681818171876702

Deus Predestinou alguns para o Céu e outros para o Inferno?

Geralmente, os não-calvinistas são acusados de negar a soberania de Deus e transferi-la para o homem falível. No entanto, sabemos que Deus não é apenas incontestavelmente soberano, mas também é misericordioso, e jamais seria arbitrário a ponto de descartar seres humanos sem motivo algum que não seja um estado deliberado de rebelião contra Ele. Essa é a suma do texto abaixo, extraído do livro Em Defesa da Fé Cristã: respostas a perguntas difíceis, do escritor e apologista norte-americano Dave Hunt, editado no Brasil pela CPAD.

Afiliado aos Irmãos de Plymouth e editor, com Thomas A. MacMahon, da revista eletrônica The Berean Call, Hunt é conhecido por manter um debate saudável e de alto nível com teólogos calvinistas acerca da soteriologia, do que resultou, por exemplo, o livro Debating Calvinism: Five Points, Two Views (Debatendo o Calvinismo: Cinco Pontos, Duas Visões, ainda sem tradução para o português), escrito em parceria com o teólogo calvinista James White.

A própria convivência pacífica entre calvinistas, arminianos e não-calvinistas neste blog é uma prova cabal de que todos podemos coabitar pacifica e respeitosamente com nossas divergências teológicas, já que nosso inimigo de fato e de direito é o Diabo, e as verdadeiras heresias de perdição já são bastante conhecidas, inclusive pelas denúncias que aqui são feitas.

Thiago Lima Barros

Com a palavra, Dave Hunt:


Dave Hunt

Questão: Um de meus amigos deu as costas para Deus depois do terceiro ano de estudo em um seminário de estudo conservador. Ensinaram-lhe que Deus já decidiu quem será salvo e quem passará a eternidade no inferno, assim como quem passará nesta vida coisas boas ou quem passará coisas más. Você poderia auxiliar-me a ajudar esse meu amigo?

Resposta: Não há dúvida de que Deus é soberano e poderia ter predestinado alguns para o céu e outros para o inferno. Ou Ele poderia enviar todos nós para o inferno, pois é o que merecemos. A questão central não é a soberania de Deus, mas seu amor. Algo que fica muito claro é que Deus quer que toda a humanidade seja salva e vá para o céu:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, (…) para que o mundo fosse salvo por ele (Jo. 3:16-17; grifo do autor); o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo (1 Jo. 4:14; grifo do autor).

O Senhor (…) não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se (2 Pe 3.9; grifos do autor); que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade (1 Tm. 2.4; grifos do autor).

O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos (1 Tm 2:6; grifo do autor). E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo (1 Jo. 2:2; grifo do autor).

Ninguém irá para o inferno apenas porque Deus assim quis ou porque Ele não fez tudo que podia para persuadi-lo a crer no evangelho que Ele ofereceu total e graciosamente a todos. Aqueles que perecem só perecem porque rejeitaram a salvação que Deus oferece com toda a sua persuasão. Sugerir que Deus não quer que toda a humanidade seja salva é uma difamação do seu caráter, e a Bíblia seria contraditória! Como poderia ser que Deus, que diz que devemos amar nossos inimigos, não amasse os seus? É inconcebível que Deus tenha o desejo de enviar alguém que ele realmente ama para o inferno. Na verdade, muitas pessoas vão para lá pelo fato de rejeitarem a salvação que Deus, amorosamente, nos ofereceu por meio de sua graça.

Presciência Determina a Predestinação

Se for para crer que Deus predestinou algumas pessoas a ir para o inferno, então devemos também acreditar que Ele predestinou Adão e Eva deveriam pecar e, portanto, predestinou todo o mal que se seguiu. Isso é totalmente ilógico e absurdo. O calvinista rigoroso diz que somos totalmente depravados e não podemos escolher se vamos receber a Cristo ou não. No entanto, esse argumento não se aplica a Adão e Eva, pois eles foram criados na inocência. Se hoje, como nós, eles pudessem escolher apenas o mal, então a recomendação de Deus para que não comecem do fruto proibido (como também seu apelo para que venhamos a Cristo) é uma farsa.

A rebelião das criaturas no jardim do Éden, que até aquele momento eram inocentes e viviam em um ambiente perfeito, pode apenas ter sido o resultado do desejo que tinham de opor-se ao desejo de Deus. E se essa não fosse uma escolha genuína, então o pecado não poderia ter entrado no mundo por aquele ato, uma vez que eles já deveriam ser pecadores.

É verdade, Deus previu que Adão e Eva se rebelariam e Ele tinha conhecimento de todo o mal que se seguiria. Portanto, ele providenciou para que todo pecado e todo pecador fosse perdoado por meio de Cristo mesmo antes de Ele ter criado o mundo (Ap. 13:8). Mas Ele não predestinou o mal que se iniciou no Éden e que permeia o mundo! Se Ele assim o fizesse, então todas as violações, assassinatos, ódios e ciumes que já ocorreram na história e continuam ocorrendo até hoje existiriam porque Deus assim predestinou. Mais uma vez, isso é totalmente inconsistente com o caráter de Deus, conforme revelado em sua Palavra.

Romanos 8: 29-30 declara: “Porque os que dantes conheceu, também os predestinou (…) chamou (…) justificou (…) glorificou”. Deus, de forma clara, certificou-se de que o evangelho seria apresentado a todos que Ele sabia que creriam em sua Palavra. Portanto, a presciência é a chave da predestinação. Os calvinistas rigorosos objetam de que o fazer a escolha “é fundamentado em uma ação e a salvação não depende delas”. Entretanto, o fato de um homem escolher aceitar o perdão que Deus oferece em Cristo não constitui uma ação humana. Se um homem que estiver se afogando, impotente para salvar a si mesmo, aceitar uma ajuda de resgate, será que ele, desse modo, teria feito alguma coisa para salvar a si mesmo? Será que ele poderia dizer que foi salvo pelas suas próprias ações? Será que ele poderia se orgulhar (conforme alguns sugerem em relação àqueles que receberam a Cristo por um ato de sua própria vontade) de que seu resgate do afogamento ocorreu porque era “bastante esperto, bastante amoroso, bastante sábio, bastante justo ou bastante qualquer outra coisa”...? é claro que não.

