681818171876702
Loading...

Não; Não Quero; Não Posso; Não Sei!


Carlos Moreira



Faz 30 anos que conheci a Jesus Cristo, mas só há 10 atuo como ministro ordenado. Para entrar para o “seleto” grupo dos clérigos da igreja, tive de ir ao seminário teológico onde passei 4 anos estudando.

Quando estava no meio do curso de teologia, achei que aquilo lá não iria ser tão útil quanto eu, inicialmente, imaginava. Foi aí que comecei, paralelamente, o curso de filosofia. A princípio minha cabeça “ferveu” um pouco, pois enquanto o “teólogo” tem sempre respostas para tudo, o “filósofo” persegue implacavelmente as perguntas. Depois de certo tempo, ambos acabaram se harmonizando em mim... Hoje convivem em paz.

Como sempre fui um leitor contumaz das Escrituras, não passei por nenhum tipo de crise, nem num curso nem no outro. Minha fé já estava bastante alicerçada quando parti para aprofundar meus conhecimentos. Sei que muita gente afirma ter “surtado” quando se deparou com certas questões, sobretudo no seminário, mas comigo isso jamais aconteceu. Durante algum tempo pensei que era algum tipo de anormalidade. Depois, descansei...

Eu aprendi muita coisa interessante nestes últimos 5 anos. Li bastante, sobretudo os clássicos de ambas as disciplinas. Mas para você, jovem pastor, ordenado ou não, membro ou não de alguma instituição religiosa, que recebeu sucessão apostólica ou não, que foi ou não ao seminário, mas você, que cuida de gente, abre a sua casa, sacrifica sua agenda, reparte sua vida, esforça-se para servir a outros, tenho 4 coisas a lhe ensinar. Aliás, estas são as 4 coisas mais importantes que eu aprendi até agora no exercício do ministério pastoral.

A primeira é que você precisa aprender a dizer NÃO. E por que digo isto? Porque pastores normalmente são vistos como seres que não possuem suas próprias demandas, ou seja, nós não podemos nos sentir cansados, sobrecarregados, deprimidos, aflitos, desestimulados. O pastor tem sempre que estar sorrindo, ser uma benção, um exemplo de fé, de renúncia, de coragem. A esposa do pastor tem que ser quase uma “virgem santa”, ela tem de agradar a igreja inteirinha, e os filhos do pastor, ai meu Deus, tem de se assemelhar a anjinhos de presépio.

Pois bem, se você aprender a dizer não, você vai mostrar para a igreja que você não irá viver uma farsa, que você não está disposto a “pagar” esse “custo” existencial nem ministerial, que não raro você também enfrenta os mesmos problemas que qualquer um dos membros que lhe procura solicitando ajuda. Sim, se você é alguém normal, e não incorporou ainda o “espírito” do super-pastor, você pode, e deve, em diversas situações, dizer não!    

Outra coisa fundamental no seu ministério será você aprender a dizer NÃO QUERO! É muito comum pastores que depende financeiramente da igreja ter de se submeter a tudo que os membros desejam. Desta forma, o pastor torna-se refém da membresia, não tem autonomia nem mesmo para pregar com liberdade e ousadia aquilo que Deus coloca no seu coração.

Isso, convenhamos, é muito triste, pois, com medo de faltar os recursos necessários para manter sua família, os quais podem ser abruptamente cortados pela junta, conselho,  presbitério, diocese – isso varia de acordo como o tipo de governo da igreja – o pastor acaba tendo de fazer o que chamo de “pregação cotonete”. Trata-se de um tipo de mensagem que possui grande poder de fazer cócegas nos ouvidos da igreja, mas isso é tudo que ela produz. Se você aprender a dizer NÃO QUERO, ou a igreja vai lhe botar no olho da rua, o que fará com que você viva em paz com sua consciência, ou ela aprenderá a ouvir aquilo que precisa, e não o que deseja.

Em terceiro lugar, quero lhe ensinar algo preciosismo: comece a dizer NÃO POSSO. O ministério pastoral é um dos trabalhos mais desgastantes que existe. Eu sou empresário há 15 anos, estou acostumado com árduas jornadas de trabalho, viagens, reuniões, etc. Mas um pastor não tem vida! Ele tem de visitar, batizar, casar, enterrar, aconselhar, animar, ensinar, pregar, evangelizar, são tantos “....ar”, que não sobra tempo para você ter vida! E não sei se você já percebeu, mas você precisa de uma...

