681818171876702
Loading...

Não sou vencedor

Digão

Descobri que não sou um vencedor. A igreja evangélica, ultimamente, vem batendo incessantemente nesta tecla: se você é crente, é obrigatoriamente um vencedor. Será?

Bom, tive algumas vitórias bem rumorosas, outras discretas. A algumas, credito a Deus; a outras, ao meu esforço, capacidade e empenho próprios. Também tive alguns fracassos retumbantes, e outros silenciosos. A alguns, credito ao mal externo (o diabo e o mundo); a outros, ao meu mal interno (minha carne e minha inabilidade).

Isso faz de mim, uma pessoa comum. E é isso que a igreja evangélica, com todo o seu discurso triunfalista, quer mascarar, esconder. Quer criar, a todo custo, um exército de pessoas de bem com a vida, sem dores ou sofrimentos, usufruindo toda a alegria do céu aqui e agora. Deixaram todo e qualquer traço de epicurismo (ou mesmo estoicismo) para trás e abraçam, sem nenhuma restrição, o corpo moreno, suado e sexy do hedonismo. Aliás, essa mania de querer perseguir a felicidade e todo custo tem formado uma geração de gente estupidificada, alienada, egocêntrica e insensível. Somos um simples reflexo de nossa sociedade doente.

Quando vemos a Bíblia, não encontramos nela nenhum traço daquilo que é apregoado hoje em dia. Os vencedores que a Bíblia retrata em Hb 11 são pessoas comuns, usadas por Deus, mas que passaram tremendas angústias, ou tiveram até mesmo mortes violentas. O profeta Isaías teve seu corpo serrado ao meio; Tiago morreu no fio da espada; Paulo foi decapitado; Pedro, segundo nos conta a tradição, crucificado de cabeça para baixo. Isso sem falar de Jesus que, por desafiar todo o sistema religioso putrefato de Seu tempo, foi pendurado na cruz, morte abjeta àqueles dias. Isso nos demonstra que todos aqueles que ousam desafiar o sistema religioso putrefato de nosso tempo também terão destino semelhante.

Sim, Jesus disse que passaríamos por aflições no mundo. Mas também disse que Ele venceu, não nós, e Sua vitória sobre o mundo foi a execução de seu propósito em Sua morte. Sim, a Bíblia afirma que somos mais que vencedores. Mas o contexto de Rm 8 não me autoriza a ser irresponsável e a apregoar um estilo de vida róseo. Em todas estas coisas, diz Paulo, somos mais que vencedores em Jesus. E que coisas são essas? Trata-se do mesmo argumento de Jesus, ou seja, a vitória sobre o mundo não é um carrão na garagem e uma vida livre de problemas, mas a nossa fé (1Jo 5.4). Permanecer fiel, mesmo debaixo de uma saraivada de balas por todos os lados, mesmo depois que “companheiros de jornada” te abandonam, é uma vitória, e daquelas bem sobrenaturais.

Portanto, da próxima vez que resolver ouvir um daqueles mantras pegajosos que exaltem incessantemente o seu ego e que se esquecem de mencionar o Filho, pense em Jesus morrendo como um bandido, no profeta Oséias se casando com uma prostituta, em Jeremias perseguido por Pasur e jogado em uma cisterna. Mas, principalmente, pense como apostatamos de modo ruidoso e contínuo da simplicidade do Crucificado, indo atrás da doce mensagem de Baal apregoada por pastores-vendedores-popstars da moda. Caso não sinta nenhum arrependimento ou tristeza com isto, é sinal que Javé não faz mais diferença, e Baal é sua nova realidade.



Digão de vez em quando some aqui do Genizah, mas está de volta.


 
Vida prática 947914507980326188

Postar um comentário

  1. Agradeço a Deus o fato de ainda me indignar e me entristecer com tudo isso que acontece no "Mundo Gospel" e de me arrepender das minhas trapalhadas e reconhecer que as faço, sinal que a a graça e a misericórdia de Deus são comigo.

    ResponderExcluir
  2. Eu também não sou vencedor!

    ResponderExcluir
  3. Da vit[oria que esses bispulhas, apústulas e putriarcas vendem, não quero nem a embalagem.

    ResponderExcluir
  4. pois é...lendo textos como esses que ainda continuo acreditando que existem cristãos focados na palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  5. já dizia Marcelo Camelo:

    e eu que ja não quero mais
    ser um vencedor
    levo a vida devagar
    pra não faltar amor.

