681818171876702
Loading...

O Picareta de Tarso, pregador de navio próprio e carnê de gideão!


PARÁBOLAS PARABÓLICAS II - A HISTÓRIA SEGUNDO A CONTEMPORANEIDADE


Rubinho Pirola 
Danilo Fernandes


Vamos chegando! Vamô embora rapidinho, antes que reparem e eu perca a moral nas paradas!”, disse a Timóteo, seu camaradinha. E foi se aprumando, se espichando, disfarçando malandramente a manqueja, camuflada por uma sandália de um salto mais alto que o outro par e por uma túnica com a barra mais comprida do que a moda exigia na época.

- "Num é mole não, Timóteo! Um curador manco e cheio de dor no lombo é praticamente um atestado de 171 ambulante! "

Já era a terceira – e derradeira vez, segundo afirmou mais tarde – que esperava pelo livramento da seqüela de um tombo de cavalo, de alguns anos antes, quando cegado repentinamente por uma inexplicável claridade, topara com o galho de uma árvore na estrada de Damasco.

Desde aquele tombo, ficara com uma perna mais curta do que a outra o que lhe trazia dores insuportáveis de coluna. Mas o mais dolorido era, nas suas muitas andanças, convencer a todos por quem costumava orar por cura e milagres que não havia com ele problema nenhum, nem pecado escondido ou alguma outra falta na sua folha corrida a justificar sua doença renitente...

- “Cansei, Tima, cansei mesmo. Já fiz caridade, até aguentei firme as provocações dos judaizantes e nada. Já fiz tanto jejum e o único prêmio que ganhei foi essa úlcera maldita e por último, ofertei toda a minha poupança naquela campanha de ‘restituição e sacrifício’ daquele pregador grego o Silésios Bag Money e não fiquei livre desse espinho na carne. Chega de pagar mico!!!” Confidenciou Paulo ao seu companheiro.

Dizem que à partir dai ele foi outro homem.

Por decisão própria, deixara de viver de maneira regrada esse Apóstolo que se convertera e mudara o próprio nome, como tempos depois, imitou-o um pastor coreano.

O seu caso ficou conhecido. Tremenda virada de casaca! De perseguidor da igreja cristã, para apóstolo. Uma conversão muito polêmica que causara muito “diz-que-me-diz” isto num tempo em que, pelo crescimento da comunidade cristã, muitos trocavam de camisa em busca de ganhos fáceis. Era ex-leproso, ex-morto, ex-samaritano… até, imaginem, já existia ex-mulher, virando pregador gospel, de bigode e tudo o mais.

Do começo comedido e muito (mas muito) cheio de pudores, foi fazendo fama, não sem antes convencer com maestria a pequena comunidade que crescia, com o nome de “cristãos”, de que já não era o inimigo implacável que os atormentara em tempos idos.

Da vida simples, apesar de nobre formação e cidadania, Paulo foi ficando rico. Apesar de judeu, também, sabe-se-lá como, tinha nas mãos o Green Card romano, preciosidade na época.

Apesar da fama de ter estudado nas melhores escolas particulares de Tarso, Paulo chegou a conseguir vários diplomas e adquirir títulos de doutorado (Divindades, Aconselhamento Pastoral, Psicologia Bíblica e Contabilidade...) numa escolinha "meia boca", sem qualquer credibilidade científica ou reconhecimento oficial que tanto matava de rir os sábios de Atenas que o conheciam bem e com isso faziam piadas sobre “como maravilhar a pobre e iletrada comunidade da fé”.

De início, tocando uma pequena fábrica de barracas de camping. Depois faturando forte com as contribuições cada vez mais generosas vindas das novas comunidades que abria por todo o continente. Logo, cresciam os convites para pregar aqui e acolá e o cachê só ia crescendo inflacionado à medida que crescia a fama do pregador de fogo puro que curava e fazia cair a platéia com seu manto santo e suas sandálias de fogo reteté.

Era visagem, profetada, unção disto e daquilo. Paulo, vez por outra caia de quatro e imitava em transe um bicho qualquer e o povo ia ao delírio!

