O Agora e o Ainda Não
https://genizah-virtual.blogspot.com/2012/01/o-agora-e-o-ainda-nao.html
Carlos Moreira
“Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno”. 2ª. Co. 4:18
Não sei se já te deste conta, mas teu dever é tornar-te um peregrino, um ser errante numa terra que não é tua, um andarilho da existência, alguém que deixa pegadas que se apagam enquanto ainda se caminha.
Por isso, não crie raiz, fuja de toda fixidez, esteja sempre pronto para ser “colhido do chão” da terra, pois tu e tudo é transitório, temporal, passageiro e fugaz. Lembra-te de que estais aqui apenas de passagem, um sopro e já não mais serás...
E eu penso comigo: coisa espantosa é o homem! Tão ambíguo, tão contraditório. Num momento é... no outro, já deixou de ser. Surpreende-me como consegue contrastar em si mesmo grandeza e miséria, luz e escuridade, paixão e ódio, vida e morte.
Eis aí vai o homem! Pensa que é, mas ainda não se tornou o que há de ser. O que será está mais a frente, está no futuro. Não te enganes ao pensar que ele trilha irremediavelmente rumo à morte, pois, na verdade, caminha a passos largos para nascer! Ou não sabes que é morrendo que se vive, pois a morte abre a porta, não a fecha, liberta-nos de quem fomos para vestir-nos de quem somos.
Portanto, olhe para a "morte" como tua amiga e aprende a esperá-la. Ela porá fim a todos os teus dilemas, te libertará de todas as tuas algemas, e, por fim, vencerá até mesmo o tempo. Sim, pois como disse Platão, "o tempo é a imagem móvel da eternidade imóvel". Mas lembre-se: para se ganhar o direito de "morrer" é preciso, antes, aprender a viver...
Entende, então: só quando não mais fores é que poderás ser... Como bem citou Manoel de Almeida “sinto tamanha saudade de algo que nunca partiu, porque também nunca chegou”. Hoje ainda és informe, mas amanhã serás matéria eterna; hoje és parte, amanhã serás todo; hoje és pecado, amanhã serás redenção!
Sei que há em ti essa ânsia de transcender, de ir além, mar a dentro, céu a fora. É que tu almejas por aquilo que ainda virá, a “Nova Jerusalém”! Por isso sê paciente, espera só mais um pouco, não desistas de ti mesmo! Saibas que “embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia”.
Portanto, conforma-te homem. Se ainda não te decifrastes, não te devores! Aprende que existir é paradoxo, é absurdo, mas ao mesmo tempo é também paixão e beleza. Por isso te trago a poesia de Erikah Azzevedo: “eu sou o "eu vivo", num querer transcender toda a essência do meu viver... e sou o "eu posso" , num querer ser num além mais de mim. Eu sou o que sou, e ser... me consome!”.
E assim eu te digo: abraça a tua impotência, consola-te por teres limites, entende que ainda estás preso ao corpo, sois pó que tomou forma: finito, tolhido, rascunho. Aceita, então, que a Graça te basta, pois és o agora e o ainda não!
Por fim, aquieta-te, pacifica as tuas guerras e descansa sob o solo sagrado do teu coração. Acolhe, portanto, o fato de que, neste momento, vês “... apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, verás face a face. Agora conheces em parte; então, conhecerás plenamente, da mesma forma como és plenamente conhecido”.
Carlos Moreira é co-Editor do Genizah
"Carlos Moreira é co-Editor do Genizah" Dica: coeditor é tudo junto (nova regra ortográfica). Essa nova regra mata qualquer um... A gente estuda, estuda, escreve na nova regra, aí vem alguém diz: "VOCÊ TA ESCREVENDO ERRADO!", aí a gente explica que é a nova regra... A gente lê muita coisa ainda na antiga regra, estuda na nova regra e acaba não sabendo mais escrever direito.
