Padre Fábio Melo criticou a idolatria à Maria, largou os católicos e se bandeou para o lado dos crentes?
https://genizah-virtual.blogspot.com/2014/01/padre-fabio-melo-criticou-idolatria.html
REDAÇÃO
O disse-me-disse acerca do Padre Fábio de Melo está alvoraçando os católicos e os crentes na internet. Muitos dão como certa a saída litigiosa do padre da TV Canção Nova e até a sua debandada para o lado dos protestantes!
Alguns sites católicos o acusam de heresia, juntamente com o padre Joãozinho, por suposta defesa da doutrina luterana da “consubstanciação”, referente a Eucaristia - significando acreditar que o corpo e sangue de Cristo continuam pão e vinho mesmo após a consagração- em contraposição à ortodoxia católica na doutrina da TRANSUBSTANCIAÇÃO, em pleno vigor na ICAR desde o Concílio de Trento. A “notícia” é velha e já foi negada (AQUI) em declaração feita por padre Joãozinho em nome dos dois sacerdotes, contudo, nas redes sociais, de tempos em tempos, o boato ganha força, como é o caso presente.
A nova “heresia” atribuída ao Padre Fábio de Melo é a critica veemente ao marianismo, à idolatria e ao afastamento de certos arraiais católicos do Evangelho do Reino e da centralidade de Jesus Cristo. Para Melo, muitos católicos são cativos de falsas doutrinas, idolatria vazia que não salva pessoa.
O estopim foi aceso pelos crentes nas redes sociais
Some-se a polêmica anterior referente a Eucaristia, ao já conhecido criticismo de Melo em questões relacionadas ao apego da Igreja ao dinheiro e à religiosidade vazia com mais o recente vídeo e está criado o clima que para muitos católicos, em especial os mais conservadores antevejam o rompimento do padre com a Santa Madre Igreja.
Ainda bem que os evangélicos não são idólatras! |
Genizah conversou com alguns interlocutores católicos privilegiados e o consenso é que a polêmica em relação ao padre Melo é artificial. Pura especulação. O sacerdote, sempre defendeu as ideias expostas no vídeo a seguir, o que já lhe rendeu antagonismo público com o outro padre-estrela, o padre Marcelo Rossi, um marianista apaixonado, saltitante incentivador de idolatria aeróbica religiosa.
O fato é que existe mesmo um segmento representativo entre os católicos que denuncia a idolatria e se apoia na doutrina da salvação pela fé. Católicos muito felizes com declaração conjunta que a Igreja Romana e os luteranos firmaram a alguns anos. (Leia aqui a declaração conjunta da ICAR e Igreja Luterana no site do Vaticano ). Contudo, não há nada que indique que esta aproximação em relação a doutrina da Graça, indique qualquer concessão da ICAR acerca da doutrina da Eucaristia.
Já em relação ao marianismo, embora muito distante do impulso dado ao movimento por João Paulo II, o papa Francisco já deu sinais de sua grande devoção ao papel superlativo da grande intercessora, “mãe de Deus”.
A reação dos crentes nas redes sociais
O alvoroço principal na rede está entre os católicos, contudo, tudo indica que foram os crentes que jogaram gasolina neste fogo enfurecendo católicos e acalorando o debate.
O mais interessante, e surpreendente, é a reação diversificada dos crentes às "notícias" nas redes sociais. Há desde "glóriadeus" e "babilônia_se_rendeu", aos céticos e desconfiados, não esquecendo dos teóricos da conspiração e daqueles que já confessam simpatia pelo padre e revelando possuir CDs do sacerdote-bonitão. Será que irão trocar o Malafaia pelo ex-padre e futuro pastor galã?
Jesus é todo Amor e paciência...
Jesus é todo Amor e paciência...
Assista o vídeo do polêmica do pastor (Ops!) padre Melo:
Petição, Desagravo e apoio
(ATUALIZAÇÃO 24/O2)
Uma
petição pública no site AVAAZ endereçada a Emissora Canção Nova já está circulando
nas redes sociais pedindo o afastamento do Padre Fábio de Melo do
Programa Direção Espiritual.
Uma
das razões, seria o vídeo acima, e que
rapidamente se tornou popular nas redes sociais. Suas declarações que
não chegam a dois minutos, atingem em cheio um dos dogmas da Igreja
Católica e motivo de divisão há séculos entre católicos e evangélicos.
