681818171876702
Loading...

O Cristão e o crescimento profissional

 William Douglas


Algumas pessoas passam a vida inteira realizando a mesma função. Não são demitidas, mas também não crescem profissionalmente. Estão estagnadas e paradas no tempo. Por que isso acontece? Existem técnicas de crescimento profissional? Como conquistar uma promoção?

O cristão em geral comete um de dois erros na sua vida profissional. O primeiro é achar que Deus é quem tem que fazer tudo, que basta ficar acomodado e esperar cair o “maná do céu”, e o segundo é esquecer que Deus abençoa seus servos. Quando estamos no deserto, Deus manda chover comida, mas quando estamos do lado de um lago, ele nos manda pescar.

Da mesma sorte, muitos cristãos ficam bastante apegados à promoção e ao dinheiro, quase que virando uma idolatria, e outros, em erro diametralmente inverso, acham que é errado crescer profissionalmente. O dinheiro não pode virar idolatria, mas Deus quer ver seus filhos crescendo e prosperando, e isso demanda muito trabalho e dedicação.

Deus quer que não tenhamos amor ao dinheiro nem sejamos cobiçosos, mas também quer que tenhamos vida em abundância, prosperidade e renovo. Ele quer nos abençoar! O caminho equilibrado nesse assunto é entender que nossa vida profissional é uma parceria com Deus, onde Ele faz a parte dEle e nós fazemos a nossa. É como um barco, onde Deus rema de um lado, e o cristão, do outro! É entender, também, que nosso sucesso deve ser para a glória de Deus (Deuteronômio 8:17).

Em Provérbios 16:3, encontramos: “Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos”. O Salmo 37: 3-6 diz que devemos entregar nosso caminho ao Senhor, que Ele nos concederá os desejos do coração. Muitas bênçãos materiais são prometidas ao longo da Bíblia àqueles que forem fiéis a Deus. Mas, para isso, a Palavra nos ensina a semear. “Tudo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7). O que você tem semeado na sua vida profissional? Querer melhorar de vida e crescer não é pecado, ao contrário, é algo que pode acontecer naturalmente quando servimos ao Senhor e buscamos conhecimento e um comportamento digno perante os homens.

Assim, se por um lado um cristão não deve ter ambição egoísta nem ficar idolatrando dinheiro, poder e fama, por outro lado não é o ideal que fique estagnado, parado no tempo, apenas torcendo para não ser demitido. Quando você cresce profissionalmente, abençoa sua vida, sua empresa, seu país... e sua igreja!

Quando se fala em técnicas de crescimento profissional, o comportamento baseado na Bíblia é um dos melhores caminhos. Se você agir como um bom cristão, evitará muitos problemas e obterá um bom conceito perante seus colegas e seus chefes. Além disso, Deus irá honrar sua fidelidade.

Os Dez Mandamentos, por exemplo, podem e devem ser seguidos à risca: não furtar, não mentir, não invejar, não adulterar etc. Além das coisas que devemos evitar, a Bíblia ensina comportamentos positivos, como tratar aos outros do modo que gostaríamos que nos tratassem (Lucas 6:31), a fazer as coisas com dedicação, como se fossem para nosso Senhor, sabendo que Ele é quem nos recompensa (Colossenses 3:22-24). Buscar sabedoria e conhecimento, que incluem também o conhecimento profissional, é outra boa estratégia. Sobre isso, ver Provérbios (Capítulos 8 e 9), livro que pode ser considerado um manual de sucesso pessoal e profissional, pelas numerosas orientações que contém.

Adquira o hábito de agir como manda a Bíblia, ou seja, com honestidade, humildade, correção, lealdade, entusiasmo, alegria, espírito de grupo e vontade de servir. São virtudes muito procuradas e úteis para a empresa.

Para terminar, vale dizer que o comportamento correto não só serve para crescer na empresa como também para testemunhar. Como diz Mateus, 5:13, devemos agir como sal e luz. Ao fazermos isso, mostraremos que Jesus pode mudar a vida das pessoas em todas as áreas. Jesus nos diz: “(...) resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5:16). Agindo como cristãos, não só cresceremos profissionalmente, mas também serviremos de sal, luz e louvor para a glória de Deus.




