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Rumores indicam descoberta de manuscrito de Marcos do primeiro século

Sempre que uma descoberta é feita na área da arqueologia bíblica, todo cuidado é pouco. Geralmente estas descobertas podem ser obras de gananciosos falsários ou de pessoas que desejam a todo custo (mesmo às custas da mentira), provar que sua fé é verdadeira.

É dentro deste contexto que a mera menção da descoberta de um novo manuscrito de Marcos causa ceticismo. Isto de fato é bastante natural. Porém, dadas as circunstâncias, há uma grande possibilidade desta descoberta ser realmente verdadeira. Como devemos reagir a esta notícia?

Primeiramente, para definirmos nosso posicionamento com relação à notícia, devemos expor como ela foi dada. O anúncio deste manuscrito foi feito em um debate entre Bart Ehrman e Daniel B. Wallace. Este já é a terceira vez que um debate entre os dois acontece. Todos devem conhecer Bart Ehrman por livros como "O que Jesus Disse? O que Jesus Não Disse? Quem mudou a Bíblia e por quê" ou "Evangelhos Perdidos: As Batalhas pela Escritura e os Cristianismos que não chegamos a conhecer", que procuram demonstrar que não podemos ter certeza qual era o texto original das Escrituras (já fizemos uma pequena crítica de Ehrman aqui no blog). Por outro lado, Daniel B. Wallace é o autor da gramática intermediária de Grego Koiné mais usada nos seminários norteamericanos, e que recentemente foi traduzida para o português, Gramática Grega - Uma sintaxe exegética do Novo Testamento, além de dirigir o Center for que Study of New Testament Manuscripts, que se dedica a digitalizar e tornar disponível a todos os estudiosos os vários manuscritos bíblicos.

Neste debate, a pergunta direcionada a Bart Ehrman foi: Onde estão todos os primeiros manuscritos? Ele então teria respondido que nós não temos qualquer manuscrito antigo. Foi dentro deste contexto que Daniel B. Wallace respondeu que nós temos sim manuscritos bem antigos. Nós temos pelo menos 18 manuscritos do segundo século (seis dos quais foram recentemente descobertos), e um manuscrito do primeiro século. Pelas palavras de Daniel B. Wallace, este manuscrito foi recentemente descoberto, e se for realmente um manuscrito do primeiro século, teremos uma descoberta fantástica.

Os detalhes deste novo manuscrito estão sendo mantidos em segredo até o lançamento de um livro sobre ele, que será publicado pela E. J. Brill. Por este motivo, não temos ainda nada de concreto sobre esta nova descoberta. O que temos sobre o manuscrito é uma declaração do próprio Wallace, que diz em seu texto sobre o debate que Ehrman teria questionado a validade do manuscrito. Sobre isto ele teria respondido que um renomado paleógrafo havia estudado o manuscrito e definido esta data.

Temos apenas uma declaração sobre o manuscrito, e mesmo assim já há discussão sobre ela. Por exemplo, Timothy Michael Law em seu blog diz:
De qualquer forma a existência de um manuscrito é quase irrelevante a menos que ele dê alguma luz à história do texto, e pelo que se sabe, é incrivelmente difícil, se não impossível, definir uma data no primeiro século com base paleográfica: a linha entre o primeiro e o segundo século é muito embaçada.
O próprio Daniel B. Wallace já havia comentado sobre este ceticismo relacionado ao método paleográfico, ao discutir a datação do papiro P52 que traz o evangelho de João em um texto que está traduzido no site e-cristianismo:
A declaração do autor que “paleografia não é o mais efetivo método para datar textos” parece implicar que um melhor método está disponível para nós para este fragmento. Este não é o caso, como Nongbri admite. De fato, ele usa a paleografia para tentar desacreditar a datação-padrão deste fragmento! Mas ele não parece querer reconhecer o mesmo que P52 traz muito para a discussão a respeito da data de João. Sua conclusão que o papiro “não pode ser usado como evidência” para a data de João é certamente exagerada. Que a vasta maioria dos manuscritos do Novo Testamento é datada estritamente com bases paleográficas, e que há vários outros papiros de João tão antigos quanto o segundo século, sugere que o ceticismo de Nongbri é sem sentido.
Se a vasta maioria de manuscritos do Novo Testamento é datada com bases paleográficas, por que este manuscrito não poderia ser datado assim? Não é o uso ou não do método que deveria produzir questionamentos sobre a veracidade da data, mas as condições do manuscrito, evidências, etc... Precisamos ter acesso às informações relacionadas ao manuscrito para termos condições ou não de questionar esta data.

Temos portanto somente as palavras de D. Wallace. Há um bom tempo acompanho suas obras e sei como ele trabalha. Em sua gramática - por exemplo - ele gosta sempre de expor as explicações possíveis que um texto pode ter, para depois com base em evidências, apontar para a a melhor explicação. Quando há textos que ele acha difícil a decisão por uma interpretação, ele diz claramente. O mesmo pode ser observado nos artigos que ele escreve, que podem ser encontrados tanto no site e-cristianismo como em outros sites pela internet. Ele mesmo rejeita a identificação de 7Q5 como um pedaço do texto de Marcos com base em evidências. Ele demonstra ser bem cuidadoso em suas afirmações e sempre busca bases fáticas para elas. Assim, baseando-se na forma que ele trabalha, há uma boa expectativa de que o que ele afirmou neste debate seja verdadeiro. Pelo menos podemos acreditar que ele deve ter boas bases para concluir que o manuscrito encontrado seja realmente do primeiro século.