A salvação é toda de Deus e toda pela graça. Aqueles que a aceitam não têm nada a ganhar. Na verdade, um pecador, para ser salvo, deve confessar sua total indignidade e inabilidade para merecer ou ganhar a salvação. Ele deve simplesmente recebê-la como um dom gratuito da graça de Deus.

Um dom incorpora dois elementos essenciais: (1) a doação desse dom; e (2) a recepção dele. Ninguém pode dar um dom a alguém a menos que a pessoa esteja disposta a recebê-lo. Deus não impõe a si mesmo nem a sua graça a ninguém. Devemos, deliberadamente e de boa vontade, eceber o dom da salvação. Essa é a razão pela qual o evangelho é pregado, e para a pessoa ser salva, precisa acreditar nele.



Extraído de HUNT, Dave. Em Defesa da Fé Cristã – Respostas a perguntas difíceis. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, pp. 303-306.


Teologia 4421270518928717850

Postar um comentário

  1. Assunto polêmico, provavelmente haverão muitos comentários contra este post, mas eu concordo com ele plenamente. Pelo contrário, se Deus é soberano, porque não poderia dar livre arbítrio ao homem? Afinal, quem tira a soberania de Deus não são os arminianos.

    ResponderExcluir
  2. Pano rápido: No dia em que me apresentarem um calvinista convicto de que é predestinado à condenação, pensarei em levar a sério a predestinação fatalista.

    Como diz o dito popular, pimenta no zóio dos outros é refresco.

    ResponderExcluir
  3. Aff, creio que o problema é falta da compreensão acerca da eleição e os efeitos da queda. Segundo o que li aqui, o fatalismo é evidente... o que passa muito longe de mente genuinamente reformada.
    Poderia discorrer sobre o texto inteiro, mas me basta falar sobre o sofisma de Deus ter predestinado o mal, um argumento recorrente.
    Pois bem, Deus decretou "PERMITIR" a queda, não decretou a queda. Não eram robôs, tinham liberdade (livre arbítrio), não havia qualquer inclinação para um lado ou outro. Tal liberdade (livre arbítrio) foi perdida na queda. Pois, daquele momento em diante, todo homem, exceto Jesus, nasceu marcado, tendencioso ao pecado. Se há qualquer tendência que possa influenciar qualquer decisão, essa não é livre. Assim, quando o homem(gênero humano) "aceita" a Jesus, não faz nada de extraordinário, pois os que são chamados por Deus não tem outra resposta que não a positiva, já que foram convencidos pelo Espírito Santo. Se o Espírito Santo não convencê⁻lo, o homem seguirá o curso normal de um pecador, morto em seus delitos e pecados e continuará sendo inimigo de Deus.
    Deus não tem obrigação de salvar quem quer que seja. A graça é ministrada soberanamente, depende apenas de Deus querer usar de misericórdia!
    "Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum!
    Pois ele disse a Moisés:Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus sua misericórdia" (Romanos 9.14-16).
    Recomenda-se a leitura de todo o capítulo dentro do contexto do livro.
    Que o Senhor os abençoe...
    IntéMax!

    ResponderExcluir
  4. claro q vamos todos pro inferno!!! O Roberto mandou a gente pra lá desde o tempo da jovem guarda; Depois disse que tudo que é gostoso é imoral, ilwwgal ouwnforda. Só com muitoa amor no coração e a verdade ao seu lado, a felicidade surgirá, nem que seja comoo um raio de Luz que depois se desfaz.

    ResponderExcluir
  5. Após a queda não mais existe vontade livre uma vez que tomamos desisões debaixo de influências, quer sejam boas ou más, quer sejam pelo Espírito, pela nossa natureza carnal, e ou, ainda por demônios. Concordo com o Max.
    Sou uma EX-AMINIANA, se assim posso dizer.

    ResponderExcluir
  6. Perfeito, eu amo as análises do Dave Hunt. O Terra Nova devia bater um lero com ele.

    ResponderExcluir
  7. Estamos mortos, segundo Efésios, em nosso delitos e pecados. Morto não se arrepende, não crê, não aceita a Deus, morto nada faz, por isso não quem por si apenas faça o bem, quem busque, que entenda, pois morto não pratica nada disso senão coisas de motor, isto é, a incosciência para a espiritualidade divina.

    http://presoporfora.blogspot.com/2010/10/simplista-mas-acredito-que-tenha-valor.html

    ResponderExcluir
  8. "Se eu pudesse eu não queria se eu quisesse eu não podia." Dando um nó em Calvino e Armínio. Sou Calvinista e não estava me afogando eu estava morto e Cristo me ressuscitou da morte dos meus pecados!

    ResponderExcluir
  9. O que me questiono é que se Deus previu a queda como diz o post e sabia de todo o mal que se seguiria, porque Deus colocou a arvore do conhecimento do bem e do mal no Éden?. Sei que muitos irão dizer: ele fez isso para que eles tivessem livre arbítrio para não ser escravo do bem etc..etc. Mas se Deus já sabia, então foi uma decisão Dele de que o homem tivesse a possibilidade de comer. E o interessante é que Deus já tinha um plano antes da fundação do mundo! Obs: Eu só quero apimentar o debate.

    Deus abençoe vocês.

    ResponderExcluir
  10. Vinícius A. De Prosdocimi14 de agosto de 2011 às 11:01

    "O SENHOR fez todas as coisas para determinados fins e até o perverso, para o dia da calamidade." Provérbios 16.8-11

    Bem, amados, a doutrina calvinista é bíblica.

    Por não termos controle sobre o pecado, não podemos nos achegar a Deus. Ao contrário, é o Espírito que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Jo 16.


    Se o homem pode alcançar a ciência da salvação sem ser pelo agir do Espírito, a bíblia é mentirosa. Então, estamos sujeitos à vontadade do Espírito, e não à nossa escolha.