A petição acusa o padre Fábio Melo de heresia e rebeldia.
Até o fechamento desta matéria a referida petição contava com poucas adesões e parece ser mais um factoide explorado nas redes sociais do que o fruto de um movimento real de desapreço ao padre. A despeito da grande polêmica, o padre conta com a admiração de seus irmãos católicos e não há muita gente disposta a lhe fazer este desagravo público. Já entre os evangélicos, é notável o apoio dado ao padre em suas recentes declarações e não são raras as manifestações positivas e de incentivo a Fábio Melo. Em resumo, o padre Fábio Melo segue "bem na fita".
A petição acusa o padre Fábio Melo de heresia e rebeldia.
Até o fechamento desta matéria a referida petição contava com poucas adesões e parece ser mais um factoide explorado nas redes sociais do que o fruto de um movimento real de desapreço ao padre. A despeito da grande polêmica, o padre conta com a admiração de seus irmãos católicos e não há muita gente disposta a lhe fazer este desagravo público. Já entre os evangélicos, é notável o apoio dado ao padre em suas recentes declarações e não são raras as manifestações positivas e de incentivo a Fábio Melo. Em resumo, o padre Fábio Melo segue "bem na fita".
Persiga o @genizahvirtual no Twitter
Tem pessoas q gosta de colocar palavras na boca de outra pessoa, quem disse q a igreja catolica aceita a idolatria? Infelismente existe fieis q são mas a igreja orienta sobre isso e fala da verdadeira função dos santos na igreja. Agora pega um unico trecho da palestra e joga na midia e fala o q quer , isso sim q e pecado o julgamento.
ResponderExcluirLeiam a Bíblia e saberão que Deus odeia imagens feitas pelas mãos dos homens. Devemos adorar a Deus, o único que merece adoração. E a única doutrina que devemos seguir é a de Cristo Jesus!
ResponderExcluirSiga a vontade de Deus e será salvo. Faça o que diz a lei dos homens e você se perderá! Vão é o socorro do homem!
E quem te disse que nós não seguimos as doutrinas de Cristo? Deve ser a mesma pessoa que critica a Igreja Católica sem a conhecer verdadeiramente. Você poderá encontrar mais de um milhão de pessoas que odeiem a fé Católica, mas não encontrará nem dez que verdadeiramente viveram a fé Católica, conheceram verdadeiramente seu significado, se aprofundaram em suas doutrinas, reconheceram a presença de Jesus na Eucaristia e depois disso abandonaram a fé e hoje a odeiam. Há um livro chamado CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA,que se baseia na bíblia, e mostra nossas doutrinas, lá está explícito que em momento algum idolatramos imagens, e sim veneramos, que significa respeitar. Ninguém é capaz de cuspir e pisar na foto da própria mãe, ainda mais quando falecida por exemplo, mas guarda essa foto com carinho e respeito e quando olha para ela sente o amor arder no coração por aquela pessoa que está ali, mesmo que ela não esteja presente. A foto nos faz lembrar assim como as imagens, não adoramos mas sim nos recordamos de alguém que amamos. Paz e bem.
ExcluirDeus esta usando esse padre pra salvar e resgatar essa comunidade iludida com o passado dessa religiao adoradora de imagens e santos. Adorai a Deus e somente a ele. Ai vem falar, mais nao adoramos imagens nem santos nem a maria. Fato e um grande exemplo e o terço. Onde se reza 10 maria e 1 jeus, repetinamente. Realmente Jesus com esse privilegio de espera, ele deve ser a favor neh? Q a liberteçao aconteça pois ele esta voltando e santos nem maria ira salvar. SO JESUSSALVA, SO JESUSLIBERTA. AMEM
ResponderExcluirO comentário que deixei para o anônimo seguinte também servirá para você, peço que o leia e da mesma forma procure se fundamentar antes de dar opinião. E se você é católico e pensa assim, me desculpe mas precisa se aprofundar verdadeiramente e descobrir que isso que você disse é um equívoco SEU e de quem não conhece a Igreja. Já se não é católico, sinto muito mas jamais saberá nada sobre a Igreja pois tudo o que encontrar de verdadeiro Nela lançará aos porcos porque simplesmente seu coração já não permite acreditar. Paz e bem.