William Douglas é juiz federal/RJ
Mestre em Direito pela UGF
Pós-graduado em Políticas Públicas e Governo pela EPPG/UFRJ
Professor e Palestrante.
 
Divulgação autorizada Genizah



Prática cristã 6847217059871715882

Postar um comentário

  1. Excelente palavra de onde tiro lições preciosas.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que texto pentecostal. Agradaria muito nas igrejas a fora.
    Cadê a ideia lógica seguida de justiça e sustentabilidade?
    Será que Deus ainda tem alguma coisa haver com a nossa escolha de trabalho? E nos faz crescer nisso? Demandando de um sistema capitalista e totalmente injusto?

    Confiar a Deus as obras do meu trabalho capitalista ou confiar as minhas obras gerais, as minha atitudes?
    Deus fará o desejo do meu coração?
    Ipad, iate, mansão, ferrari?

    Porque é para ser bem sucedido para quê? Para ganhar dinheiro conforme o texto.

    E que valor tem isso para o povo de países subdesenvolvidos (em desenvolvimento)?
    E que ajuda eu tô dando para as futuras gerações se só fizer o melhor por mim?
    Deus tá nisso?

    Eu posso ter uma mansão ecológica, eu posso ter uma ferrari com gás natural... Mas essa atitude eu não aprenderei nas igrejas. E Deus não vai me ensinar...
    Só que parece combinar mais com aquilo que a Bíblia ensina: refletir, se preocupar, se importar...
    Ainda que eu tenha o que eu quiser, o que Deus tem haver com isso?

    Os tempos são outros. Nós temos histórias passadas para nos guiar para o futuro. Mas as atitudes continuam sendo sempre nossas.

    Criamos carros porque quisemos. Mas se fosse Deus no comando da criação, no mínimo eles seriam emborrachados (igual aqueles bate-bate de parque de diversões).
    Ou seja, logicamente criamos as coisas porque estamos querendo. Assim como criamos o sistema capitalista e assim o queremos, muitos até o querem assim exatamente como ele é: falho. E seguir como manda o texto é continuar como está na verdade.
    Comportamento correto É NÃO ACEITAR O SISTEMA COMO ELE É!

    'Deus criou as coisas para serem simples, o homem é quem complica'. Como já dizia o sábio Salomão.

    Onde está a ideia de que se nos fizermos fortes e unidos podemos acabar com este estilo de sistema? De que se nossas forças forem úteis, e a justiça for feita, o dinheiro poderá sair de cena?
    Ou será que é uma ideia de poucos? ... dos revolucionários, dos reflexivos, daqueles que se importam com tudo e todos. Ou até mesmo quem sabe daqueles que viajam na maionese, não é?

    Poucos param para refletir que num sistema como esse, quando um sobe o outro desce.
    E quando que isso é bom?

    Eu recomendo o vídeo abaixo. E um bom tanto de matemática e logística.
    Com o vídeo há a possibilidade de entender o que seria um sistema justo e de qualidade. Aliás uma ideia que poucos ainda querem entender.

    Dinheiro Como Dívida
    http://www.youtube.com/playlist?list=PL1D55A093AE569130

    ResponderExcluir
  3. Deus é mto poderoso mesmo...tô passando um momento de transição em minha vida profissional e fui mto abençoada com essa boa palavra.

    ResponderExcluir
  4. tsc tsc tsc...

    "O Salmo 37: 3-6 diz que devemos entregar nosso caminho ao Senhor, que Ele nos concederá os desejos do coração. Muitas bênçãos materiais são prometidas ao longo da Bíblia àqueles que forem fiéis a Deus. Mas, para isso, a Palavra nos ensina a semear..."

    rsrsr...
    Morris Cerullo?

    Deus irá Honrar minha fidelidade em qual sentido? Ideias do antigo testamento!? ser fiel por dons materiais?... hummm é,ler isso de um juiz e mestre em direito e graduado em politicas publicas é normal!