    Amado irmão Mario Correa, o que o irmão falou não tem sentido nenhum. Deus não revelou quem foi predestinado para a condenação ou salvação. Mas sim, determinou o que irá acontecer (independentemente da nossa vontade).


    O fato de ser predestinado não implica certeza da salvação. São dois assuntos diferentes.

    A certeza da salvação vem de outras passagens da bíblia. Por exemplo, Paulo está convicto de que será salvo quando diz
    "porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia." II Timóteo 1.12

    Voltando à predestinação.

    Creio que o irmão não pensou nas implicações do livre arbítrio. Se as pessoas tivessem o livre arbítrio, o Apocalipse poderia não acontecer, isto é, se as pessoas decedissem não adorar a besta, não perseguir a igreja, não aclamar o anti-cristo como deus.

    O que torna a bíblia mentirosa novamente. Apocalipse cap 1 verso 1:
    "Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer".

    Não existe a possibilidade de não acontecer o apocalipse. Isso irá ocorrer não importa qual seja a "sua escolha". Assim, me responda: o que prevalecerá, a sua vontade ou a Revelação do que Deus fará?

    Para encerrar, termino com o debate sobre o assunto entre Erasmo de Roterdã (livre-arbítrio) e Lutero (predestnação)
    Erasmo: - Deixe Deus ser bom!
    Lutero: - Deixe Deus ser Deus.

    para uma análise mais profunda:
    http://www.monergismo.com/textos/predestinacao/deixem_predestinacao_lutero_timothy.htm

    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  11. interessante... se Deus sempre teve ciência do pecado de Adão, ainda que Adão nem ainda existisse, havia alguma possibilidade real de Adão fazer alguma escolha que não aquela que desde sempre Deus sabia que ele faria?
    não sei que palavra se usa para denominar esse fenômeno entre os povos, mas meu cérebro identifica tal fenômeno assimilando com que já apreendeu a encarar como destino, ou se assim preferirem... fatalidade.

    ResponderExcluir
  12. Apesar de ser criada em uma igreja arminiana (na verdade, eles não sabem, ou não querem dizer quem foi José Armínio para seus membros, descobri isso em minhas garimpadas em livros, internet...), nunca concordei com essa confissão. Principalmente depois de ter lido Romanos. Também concordo com o Max.

    ResponderExcluir
  13. No dia em que me apresentarem um arminiano convicto de que é salvo devido ao seu livre arbítrio, pensarei em levar a sério a invocação de santos em altares.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Irmã Tainá, irmã Sônia e demais irmãos... quero salientar que como um ex-arminiano, não fui convencido dos decretos eternos de Deus na eleição por quaisquer confissão reformada. O texto de Romanos me transtornou, principalmente o o nono capítulo, o trecho que transcrevi no comentário à cima. Conheci as confissões reformadas (calvinista) bem depois de ter sido convencido pelo Espírito Santo através da Palavra, que quebrantou meu coração e me mostrou a amplitude da minha salvação.
    Sou grato a Ele pelo fato de me escolher, sendo eu um morto e não um moribundo. Realmente, não tenho palavras para falar da gratidão que tenho.
    Deus dê aos demais irmãos a graça de entenderem que a salvação é obra total e restrita de Deus, que chama EFICAZMENTE os eleitos, não para uma passividade ética, mas para demonstrarem com avida a riqueza da graça de quem os chamou!

    Se desejar, leia um pouco mais do que escrevo no http://www.profetadotelhado.blogspot.com

    Deus os abençoe.... intéMax!

    ResponderExcluir
  16. Esse Dave Hunt pensa que é quem ? se o Calvino estivesse vivo, iria acertar os pontos com ele, preferencialmente jogando-o em uma fogueira com lenha verde, para ele demorar a morrer e aprender que com calvinista não se brinca, o churras que ele mandou fazer com servetus que o diga

    ResponderExcluir
  17. O Dave Hunt pensa mesmo que o mal, o pecado, são apenas "intrusos" no plano de Deus, na criação?
    :(

    Não existem intrusos, nem acidentes, MUITO MENOS "PLANO B".
    :D

    ResponderExcluir
  18. Um dos piores textos que li aqui no Genizah. Mais uma tentativa frustrada de explicar o inexplicável. Por que frustrada? Porque o calvinista não precisa de um texto ruim desses pra acreditar no que acredita. Já o não calvinista, como eu, já tem motivos de sobra pra rir um pouco nesse início de 2a feira.

    ResponderExcluir
  19. É isso aí Dave Hunt, até que enfim, uma postagem contra os calvinistas, milagre, aleluia.

    ResponderExcluir
  20. Realmente estavamos mortos para Deus, totalmente separados, mas não estavamos mortos literalmente.
    Esta é uma linguagem figurada para nos explicar a situação grave em que nos encontrávamos.

    Ora, todas as passagens que falam sobre a estabilidade espiritual são condicionais.

    ResponderExcluir
  21. Ora, Max, você diz isso porque está de pé, mas pode cair amanhã. E aí, todos os irmãos da sua igreja dirão que vc nunca foi salvo realmente, mas era apenas um religioso intelectual.

    O que me diferencia de um assaltante é minha decisão de não roubar.

    Não conseguimos ser perfeitos, temos em nós a carne. Sim, é verdade. Mas se isso significa que não temos livre arbítrio, por que as advertências na bíblia? Por que Paulo nos ensina a mortificar nossa carne? Se não tívessemos nenhuma decisão, não faria sentido tantas exortações na bíblia. Vejo que há exortações, o que mostra que temos o livre arbítrio e que há partes que mostram a soberania de Deus. Há a parte que quem opera é somente Deus, mas há a mínima participação humana e essa só acontece porque Deus permite e se todos os homens quiserem Deus permitirá a todos.

    ResponderExcluir
  22. Oh Vinicius, penso assim...se as pessoas resolvessem não adorar a besta, não teríamos o apocalypse, glória a Deus. Se os judeus tivessem aceitado a Cristo, ele não teria sido crucificado, glória a Deus. Se os judeus tivessem sido fieis no passado, não teríamos tantos problemas, glória a Deus. Mas aí toda a bíblia seria diferente, o plano de Deus seria outro, Deus não necessitária escrever sobre o apocalypse.