ExcluirGracas a Jesus alguem de influencia acordou para essa realidade!! Sou catolica mas acho um equivoco a forma como 90% dos fieis colocam maria no lugar de Cristo!! Atribuem milagres a ela, rezam tercos, puras repeticoes vazias, e isso nao è idolatria? O terco e a maior prova de idolatria, sem falar nas procissoes e feriados dedicados a ela. Ele ta certo quem salva è Jesus e só!!!
ResponderExcluirSenhor(a) anônimo, me desculpe, mas o termo que utilizou mostra que desconhece totalmente o papel Mariano dentro da Igreja e o papel da oração do Santo Terço. Primeiro que não são repetições vazias, porque quem começa a rezá-lo possui um propósito e se já possui propósito não é vazio, há um motivo. Segundo, Não sei se você percebeu mas na oração da Ave Maria, a primeira parte são usadas citações bíblicas, mostra o anúncio do Anjo à Maria, e durante essa parte se cita: "Bendito é o fruto do vosso ventre Jesus", ou seja, não se exclui Jesus em nenhum momento durante a oração do Santo Terço. O católico de verdade sabe essas coisas e reza o Santo Terço com significado e um propósito, pedir à Virgem Maria que interceda por nós até mesmo na hora da morte. Nem eu nem você sabemos em que condição estaremos na hora de nossa morte, hoje nós estamos aqui perto de Deus, mas se amanhã tropeçamos e caímos, por causa do Terço onde pedimos para ela rogar por nós agora e na hora de nossa morte ela estará rogando por nós até nesse momento. Não é idolatria, é apenas INTERCESSÃO, há momentos em que não somos e nem nos sentimos dignos de dirigir a palavra à Jesus, pois estamos em situação de pecado, por isso o intermédio da Santíssima Virgem Maria é muito importante, pois ela sempre será digna de seu filho e digna de pedir o que for a Ele. Muitas pessoas são salvas pelo Santo terço e vou te falar uma coisa: Você não sabe o que está perdendo pensando dessa forma pois eu experiencio milagres através da humildade de rezar as repetições que para você são vazias mas para mim tem todo significado do mundo. Peço que antes de expor sua opinião, você faça as seguintes análises: Será verdade isso que vou postar? Eu estudei algo sobre isso ou só me baseio em opiniões alheias? Eu domino o assunto para poder opinar? Espero que não tenha lhe ofendido, se lhe ofendi me perdoe, e quero que saiba que me senti ofendida por primeiro com suas palavras, sou coordenadora de um ministério que se chama Missionários de Maria e se tem algo que me deixa segura sobre tudo o que acabei de falar são as situações que nos deparamos em cada casa que visitamos e que são transformadas pelo poder da INTERCESSÃO de Maria que leva nossos pedidos à seu filho Jesus que os realiza com muito gosto por terem sido feitos por sua mãe. Espero que compreenda e reconheça sua fé católica que não é vazia e sim necessitada de informação. Fique na paz de Jesus e no amor de Maria. Abraços.
ExcluirÉ bíblica a oração aos santos e a Maria?
ResponderExcluirResposta:A questão que envolve os católicos orando a santos é cercada de confusão. A posição oficial da Igreja Católica Romana é que os católicos não orem a santos ou a Maria, mas ao invés disso, que os católicos podem pedir AOS santos ou a Maria que orem POR eles. A posição oficial da Igreja Católica Romana é que pedir aos santos por suas orações não é diferente do que pedir a alguém aqui na terra para orar por você. Contudo, a prática de muitos católicos diverge do ensinamento oficial da Igreja Católica Romana. De fato, muitos católicos oram diretamente a santos e/ou Maria, pedindo a eles ajuda, ao invés de pedir aos santos e/ou Maria para que intercedam junto a Deus por ajuda. Qualquer que seja o caso, se a pessoa estiver orando a um santo ou a Maria, ou se a pessoa estiver pedindo a intercessão dos santos ou de Maria junto a Deus, nenhuma destas duas práticas tem qualquer base bíblica.