    ResponderExcluir
  6. Excelente postagem. O cristianismo praticado atualmente pelos "evangélicos" nominais (evangelicalismo)está enfermo. Precisamos urgentemente de uma "REFORMA", aos moldes da vida cristã praticada pela Igreja Primitiva (uma vida pura e simples). O que vemos hoje são líderes vaidosos, gananciosos e sedentos pelo poder, que gostam de aparecerem e amam mais a própria fama, do que a Cristo. Tudo que fazem é para glória e louvor próprios. Exemplo? Eles dizem que a "MARCHA" é "PRA JESUS", mas amam serem vistos nas mesmas, ao lado de "POLÍTICOS" (Governador, Prefeito, Deputados). É no mínimo lastimável. Apascentam o próprio ventre, cheios de cobiça, avarentos, contenciosos, soberbos ...
    Oremos e nos alegremos no Senhor, e somente n'Ele, o Único e Eterno, digno de glória.

    ResponderExcluir
  7. Rapaz... A Bíblia tem parte que diz que a gente vai sofrer e tem parte que diz que a gente vai ficar rico... Puxa vida... Se tem crente ficanco rico, não enche a paciência e vai caçar um jeito de ficar também... vocês são tão mesquinhos... Não ficam ricos e ficam com raiva de quem fica... Quem vê vocês destilando essas babozeiras fica até pensando que ficar rico é pecado... Agora...quer sofrer? A Bíblia respanda também... EU PREFIRO FICAR RICO... KKKKKKKKKK
    Por favor: PUBLICA AÊ !!!

    ResponderExcluir
  8. Graças à Deus que nos mantém lúcidos em meio ao "show da alegria neogóspel pró-apostólico" que reina nos dias de hoje no segmento evangélico. E o combustível de nossa lúcidez, são artigos como esse publicados aqui no GENIZAH, que nos mostram que ,de fato, Deus e Sua Palavra são nosso norte e não aquilo que é vendido como "receita da vitória" pelos "vendilhões da bença"!

    Firme aí, Digão!!!

    Em Cristo.

    @cabralblade

    ResponderExcluir
  9. Cuidado com o que vc confesaa Jota Carlos, vc é nascido de novo e confessa que não é vencedor?como pode ísto?Vai ler mais a bíblia meu caro.....Deus quer que vc expresse o estilo de vida que ele conquistou lá na cruz sim pq este mundo está caído e sepultado no maligno e não tem referencial de nada!!Deus quer sim que sua igreja expresse a vida dele neste mundo

    Quem disse que eu não sou mais que vencedor?Eu sou sim por JESUS CRISTO DE NAZARÈ!!A grade questão é:Tudo que nos faz aproximar de Deus é uma grande vitória e tudo que nos afasta dele ai sim pode se tornar uma grande derrota.Nem sempre algumas vitórias para nós são vitórias para Deus e nem sempre algumas derrotas que sofremos são derrotas para Deus.Não sou a favor do triunfalismo ms acredito numa proposta de vida acima do "comum".O mundo precisa ver Deus em nós.Não sou a favor deste papo de triunfalismo nem a favor do discurso do fatalista tipo :"aqueles homens da bíblia sofreram e vamo passar exatamente o que eles passaram.Tenta ficar perto de gente assim um minuto com esse papo fatalista e trágico.isto naum é como se fosse uma lei Divina:"Olha fulano vc se converteu daquela vida miserável" mas sua cabeça será cortada e vc será serrado ao meio..."Caramba.O cara sai do sofrimento mundano e vai sofrer como "crente?". a proposta do evangelho é sim de vida abundante e e extraordinária:vitória sobre o mundo,sobre o diabo ,sobre a carne e o pecado mas o detalhe é que precisamos discernir" nossas vidas no propósito DIVINO

    E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo.

    1ª João 2:20

    Ass:Mais do que vencedor por JESUS CRISTO DE NAZARÉ.Albert da Silva Almeida

    Vila da Penha Rio de JAneiro

    ResponderExcluir
  10. mas que papo mais azedo esse papo fatalista.
    Até parece que a história vai repetir exatamente todos os fatos com todo mundo.Estamos no séx 21.Precisamos discernir as nossas vidas no propósito do Senhor

    Ass:Albert

    ResponderExcluir
  11. Da vitória que esses "bispulhas, apústulas e putriarcas" vendem, não quero nem a embalagem. [2]

    Excelente post!