Como devemos reagir a esta notícia então? Obviamente, temos que esperar pelo relatório sobre o manuscrito. A forma de trabalho de Daniel Wallace só nos dá grandes expectativas, mas isto por si só não deve servir para nós de argumento. Somos obrigados a aguardar. Ansiosamente...

 Um teaser para vender DVDs do evento.
Os marqueteiros, definitivamente, invadiram a praia dos teólogos, risos.








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  1. É mais fácil mentir que a Igreja Católica acrescentou livros à Bíblia10 de fevereiro de 2012 às 14:46

    Vou perguntar pro evangélico que sabe tudo de Bíblia, qual é a Bíblia mais antiga que existe? Embora parte dela apenas em fragmentos, mesmo assim tem que ser a Bíblia completa, com Antigo e Novo Testamento, vou dar pistas:

    1 - ela data aproximadamente do ano 330 d.C.;
    2 - nós a encontramos hoje na Biblioteca Nacional do Reino Unido;
    3 - ela contém os livros do Antigo Testamento com todos os livros que não existem na Bíbla Protestante;
    4 - ela contém os livros do Antigo Testamento que existem na Bíblia Católica mais os livros da Bíblia Ortodoxa e mais os livros da Bíblia Etíope.
    5 - ela contém todos os livros do Novo Testamento mais a Epístola de Barnabé e o livro o Pastor de Hermas, livros esses muito citados pelos Pais da Igreja;

    Resposta: não, não é sua versão censurada pelos judeus, é o Codex Sinaiticus, de cristãos que não eram seguidores do Sinédrio mas sim da Igreja!

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  2. É mais fácil mentir que a Igreja Católica acrescentou livros à Bíblia10 de fevereiro de 2012 às 15:11

    Por que os judeus mutilaram alguns livros da Bíblia Hebraica? E porque eles fizeram isso muito tempo depois de Cristo? porque esses livros fazem profecias muito diretas sobre Jesus Cristo, por exemplo:

    Vamos armar ciladas para o justo, porque ele nos incomoda e se opõe às nossas ações. O justo reprova as transgressões que cometemos contra a Lei, e nos acusa de faltas contra a educação que recebemos.

    Ele declara ter o conhecimento de Deus, e se diz filho do Senhor.

    Ele se tornou uma condenação para os nossos pensamentos, e somente vê-lo já é coisa insuportável.

    Sua vida não se parece com a dos outros, e seus caminhos são todos diferentes.

    Ele nos considera moeda falsa e se afasta de nossos caminhos para não se contaminar. Proclama feliz o destino dos justos e se gaba de ter Deus como pai.

    Vejamos se é verdadeiro o que ele diz, e comprovemos o que lhe vai acontecer no fim.

    Se o justo é filho de Deus, Deus cuidará dele e o livrará da mão dos seus adversários.

    Vamos prová-lo com insultos e torturas, para verificar a sua serenidade e examinar a sua resistência.

    Vamos condená-lo a sofrer morte vergonhosa, porque ele mesmo diz que não lhe faltará socorro».

    Eles pensam assim, porém estão enganados, porque a maldade deles os deixa cegos.

    Não conhecem os segredos de Deus, não esperam o pagamento pela santidade, nem acreditam na recompensa das vidas puras.

    Sim, Deus criou o homem para ser incorruptível e o fez à imagem da sua própria natureza.

    Mas, pela inveja do diabo, entrou no mundo a morte, que é experimentada por aqueles que pertencem a ele.

    Sabedoria 2:12-24

    E por que os protestantes seguem o Sinédrio e não a Igreja, que já existia no tempo da mutilação? Por causa do anticatolicismo cego! Não só os católicos, mas toda a cristande possuem em seu Cânon os livros mutilados, assim como os cristãos ortodoxos, os cóptas, os etíopes, os armênios, os maronitas, menos os evangélicos e protestantes!

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  3. Será que Jesus e os apóstolos seguiam os livros que foram arrancados da Bíblia Evangélica?10 de fevereiro de 2012 às 16:16

    15 Não faça para ninguém aquilo que você não gosta que façam para você.

    Não beba vinho até se embriagar, e não deixe que a embriaguez seja sua companheira de caminho.

    16 Reparta seu pão com quem tem fome e suas roupas com quem está nu.

    Dê como esmola tudo o que você tem de supérfluo, e não seja mesquinho.


    Tobias 4:15-16

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  4. E se esse cara estiver no meio, Bart Ehrman, tudo indica que seja para negar e desacreditar o evangelho,esse cara é um herege,escreveu um livro chamado ''meu problema com Deus'', negligenciando outras fontes históricas e colocou so o que lhe servia, para desacreditar a bíblia,é um safado!!

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