681818171876702
Loading...

Muito cuidado ao ajudar seu irmão. A desgraça é contagiosa.


Material de campanha UNICEF

Assim pregam muitos pastores neopentecostais signatários da Confissão Positiva. 

André Nascimento 

Muitos não gostam de ouvir debates em rádios evangélicas. Dizem não ter utilidade, não acrescentar nada para suas vidas espirituais. Eu particularmente gosto, pois é nestes momentos que podemos ter um vislumbre das diversas crenças que pairam sobre nossa multiforme comunidade. Porém, é preciso se preparar, pois muitas vezes as revelações que são feitas nos chocam.

Um dia desses, um desses debates apresentou a dúvida de um ouvinte sobre ajudar o próximo. Segundo o rapaz, seu pastor o advertiu sobre abençoar um irmão mais necessitado na igreja, comentando que a situação ruim pela qual aquele indivíduo estava passando poderia “passar” para ele, se ele o fizesse. Ao longo do debate, todos os cinco pastores presentes foram contra esta visão, porém, no final, uma notícia surpreendeu: A pesquisa feita pela internet sobre o tema apresentou uma reviravolta: Enquanto 91% dos ouvintes diziam, antes do programa, que não acreditavam nesta ideia, ao final do debate, 77% dos ouvintes afirmavam crer neste absurdo (em tempo: o índice por telefone foi de 75% que não criam nesta doutrina, ao final do programa).

O fato de haver ao menos uma pessoa que acredita que a dificuldade de uma pessoa pode “passar” para outra nos mostra que os postulados da Teologia da Prosperidade estão se infiltrando cada vez mais em nossas igrejas. Um destes postulados diz que os problemas financeiros e/ou de saúde são provocados por espíritos malignos que agem sobre a vida da pessoa. Kenneth Hagin, o primeiro divulgador desta doutrina, já afirmava na década de 50 que, se houvesse uma suspeita de que este fosse o problema, bastaria uma sonora repreensão para liberar tudo aquilo que o cristão teria direito: "... tudo quanto você precisa fazer é dizer: 'Satanás, tire suas mãos do meu dinheiro'” (PIERATT, p. 58). Este discurso apresenta-se nas igrejas neopentecostais de hoje personificando a pobreza em um “espírito de miséria”, que precisa ser exorcizado da pessoa para ela poder usufruir da bênção divina (NUNES e ALMEIDA, p. 22).

Uma possível explicação para o resultado da pesquisa online é que o debate apresentou notícias de outros ouvintes, que disseram que ajudaram certas pessoas quando estavam por baixo e que, agora, estavam na mesma situação que a ajudada, com esta, agora por cima, nem olhando para elas. Entretanto, histórias coincidentes não podem ser usadas como base para formulações doutrinárias. Apenas a Palavra de Deus deve ser a base de nossas crenças.

O fato é que a Bíblia nos ensina que devemos sempre ajudar o próximo. Jesus nos ensinou que devemos amá-los como a nós mesmos e não se importou em ajudar quem lhe pediu, fosse leproso, endemoninhado ou pobre. Os discípulos também não se importavam com possíveis “transmissões demoníacas”, e Tiago nos mostra no capítulo 2 de sua epístola que nossa fé não vale de nada se não olharmos para a pessoa ao nosso lado e tratá-la com dignidade e respeito.

Porém, com relação à doutrina em si, a melhor resposta é o fato de que todo cristão, ao confessar Cristo como seu Senhor e Salvador, é selado com o Espírito Santo (Ef. 1.13-14). Este selo é definitivo (Hb. 7.25) e é como uma enorme luz, sobre quem as trevas não conseguem agir (Jo. 1.5, 3.19-21). Quando demônios agiram sobre a vida de pessoas na Bíblia, elas não conheciam a Deus e foram libertas e curadas pelo nome de Jesus, mas estas mazelas não envolviam pobreza diretamente (Lc. 11.14, Mc. 7.25-29). Além disso, o diabo não age diretamente na vida do cristão, mas sim através de armadilhas (Ef. 6.11), tentando fazer o cristão pecar e se afastar de Deus (Tg. 1.13, Mt. 4.1), pois não tem poder sobre o cristão (Ef. 1.20-23). E mais: Em nenhum momento a Bíblia coloca a culpa da miséria e da desigualdade social sobre o diabo, e sim sobre o pecado do próprio homem (Os. 4.6, Mq. 2, Am. 2.6-16, 4.1-2).