Foi ficando rico. Marcava já duas pregações por noite, na primeira chegava rápido, derrubava meia dúzia com o manto, dizia pra o povo berrar e se soltar e, enquanto a turma dançava no fogo puro, ele pegava a oferta rapidinho e se mandava para a outra comunidade. Nesta, já chegava atrasado, culpava o cão pelo atraso da caravana, chamava uns 30 anjos para tomar conta das cercanias e faturava o seu. Das duas comunidades ainda cobrava o camelo e a estalagem, que ele não era leso nem nada...

Como todo judeu e árabe – deve ser o ar da região – tinha um jeito danado pra negócios: O pregador prosperou. Logo a sua fábrica de tendas passou a patrocinar uma equipe de corrida de camêlos beduínos, “A tenda praise do Paulão”. E para fazer uma média com a comunidade pobre local, tratou de bancar uma escola de shofares para meninos saduceus carentes, iniciativa que, anos mais tarde se transformou na famosa Escola de Samba Unidos do Kibe Cru.

E como malandro é vendilhão e fariseu é mané, Paulinho tratou de aproveitar sua intimidade com Jesus para vender consórcio da tenda própria em nome do Salvador, a quem fez de garoto propaganda, sem autorização... Misericredo!

De protestos zelosos e de esclarecimento em esclarecimento contra o uso e a procura, inicialmente – Paulo começa enfim, a faturar muito com o fornecimento de vidrinhos de “genuíno Suor do Apóstolo”, que juravam, tirava de tudo – de dor de cabeça, calo e unha encravada a espinhela caída, câncer, caspa e hemorróidas.

Foi sucesso imediato, e isso num tempo em que não existiam ainda nem Washington Olivetto, nem a DM9!

Paulo relutou, resistiu, mas quando a contas aumentaram-lhe muito, bem como a qualidade das roupas, das sandálias (dizem que italianas!) e do que o dinheiro pode comprar… o homem finalmente cedeu. E virou celebridade, com direito à uma renovação no seu visual que incluiu até alisamento de cabelo da Gália e base grega nas unhas. Foi o precursor de uma categoria de comportamento que, pouco depois veio a se chamar “côvadosexual”.

Passou a vender as suas famosas cartas à 900 talentos cada. Um sucesso na Grécia e na Judéia!

Filas se faziam às portas das igrejas - para ouvir de começo - as pregações do “Homem que viu Jesus”, depois, para comprar, fosse o que fosse que tivesse sido usado ou tocado pelo “Homem de Deus”, apóstolo por quem Deus fazia milagres e maravilhas, quase com contrato de exclusividade. Bastava pagar direitinho o carnê do gideão!

Às portas das igrejas, já havia o lugar reservado, demarcado e guardado com unhas e dentes por fiéis guarda-costas para o camelo “chapa-branca” de Paulo, “Pai de todos os Apóstolos”. Assim como a melhor mesa, o melhor cardápio e o melhor vinho para o “Maior de Todos”. Era ele o cara do “sede meus imitadores”, lembram-se? Pelo menos, tentavam…

Chegou a ser preso na época. Na realidade, por duas vezes, ao que tudo indica. Na primeira, em Filipos, chegou a arrebentar o presídio, para se ver livre, com uma nova invenção vinda da China, embora tenha circulado na imprensa da época que tudo deveu-se a um tremor de terra, embora essa, tivesse abalado só o quarteirão. A segunda, aconteceu ao chegar a Roma, por coisas que até hoje ficaram meio obscuras. É lógico que os seus “fiéis”, ensandecidos, esbravejavam ser obra e campanha da imprensa judia ou romana, não se sabe ao certo.

- Mentiras, Timóteo! Mentiras desta gente do cão que disse que eu escondi uns talentos romanos de ouro, de origem não declarada, no meio dos pergaminhos sagrados. Imagina se eu ia dar um mole destes justo na alfândega de César! Em plena Via Ápia!

Depois da libertação – vigiada por um Centurião – pois naquela época não existiam ainda tornozeleiras eletrônicas, voltou em glória aos que nunca duvidaram da sua “versão oficial”.

E por falar em oficial, já saiu da cana direto para uma ceia de oficiais amigos, gente ainda crente no homem, que prontamente restituiu tudo o que o cão do César tomou!

