A INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA
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T.P. Simmons
Temos visível evidência que a Bíblia é
uma revelação de Deus. E nos é dito na Bíblia que Deus deu a revelação
por inspiração. Se a Bíblia é a revelação de Deus, justo é deixá-la
falar por si mesma sobre a sua própria natureza. É nosso propósito,
então, inquirir neste capítulo do sentido e da natureza da inspiração,
segundo o propósito testemunho da Bíblia.
No curso que estamos seguindo aqui
observamos a razão no seu sentido mais elevado. Mostrou-se que a razão
requer uma crença na existência de Deus. E apontou-se, além disso, que é
razoável esperar uma revelação escrita de Deus. É da competência da
razão, então, em relação à revelação, antes que tudo, examinar as
credenciais de comunicações que professam ser uma revelação de Deus. Se
essas credenciais forem satisfatórias, deve então a razão aceitar as
comunicações como vindas de Deus; daí, aceitar as coisas apresentadas
como sendo verdadeiras. “A revelação é o vice-rei que apresenta primeiro
suas credenciais à assembléia provincial e então preside” (Liebnitz).
Na maneira precitada “a razão mesma prepara o caminho para uma revelação
acima da razão e pede uma confiança implícita em tal revelação quando
uma vez dada” (Strong).
Acima da razão não é contra a razão. É o
racionalismo mais cru possível que rejeita tudo que não pode aprofundar
ou demonstrar racionalmente. “O povo mais irracional do mundo é aquele
que depende unicamente da razão, no sentido mais limitado” (Strong). O
mero raciocínio ou o exercício da faculdade lógica não é tudo da razão. A
razão, no sentido amplo, compreende toda força mental para reconhecer a
verdade. A razão só pode rejeitar justamente aquilo que contradiz fatos
conhecidos. E então, para estar seguro, a razão deve estar
“condicionada em sua atividade por um santo afeto e iluminada pelo
Espírito Santo” (Strong). A semelhante razão a Escritura não apresenta
nada contraditório, conquanto ela faz conhecido muito além do poder
desajudado do homem para descobrir ou compreender completamente.
I. O SENTIDO DA INSPIRAÇÃO
Quando Paulo disse: “Toda a Escritura é
dada por inspiração de Deus” (II Timóteo 3:16), ele empregou a palavra
grega “theopneustos” com a idéia de inspiração. A palavra grega
compõe-se de “theos”, significa Deus, e “pneu”, significando respirar. A
palavra composta é um adjetivo significando literalmente “respirado por
Deus”. Desde que é o fôlego que produz a fala, esta palavra proveu um
modo muito apto e impressivo de dizer que a Escritura é a palavra de
Deus.
II. O ELEMENTO HUMANO NA INSPIRAÇÃO
No entanto, foi somente em casos
especiais que as palavras a serem escritas foram ditadas por via oral
para os escritores da Bíblia. Na maioria dos casos as mentes dos
escritores tornou-se o laboratório em que Deus converteu o seu fôlego,
por assim dizer, em linguagem humana. Isso não foi feito por um processo
mecânico. A personalidade e temperamento dos escritores não foram
suspensas. Estes são manifestos nos escritos. Assim lemos Gaussen: “Ao
sustentar que toda a Escritura é de Deus, estamos longe de pensar que o
homem não é nada… Nas Escrituras todas as palavras são do homem, como
lá, também, todas as palavras são de Deus…. Em certo sentido, a Epístola
aos Romanos é ao todo uma carta de Paulo e, em um sentido ainda maior, a
Epístola aos Romanos é totalmente uma carta de Deus”(Theopneustia, um
livro altamente aprovado por CH Spurgeon) E assim lemos também de
Manly:.” A origem divina e a autoridade da a Palavra de Deus não são
para ser afirmadas de modo a excluir ou dificultar a realidade da
autoria humana, e as peculiaridades daí decorrentes. A Bíblia é a
Palavra de Deus ao homem, na sua totalidade, mas, ao mesmo tempo, é
verdade e completamente a composição de um homem. Nenhuma tentativa deve
ser feita e vamos certamente fazer nada para anular ou ignorar o