A moral da história é: Não acredite em tudo o que as pessoas disserem a você, mesmo os pastores, bispos e especialmente os apóstolos de hoje. Façam como os crentes de Bereia, que, mesmo recebendo ensinamentos do próprio apóstolo Paulo, corriam às escrituras para conferir se o que ele pregava estava de acordo com a Palavra de Deus.



Pr. André Nascimento é Ministro de Educação Religiosa da Primeira Igreja Batista do Grajaú. 
Enviou a sua colaboração para o Genizah


Postar um comentário

  1. Ou esse povo não tem personalidade ou sofreram uma lavagem cerebral...

    ResponderExcluir
  2. Fala sério se for assim onde vai ficar o amor ao próximo, ou melhor vou fazer de maneira anônima para que a desgraça do outro não passe para mim ...Fala sério.

    ResponderExcluir
  3. O que dizer após isto? Glórias a Deus! A vida cristão pautada nas Escrituras Sagradas é o melhor estilo de vida do crente e não os "revelamentos" trazidos pelos dissimulados pregadores da Teologia da Prosperidade e Confissão Positiva.

    Ir Cícero
    http://projetojudas3.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Algumas coisas são tão tristes que eu acho que nem preferia saber... E esses "crentes" ainda tem a cara de pau de criticar católicos, espíritas, esotéricos...

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente, em uma das piores fases de minha vida, onde enfrentava problemas financeiros e emocionais, um dia, no escritório, meu "bispo" na época disse que não poderia continuar me ajudando e trabalhando comigo, porque havia uma "maldição" em minha vida e que se ele continuasse comigo, estava passando pra ele ela também.
    Pasmem: diante disso tudo, saí desta igreja e depois de 02 anos, minha vida deu uma guinada gigantesca nos sentidos espiritual e financeiro!!

    Na verdade pude deduzir que minha vida estava de fato amaldiçoada enquanto estive sob as mãos de quem de fato me amaldiçoava!!!

    Depois que me submeti completamente ao Senhor Jesus e não mais ao "homem de Deus", fiquei livre das "maldições", aleluia.

    Hoje sou um homem livre e tremendamente abençoado.

    Estou debaixo de uma liderança sadia e bíblica, graças a Deus!!!

    ResponderExcluir
  6. Apenas a Palavra de Deus deve ser a base de nossas crenças.

    Mas na prática a base das crenças protestantes são as interpretações pessoais de traduções da Bíblia, e cada evangélico tem sua própria versão da "Palavra de Deus", se não fosse o anticatolicismo o que mais os uniria? o combate aos gays?

    ResponderExcluir
  7. Me mata!" Ai num guento tanta porrcaria". Falando o um português bem caipira aqui de Ribeirão preto. Só faltava isso, é transferência hereditária,transferência sexual e a transferência de dinheiro de fiel pra conta de pastor, evasão de divisa e tanta coisa errada ninguém fala.Más estes crentes é cada uma! Ouvi uma frase muita boa estes dias. "A salvação é de graça de fato favor imerecido más se em alguma algum momento fosse cobrado algo só fato que ter que fazer parte da igreja já tava pago". Estes irmãos é cada uma!
    Um abraço
    Dani Lima
    http://berearepreciso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Show de bola.
    Conheço essa igreja, no bairro onde eu morava.
    Que Deus o abençoe André.
    Paz, sempre.

    ResponderExcluir
  9. BIZARRICES GOSPEL PARTE 1001- ACHO QUE ESTAMOS PAGANDO HORA EXTRA AQUI NA TERRA(COMO DIZ UM AMIGO MEU!) CHEGA... VOLTA JESUS =( ....

    AO EX CATÓLICO: FILHO VOLTAR PRA ADORAR IMAGEM TA NO MSM NAIPE DE CONFISSÃO POSITIVA, TEOLOGIA DA PROSPERIDADE E SATANICES PARECIDAS.. TSC...

    VALÉRIA

    ResponderExcluir
  10. está tudo muito confuso, este me parece mais um caso de conhecimento empírico(popular)
    que acaba entrando nos moldes da igreja.

    Se eu puder ajudar o próximo, seja com dinheiro ou ação e vou faze-lo, as pessoas devem saber
    que não basta apenas ajudar o proximo deve-se instrui-los

    1 - Você ajuda uma pessoa e ela vem com aquele papo de "deus te abençoe", temos que concientiza-la
    que ela não está na situação de abençoar a ninguem,

    2 - Se ela não for cristã piora a situação "deus te abençoe", que deus será que é o deus dela?