Diz a história, que viajou muito: Judeia, Samaria, Macedônia, Panfília, Selêucia, Roma,… e até a Ilha de Creta (onde dizem, tinha casa de veraneio com direito a praia particular e tudo, maior que a casa de muito maratonista milionário). Só não conseguiu visitar Társis* porque naquela época ainda não tinham inventado o Real Madrid versus o Barcelona para que assistisse o clássico e valesse o esforço!

Naqueles dias, Paulo já não viajava de navios de passageiros, já não ficava em filas, à espera nos portos,… nem em camarotes especiais, não senhor. Tinha a sua própria galera! Ultimo tipo com os melhores escravos africanos para remar e escravas suecas no camarote! Ou seria o contrário? Hum... Deixa quieto!

Afirmava sempre, sem disfarçar o orgulho, que nem na “lista dos 50 mais de Jerusalém” existia alguém com navio maior e mais luxuoso que o seu, comprado, segundo afirmava incessantemente o ilustre, às custas de ofertas e mais ofertas – antes destinadas a socorrer e a amparar órfãos e viúvas – de todo tipo de gente, pobre ou rica.

A justificação, mais justa impossível, era que milhares ao redor do Mediterrâneo esperavam pela salvação e a igreja, de quem lhe promovesse a unidade e o barco era-lhe imprescindível. Mesmo que essa grana toda tivesse sido desviada de missões e do sustento de gente que, como Paulo, pregava e espalhava a semente da fé.

Todo mundo se convenceu. Afinal, dom de oratória e bula de remédio, convencem a qualquer um, crente ou descrente.

Foi uma época de glória e fausto para Paulo a quem não lhe faltavam amigos, colaboradores, puxa-sacos, nem senadores a quem pedir favor. Mas era, sem dúvida, um homem de muitos talentos. Tantos que já tinha milhares deles depositados numa tal Confederação Helvética, um paraíso para quem desejasse fugir aos olhos atentos do publicanos do fisco Romano.

Sem que se tivesse notícia que algum dia se casara, certo é que após ele, vieram muitos outros, como que numa sucessão monárquica, a assentarem-se sobre o trono Paulino. Tinham o mesmo timbre de voz, a mesma entonação e até a mesma cara, a governar as igrejas que foram surgindo.

Até que, séculos depois, um obscuro sucessor, acho que “Paulo de Tarso MMIX**”, vendeu todas as ações e passou o controle da sua Holding de igrejas, à uma grande organização religiosa, bem maior e mais eficientemente organizada, dirigida por uns que se diziam sucessores de Pedro, contemporâneo de Paulo e com quem se desentendera lá no início da carreira.

Acabou, pelo que se soube, comprando com a fortuna amealhada em cassino em Las Vegas.




Rubinho e Danilo são culpados de tudo o que são acusados. Não negam, tão pouco se fazem de rogados aqui em Genizah.
Notas: * Espanha, como era conhecida na época paulina ** 2009, em algarismos romanos



humor 9022765024665650558

Postar um comentário

  1. Muito bom ! muuuuiiiitooo Bommm !! Muiiiiiiiitoooooooooooooooo BOOOOOOoooommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm !!!


    heheheee



    beijusssssssss

    ResponderExcluir
  2. Sei não, Danilão, mas a Alice ai, deve estar à espera de uns trocos do Paulão Picareta ou ainda uma vaga no Cassino em Las Vegas. Foi muito "muito bons"...
    Exagerou, Alice!

    ResponderExcluir
  3. Alice é comparsa aqui do Genizah (no pais do pensamento). Ela tá atras de um manto sagrado para levar la pra ubatuba... risos.

    ResponderExcluir
  4. Sensacional. Vendo desta forma, na otica da fabula, percebemos a grandeza do carater de Paulo - na sua grande intimidade com Deus e no poder que o Espirito de Deus lhe concedeu - e a pequenes destes analfabetos de Biblia e gigantes na soberba mistica que do alto dos 5 centimetros de estatura nao sao capazes de ser o calço que Paulo precisava em suas sandalias, mas iludem e viciam os que ainda conseguem ser mais baixos espiritualmente do que eles...

    Jessica
    de Fortaleza dos verdes mares Cearenses!

