681818171876702
Loading...

Cristãos Polêmicos



"Já fui julgada e questionada algumas vezes por tratar de assuntos polêmicos ou "botar lenha na fogueira" com meus artigos e textos. Durante muito tempo da minha vida fui aquela típica mocinha tímida, que foge de confusão! Dificilmente questionava ou duvidava do que me falavam ou ensinavam, apenas abria a boca e engolia o remédio. Mas através dos percalços da vida, Deus foi me ensinando a ter um perfil mais crítico sobre as situações. Comecei a avaliar e elaborar raciocínios lógicos sobre aquilo que me era imposto como verdade.

Foi nessa caminhada que descobri, por exemplo, que o descobrimento do Brasil não tem nada a ver com aquela a história de contos de fadas que aprendemos na escola e que, a estrutura de igreja que conhecemos hoje (prédio com cruz no topo, púlpito, cadeira de pastor e divisão de clero/leigo) foi algo instituído por Constantino em seu reinado e não por Deus ou Jesus. E só descobri tudo isso porque fechei a boca para o remédio, ou seja, raciocinei, questionei e pesquisei antes de engolir.

O povo brasileiro é acostumado a aceitar como verdade tudo que lhe é oferecido. Nossas crianças e adolescentes não são treinadas a terem senso crítico. O motivo é óbvio: É muito mais fácil governar gente descerebrada, que não questiona e nem exerce raciocínio lógico. Ferramenta poderosa nas mãos da cúpula! Os formadores de opinião empacam o serviço sujo da minoria corrupta que governa nosso país e instituições religiosas.

Mas é tempo de acordar! Diante de alguma regra, imposição ou informação, temos o dever de questionar: "Por que precisa ser assim? Como chegaram a esse veredicto? Existe outra saída? Alguma outra forma melhor de resolver a situação? Essa é realmente a verdade?" Isso se chama sensatez! Devemos estimular o senso crítico em nossas crianças e adolescentes, ensinando-os a analisar os desenhos, jogos e programas oferecidos pela mídia: "Isso vai me acrescentar em algo? Vai me fazer uma pessoa melhor? Ou vai me tornar apenas mais um no meio da massa de humanos em transe? O que a escola ou igreja está ensinando faz sentido? É verdade? Alguém está sendo prejudicado?"

Não, eu não preciso engolir painel de mulher seminua, estímulo a violência em desenhos infantis, político corrupto e fariseus falando em nome de Jesus. É meu dever de cristã passar aquilo que me é oferecido pela peneira de Cristo e descartar o bagaço. E mais, faço questão de alertar as pessoas que me cercam. Isso não é gostar de polêmica, mas andar na contramão de uma sociedade acomodada, acostumada a colocar panos quentes para não arranjar inimigos. É por isso que o Brasil está do jeito que está, e é por isso que nossas igrejas continuam elegendo homens hipócritas e sujos para sua liderança. Abrir a boca e engolir o remédio sem antes perguntar sua origem, marca, validade e eficácia é insensatez!

Se Deus permitir, vou continuar raciocinando, vou continuar alertando os que me cercam e vou continuar tratando de assuntos polêmicos. Cristo lutou contra a corrupção, nadou contra a maré dos religiosos de sua época, disse não a hipocrisia e trouxe a tona a sujeira varrida para debaixo do tapete da igreja. Mais polêmico que ele? Difícil. Se digo que sou sua discípula e seguidora, não posso permanecer indiferente. Vou lutar contra corrupção (fora e dentro da igreja), denunciar falsos pastores e líderes, corrigir a mentira com a verdade, dizer não a violência e exposição do corpo e alertar os que me cercam. Quando permaneço indiferente ao erro, a mentira e maldade humana, faço mal ao meu próximo. Estou quebrando o maior mandamento deixado por Cristo. Trazer a verdade à tona também faz parte do amar o outro. Aquele que ama não fica em paz ao ver o irmão sendo enganado, antes, faz questão de abrir seus olhos para que se desvie do erro.

Deus abriu meus olhos para a verdade que liberta. Não sou mais cega ou ignorante. Caminhar rumo ao abismo da hipocrisia não é uma opção para os que tiveram sua mente renovada. Fugir da polêmica é o caminho mais fácil, mas quem disse que o caminho mais fácil é o que nos leva a Verdade?




Dani Marques é colunista do Genizah




Apologética 3301706860262710554

Postar um comentário

  1. Aleuia Dani Marques! Antes acordar para essas coisas do que nunca acordar ou se omitir. Neste último caso, infelizmente, fico triste mesmo, tem muita gente que sabe dessas coisas e não abre o bico porque tem medo de sair de sua zona de conforto, ou por pura conveniência, ou por perder seus privilégios ou seu status... muita gente mesmo! Se eu estiver mentido que atirem a primeira pedra!!!

    ResponderExcluir
  2. Só para acrescentar. E ainda tem gente que (alguns são inocente úteis) vendo a nossa posição tenta nos enxovalhar, desmoralizar, desclassificar, dissimular verdades em falsidade, puxar o tapete e outras "cositas", mesmo se damos soluções além das críticas, e as vezes as mais óbvias. Todavia, isto tudo faz parte, se passamos por estas coisas, para mostrar o Evangelho de frente nada mais saboroso e estimulante, e assim só se revelam quem é quem nesta "parada" de jogos dissimulados em defesa de que ou de quem... Jesus é mais!!!

    ResponderExcluir
  3. Polemizar é buscar a verdade .... muitos não gostam de ser contrariado ainda que se prove na palavra de Deus ; prefere seguir a tradição posta por homens ...
    Valeu pela sua coragem .

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item