    Mas isso tem a ver com benção e maldição, não com contágio, e nem tão pouco se a pessoa me disser
    "deus te abençoe", eu serei amaldiçoado por ela estar em situação pior, ou por ser adoradora de outro
    deus, nada disso, aquele que entrega a vida ao senhor Jesus faz com que Cristo reine em sua vida.

    Acredito que as pessoas devem ver em nosso testemunho de vida a vida de Cristo, e querer ser
    igual a nós, e assim, ser abençoadas por nós.

    O que não dá para ouvir é uma pessoa, nas ultimas vir querer abençoar aquele que está ajudando.

    Mas o ser humano procura sempre uma desculpa fora, não em sí mesmo, dai se ve numa situação dificil
    vai procurar o "LIDER", este tem resposta para tudo, o lider ao invés de falar a verdade, mostrar que
    o problema está na pessoa, numa bagunça louca acaba achando estas aberrações, e as pessoas acreditam
    porque não se veem culpadas por tal situação. Se dúvidar(Tenho certeza), o lider ainda fala assim
    "TA VENDO NÃO TROUXE SUA OFERTA AQUI, FOI AJUDAR OS OUTROS, TEM QUE TRAZER OFERTA É NA IGREJA
    É ISSO QUE DÁ, AGORA TÁ CONTAGIADO" KKKKK

    Um abraço a todos
    Aguiamoriah - Fernando França

    ResponderExcluir
  11. VALÉRIA:

    Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
    Êxodo 20:16

    Como é que você sabe se eu adoro ou não imagens? Pelo seu critério Moisés também era idólatra, e não só Moisés como o próprio Deus!

    Diz na Bíblia:

    Quando entrava na Tenda do Encontro para falar com o Senhor, Moisés ouvia a voz que lhe falava do meio dos dois querubins, de cima da tampa da arca da aliança. Era assim que o Senhor falava com ele. Números 7:89

    Deus usava imagens para falar com Moisés, e foi Ele próprio que ordenou o uso dessas imagens liturgicas:

    Ali, sobre a tampa, no meio dos dois querubins que se encontram sobre a arca da aliança, eu me encontrarei com você e lhe darei todos os meus mandamentos destinados aos israelitas. Êxodo 25:22

    Mas e a ordem anterior de não fazer imagens?

    Não era pra fazer imagens de FALSOS DEUSES para os ADORAR! Imagens de criaturas que representavam FALSOS DEUSES! Imagens de criaturas que representam criaturas nunca foi proibido, e com a incarnação de Cristo o próprio Deus se deixa representar, assim como o Espírito Santo em forma de pomba.

    Eu já fui anticatólico igual a vocês, também já dei meu falso testemunho, mas graças a Deus eu posso falar:

    Eu era cego e agora vejo!

    ResponderExcluir
  12. Alexandre:

    Sobre seu primeiro comentário, amigo, quero dizer que a Bíblia interpreta a própria Bíblia. Essa é a regra prima da hermenêutica. Os cristãos bíblicos não ficam perdendo seu tempo para discutir teses anticatólicas, como se a nossa vida se pautasse nisso apenas. Investimos nosso tempo em amar a Deus e Sua Palavra acima de tudo, e conhecer a Deus mais e mais através da Palavra Una e Santa. A própria Bíblia se encarrega de apontar os erros e acertos, e mostrar o caminho único que é Jesus Cristo, independentemente do credo que cada um professe. Agora, não julgue os cristãos sérios como um bando de idiotas sem cérebro da confissão positiva. A esses sim você deve endereçar seu discurso, pois são eles os que ficam perdendo seu tempo atacando o catolicismo(talvez, pois estão tão ocupados em prosperidade e expulsar demônios que mal têm tempo para gastar com o catolicismo - não estou menosprezando o catolicismo, mas estou dizendo que os cristãos da confissão positiva se interessam por outras coisas, antes de você talvez pensar que estou atacando os católicos). Creio que você acompanha assiduamente os posts feitos aqui no site para diferenciar as pessoas sérias que procuram honrar a Deus daquelas que não o são.
    Realmente, concordo com você quando disse à Valéria sobre se você adora ou não imagens. Nem todo católico é idólatra. Eu, particularmente, conheço pessoas próximas que vão à ICAR, mas são contra a honras e ensinos mariólatras entre outros. Apenas você conhece seu coração e sua intimidade com Deus acima de tudo. Agora, deixa eu te dizer uma coisa: em agosto, aqui na minha cidade, houve festa em "honra" a Santa Rita. Eu acompanhei parte da procissão observando o que estava acontecendo, e, durante os quase 25 minutos ouvi apenas louvores a Santa Rita e glórias a Maria, em nenhum momento algo dirigido para louvar e engrandecer o nome de Deus. Sendo mulher, a curiosidade me aguçou (pois havia ouvido de alguns amigos católicos que em algumas ICARs aqui na cidade já não se enfatizavam tanto mais a adorações a santos, que a liturgia estava voltada mais para a adoração a Deus, etc) e resolvi ir até o final da procissão, e lá as pessoas (algumas poucas apenas), quando foram agradecer pelas bençãos recebidas, agradeciam apenas à santa. E o padre não ensinava o contrário, nem ele mesmo citava Deus. E onde estava Deus? Ou Jesus? Olha, realmente, nem todo católico é idólatra, mas aqui pra nós: que a igreja ensina e incentiva tais práticas, isso é inegável.
    Sobre o que você postou sobre o uso de imagens, concordo com você sobre o seu comentário "Não era pra fazer imagens de FALSOS DEUSES para os ADORAR! Imagens de criaturas que representavam FALSOS DEUSES!" Mas vamos nos lembrar que se tratava de algo sobre a antiga aliança, e que aquelas imagens jamais foram usadas como meio de ligação entre Moisés e Deus. E Deus não ordenou que a fala entre Ele e Moisés ou qualquer outro profeta fosse feito diante de imagens no templo. Deus falou boa parte do tempo com os profetas veterotestamentários fora do templo. Longe de imagens representativas. Hoje estamos debaixo da nova aliança de Cristo "A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho? E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem." Hebreus 1:2-6

    ResponderExcluir
  13. Alexandre (continuação):

    Hoje sequer a Arca da Aliança existe (ou foi encontrada, como queira) para que haja algo que se coloque como imagens entre Deus e o homem. A questão aqui não são as imagens, mas o sentimento que se tem para com elas. Entendo também que algumas igrejas cristãs do oriente possuem imagens, mas a diferença, Alexandre, é que eles não se dirigem a elas para agradecer ou pedir nada, as imagens estão lá apenas como símbolo.
    Quero deixar claro que não sou anticatólica. Tampouco antigay. Outrossim, se você julgar todos os cristãos (colocando na mesma panela os sérios e os não sérios) será você quem estará dando falso testemunho.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  14. ENcarnação, em latim incarnationem e em inglês é Incarnation, as vezes parece que o inglês é mais coerente do que o português.

    ResponderExcluir
  15. Então é como gripe?

    Os cristãos autênticos não devem deixar de acreditar que existem influências sobrenaturais, mas também não podem cair neste misticismo. Temos que ter pensamento bíblico e científico!

    Emerson Luís

    atos17.blogspot.com

    * * *

    ResponderExcluir
  16. Rilda,

    Essas pessoas que você citou, não adoram as imagens, elas veneram por causa do que representam, qualquer uma dessas pessoas, a mais humilde, a mais analfabeta, sabe que essas imagens não representam deuses, sabem que essas imagens representam criaturas de Deus, essa é uma atitude cristã e não idólatra, confira:

    Dêem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra. Romanos 13:7

    E também:

    Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada. Provérbios 31:30

    Os judeus também já veneravam:

    Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra. 2 Reis 2:15

    A adoração reconhece no ser adorado a própria divindade, a diferença em adorar e venerar é muito mais essa reconhecimento automatico que diferencia quem é Deus e quem é apenas uma criatura de Deus. Como disse Jesus:

    Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". Mateus 5:16

    A luz dos santos brilha no meio católico, todos sabemos que essa luz vem de Deus.

    E também o templo era repleto de imagens, assim como acontece nas igrejas católicas hoje:

    Nas paredes ao redor do templo, tanto na parte interna como na externa, ele esculpiu querubins,
    tamareiras e flores abertas.
    1 Reis 6:29

    Além dessas imagens também existiam duas imagens enormes de querubins dentro do Santo dos Santos:

    No santuário interno ele esculpiu dois querubins de madeira de oliveira, cada um com quatro metros
    e meio de altura.
    1 Reis 6:23

    Você disse: "A Bíblia interpreta a própria Bíblia..."

