681818171876702
Loading...

No tempo dos cartões postais

Sarah Catarino


Estou num belo hotel na Noruega. Esperando ser atendida pela recepcionista, vou reparando nas variadas coisas em cima do balcão. Uma delas chama a minha atenção mais do qualquer outra: Um pequeno display com cartões postais da região. Vê-se que estão ali há muito tempo. Sente-se que ninguém os olha com olhos de ver.

Vou lá atrás no tempo, quando os cartões postais eram obrigatórios para quem viajava. Tinham pouco espaço para a escrita, mas chegava dizer “estou, bem”. “Amo-te”. “Já tenho saudades” “Isto é muito bonito, mas não há como a nossa terra…”

Às vezes os tais postais chegavam já depois de nós. Era dificil encontrar os correios da localidade, nem sempre havia transporte rápido para a distribuição. Mesmo assim, conheço gente que coleccionou centenas deles, como prova quase viva dos lugares onde foi feliz…

Hoje ninguém os compra. Para quê? Os Iphones, Ipads, máquinas fotográficas sofisticadas e rápidas, tiram as fotos que nos custavam algum dinheiro e esforço. E em vez da maçada de procurar a tal agencia dos correios, mandam-se as fotos por mail, por mensagem, pelas redes sociais. Diferença: faltam as tais palavras doces no fim. Mas acho que isso também está a cair em desuso.

Olhei triste para os postais do hotel. Longe vão os dias em que eram escolhidos e acarinhados.

O mundo mudou. Nós mudámos. Alguns para melhor, outros não tanto.

Pensei nessas mudanças. Amei a transformação da minha vida, do que era, para o que sou hoje e o que ainda poderei ser amanhã em Deus.

As outras coisas são apenas adereços. O verdadeiro está dentro de mim. O real, é o que Deus faz hoje. Não gostaria de voltar a ser quem era há 20 anos atrás. Nada!

Por baixo deste postal vou escrever: “De glória em glória”!




Sarah Catarino é amiga do Genizah lá da terrinha.
Dica do Brissos Lino. Título original: NO TEMPO DOS POSTAIS ILUSTRADOS. No Brasil, chamamos de cartões postais. Eu mandei muitos destes!

Artigos 2696916956941365163

Postar um comentário

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item