panelinhas escrevendo que um planta,outro rega e Deus dá o
    crescimento.
    Se eles não entendem isso. É OUTRO ASSUNTO.
    MEU NOME É REV RICARODO RODRIGUES

    ResponderExcluir
  7. quem somos nós para limitar o agir do Grande Eu Sou? Quando Ele quer agir, age atrés de uma uma mula até mesmo uma mula como nós.

    ResponderExcluir
  8. Engraçado que se essa é a lógica de alguns de vocês e concordam que Deus pode fazer o que quiser, com quem ELE quiser e aonde ELE quiser, porque muitos aqui incluindo os colaboradores do blog se dizem cessacionistas e questionam o operar sobrenatural de Deus nos nossos dias? Se ELE quiser usar o tiozinho do pé de fogo da igrejinha de bairro pra curar e pregar a Palavra utilizando milagres? Será que os daqui não o condenarão e o colocarão no mesmo nível de hereges como Valdomiro, por exemplo?

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item