“elemento humano” das Escrituras, que inequivocamente é bem aparente,
ninguém deve desejar assim ampliar o divino ao ponto de elimina-lo, em
parte ou sua totalidade. Este é um dos erros que os homens honestos têm
cometido. [A citação a seguir é muito para o ponto aqui: "Às vezes, pode
ser francamente admitido, zelo pela autoridade divina e inerrância das
Escrituras pode ter levado a teorias insustentáveis e modos de
expressão, que tenham obscurecido a verdade. Para dizer, por exemplo,
que os escritores foram apenas instrumentos passivos nas mãos do
Espírito, ou na melhor das hipóteses amanuenses escritos ao ditado, a
adotar, em outras palavras, a teoria da mecânica, é injustificada e
maliciosa. Não faz parte da doutrina, e nunca foi geralmente realizada "
(Nova Guia Bíblico, Urquhart, vol. 8, página 175).] Deixai ambos serem
admitidos, reconhecidos, aceitos com gratidão e regozijo, cada um
contribuindo para tornar a Bíblia mais completamente adaptado às
necessidades humanas como o instrumento da graça divina, e guia para
fracos e almas humanas errantes. A palavra não é do homem, quanto à sua
origem, nem dependendo do homem, quanto à sua autoridade. É por e
através do homem como seu meio; ainda não apenas simplesmente como o
canal ao longo do qual ele é executado, como a água através de um tubo
sem vida, mas através do homem como agente voluntário ativo “e
inteligente na sua comunicação. Ambos os lados da verdade são expressos
na linguagem bíblica: “Homens santos de Deus falaram inspirados
(carregados) pelo Espírito Santo. ” ( 2 Pe 1:21) Os homens falaram, o
impulso e a direção são de Deus” (A Doutrina Bíblica da Inspiração). “As
Escrituras contêm um ser humano, bem como um elemento divino, de modo
que, enquanto eles constituem um corpo de verdade infalível, esta
verdade é moldada em moldes humanos e adaptados à inteligência humana
comum” (Strong)
III. A INSPIRAÇÃO EXECUTADA MILAGROSAMENTE
O elemento humano na Bíblia não afeta a
sua infalibilidade, assim como a natureza humana de Cristo não afetou
Sua infalibilidade. A inspiração foi realizada milagrosamente assim como
o nascimento virginal de Cristo foi realizada por milagre, e assim como
os homens são levados ao arrependimento e fé milagrosamente.
Arrependimento e fé são atos voluntários do homem, mas porque são feitas
nele pelo Espírito Santo. Deus realizou o milagre da inspiração
providencialmente preparando os escritores de seu trabalho e assim
revelando Sua verdade para eles e assim permitindo, orientando e
supervisionando-os na gravação de como nos dar através deles uma exata e
transmissão completa de tudo o que Ele desejava revelar.
“Apesar do Espírito Santo não ter
selecionado as palavras para os escritores, é evidente que Ele o fez
através dos escritores” (Bancroft, Teologia Elementar).
IV. MÉTODOS NA INSPIRAÇÃO
O elemento miraculoso na inspiração, sem
dúvida, não pode ser explicado. E não temos nenhum desejo que o homem
possa explicá-lo. Mas até certo ponto, no mínimo, podemos discernir das
Escrituras, os métodos que Deus usou na inspiração. Um estudo dos
métodos empregados deveria levantar nossa apreciação da inspiração.
(1) Inspiração por meio da revelação objetiva.
Algumas vezes foi dada uma revelação
direta e oral para ser escriturada, tal como foi o caso ao dar-se a Lei
mosaica (Ex. 20:1) e tal como foi o caso, algumas vezes, com outros
escritores (Dn. 9:21-23; Ap. 17:7).
(2) Inspiração por meio de visão sobrenatural.
Noutros casos deu-se uma visão sobrenatural com ou sem uma interpretação dela, como foi o caso com João na Ilha de Patmos.
(3) Inspiração por meio de Passividade.
Noutras vezes, quando não se nos dá
evidencia de uma revelação externa de espécie alguma, os escritores
foram tão conscienciosos e passivamente movidos pelo Espírito Santo que
ficaram sabidamente ignorantes do impacto daquilo que escreveram, como
foi o caso com os profetas quando escreveram de Cristo (1 Pedro 1:10).
(4) Inspiração por meio de iluminação divina.