    Por isso existem 30.000 denominações protestantes, cada uma com sua própria interpretação, cada uma diferente das demais, e esse número só aumenta, enquanto Católicos e Ortodoxas caminham para a união, os protestantes se fragmentam mais do que nunca, e se distanciam da ortodoxia, já são vários os grupos que negam a Trindade, que realizam uniões e casamentos homossexuais, que permitem até que pais se casem com a própria filha, como aconteceu na França.

    Ah! mas eles não "adoram" imagens, eles creem na SOLA SCRIPTURA, eles são mestres na Bíblia, um católico comum perto deles é como uma criança perto de um Doutor da Lei, temos que reconhecer, os evangélicos hoje são os verdadeiros Mestres e Doutores da Bíblia.
    ------------------------------------------

    conheça o que se passa na blogosfera católica:

    correiocatolico

    ResponderExcluir
  17. Talvez se a crítica for feita evitando ao máximo partir do ponto "esses neopentecostais" a gente consiga que ela tenha mais efeito. Porque, goste-se ou não, os neopentecostais hoje fazem um trabalho missionário muito mais vigoroso do que os "entediados em seu próprio entendimento", "analistas da cena atual". O que quero dizer com isto: se um neopentecostal entrar nesse blog e começar a ler, pode abandonar o texto antes de sua conclusão. Assim, fica aquela conversa sem frutos. No mais das vezes, os "intelectuais gospels" ficam reafirmando coisas entre si e se "congratulando" por não fazerem parte do "rebanho neopentecostal".

    Vamos analisar criticamente a cena. Mas bom será quando nos apegarmos menos aos rótulos. Até porque e, principalmente, o rotulismo se volta contra aquele que dele gosta de lançar mão - muitos o fazem por arrogância tola (desculpe a redundância).

    Leandro Almeida, São Gonçalo RJ

    ResponderExcluir
  18. Alexandre, católico.

    Obrigada pelo convite para conhecer a blogsfera católica. Também já havia entrado em seu blog anteriormente. Entrei e li alguns artigos. Interessante! Mas voltando ao primeiro ponto, sugiro então que se ensine às pessoas da procissão que lhe comentei a diferença entre honrar e adorar, entre reconhecer algum feito e a reconhecer o que Deus tem feito. A sua explicação, no mundo das palavras e idéias é bem plausível, não nego, mas aqui pra nós: na prática a coisa é bem diferente.
    Sobre as 3.000 denominações que se fragmentam, reforço o que vários irmãos meus da fé têm feito: nós, cristãos reformados, somos contra os fatos que você citou (que infelizmente acontecem!)e, se você entrar nos sites de tais denominações históricas (da herança reformada) irá encontrar posicionamentos contrários a tais tipos de práticas. Inclusive, algumas de nossas denominações sequer consideram os NEOpentecostais como cristãos verdadeiros (isto é, nascidos de novo). Agora, uma coisa é certa: em qualquer sociedade há aqueles que não se submetem e saem, fundando suas próprias igrejas, sem base bíblica coerente. Isto acontece até mesmo dentro da ICAR. Aqui na minha cidade, por exemplo, temos a Igreja Católica Apostólica Brasileira, há também os católicos carismáticos (vários padres que conheço e católicos praticantes são contra tal movimento - não me posiciono a favor ou contra, apenas comento). E o que dizer daqueles padres que continuam ministrando nas igrejas (bom, não sei se ainda ligados ao Vaticano ou não) e que se casaram. Há dentro da ICAR aqueles que são a favor do casamento, inclusive. Há aqueles (e eu conheço pois são próximos a mim) que são contra toda e qualquer forma de imagens dentro dos templos católicos. Então, os fatos que você citou não acontecem somente dentro das denominações evangélicas. É bem verdade que nós não podemos nos pautar como cristãos aqueles NEOpentecostais que têm feitos absurdos em nome de Deus. Todos nós somos contra. Este site foi criado para denunciá-los, e a maioria dos comentários aqui postos são contra tais aberrações.