    Entenda, Deus é onisciente, você acha que Deus escreveria sobre o Apocalýpse se Ele nao soubesse com certeza que iria acontecer.

    ResponderExcluir
  23. Caro irmão Max.

    A mim ocorreu o mesmo. Comecei lendo Romanos. Esse livro me deixou incomodada, resultando no questionamento dos meus valores e definições sobre o que é ser, como e porque me tornei cristã. Foi o que me fez não querer mais concordar com o Arminianismo a priori(pois seus fundamentos são ensinados na minha igreja de forma direta, apesar de não mencionarem o nome dele), depois o fato de que os líderes que administraram a denominação da qual faço parte e, consequentemente a igreja onde congrego NUNCA salientaram essa informação (até hoje). Também conheci as definições de confissão reformada bem depois de conhecer a Cristo lendo as Sagradas Escrituras.

    ResponderExcluir
  24. Caro irmão Rex, recomendo que lei o a carta de Judas, mais especificadamente o versos 24, que para ganhar tempo, aqui exponho rapidamente.
    "Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diate da sua glória".
    Pois bem, há uns dois anos atrás, falando sobre a perseverança dos santos, fiz uma exaustiva exegese do texto em questão e creio que o texto é conclusivo, acompanhe:
    A palavra que foi traduzida como livrar é "fulaxai" e esta forma não aparece novamente no NT. A palavra isolada transmite a ideia de que não permitirá queda. A outra palavra em questão também é única no NT, é "aptaistous" que foi traduzida como tropeço (de tropeçar). Aqui está a resposta à sua afirmação quando ao crente cair da graça. As duas palavras combinam-se e formam uma sentença no mínimo IRREFUTÁVEL. Atenção, é importante:
    "àquele que nos conservará na impossibilidade da queda".
    Judas não está conjecturando, mas afirmando categoricamente que o cristão, crente de fato, salvo, eleito, é guardado por Cristo na impossibilidade da queda.
    O interessante é que o texto nos trás dois panoramas, o terreno, quando Deus nos guarda e o celestial, quando depois de nos conservar na fé, nos apresenta, com exultação diante da glória do Pai.


    Outro texto é o de Efésios 2.6 "e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.
    Se for necessário, apareço por aqui novamente. Mas creio que gostando ou não, é o que o texto dentro do contexto diz, me desculpe... não mais o que dizer.
    Espero ter sido claro e desejo que o Senhor lhe fale ao coração!
    IntéMax!

    ResponderExcluir
  25. Ah... das exortações quanto a mortificação da carne, é muito simples. Quando um indivíduo é regenerado, é adotado no Corpo de Cristo, não igreja militante(visível) apenas, também da triunfante (a invisível, os salvos), é também santificado (separado dos rudimentos do mundo). É evidente que não é totalmente santo, mas tem em sim a capacidade de buscar a santidade. Pois a santificação é exclusividade dos regenerados.
    Aí entram as exortações. Cada regenerado, através da Palavra, da oração e do Penhor da herança(garantia da salvação), o Espirito Santo que nele habita, é agora capacitado e convidado a "desenvolver sua salvação", buscar santidade, que nada mais é do que abandonar as práticas de velha criatura, substituindo-as por proceder que honre a Deus.

    ResponderExcluir
  26. Puxa gostei muito do que disse Max Gama!

    ResponderExcluir
  27. Adoro esse toma-lá-dá-cá entre calvinistas e arminianos, cheios de frases feitas e cheias de efeito... lembre-se que o principal erro calvinista é repetir o maior erro arminiano, o de acreditar que a Palavra do Senhor pode ser hermeticamente acondicionada em 5 pontos.

    Também creio na convivência pacífica das duas partes, uma vez que as discordâncias são puramente filosóficas.

    ResponderExcluir
  28. Devo discordar de Dave Hunte, não gosto do que ele escrevo mesmo, e também não gosto da CPAD, editora arminiana como todo (quase todo) penteca. Predestinação não é presciência. Assim, vcs assassinam a teologia calvinista!

    ResponderExcluir
  29. Com um zilhão de comentários, os calvinistas aqui presentes jamais saberão explicar como Deus "não quer que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se" e como "teria eu algum prazer na morte do ímpio?, palavra do Soberano Senhor. Pelo contrário, acaso não me agrada vê-lo desviar-se dos seus caminhos e viver?" e ainda assim, em sua "soberania", ele diz que a porta é estreita e poucos são os que passam por ela. Por esse ponto de vista o inferno nem deveria existir.

    (ah o primeiro coment ta como anonimo mas é meu msm)

    ResponderExcluir
  30. Max, é impossível a queda enquanto o crente estiver firme em cristo, é o que penso da passagem de Judas. É fácil pegar essa passagem e interpretar dessa forma. Mas vc não me deu significado às exortações no tocante a santidade, mortificar a carne, etc. Sabe por que? Porque se o crente foi ressuscitado, santificado, regenarado (não necessariamente nesta ordem) para poder buscar a salvação, isso sem a ação do livre arbítrio, é inútil existir exortações. Por que Deus mandaria exortações a um povo que já está predestinado a O buscar, a ser salvo, a se santificar?

    É sem sentido, caso não exista o livre arbítrio.
    Por que devemos nos preocupar com a evangelização? É sem sentido querermos pregar se já existem os predestinados e não há nada que possamos fazer para mudar isso.

    Acho suficiente o pensamento de que Deus já sabe quem vai aceitar a Cristo e entrar para o grupo de predestinados, que é a igreja.

    Pense comigo, eu predestinei um onibus para ir a uma excursão, e já declarei: "Quem entrar nesse ônibus e pagar a passagem vai ir até o zoológico". O ônibus está predestinado, as pessoas não, exceto do ponto de vista da frase, no geral.

    Se eu não tivesse oferecido a viagem ninguém ficaria sabendo, se eu não fizer a propaganda, ninguém vai. Da mesma forma, se não pregarmos como serão salvos.