Algumas vezes foi dada aos escritores
tal iluminação divina como para capacita-los a entenderem e aplicarem a
verdade contida em prévias revelações, mas não feitas inteiramente
claras por eles; como foi o caso com escritores do Novo Testamento ao
interpretarem e aplicarem a Escritura do Velho Testamento (Atos 1:16,
17, 20; 2:16-21; Rom. 4:1-3; 10:5-11).
(5) Inspiração por meio da direção de Deus.
Em alguns casos os escritores foram
meramente de tal modo guiados e guardados para recordarem infalivelmente
fatos históricos segundo Deus se agradou de faze-los, quer fossem esses
fatos pessoalmente conhecidos deles, ou obtidos de outros, ou revelados
sobrenaturalmente. Todos os livros históricos são exemplos oportunos
aqui.
(6) Inspiração por meio de revelação subjetiva.
Noutras vezes foi a verdade revelada
através dos escritores por tal vivificação e aprofundamento do seu
próprio pensar como para habilitá-los a perceber e registrar
infalivelmente a nova verdade, como parece ter sido o caso com Paulo em
muitas das suas epístolas.
Somando tudo, podemos dizer que o
processo de inspiração consistiu de tais meios e influências como
aprouve a Deus empregar, segundo as circunstâncias, para poder dar-nos
uma revelação divina, completa e infalível de toda a verdade religiosa
de que precisamos durante esta vida. Ou podemos dizer com A. H. Strong:
“Pela inspiração das Escrituras queremos significar aquela influência
divina especial sobre as mentes dos escritores sagrados em virtude da
qual suas produções, à parte de erros de transcrição, quando justamente
interpretadas, constituem juntas uma regra de fé e prática infalível e
suficiente”.
V. A EXTENÇÃO DA INSPIRAÇÃO
Ver-se-á que a inspiração verbal está
implicada no que já dissemos; mas, como também já foi dito, isto não
destrói o elemento humano na Escritura. A Escritura é, toda ela, a
Palavra de Deus; ainda assim, muitíssimo dela é também a palavra do
homem. Os escritores diferem em temperamento, linguagem e estilo,
diferenças que estão claramente manifestas nos seus escritos, ainda que
suas produções são tão verdadeiras e completamente a Palavra de Deus –
como qualquer expressão oral de Jesus.
VI. PROVAS DA INSPIRAÇÃO VERBAL
Como prova de fato que a Bíblia é
inspirada em palavra e não meramente em pensamento, chamamos a atenção
para as evidencias seguintes:
(1) A Escritura inspirada envolve necessariamente a inspiração verbal.
É nos dito que a Escritura é inspirada. A
Escritura consiste de palavras escritas. Assim, necessariamente, temos
inspiração verbal.
(2) Paulo afirmou que ele empregou palavras a ele ensinadas pelo Espírito Santo.
Em 1 Cor. 2:13, ao referir-se às coisas
que ele conheceu pelo Espírito Santo, disse: “Quais coisas falamos, não
nas palavras que a humana sabedoria ensina, mas que O Espírito Santo
ensina”. É isto uma afirmação positiva da parte de Paulo que ele não foi
deixado a si mesmo na seleção de palavras. [Alguns acusam que em Atos
23:5, 1 Cor. 7:10,12, Paulo admite a não inspiração. Em Atos 23:5 Paulo
diz a respeito do Sumo Sacerdote: "Não sabia, irmãos, que era o Sumo
sacerdote". Isto "pode ser explicado tanto como a linguagem de ironia
indignada: "Eu não reconheceria tal homem como Sumo Sacerdote"; ou, mais
naturalmente, como uma confissão atual de ignorância e falibilidade
pessoais, o que não afeta a inspiração de qualquer dos ensinos ou
escritos finais de Paulo" (Strong). Inspiração não significa que os
escritores da Bíblia foram sempre infalíveis no juízo ou impecáveis na
vida, mas que, na sua capacidade de mestres oficiais e interpretes de
Deus, eram conservados do erro.
Nas passagens da primeira epístola aos
Corintios diz Paulo no caso de um mandamento: "Mando eu, todavia não eu,
mas o Senhor"; ao passo que no caso de outros mandamentos diz ele: "O
resto falo eu, não o Senhor". Mas notai que no fim das últimas séries de
exortações ele diz: "Penso... que eu tenho o Espírito de Deus" (1 Cor.