    ResponderExcluir
  5. Danilodedeus! Essa Jessica mandou pesado... Tadinho dos Picaretas! ô irmã... faz isso não, "não fale dos unJidos (com "J" mesmo!) do sinhô!".
    Não se ponha o sol sobre a sua ira, heim?

    Um beijão! E obrigado pelo post!

    ResponderExcluir
  6. Uma pérola. Espero que um dia seja registrado num livro. Foi difícil não cair da cadeira de tanto rir... Mas além de me fazer rir, também me fez refletir. É isso que esta turma da prosperidade está fazendo, reescrevendo a história do cristianismo. Seria melhor que removessem o livro de Atos e a epístola dos Filipenses das Escrituras. Pior que esse Paulo caricato é o Cristo que eles pregam, que só andava de jumento zero km, que usava túnica Armani, e que foi enterrado num túmulo cinco estrelas do Jardim da Saudade em Jerusalém.

    ResponderExcluir
  7. Uma pérola. Espero que um dia seja registrado num livro. Foi difícil não cair da cadeira de tanto rir... Mas além de me fazer rir, também me fez refletir. É isso que esta turma da prosperidade está fazendo, reescrevendo a história do cristianismo. Seria melhor que removessem o livro de Atos e a epístola dos Filipenses das Escrituras. Pior que esse Paulo caricato é o Cristo que eles pregam, que só andava de jumento zero km, que usava túnica Armani, e que foi enterrado num túmulo cinco estrelas do Jardim da Saudade em Jerusalém.

    ResponderExcluir
  8. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Vocês são "prosa" mesmo!!!!!

    ResponderExcluir
  9. O texto muito extenso leva muito temo pra ser lido.

    Demora tanto, que no momento de fazer o comentário, o provedor pede para recarregar a página.

    E geralmente faz isso, depois de ser escrito o comentário, o que muitas vezes faz com que o comentário seja perdido.

    Eu utilizo 4 provedores, quando trava um fecho tudo e abro o outro, o que faz com que eu perca muito tempo.

    Quando sei que isso vai acontecer, salvo o comentário no word, para depois trazê-lo para cá.

    ResponderExcluir
  10. Mana Gláucia!

    Desculpe-nos pelo tamanho do texto. Foi emoção demais. É que, com tanta picaretagem, os manos aqui ficam doidos para tocar em tudo.
    Depois não diga que esses pilantras não têm uma vida inspiradora, hahahahahaha...
    Vade retro, cambada, xô!

    Prometemos fazer uma cruza entre o blog e o twitter para ver o que dá.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. O texto é um retrato do que ocorre no nosso meio, amo as postagens de vcs, porém apenas me sinto triste um pouco ao vista-los, visto que vcs se auto denominam quadrilha, e praticantes de delítos, sei que não o são, mas, queridos em Cristo, se um destes incautos, navegarem em seu site, não se escandalizarão? por isso tomemos cuidado, pois a fama de vcs pode não ser das boas, visto que se auto denominam quadrilha e praticantes de delito(Ato ilícito passível de pena correcional; crime, culpa.) continuem com as postagens, amo. Em Jesus que nos faz santos para estarmos no seu reino no tempo oportuno, gloria para sempre Amém.

    ResponderExcluir
  12. Migue e etienne,

    Ola amados. A "estória" dos criminosos começou e segue sendo uma referencia a forma como Jesus era visto pelos saduceus e fariseus. Sendo Ele um critico e subvertor da ordem eclesiastica da época.

    Como fazemos muita critica eclesiastica aqui, apontando os desvios do Verdadeiro Evangelho do Reino, assumimos este papel de sermos vistos como criminosos por aqueles que estão na apostasia! Mas somos do bem. E alguns de nós somos pastores, missionarios no exterior e até um bispo.

    Paz e Bem,

    Danilo

    ResponderExcluir
  13. É necessario mesmo todo esse deboche? A inteligencia dada por Deus nao seria pra edificar??? Deixo aki minha humildde indagação../

    ResponderExcluir
  14. Muito bom!
    Retruco com algo que escrevi e que, mesmo estando distante da bela forma que vocês escreveram, ouso postar aqui também.