    ResponderExcluir
  31. Agora, esse papo de querer que o Senhor fale ao meu coração Max, qualé? Isso aí é doutrina calvinista, não bíblica, é que nem igreja que prefere púlpito de vidro e igreja que prefere de madeira, porque é possível base para outra visão. E outra, vc não deveria querer que Espírito Santo fale ao meu coração, do seu ponto de vista, se eu for um escolhido para isso Ele vai falar e me convencer. Não precisa desejar. Aliás, do seu ponto de vista esse desejo já foi predestinado.

    ResponderExcluir
  32. É engraçado que no meio das pessoas que não creêm no livre-arbítrio tem uma quantidade enorme que não evangeliza e não faz nada por missões (pela salvação de pessoas em outras culturas e países) mas mesmo assim se diz predestinado, faz-me rir.

    ResponderExcluir
  33. Colossenses 4: 6 (NT King James)
    A vossa maneira de falar seja sempre agradável e bem temperada com sal, a fim de saberdes como deveis responder a cada pessoa.

    Quem é HANDERSON XAVIER???????????? Alguém que não gosta do que DAVE HUNT escreve - Não gosta da CPAD - e se refere aos irmãos pentecostais de forma pejorativa e arrogante (atitudes não apropriadas ao cristão verdadeiramente dirigido pelo Espírito Santo).

    Quem é Dave Hunt?
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Dave Hunt é um dos mais conhecidos pesquisadores de escatologia dispensacionalista da atualidade.
    Devido a suas profundas pesquisas e sua experiência em áreas como profecias, criacionismo, misticismo oriental, fenômenos psíquicos, seitas e ocultismo, realiza muitas conferências nos EUA e em outros países, também sendo entrevistado freqüentemente no rádio e na televisão. Começou a escrever em tempo integral após trabalhar por 20 anos como consultor em Administração e na direção de várias empresas. Dave Hunt escreveu mais de 20 livros com vendas totais que passam dos 3.000.000 de exemplares.

    Quem é HANDERSON XAVIER?????????

    Parabéns ao Max Gama pela forma polida e sensata que escreve.

    Marco Antônio

    ResponderExcluir
  34. Sou salvo pela graça de Deus, e sou pentecostal da Igreja Assembléia da Deus, fui transformado pelo testemunho de um calvinista, que nem se intitulava com tal, mas quando no leito durante uma enfermidade - mesmo pesando apenas 40 Kg - falava com ardor/vigor sobre o maravilhoso Amor de Cristo, e não com orgulho/arrogância sobre a teologia de Calvino. (Quando leio o livro do Profeta Isaías cap. 42: versos 1 - 7, penso que muitos dos calvinistas deveriam se despir da sua teologia intectualizada e vazia, e se revestir do amor e poder de Cristo através do seu Santo Espírito)

    Não clamará nem gritará, nem fará ouvir a sua voz na praça.
    Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega; em verdade promulgará o direito.

    Glorificado eternamente seja o Nome do Senhor Jesus Cristo.

    Marco

    ResponderExcluir
  35. Meus irmãos calvinistas. Eu sou católico romano e considero esta questão extremamente difícil. Calvino foi, sem dúvida alguma, extremamente radical, Armínius, co contrário, teve muito maior bom senso ao analisar o problema. Mas no século XVI houve dois teólogos católicos que também estudaram a fundo essa questão. Trata-se de Luiz de Molina e Domingos Bañes. Acho que quem estiiver disposto a compeeender essa questão deve ler Jacobus Arminius, que li com muito prazer, e também os dois católicos. Certamente terão uma idéia bastante clara dos vários textos bíblicos sobre essa questão.

    ResponderExcluir
  36. Queridos irmãos, as questões que envolvem essa discussão não podem ficar apenas no que lemos aqui. O que se debate aqui é a insubordinação de Pelágio à soberania de Deus, chegando inclusive a negar a necessidade da graça de Deus para a salvação. Por mais que neguem o fato, o arminianismo é filosoficamente uma releitura do semipelagianismo que tentou harmonizar soberania com vontade do homem. Por outro lado, agostinho defendia a total liberdade e soberania de Deus em manifestar a graça. Minha gente, me desculpe, mas é Bíblia pura. Afirmar que calvinismo não é bíblico, é no mínimo falta de respeito e bom senso. Calvino não inventou nada, apenas sistematizou os escritos do apóstolo Paulo e posteriormente, de Agostinho. Não há na teologia reformada calvinista doutrina que surja de versículo isolado, texto e contexto fornecem a base necessária, a Escritura interpreta a Escritura.
    Amigo Rex, qualquer exegeta sério que saiba o mínimo de coinê, concordará que não há no texto (Jd 24) qualquer condição baseada na disposição do homem em permanecer em Cristo, mas sim, ser mantido por Ele.
    Quanto à santidade, é um atributo comunicável de Deus, partilhado em parte com o regenerado, que passa à partir da santificação(separação) ser capaz de desenvolvê-la. Além de ser uma experiência exclusiva dos regenerados (Rm 6.5,6,14,22; Gl 5.24; 1Ts 4.3-7; 2Ts 2.13), uma experiência sem a qual ninguém verá a Deus (Mt 5.8; Rm 6.22,23; Cl 1.9-12; 1Ts 5.23; Hb 12.14; 2Pe 3.13,14), uma experiência que vivifica e aproxima os crentes de Deus (Rm 6.12-14; 2Co 7.1), uma experiência que provoca uma contínua luta entre a carne e o espírito (Rm 7.19,23; Gl 5.17; 1Pe 2.11), é também uma experiência de vitória e crescimento em graça (At 20.32; Rm 6.14; 2Co 3.18; 1Ts 5.23; Ap 22.11,12).
    Peço, leiam os textos.
    O exemplo do ônibus é por demais simplório e torna Deus um mero expectador da humanidade, o que nunca foi.
    Como não sei quem são os eleitos, minha função quanto pregador do Evangelho(meio ordinário para a salvação) é anunciar. Se alguém se diz calvinista e não evangeliza, digo o seguinte: DUVIDO QUE SEJA DE FATO CRISTÃO.
    Calvinismo não leva à passividade ética ou ao fatalismo. Qualquer um que assim afirme, exerce o papel de velhas caducas disseminando fábulas!