ResponderExcluir"4. O prefixo co junta-se com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por o ou h. Neste último caso, corta-se o h. Se a palavra seguinte começar com r ou s, dobram-se essas letras. Exemplos:
ResponderExcluircoobrigação
coedição
coeducar
cofundador
coabitação
coerdeiro
corréu
corresponsável
cosseno"
Dicionário Michaelis
Nossa...essas palavras foram como conta gotas para acalmar este meu ansioso coração.Apartir do que li nesta matéria pude entender um pouco da minha busca.obrigada
ResponderExcluirMano Charlito, Você está ficando BOM nisto! Parabens!
ResponderExcluirMinha oração é que o eterno Deus continue te abençoando pastor Carlos e te usando tremendamente... pois cada vez que entro no Genizah minha alma torce para encontrar alguma matéria escrita pelo senhor pois só tem me abençoado.
ResponderExcluirCarlos Moreira, gosto muito dos seus textos!
ResponderExcluirNem sempre comento, más sempre leio e tenho notado que ultimamente, tem postado com bastante frequência, o que muito me agrada!
Ter consciência, de quanto somos efêmeros, nós faz mais humildes,guardemos a certeza de nossa existência junto a Cristo, quando então nossa verdadeira realidade se manifestará!
Dani Lima
No Genizah encontramos editores dos temas mais variados, porém o Carlos Moreira sempre tem um texto que nos remete ao evangelho.
ResponderExcluirDeus te abençoe meu irmão.
Carlos
NUM MUNDO ONDE OS VALORES SÃO BELEZA, RIQUEZA E PODER, TANTO DENTRO E FORA DA IGREJA, ME ESVAZIO DA FÉ E DA ESPERANÇA, NÃO ACREDITO NA ETERNIDADE COMO REDENÇÃO E A JULGAR PELO PRINCÍPIO DA JUSTIÇA DE DEUS, NUM UNIVERSO IMPREGNADO PELA INJUSTIÇA, TAMBÉM NÃO VEJO MUITO O QUE ESPERAR DO MUNDO ETERNO!! INCLUSIVE, SALVAÇÃO PODE ATÉ NÃO SER COMPRADA, MAS, COM RIQUEZA E PODER VC CONSEGUE ELIMINAR VÁRIAS FASES NO PROCESSO DE CONQUISTÁ-LA!!
ResponderExcluirFERNANDO COSTA
fer.cost@r7.com
Gente Boa de Deus, obrigado pelos comentários carinhosos e elogiosos. Minha motivação ao escrever é alcançar o seu coração, com coisas simples e que fazem parte da vida. Assim entendo que estou contribuindo para diminuir dores, consolar abatidos, animar os fracos, devolver a capacidade de sonhar aos perdidos, gente como eu, gente como a gente... Danilo, mano, foi você quem me motivou a escrever e a aprender a ser editor... Portanto, agora "aguente a bronca"! kkkk. Beijo no coração moçada!
ResponderExcluirfer.cost@r7.com
ResponderExcluirEu também me esvaziaria de fé, esperança se a colocasse no mundo na "igreja", estaria em cheque toda a esperança acerca da redenção e salvação em Jesus; porém a fé está no Senhor ele é o alvo e Nele que temos a fé, esperança renovadas dia após dia, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo,
Uma mente impregnada do evangelho crê na redenção eterna em Jesus.
Carlos
fer.cost@r7.com,
ResponderExcluirEu também me esvaziaria de fé, esperança se a colocasse no mundo na "igreja", estaria em cheque toda a esperança acerca da redenção e salvação em Jesus; porém a fé está no Senhor ele é o alvo e Nele que temos a fé, esperança renovadas dia após dia, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo,
Uma mente impregnada do evangelho crê na redenção eterna em Jesus.
Carlos
Nossa! Sou uma "louca-sã" por essas reflexões obrigatórias e necessárias. Acredito ser este o caminho para um viver mais compreensivo e de fato, real. Parabéns Sr. Carlos. Feliz demais em ver algo de realmente valor na Internet. Parece até meio contraditório falar de essência, em um ambiente de hedonismo convergente!
ResponderExcluirMUITO BOM.
Gideane Moraes de Souza
Teóloga.
Sem mais..Perfeito!
ResponderExcluir