Batismo não é apenas imersão: O Significado do Batismo
https://genizah-virtual.blogspot.com/2014/10/batismo-nao-e-apenas-imersao-o.html
Rev. Ronald Hanko
É freqüentemente alegado que a palavra batismo do Novo Testamento significa apenas “imergir” ou “submergir”. Sem entrar aqui no todo da questão sobre o modo do batismo, um pequeno estudo da palavra mostrará que este não é o caso.
Tal estudo mostrará que há várias passagens no Novo Testamento nas quais a palavra batismo não pode e não têm o significado de “imergir/submergir”. Imploramos, portanto, que aqueles que crêem de outra forma, ouçam nosso lado da questão e não nos acusem cegamente de seguir tradições humanas ao não praticar o batismo por imersão. Batismo não significa imersão em nenhuma das seguintes passagens da Escritura:
Marcos 10:38, 39: “Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado?”. Isso fala de batismo, mas entender batismo como imersão nesta passagem não tem sentido. Jesus está se referindo, sem dúvida, ao seu sofrimento e morte nestes versículos (veja também Lucas 12:50). Dizer que ele seria imerso no sofrimento ou morte não tem nada a ver.
1 Coríntios 10:2: “E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar”. Este versículo fala dos israelitas sendo “batizados” em Moisés. Eles não foram batizados na nuvem ou no mar, mas literalmente, no grego, “em” Moisés “pela” nuvem e mar. Pode o versículo estar dizendo que eles foram imersos em Moisés? A palavra batismo, portanto, deve significar algo mais.
1 Coríntios 1:13: “Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?”Aqui Paulo usa linguagem similar à de 1 Coríntios 10:2, e o próprio Jesus fala similarmente em Mateus 28:19. O que poderia significar ser imerso no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ou em qualquer outro nome?
1 Coríntios 12:13: “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito”. Pode a Palavra de Deus estar dizendo que somos imersos em um corpo? É difícil ver como isso poderia ter algum significado. De fato, a própria Palavra não fala ali de imersão, mas de beber!
Versículos que falam do batismo em ou com o Espírito Santo não se referem a uma imersão, mas à efusão, derramamento ou aspersão do Espírito (Atos 1:5; Atos 2:17, 18). Nós não somos imersos no Espírito Santo.
O que, então, a palavra batismo significa? Significa “trazer duas coisas a um contato próximo, de forma que a condição da primeira é transformada pela outra”. A palavra não diz nada sobre como este contato acontece: se por aspersão, derramamento, imersão ou qualquer outro modo.
Portanto, ser batizado em Moisés, como diz 1 Coríntios 10:2, significa que Israel foi trazido a um contato com ele como o mediador apontado por Deus, um tipo daquele que haveria de vir. Desta forma, a condição deles foi transformada de escravidão à liberdade. Que Cristo foi batizado com morte não significa que ele foi imerso nela, mas que foi trazido ao contato mais próximo possível com ela, de forma que sua condição foi transforma de ser culpado diante de Deus por nossa causa, para ser justificado em nosso favor.
Quando Romanos 6:1-6 diz que fomos batizados na morte e ressurreição de Cristo, a passagem não está dizendo que de alguma forma fomos imersos nestes eventos (o que quer que isso signifique). Ela se refere ao fato que, através da fé, fomos trazidos ao contato com sua morte e ressurreição, de tal forma que nossa condição é totalmente e para sempre transformada. Este é o significado e a realidade do batismo para os crentes.
Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto1
Fonte: Doctrine according to Godliness, Ronald Hanko, Reformed Free Publishing Association, p. 261-62.
Persiga o @genizahvirtual no Twitter
Entendo que o batismo no Espírito é de fato o que nos leva a transformação por meio da ação do Espírito Santo. Mas, entendo que pelo exemplo dado à nós por Jesus é preciso nascer da água e do Espírito. Este mistério me parece tão profundo que não ouso entendê-lo. Deixo apenas que O Senhor revele-me segundo a sua vontade. Sou Cristã, fui católica e hoje mergulho nas escrituras sagradas em busca de conhecer melhor os ensinamentos de Jesus para minha vida. Desejo ser batizada e ser transformada pelo poder do Espírito Santo.