    ResponderExcluir
  19. Alexandre, católico (continuação)

    Sobre os textos que você mencionou para fundamentar a honra aos santos, estão fora do contexto, não acha não? Vamos lá:
    Romanos 13:7 - Paulo fala sobre honrar os vivos. Em momento algum ele dá margem para que se faça isso, em forma de veneração sequer para com os mortos. Está falando da responsabilidade civil do cristão: honrar as autoridades, orar por elas, não aceitar a corrupção, pois as autoridades vivas foram constituídas por Deus para defender os santos (cristãos) e ser espada de juízo para punir os que são contra a lei. Leia TODO O CAPÍTULO 13 DE ROMANOS.
    Provérbios 31:30 - Estou procurando ser uma mulher assim diante de Deus, meu marido, filho, igreja e sociedade. Salomão está mostrando que a ênfase na beleza deve ser a interior não a exterior (bem propício para nós mulheres que muitas vezes damos mais ênfase ao exterior do que o interior). E louvada aqui significa "reconhecida", será mencionada como exemplo. Sabe Alexandre, se na procissão ao menos as pessoas estivessem dizendo ou expressando coisas como: "Sirvam a Deus como "santa" Rita de Cássia o fez", ou "assim como ela amou a Deus você também podem fazê-lo", etc, até eu aplaudiria. Mas não. O que aconteceu foi diametralmente oposto. Não podemos tampar o sol com a peneira meu amigo! Como cristão reconheço os erros nas igrejas evangélicas. Sugiro que você também faça o mesmo com relação a ICAR.
    1 Reis 6:29 - Todo o capítulo 2 de 2Reis fala sobre quando Elias ascendeu aos céus numa carruagem de fogo. O versículo 14 fala que os judeus que estavam presentes ficaram perplexos com o que haviam acabado de presenciar, quando Eliseu dividiu as águas em duas bandas, reconhecendo que fora o SENHOR que o fizera. Reconheceram também que o o mesmo poder que estava sobre Elias agora também estava sobre Eliseu. Eles se prostraram em sinal de obediência e submissão. Assim como quando hoje uma autoridade passa por nós, nós curvamos nossa cabeça ou nos colocamos em posição de sentido. É apenas um reconhecimento de autoridade, não de adoração ou veneração. Mas aqui pra nós: sempre tem aquele que acaba adorando, assim como também havia idólatras entre os judeus, e a esses Deus rejeita, pois só Ele é digno de adoração, veneração e o que seja mais, etc..
    Puxa, vou ter que sair agora, pois tenho que cuidar do meu pequeno, mas depois eu volto pra continuar, pois faltam alguns outros versículos pra comentar. Vai embora não!!!
    PS. Uma vez mais: não tenho nada contra católicos não viu! os amo como a qualquer outra pessoa. Jesus morreu por eles assim como morreu por você e por mim, e se não for através Dele nenhum de nós será (ou já foi) salvo.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  20. Rilda

    ..sugiro então que se ensine às pessoas da procissão que lhe comentei a diferença entre honrar e adorar...

    Quem faz confusão entre venerar e adorar não é a piedade popular católica, mas sim o anticatolicismo e superstição protestante. Deus é quem julga a sinceridade do coração do homem, não vocês evangélicos.
    -------------
    Atualmente existem cerca de TRINTA MIL denominações protestantes e não apenas 3000.
    -------------
    Igreja Católica Apostólica Brasileira Não faz parte da Igreja Católica Apostólica Romana, tem o nome e a liturgia parecidas para corromper os fiéis mais humildes.
    -----------
    O celibato dos padres é uma disciplina da Igreja Latina, as Igrejas Orientais que também fazem parte da Igreja Católica não tem todas elas esta disciplina.
    ------------
    ...fala sobre honrar os vivos

    Naquele mesmo momento apareceram diante deles Moisés e Elias, conversando com Jesus. Mateus 17:3

    Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos. Lucas 20:38

    O Deus dos católicos não é Deus de mortos, nós acreditamos na Comunhão dos Santos, que é união espiritual de todos os cristãos vivos e mortos.
    ------------

    ...louvada aqui significa "reconhecida"

    a palavra hebraica é “halal”, é a mesma palavra que a Bíblia usa para louvar a Deus.

    Quando direcionada para uma criatura de Deus o sentido é de veneração, quando direcionada para Deus é com o sentido de adoração, o que diferencia a veneração da adoração não são as palavras que se usam, mas o reconhecimento automático de que aquele ser ou é Deus ou é apenas uma criatura que depende de Deus e que é venerada por sua obediência e amizade com Deus.
    -------

    Encerro aqui minha participação nos comentários deste artigo.

    ResponderExcluir
  21. então vamos rasgar a Biblia pois Cornelio em Atos dos Apostolos foi lembrado por DEUS por suas esmolas e orações, diz a Palavra que O SENHOR lembrou de suas atitudes, POR FAVOR ai já é demais!!! não poder ajudar o próximo é antibiblico!!!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item