Por isso, querido pastor, aprenda logo a dizer: “infelizmente, eu “NÃO POSSO” fazer isto. Para tal, mantenha uma agenda atualizada, separe tempo para as tarefas do ministério e para as outras coisas também! No meu caso, eu possuo trabalho secular, mulher, filha, necessidade de lazer, de cuidar da saúde, e não poderei fazer essas coisas se tudo o que me pedirem eu me comprometer a realizar.

Finalmente, mas não menos importante, aprenda a dizer “NÃO SEI”! Todo pastor imagina ser um compendio de informações bíblico-teológicas, uma espécie de Google Evangélico. Ele pensa que tem de ter respostas exatas para todas as questões da vida cristã, que precisa saber decorados todos os versículos, as doutrinas, credos, confissões, a história da igreja, a teologia sistemática, a escatologia, e todas as outras “...gias” que existem no ministério.

Meu querido, simplifique as coisas para você e para a sua congregação: diga a maravilhosa e ungida frase: “NÃO SEI”! Com isto você irá poupar as ovelhas de Jesus Cristo de ouvirem respostas bizarras, interpretações mirabolantes, desculpas esfarrapadas, exegeses de 5ª categoria, uma hermenêutica que beira as bordas do inferno. Experimente ser alcançado pela maravilhosa paz que recai sobre o ministro de Deus quando ele diz: “NÃO SEI”! Aleluia!

Existem muitas outras coisas que são úteis ao ministério, mas estas você deve aprender nos livros de teologia. Elas servirão para muito pouca coisa, mas é bom que você as conheça. Contudo, com estas 4 que eu acabei de lhes ensinar, vocês poderão não ser um grande “sucesso” ministerial, mas terão uma vida para viver com Deus e com o rebanho que a Ele pertence e lhes foi confiado. Sim, creio que vocês viverão com a alma pacificada, o coração agradecido e o espírito quebrantado. O que mais vocês desejam?

Carlos Moreira é culpado por tudo o que escreve. Ele posta aqui no Genizah e também na Nova Cristandade. 



Vida prática 4058194547023643273

Postar um comentário

  1. Muito bom este texto
    Tem muita gente que trabalha não por ordenança humana mais sim de DEUS que cuida de gente, que precisava muito ouvir isso mais graças a DEUs eu pude, DEus abençoe a vcs do GENIZAH

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, o texto.
    Tem gente que pensa que seu pastor é um super-herói disfarçado.
    Ainda que assim fosse, é sempre bom lembrar que para todo Superman existe uma kriptonita - ou várias, por assim dizer.

    ResponderExcluir
  3. Òtimo texto acho que muitos pastores vão se identificar com você!
    A igreja precisa saber que pastor também é gente! Existem pessoas que sobrecarregam os outros, que são verdadeiros sangue-sugas espirituais, e aí do pastor se não atende-las! Elas não dependem de Deus mas sim dos seus ministros.

    Layssa

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto parabéns, realmente é verdade isso.

    ResponderExcluir
  5. Otimo texto !Realmente liderar nao é um tarefa (ou melhor missão),nada facil..e um aprendizado constante com Deus .

    Lideres sao pessoas comuns com ploblemas e dificuldades como qualquer pessoa,e q tbm precisam de ajuda em diversas situaçoes .

    ResponderExcluir
  6. Péssimo Texto!

    (Marcos 6:31-39)
    31 Havia muita gente indo e vindo, a ponto de eles não terem tempo para comer. Jesus lhes disse: "Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco".
    32 Assim, eles se afastaram num barco para um lugar deserto.
    33 Mas muitos dos que os viram retirar-se, tendo-os reconhecido, correram a pé de todas as cidades e chegaram lá antes deles.
    34 Quando Jesus saiu do barco e viu uma grande multidão, TEVE COMPAIXÃO DELES, porque eram como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar-lhes muitas coisas.
    35 Já era tarde e, por isso, os seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: "Este é um lugar deserto, e já é tarde.
    36 Manda embora o povo para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar algo para comer".
    37 Ele, porém, respondeu: "Dêem-lhes vocês algo para comer". Eles lhe disseram: "Isto exigiria duzentos denários! Devemos gastar tanto dinheiro em pão e dar-lhes de comer? "
    38 Perguntou ele: "Quantos pães vocês têm? Verifiquem". Quando ficaram sabendo, disseram: "Cinco pães e dois peixes".
    39 Então Jesus ordenou que fizessem todo o povo assentar-se em grupos na grama verde.

    (Lucas 9:62)
    Jesus respondeu: "Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus".

    (1 João 2:15)
    Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.

    (1 João 3:17)
    Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?

    (Mateus 6:19-20)
    Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.

    (Apocalipse 3:16)
    Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.