ResponderExcluirMuitas pessoas estão preocupadas demais com o batismo no Espírito Santo. Algumas oram fervorosamente e vivem em constante frustração porque não receberam uma manifestação clara de batismo no Espírito Santo. Algumas até estão convencidas de que não serão salvas se não receberem este sinal especial de Deus.
ExcluirJesus prometeu batismo com o Espírito Santo aos apóstolos (Atos 1:1-5) e prontamente cumpriu a promessa (Atos 2:1-4), capacitando os doze a falar em línguas estrangeiras à multidão internacional reunida no dia de Pentecostes (Atos 2:11,14). Todos aqueles que foram batizados para remissão de pecados receberam o dom do Espírito Santo (Atos 2:38), mas não há menção de nenhum sinal miraculoso acompanhando este dom. Anos se passaram, e algumas pessoas receberam poder para operar milagres ou falar outras línguas quando os apóstolos impunham suas mãos sobre elas (Atos 6:5-8; 8:5-7, 14-19; veja, também, Atos 19:6-7).
Em todo o Novo Testamento, há apenas um outro caso registrado de batismo com o Espírito Santo. Quando Pedro levou o evangelho aos gentios, a família e os amigos de Cornélio receberam este batismo especial (Atos 10:44-48). Observe que este batismo não retirou a necessidade de batismo nas águas para salvação (10:48). Quando Pedro descreveu o que tinha acontecido na casa de Cornélio, ele observou que este não era um evento de todos os dias que acontecesse a todos os crentes. Ele fez todo o caminho de volta ao “princípio” e comparou este batismo com o que aconteceu aos apóstolos no Pentecostes (Atos 11:15-16). Deus usou este batismo no Espírito Santo quando apresentou a salvação aos judeus, e quando ela foi oferecida aos gentios. Ele não o prometeu a todos, e não o deu a todos os seus seguidores.
Alguns anos depois, Paulo afirmou que há somente um batismo: Efésios 4:5 – “Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo;”. Em Atos 2, havia dois. Em Atos 10, havia dois. Ao tempo em que Paulo escreveu aos efésios, um tinha se acabado e somente o batismo em água para a remissão dos pecados permanecia. Hoje, muitos declaram que receberam batismo no Espírito Santo, mas a Bíblia mostra que ninguém recebeu este batismo durante mais de 1.900 anos. Para sermos salvos, precisamos arrepender-nos e sermos batizados em água para remissão de pecados, assim entrando em comunhão com o Espírito Santo.
O batismo pelas águas só é uma confissão pública e simbólica de que só confirma algo que a pessoa já o fez pessoalmente anteriormente, apenas isso. O testemunho público do novo nascimento deve ser o batismo, conforme ensinou Jesus.
“Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.” (Romanos 6:4)
Simboliza o rompimento com a velha criatura e o nascimento da nova que se faz a imagem daquele que a criou. O batismo pelas águas não tem nenhum poder ou "efeito especial milagroso de que você vai receber ou ter algum tipo de poder pelo Espírito Santo naquele momento, data e hora, isto é um engano. Quando o Espírito Santo se revela a alguém no coração e esta resolva em sinceridade arrepender-se dos seus pecados e confessar a Cristo que o deseja de todo o coração, e se permitir que o Espírito Santo o nortei num novo e vivo caminho de vida este já esta sendo visitado e se revela o Espírito Santo do Senhor neste instante de entrega e é a permissão para que este habite.
"Mas Eu vos digo a verdade: convém-vos que Eu vá, porque, se Eu não for, o Consolador (Espírito Santo) não virá para vós outros; se, porém, Eu for, Eu vo-lo enviarei" (João 16:7)
Jesus voltou para o Pai e enviou o Espírito, milhões de discípulos estenderam o trabalho de Jesus. E pelas obras e os escritos dos discípulos, Jesus se tornou real para milhões em toda a Terra. De certo modo, os discípulos de Jesus tomaram o Seu lugar no mundo. As palavras e as ações dos crentes podem ser o único retrato que algumas pessoas verão de Jesus.