    ResponderExcluir
  37. Ao amigo Vinícius:
    Vejo como admirável os esforços na tentativa de defender a todo custo, inclusive prostituindo (tirando do contexto) as Escrituras, a repaginação de Pelágio. Mas o Texto Sagrado é Soberano, Soberano como o Deus do Texto. Assim, vejamos o texto: "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para COVOSCO, não querendo que NINGUÉM se perca, senão que TODOS venham a arrepender-se."
    Gente, qualquer leitor que vá ao Texto Sagrado com "armadura arminiana" corre o risco de desconsiderar o óbvio, lamentavelmente. As palavras em caixa alta assim estão para mostrar o óbvio ignorado tendenciosamente por muitos. "CONVOSCO" condiciona restringe o sentido de "NINGUÉM" e "TODOS". Dessa forma, o texto afirma que Deus não quer que nenhum daqueles a quem Pedro escreve se perca. O alcance de "TODOS" é qualificado pela palavra "CONVOSCO". O arrependimento que está em vista, por causa do qual Deus adia o juízo, é do povo de Deus, e não do mundo todo. Deus deseja que nenhum de seus eleitos se pereça (Jo 6.39).
    Pensando um pouquinho: Se Deus quer, Ele faz, nenhum de seus planos podem ser frustrados. Os seus eleitos chegarão ao arrependimento, pois serão convencidos pelo Espírito Santo do pecado, da justiça e juízo. Se for diferente, como diz a teologia arminiana, Deus é um frustrado que assiste passivamente àqueles que desejava mandar para o céu irem para o inferno. Afinal, depende da livre escolha deles. Ainda bem que não dependi de decisão minha!

    Como fui chamado de não-bíblico por ser calvinista, creio que não há mais em que possa contribuir. Afinal, qualquer pensamento não bíblico deve ser rejeitado. Assim, me retiro.
    Até outra oportunidade.

    ResponderExcluir
  38. Fresquim...
    Todos serão salvos!
    Será????????

    http://profetadotelhado.blogspot.com/2011/08/2pe-39-deus-quer-salvar-todos.html

    ResponderExcluir
  39. Max, Deus não é um mero observador, uma vez que Ele criou o ônibus e propiciou meios de o ônibus chegar até as pessoas, além disso tentou convencê-las com seu Espírito, mas se até Adão resolveu desobedecer, quanto mais há a possibilidade de alguém rejeitar essa graça.

    Outra, tanto Pelágio como Calvino erraram nos opostos.

    A bíblia destaca a maravilhosa graça de Deus, mas os apóstolos sempre convidaram as pessoas ao arrependimento.
    As passagens que vc citou destacam a soberania de Deus, mas elas não excluem as outras passagens que nos exortam ao arrependimentos e à prática de boas obras.

    ResponderExcluir
  40. Max Gama, que Adeus dramático, não. tchau, tchau.
    Mas antes pense que esse todos pode muito bem se referir a toda a humanidade. Ora Paulo usa o CONVOSCO por estar se dirigindo a seus leitores. É uma maneira mais íntima de falar, mas não exclui um não crente que leia a carta. A carta é dirigida a uma igreja, então Paulo usa esse termo, mas Paulo não diz TODOS OS ESCOLHIDOS. E quanto ao querer de Deus ser poder, pense um pouco...será que Deus por acaso é um psicopata, ou um megalomaniaco? Ora, Deus permitiu a existência do mal, se o que quer Deus sempre faz, Deus quis então o mal. Pois se Ele quisesse o contrário, a total ausência do mal, de acordo com seu pensamento, ele teria feito.
    Acredito que com esse pensamento, já destrui o argumento de o que Deus quer, Ele faz.

    ResponderExcluir
  41. Esticando o sentido se chega longe, desse ardil eu tô fora!

    ResponderExcluir
  42. Esticando o sentido se chega longe, mas é justamente dessa forma, que se excluem os equívocos.

    ResponderExcluir
  43. Fica difícil aceitar a postura de Dave Hunt por duas razões:
    1) Ela exige uma doutrina sobre o pecado que afirme que a queda do ser humano o corrompeu parcialmente e não totalmente.
    2)Escolhendo livremente a salvação em Jesus, o ser humano pode apresentar diante de Deus pelo menos um mérito: o de ter crido em Jesus. (O que fazer com Ef 2.8?)

    ResponderExcluir
  44. Ao Max Gama:
    Apenas explicando o verso. O "convosco" neste caso não altera o sentido do texto, ele somente está ali porque era para eles que pedro escrevia. Mas tudo bem, vamos nos restringir ao "convosco"... Será que todos aqueles à qual a carta se direcionava foram salvos? A menos que a resposta seja positiva, o que eu duvido MUITO, o sentido do texto continua o mesmo o qual eu postei.
    Na dúvida, o certo é sempre usar um texto para explicar o outro. Por isso eu postei dois textos que possuem o mesmo exato sentido (um do NT e outro do VT). Dei base para o que postei, e pode chorar e espernear, mas você não tem nem o que dizer a respeito pois os textos são claros de mais.
    Sou salvo por graça, pela fé, e também pelas obras, as quais vivificam a minha fé.
    "Mostra-me a tua fé sem obras que eu com as minhas obras te mostrarei a minha fé".

    ResponderExcluir
  45. Que pena ... o site deu um tiro no pé.
    Esse artigo presta um desserviço a apologética.
    O pensamento arminiano não é bíblico. Leva as pessoas à um relacionamento com Deus que não existe na Bíblia. Se não fosse a participação madura, correta, elucidativa e bíblica de Max Gama nos comentários, esse post teria se transformado em mais uma falácia "gospel".
    Sugiro um convite ao Max para se integrar ao time do Genizah.
    E por favor Genizah, sem essa de flertar com esse universo anti-bíblico do qual vc surgiu pra combater (e com bom humor)!
    Copie tudo o que o Max escreveu e envie para o D. Hunt! Vamos abençoar o irmão equivocado.
    Ass: Marco Antonio

    ResponderExcluir
  46. não entendo se Deus saiu escolhendo a dedo quem vai ser salvo porque Jesus mandou pregar o evangelho á todos,Deus não é suficiente capaz de salvar sem que seja preciso falar da sua salvação?ele está nos fazendo de fantoches? o nosso serviço é vão no senhor? a biblia não nos ensina isso!e o que dizer de joão 3:19 e atos 17:34, Deus realmente é soberano e que todos os homens sejam salvos.
    Elson moura

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. desculpa escrevi errado o versiculo, o correto é joão 3:16.