7:40). Aqui, portanto, Paulo distingue... não entre os seus mandamentos
próprios e inspirados, mas entre aqueles que procediam de sua própria
(inspirada de Deus) subjetividade e os que Cristo mesmo supriu por Sua
palavra objetiva" (Meyer, in Loco).]
(3) Pedro afirmou a inspiração verbal dos seus próprios escritos como dos outros apóstolos.
Em 2 Pedro 3:1,2,15,16 Pedro põe os seus
próprios escritos e os de outros apóstolos em nível com as Escrituras
do Velho Testamento. E desde que Pedro creu que as Escrituras do Velho
Testamento eram verbalmente inspiradas (Atos 1:16), segue-se, portanto,
que ele considerava os seus escritos e os de outros apóstolos como
verbalmente inspirados. [A questão pode ser levantada como a
dissimulação de Pedro em Antioquia, onde temos uma "negação prática de
suas convicções, separando-se retirado-se dos cristãos gentios (Gl
2,11-13) " (Strong). "Aqui não era o ensino público, mas a influência do
exemplo particular. Mas nem neste caso, nem o referido acima (Atos
23:5), Deus permitiu o erro ser estabelecido. Por meio da atuação de
Paulo, o Santo Espírito define o correto" (Strong)]
(4) Citações no Novo Testamento tiradas do Velho provam a inspiração verbal dos escritores do Novo Testamento.
Os judeus tinham um respeito
supersticioso pela propria letra da Escritura. Certamente, então, os
judeus devotos, se deixados a si mesmos, seriam extremamente cuidadosos
ao citar as Escrituras, como está escrito. Mas nós encontramos no Novo
Testamento 263 citações diretas do Antigo Testamento, e destes, segundo
Horne, oitenta e oito são citações verbais da Septuaginta, sessenta e
quatro são emprestados a partir dele; trinta e sete têm o mesmo
significado, mas palavras diferentes; dezesseis concordam mais perto com
o hebraico, e vinte diferem tanto do hebraico como da Septuaginta.
Todos os escritores do Novo Testamento, exceto Lucas, eram judeus, mas
eles não escrevem como os judeus. O que pode explicar isso, se eles não
estavam conscientes de sua sanção divina de cada palavra que escreveram?
Alguns bons exemplos de citações do Antigo Testamento pelos escritores
do Novo Testamento, onde um novo significado é posto em que as citações
se encontram em Rm. 4:6,7, que é uma citação de Salmos. 32:1 e Rm.
10:6-8, que é uma citação de Dt. 30:11-14
(5) Mateus afirma que o Senhor falou através dos profetas do Velho Testamento.
Veja a Versão Revisada de Mt. 1:22 e 2:15.
(6) Lucas afirmou que o Senhor falou pela boca dos santos profetas. Lucas 1:70.
(7) O escritor aos hebreus afirma o mesmo (Hb. 1:1).
(8) Pedro afirmou que o Espírito Santo falou pela boca de Davi. Atos 1:16.
(9) O argumento de Paulo em Gl. 3:16 implica inspiração verbal.
Neste lugar Paulo baseia um argumento no número singular da palavra “semente” na promessa de Deus a Abraão.
(10) Os escritores do Velho Testamento implicaram e ensinaram constantemente a autoridade divina de suas próprias palavras.
As passagens em prova disto são numerosas demais para precisarem de menção.
(11) A profecia cumprida é prova da inspiração verbal.
Um estudo da profecia cumprida
convencerá qualquer pessoa esclarecida que os profetas foram
necessariamente inspirados nas próprias palavras que enunciaram; do
contrário, não podiam ter predito algo do que eles souberam muito pouco.
(12) Jesus afirmou a inspiração verbal das escrituras.
Jesus disse: “A Escritura não pode ser
anulada” (João 10:35), o que Ele quis dizer que o sentido da Escritura
não pode ser afrouxada nem sua verdade destruída. Sentido e verdade
estão dependendo de palavras para sua expressão. Sentido infalível é
impossível sem palavras infalíveis.
Fonte: Palavra Prudente via Voltemos ao Evangelho
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