Outra boa de Tomás de Aquino
https://genizah-virtual.blogspot.com/2012/02/outra-boa-de-tomas-de-aquino.html
Conta-se que Tomás de Aquino, o "doutor angélico" da Igreja Romana (1330 d.C.), ao visitar o Papa Inocêncio IV, este, depois de lhe haver mostrado toda a fabulosa riqueza do Vaticano, disse, fazendo alusão às palavras de Pedro ao coxo da porta Formosa (Atos 3:6):
- Vês, Tomás? A Igreja não pode mais dizer como nos primeiros dias: "Não tenho prata nem ouro..."
- É verdade - confirmou Tomás - Mas também não pode mais dizer ao coxo: "Levanta-te e anda".
Rachou o papa no meio........
ResponderExcluir
ResponderExcluir“O Santo é um medicamento, porque ele é um antídoto. Certamente é por isso que o santo é muitas vezes um mártir, ele é confundido com um veneno, porque ele é um antídoto.
Ele geralmente será procurado para restaurar a sanidade do mundo, exagerando o que o mundo ignora, que nem sempre é o mesmo elemento em todas as épocas.
No entanto, cada geração procura o seu santo por instinto, e ele não é o que as pessoas querem, mas sim o que o povo precisa”. (...)
”Por isso, é o paradoxo da história, que cada geração é convertida pelo santo que a contradiz mais.”
Chesterton sobre São Tomás de Aquino.
Foi um gênio. Deveria ser MUITO mais citado e estaudado por nós, protestantes. Aliás, eu encho a boca para chama-lo de SANTO Tomás de Aquino.
ResponderExcluirToma!!!!
ResponderExcluirPalavras Sábias que ainda servem para os dias de hoje, onde infelizmente a matéria esta acima do espirito... Igrejas e Pessoas Vazias
ResponderExcluirA igreja se perdeu nos dogmas desde os tempos de Tommaso d'Aquino. Com João XXlll recomeça a trilhar um caminho divino. Porém com o advento de João Paulo ll novamente se apega as coisas profanas e se perde novamente. Há uma esperança que o atual Papa Francisco reponha a igreja no caminho verdadeiro, pois as suas ações assim o dizem.
ResponderExcluir