    ResponderExcluir
  49. Desculpe, havia trocado os nomes, chato é Vinícius o Max salvou os comentários,refazendo meu ponto de vista ....
    Esse Vinícius é um chato. Parece que tá se agarrando a uma tabua de salvação?! Más tá mesmo se soltar esses argumentos vai se afogar.
    É ignorância não se abrir pra textos tão fortes, que são os que dão base para reformados. Não é negando que vamos achar o equilíbrio temos uma responsabilidade muito grande com nosso "livre arbítrio" e a busca da santidade é constante e é fazendo escolhas que exercemos nossa cidadania no mundo espiritual e na vida.
    Estou notando certas característica em armenianos que não é boa!
    Não quero ser assim não.
    Vamos pregar, alguém aqui disse que não era pra fazer isso? Não, não disse temos que pregar!Calvinistas e armenianos pois não sabemos quem são os escolhidos de Deus, más Ele sabe e pronto.Se é justo ou não, isso não nós cabe.
    Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
    Romanos 9:20
    Dani Lima
    http://berearepreciso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  50. Recomendo aos irmãos que discordam de Ef2.8, meditarem sobre João 5 e 6. Além de Romanos 9, é claro.
    "contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida."
    João 5:40
    ponto 1: não queremos ir a Jesus. Nossa vontade não quer Ele. Não vemos nada de maravilhoso ou belo nEle. Afinal, somos mortos espiritualmente (Ef 2.8)
    ponto 2: não queremos ir a Jesus para ter vida. Ou seja, não temos vida, já que precisamos ir até Ele para ter vida, no entanto, nossa vontade nos impede.
    ponto 3: não queremos ir a Jesus para ter vida. ELE DÁ VIDA para quem vai até Ele. MAS NINGUÉM QUER IR.
    mas quem vai até Ele???

    Jo 6.44 "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia." - nesse ponto, o irmão Max pode dizer melhor do que eu - o verbo grego elkos (traduzido para 'trouxer') é o mesmo usado para a palavra 'arrastaram' em Atos 16.19 "...e os arrastaram para a praça principal...".
    o verbo é também usado para descrever a ação de tirar água de um poço.

    portanto, ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o arrastar até mim, não o tirar do fundo do poço e trazê-lo até mim. Essa idéia, de 'elkos' independe da vontade do objeto. Paulo e Silas foram arrastados independente se eles queriam ou não.
    Quanto a água ter vontade ou não de sair do poço, não é o ponto...

    o fato é que Deus busca o homem. O evangelho é isso, Deus buscando o homem, e o homem se esconde, tem vergonha. o fujitivo é o homem. Deus age, de acordo com sua misericórdia e benevolência.
    A nossa salvação só depende de Deus. Glória a Ele por isso!!!
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  51. Talvez não tenha ficado claro,...

    precisamos de vida.
    Precisamos ir até Jesus para ter vida.
    Jesus dá vida, Ele é o espírito vivificante.
    Jesus dá vida para quem vai a Ele, mas quem vai a Ele é porque Deus o levou.
    Jesus nos dá vida espiritual! Nicodemos veio todo escondidinho na calada da noite bajular o Mestre e Jesus não perdeu tempo: NINGUÉM pode ver o Reino dos Céus se não nascer da água e do Espírito. Nascer de novo, ser regenerado. passar da morte para a VIDA!

    ResponderExcluir
  52. Deixa ver se eu entendi, para os calvinistas Deus é um organizador de um concurso espiritual onde Ele mesmo escolhe os que vão ser aprovados,e os outros são reprovados apenas porque Ele não os quis sem dar nenhuma chance aos mesmos! me desculpem mais o Deus de quem eu ouvi falar não é o mesmo que vcs calvinistas falam. pode ser que eu esteja enganado até que me provem ao contrário.

    ResponderExcluir
  53. http://www.monergismo.com/textos/arminianismo/cristo_arminianismo.htm

    ResponderExcluir
  54. "Depois de dizer isso, Jesus olhou para o céu e orou: "Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique.

    Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.

    Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

    Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.

    E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.

    "Eu revelei teu nome àqueles que do mundo me deste. Eles eram teus; tu os deste a mim, e eles têm guardado a tua palavra.

    Agora eles sabem que tudo o que me deste vem de ti.

    Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste.

    Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus.

    Tudo o que tenho é teu, e tudo o que tens é meu. E eu tenho sido glorificado por meio deles.

    Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um."
    João 17:1-11

    ResponderExcluir
  55. capitulo 10 de romanos

    vers. 9 A saber: se com a tua BOCA confessares ao Senhor Jesus,e em teu coração CRERES que Deus o ressuscitou dentre os mortos,SERÁS SALVO.

    VERS.10 Visto que com o coração se crê para a justiça,e com a BOCA se faz CONFISSÃO para a SALVAÇÃO.

    VERS. 11 Porque a escritura diz: todo aquele que nele crer não será CONFUNDIDO.

    VERS. 13 Porque TODO AQUELE que INVOCAR o Nome do Senhor SERÁ SALVO.

    calvinistas a biblia se contradiz? na visão de vocês esses versiculos dão abertura a predestinação? a palavra de Deus volta vazia?
    em quê devemos crer então?

    ResponderExcluir
  56. Jesus disse:

    " Ninguem vem a Mim se o Pai que me enviou não o trouxer "

    " Não fostes vós que escolhestes a Mim, Eu que escolhi a vós..."
    ...........

    Sendo assim:

    Pré-ciência em relação aos salvos...

    Romanos 8:29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

    Pré-ciência em relação aos perdidos...