    Coloquei como título: Erros imperdoáveis do Apóstolo Paulo.

    http://henripib.blogspot.com/2009/08/erros-imperdoaveis-do-apostolo-paulo_04.html#links

    Deus nos abençoe.
    Dc.Henri - Membro da OBBH.

    ResponderExcluir
  15. Precisamos de uma outra reforma. Precisamos voltar aos pilares da reforma:
    A. Sola Fide – somente a fé.
    B. Sola Scripitura – somente as Escrituras.
    C. Solus Cristus – Somente Cristo.
    D. Sola Gratia – somente a graça
    E. Soli Deo Glória – glória somente a Deus

    Claudenor
    bibliapalavrafiel@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  16. Sera que muitos dos que hoje gozamos da plenitude do evangelho passariamos pelo que Paulo passou? Nao brinque com aquilo que voce nao conhece, duvide, critique e determine, cuidado com o Demonio do Sarcasmo!

    ResponderExcluir
  17. Excelente texto!

    Se não fosse tão vergonhoso para nós cristãos que presenciamos isso diariamente, seria até muito engraçado.

    Que faremos nós???

    ResponderExcluir
  18. Roberto tavares,adorei esse jumento zero km.kkkkk

    ResponderExcluir
  19. incrível... vcs que criticam este blog acham que alguém leria se não fosse como é?
    Quando vcs querem atenção de alguém o que fazem? ficam em silencio?
    APOIO PLENAMENTE a iniciativa dos autores do blog, só assim talvez os VERDADEIROS cristãos saiam de seu transe (momento meio adormecido) e acordem para a realidade do que o mundo gospel é hoje.
    ABRAÇOS e Paz de Deus à TODOS, até aos críticos, que sempre mantêm os sábios com os pés no chão. Anderson resende - RJ (ex pastor da IGD - do RR)

    ResponderExcluir
  20. Com certeza Paulo apóstolo,para muitos "apóstolos" de hoje,seria chamado de bobo. Afinal sua pregação era centrada em CRISTO e na cruz.

    ResponderExcluir
  21. Continuo na igreja que ele prega , são muito usados por Deus, sou abençoado e estou muito bem lá, agora voces srs Danilo e cia vejo que tem mais acusações deboches etc contra malafaia, estevam e cia do que palavra de Deus ou apologética lamentavél essa droga

    Lucas Moreno

    ResponderExcluir
  22. Hoje em dia nas "igrejas" tem demonio do sarcasmo, demonio da cachaça, demonio da sensualidade, demonio do dinheiro, demonio do sexo, demônio das dores e problemas nos músculos,demônio do nervo ciático,demônio das dores nos ombros,demônio dos males da garganta e do tórax,demônio da tireóide,demônio da tuberculose,demônio dos tics,demônio do mal de PARKINSON... rsrsrsrsrsr kkkkkkk

    ResponderExcluir
  23. Pô, quem foi o abençoado que em dado momento me mandou o link da GENIZAH ?? Não me lembro do caridoso... Seu e-mail esquecido caiu-me na LIXEIRA. Quase o excluo junto com os demais, mas por mórbida curiosidade resolvi abri-lo e lê-lo com cautela. Grata surpresa! Encontrei muitas pérolas lançadas a porcos da minha estirpe! Esta de Paulo foi o máximo. Admirador que sou do original, no início me escandalizei com o deboche feito ao apóstolo aos gentios... Só depois de algum tempo caiu-me a ficha, e vi que não se falava do de Tarso, mas dos de Hoje... Hilário! Isto sim, é um verdadeiro ato profético!!! Deus vos abençoe, Pirola, Fernandes e demais integantes da "roda dos esclarecedores" da GENIZAH.

    ResponderExcluir
  24. A entrevista do malafáia para revista epoca no deste domingo foi um show, homem muito sabio que defende os evangélicos

    ResponderExcluir
  25. ÓTMA VIAGEM, MAS MANERA NO LSD EIN...

    ResponderExcluir
  26. Essa turma do genizah, sou loucos de beberem agua com pedra......................kkkkkkkkkkkkk

    Muito....muito bom.

    ResponderExcluir
  27. esse site é o vomito do demonio!!!!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item