    ResponderExcluir
  12. Não Não Não !!!

    O cristão é mais do que vencedor... as coisas espirituais se discernem com o espírito, os que estão na carne não compreendem as coisas do espírito.
    Devemos pensar nas coisas lá do alto (Cl 3;2), Deus condenou o pecado na carne, a carne não pode agradar mais a Deus e por ela ter sido morta no batismo a vitória já não advém da carne mas do espírito.
    Quando a palavra de Deus nos diz que somos mais do que vencedores é para anular a soberba da vida, que não procede de Deus mas do mundo (1Jo 2;16-17). O espírito deste mundo age pela concupsciência da carne, dos olhos e pela soberba da vida. A soberba da vida distorce a visão nos fazendo acreditar que algo é vitória e outro é derrota. A soberba da vida é vencer neste mundo, ganhar dinheiro, ser um homem culto, ter um excelente salário, ter um excelente emprego etc... Esse é o apelo de muitos que já não andam mais segundo o Espírito de Deus.
    Nós somos mais do que vencedores porque vencemos a morte em Cristo Jesus (João 6;47 8;51), somos mais do que vencedores porque o que nos espera olhos jamais viu, ouvido não ouviu e não desceu ao coração do homem. Se esperamos somente nesta vida somos miseráveis (1Cr 15;19).
    Somos mais do que vencedores porque fomos constituídos como reino e sacerdotes pelos séculos dos séculos.
    A vitória do cristão é para toda eternidade e os bens adquiridos ferrugem não corrói, ladrão não rouba e traça não come.

    Louvado e exaltado seja Aquele que vive pelos séculos dos séculos !!!

    ResponderExcluir
  13. Só sei de uma coisa, a minha vingança terá sabor de mel... sabor de mel!

    ResponderExcluir
  14. “Não confunda derrotas com fracasso nem vitórias com sucesso. Na vida de um campeão sempre haverá algumas derrotas, assim como na vida de um perdedor sempre haverá vitórias. A diferença é que, enquanto os campeões crescem nas derrotas, os perdedores se acomodam nas vitórias.”

    (Roberto Shinyashiki)

    ResponderExcluir
  15. O sentido de "eu não sou o vencedor" é bem claro no texto e significa que eu não sou o cara que vai sempre vencer na vida, e que eu não sou o tipo de vencedor que o mundo e a teologia da prosperidade classifica como vencedor. Rm 8 deve ser lido dentro do contexto para entender o sentido.
    Admiro a coragem de quem se atreve a escrever coisas desse tipo pro meio góspel. È uma tarefa árdua se fazer entendido nesse meio de tantas frases prontas e pouquíssimos raciocínios lógicos.

    Layssa

    ResponderExcluir
  16. Textos como esse é que me consolam hoje em dia,pois ja andava como Elias,achando que todos se curvaram a Baal e só eu que restei.Mas estou descobrindo que há muitos que ainda são crentes fiéis e sinceros...Amem

    ResponderExcluir
  17. Para ai Gente! não aceitar o triunfalismo e nem o prosperidadismo(esse é meu)tudo bem, mas não se achar um vencedor? ai já é demais! a Bíblia nos garante a vitória através de nosso Senhor Jesus Cristo, ainda que não ganhe nada, que não tenha dinheiro e nem saúde ainda assim somos mais que vencedores. Precisa ler mais a palavra, orar mais, ter mais comunhão com Deus. Daqui a pouco teremos o evangelho dos derrotados. Eu hem?

    ResponderExcluir
  18. Bobeira... isso tudo é relativo.

    ResponderExcluir
  19. A maior vitoria que podemos ter é sobre o pecado, sobre os desejos da carne, sobre nossas vaidades, sobre o egoísmo, sobre a falta de amor ao próximo.

    Esse tipo de teologia criticado no texto apregoa a vitoria apenas no âmbito financeiro. E com isso gera muitos vencedores fracassados, que acreditam no que lhes é dito, mas que ao não verem aquilo se cumprir aquilo em sua vida (ja que Deus não promete riqueza a ninguém) se desiludem com a religião e se revoltam contra Deus.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item