    Lembro da postagem de um panfleto que dizia que dinheiro cai do ceu, em uma igreja NEO PENTECOSTAL! e a pergunta era se esse era o papel da igreja!?

    Seria esse o papel do crente!?

    Ser fiel e honrar para receber e encher os celeiros?
    seria essa prosperidade prometida por DEUS? E que estão justificadas por versiculos mal contextualizados?
    Me perdoem.... mas ainda adimiro a igreja descrita em atos, e sonho com o socialismo cristão!
    Eu sei, eu sei... estou vivendo uma utopia, pois vivemos em um país capitalisma cruel... e que tenho que me encaixar nos padrões... mas quando isso acontecer prefiro escancarar logo como Malafaia, e sua turma e não ficar nessa onda de colarinho branco!

    ResponderExcluir
  5. Agir como manda a Bíblia,também significa não se preocupar com o que comeremos ou vestiremos.
    Agir como manda a Bíblia, também significa orar como Agostinho orou:"DÁ-ME GRAÇA [Ó SENHOR] PARA FAZER O QUE TU ORDENAS E ORDENA-ME FAZER O QUE TU QUERES".
    Com todo respeito, mas esse ensino de que a vontade de Deus é ver seus filhos crescendo e prosperando, é "teologia da prosperidade" em um grau menor. As dádivas de Deus são distribuídas para que o proposito dele seja cumprido, e não para satisfazer o desejo de algum coração ou para honrar o 'dono' do coração.
    Abraços.
    Fabio.

    ResponderExcluir
  6. Ser pró-ativo, empreendedor, estar 24h motivado... as palavras de ordem de nosso tempo, mas bem poucos refletem que para alguém subir na vida profissional e financeira muitos terão que servir de estrado ou degrau, muitas cabeças terão de ser pisadas, por trás do brado de alegria haverão soluços e gemidos sufocados, e alguém virá e dirá: "ora, danem-se os fracassados".
    Mas Jesus não veio para os fracassados, para dar-lhes a Sua Vitória? Não veio para os miseráveis a fim de fazer-lhes ricos no porvir? Não veio para os desgraçados para fazê-los habitar na Sua Graça?

    "Ganhar dinheiro, ficar rico enfim, a gente sonha a vida inteira e só acorda no fim" (Racionais).

    ResponderExcluir
  7. Aos críticos de plantão. O que o autor do texto falou não tem nada a ver com angariar riquezas e sim falou sobre responsabilidade social, ser útil a sua sociedade, e em responsabilidade pessoal, o que acontece conosco, invariavelmente, é somente nossa responsabilidade.
    Você pode morrer de tanto orar, mas se não se levantar e se preparar, estudar, não tem como Deus te abençoar. Aí está a semeadura que o autor falou, é o preparo nosso, e dentro deste esforço pessoal é que Deus te pode abençoar.
    Importante notar que o texto foi elaborado por alguém que sabe exatamente o que é isso, o Dr. Douglas é juiz federal, ou seja, ele passou no concurso mais jurídico mais difícil que existe. Ele prega exatamente o que vive. Palmas, pois nem sempre isso ocorre

    ResponderExcluir
  8. Não gosto do Morris Cerullo nem de teologia da prosperidade, ao menos essa "prosperidade" que propalam atualmente. As questões levantadas eu abordo no livro. Nele, além de mais de 1.000 citações bíblicas, abordo os erros da teologia da prosperidade e da teologia da miséria. William Douglas

    ResponderExcluir
  9. Obrigada por seu texto, Dr. William.

    A sua palavra foi muito edificante para mim, e jogou luz para alguns dilemas que eu venho enfrentando particularmente na área profissional. Deus abençoe o senhor e continue dando essa coerência conhecimentos bíblico que tem demonstrado em seus textos. Ah, e qual é o nome do seu livro, para que o adquira? Fiquei interessada em saber um pouco mais.

    Forte abraço,

    Rilda Santos.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item