Em nenhum lugar a Bíblia instrui os crentes em Cristo para que orem a qualquer um que não seja Deus. A Bíblia, em nenhum lugar, encoraja, ou mesmo menciona crentes pedindo a qualquer um no Céu por suas orações. Então, por que muitos católicos oram a Maria ou a santos, ou pedem suas orações? Os católicos vêem a Maria e aos santos como “intercessores” perante Deus. Eles crêem que um santo, que é glorificado no Céu, tem “acesso mais direto” a Deus do que temos nós. Por este motivo, se um santo entrega uma oração a Deus, isto é mais eficaz do que se nós orarmos diretamente a Deus. Este conceito é obviamente não-bíblico. Hebreus 4:16 nos diz que nós, crentes aqui na terra, podemos chegar “...com confiança ao trono da graça...”
I Timóteo 2:5 declara: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” Não há qualquer outro que possa ser mediador entre nós e Deus. Se Jesus é o ÚNICO mediador, isto indica que Maria e os santos não podem ser mediadores. Eles não podem mediar nossos pedidos de oração a Deus. Além disso, a Bíblia nos diz que o próprio Jesus Cristo está intercedendo por nós perante o Pai: “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hebreus 7:25). Com o próprio Jesus intercedendo por nós, por que precisaríamos de Maria ou dos santos para interceder por nós? A quem Deus ouviria mais atentamente do que a Seu Filho? Romanos 8:26-27 descreve o Santo Espírito intercedendo por nós. Com o segundo e o terceiro membros da Trindade já intercedendo por nós perante o Pai no Céu, que necessidade poderia haver que Maria ou os santos intercedessem por nós?
Continua.....
Leia mais:http://www.gotquestions.org
Os católicos colocam que orar a Maria e a santos não é diferente de pedir a alguém aqui na terra que ore por você. Examinemos isto: (1) O Apóstolo Paulo pede a outros cristãos que orem por ele em Efésios 6:19. Muitas Escrituras descrevem os crentes orando uns pelos outros (II Coríntios 1:11; Efésios 1:16; Filipenses 1:19; II Timóteo 1:3). A Bíblia em nenhum lugar menciona qualquer pessoa pedindo por alguém no Céu para que ore por ela. A Bíblia em nenhum lugar descreve qualquer pessoa no Céu orando por quem quer que seja na terra. (2) A Bíblia não dá absolutamente nenhuma indicação de que Maria ou os santos possam ouvir nossas orações. Maria e os santos não são oniscientes. Mesmo glorificados no Céu, eles são seres finitos com limitações. Como poderiam ouvir as orações de milhões de pessoas? Todas as vezes que a Bíblia menciona orar ou falar com os mortos, é em um contexto de magia, bruxaria, necromancia e ocultismo – atividades que a Bíblia fortemente condena (Levítico 20:27; Deuteronômio 18:10-13). O único exemplo no qual se fala com um “santo”, Samuel, em I Samuel 28:7-19, Samuel não estava exatamente feliz em ser perturbado. É evidente que orar a Maria ou a santos é completamente diferente de pedir a alguém aqui na terra para que ore por você. Uma coisa tem forte base bíblica, a outra não tem qualquer base bíblica.
ResponderExcluirDeus não responde orações baseado em quem está orando. Deus responde orações baseado no que se o que pedimos está de acordo com Sua vontade (I João 5:14-15). Não há absolutamente qualquer base ou necessidade de orar a qualquer um que não seja somente Deus. Não há qualquer base para que se peça àqueles que estão nos Céus para que orem por nós. Somente Deus pode ouvir nossas orações. Somente Deus pode responder nossas orações. Ninguém no Céu tem acesso maior ao trono de Deus do que nós mesmos, através da oração (Hebreus 4:16).
Leia mais:http://www.gotquestions.org
"ROSÁRIO - (do latim: rosarius) Para a Igreja é um fio que contém quinze dezenas de contas pequenas – Ave-Marias – e quinze maiores – Pais-Nossos. Os hindus (Krishna) usam um rosário que representa Padma-pãni. Vamos encontrá-lo também entre antigos politeístas romanos. É igualmente usado pelos místicos japoneses e maometanos. Sem falar nos turcos que rezam segurando um rosário de seis dezenas de contas ou um outro de cem, que passam entre seus dedos, evocando o nome de Alláh."
ResponderExcluir