    Considerações:
    - Jesus teve compaixão mesmo estando cansado e com fome.
    - Nosso tesouro está nos céus não aqui na terra.
    - Somos peregrinos neste mundo, por isso não -devemos amar o mundo nem o que nele há.
    - Os discipulos de Cristo largaram tudo para segui-lo; eles não ficaram tendo uma vida dupla.
    - O ungido de Deus dedica sua vida ao Reino Dele! "Buscai primeiro o Reino de Deus...."

    Pense a respeito:

    Jesus jamais diria: "NÃO; NÃO QUERO; NÃO POSSO; NÃO SEI!" Jamais!!!

    Isac Amaral.
    São Gonçalo/RJ

    ResponderExcluir
  7. Jesus disse:

    "E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e TOME A SUA CRUZ, e siga-me."

    Não gostei do texto.
    Paulinha/RJ.

    ResponderExcluir
  8. Oi Carlos,

    Coloque textos da Palavra de Deus que embasem isso...

    Grata,
    Priscilla.

    ResponderExcluir
  9. Prezados,
    respeito a opinião de todos. Se entre os que estão postando estiver algum pastor, respeitarei ainda mais. Conheço a minha agenda, minha dedicação durante 30 anos ao Reino, meu esforço em tentar fazer tudo o que posso. Mas sem não existe limite você acaba morrendo. Quem entender, que entenda. Quem não entender, que não entenda...

    ResponderExcluir
  10. Apenas para refrescar a cabeça de alguns, Jesus nunca cuidou das multidões, mas dos homens que cuidaram das multidões. Jesus, o filho do Deus vivo, só teve, diretamente, 12 discípulos. Ele poderia ter tido 12 mil, mas teve apenas uma dúzia. Quem quer fazer tudo, acaba esvaziando a alma de significados e vira uma MARTA MODERNA. Jesus disse a marta: "andas atarefadas com muitas coisas". E também lembro de Samuel falando com Saul, "o obedecer é melhor do que o sacrificar". Ademais, quem fala de alguém que quer ter um pouco de vida é porque nunca fez 3 enterros num dia, nunca pregou durante 5 anos 3 cultos por domingo, nunca teve praticamente todas as sextas feiras e sábados do ano casamentos... É gente que via a igreja no domingo e pronto. Falar é fácil meu mano, vá visitar cancerosos, deprimidos, oprimidos, e gente sem sentido na vida todo dia e toda a hora e você verá o que acontecerá com sua alma...

    ResponderExcluir
  11. Carlos,

    Parabéns pela excelente postagem (como sempre). Eu que estou começando o ministério e querendo fazer tudo ao mesmo tempo, vou acatar seus conselhos. Quanto aos que criticaram dizendo que Essa não era a postura de Jesus, esqueceram que Jesus sempre se retirava do meio da multidão para o deserto, para orar, e naturalmente, recompor as energias. Tem gente que pensa que cuidar-se para ter uma saúde integral também não seja buscar o Reino de Deus. Se tem alguém que se interessa pelo equilíbrio na vida de um pastor é o Deus que o vocacional.
    P.S. Espero um dia ter o privilégio de te conhecer pessoalmente. Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Para evitar o segundo NÃO, o NÃO QUERO, se o pastor ensiar corretamente sbre o dízimo nunca dependerá do salário que a congregação lhe paga. Aprendera a viver por fé, ensinando o povo a viver da mesma forma, e deixará de ser sacerdote profissional, a soldo de juntas religiosas e denominações.

    ResponderExcluir
  13. Caro Carlos Moreira,

    Perdoe-me pela expressão "Péssimo Texto" amado, apenas discordo do seu posicionamento. Considero o "NÃO" uma palavra muito perigosa!

    Creio que todo ministro de Deus precise de discípulos ao seu lado, caminhado junto, apoiando, não dá pra ele carregar tamanha cruz sozinho.

    Há a necessidade de irmãos estarem ajudando, tanto em oração, quanto no serviço em si.

    Compreendo seu texto e seu posicionamento, mas discordo em parte. Creio, sim, que devemos exortar e dizer "não" as vezes, mas com sabedoria e amor.

    Espero que compreenda minha opinião.

    Graça e Paz amado,
    Isac.

    ResponderExcluir
  14. O livro:

    EVANGELHO MALTRAPILHO, O Por Brennan Manning

    Vai ajudá-lo nesta questão.

    Ana Paula.

    ResponderExcluir
  15. Mauro Abritta,pastor.5 de setembro de 2011 às 21:20

    Creio que o texto é para que nós pastores pensem nisto, é bom pensar...Se vc tiver tempo para pensar é claro.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item