    Isaías 26:10 Ainda que se mostre favor ao perverso, nem por isso aprende a justiça; até na terra da retidão ele comete a iniqüidade e não atenta para a majestade do SENHOR.

    Mas o convite é para todos:

    Isaías 55:1 Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.

    João 3:19 O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.

    ResponderExcluir
  57. Infelizmente o Dave Hunt falha nesse ponto. Os maiores teólogos da igreja acreditavam na doutrina da eleição, predestinação e reprovação.

    "NINGUÉM PODE vir a mim, se O Pai não o trouxer" - Jesus Cristo.

    Abs!

    Léo

    ResponderExcluir
  58. Eu tinha a mesma linha de raciocínio que D.Hunt tem, porém há falhas, e ele deve saber disso. Acho muito importante este debate pois fala do caráter de Deus, qual Deus que nós cremos? Há diferença do Deus arminiano para o Deus calvinista? Se houver, um dos dois crêem no Deus errado? Pois errar nesta doutrina implica em errar no Deus em que se cre e cair em uma idolatria, que seria crer em um deus que não existe?

    ResponderExcluir
  59. a ideia de estarmos nos afogando é a ideia que estamos lutando para viver mas estamos totalmente mortos e Deus nos vê putrefatos e nos vivifica não por por que estamos lutando contra o abismo, pra não afundar mas por amor

    ResponderExcluir
  60. Argumento pífio: "Se um homem que estiver se afogando, impotente para salvar a si mesmo, aceitar uma ajuda de resgate, será que ele, desse modo, teria feito alguma coisa para salvar a si mesmo?"

    A questão que o autor do texto parece não ter percebido é que o afogado tem consciência de que vai morrer, e aceita o resgate pelo instinto de preservação vital. Diferentemente, o pecador não tem consciência de seu pecado, pois está morto espiritualmente, e isso o leva a julgar desnecessário o resgate. Para completar, ele não têm um "instinto de preservação vital espiritual", bem ao contrário, seus instintos carnais o levam a afastar-se da salvação e dificultam a perseverança no seu caminho.

    A chave do entendimento é a interação de Deus com os homens, em ações onde o Senhor estimula a percepção do estado miserável de pecador, levando a criatura a ter condições de discernir a falta que faz o bem e a amargura do mal.

    Ligar a presciência à predestinação é um argumento forçado. Deus usa a Sua presciência para alertar os homens através de profecias, embora estes infelizmente nem sempre a reconheçam e aceitem, como no caso do rei Acabe, que mesmo sendo avisado pelo profeta Micaías, mesmo sabendo que seus profetas eram mentirosos, insistiu em ir à batalha em Ramote-Gileade onde tombou para sempre.

    Vejamos em 1 Reis 22.20-22

    "E disse o SENHOR: Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira e outro de outra.
    Então saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o induzirei. E o SENHOR lhe disse: Com quê?
    E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim."

    Deus estaria tentando Acabe? Deus predestinou Acabe para a condenação eterna? De forma nenhuma! Se assim fosse, o Senhor não teria avisado o infeliz rei através do profeta.

    A presciência de Deus faz isso: Alerta o pecador do perigo que corre de ser vítima do inimigo que anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.

    ResponderExcluir
  61. Concordo com o que disse o Fabio.
    Não é só a soberania de Deus que está em debate,mas também Sua Justiça.
    Faz pouco tempo ouvi uma definição bastante interessante de um reverendo presbiteriano (denominação de base calvinista) chamado Augustus Nicodemus, ele resume: "Todo cristão de pé é um arminiano e de joelhos é um calvinista." Ele explica: "...quando estamos de joelhos agradecemos a Deus por sua misericórdia, por ter-nos salvado, pois não merecemos; quando de pé, anunciamos Jesus às pessoas, dizemos que Ele as ama e morreu por seus pecados e que quer salvá-las.
    Creio que os argumentos de ambos os lados vão coexistir sempre; e são quase sempre plausíveis. Haja vista que agora vemos como por um espelho, mas que conheceremos como somos conhecidos; não teremos resposta definitiva a respeito do assunto; exceto se Deus também nos tenha predestinado a crer no calvinismo ou no arminianismo; isso seria uma blasfêmia, pois ser arminiano ou calvinista não salva ninguém.
    Gostei do que um dos comentaristas disse: Será que tem algum calvinista convicto de que não é eleito?
    Ou será que o pacote de salvação inclui crê-la pela óptica calvinista? Será que Paulo e os outros apóstolos o eram? Seria uma blasfêmia!
    Em suma, creio que a Justiça de Deus também está sendo esquecida; se Satanás (ou Lúcifer) não hovesse se rebelado e levado a terça parte dos anjos com ele; tentando ser igual a Deus, o Senhor não precisaria por em teste nossos primeiros pais. Dentro da perspectiva Divina seria injusto não dar ao homem a opção de se rebelar e servir àquele que tentou ser igual a Deus, sendo que ele teve uma vitória parcial entre os anjos e, sendo o homem feito um pouco inferior a eles (salmo 8) também teria que passar por essa prova pra cumprir a justiça de Deus.
    Vemos que Deus não é como muitas vezes nós somos - intelectualmente desonestos. Deus não esconde nada, nem o pecado dos seus servos como o rei Davi.
    Da mesma forma que o homem não havia feito nada para merecer conhecer o pecado, não fez nada para merecer conhecer a Deus. Poderíamos dizer que Adão fora "evangelizado" por Deus para não perder o céu que era seu por direito de herança ("...porque no dia em que dela comerdes certamente morrerás.") e nos tempos do fim veio em carne anunciar ao pecador que ele pode abrir mão da herança do inferno (de direito) e retormar a herança do céu ("arrependei-vos e crede no evangelho").
    Graça e Paz a todos.

    ResponderExcluir
  62. "A Graça se manifestou trazendo salvação a todos os homens".Isso é o suficiente juntamente com joão.3.16.Só não será salvo que não quiser.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon
:noprob:
:smile:
:shy:
:trope:
:sneered:
:happy:
:escort:
:rapt:
:love:
:heart:
:angry:
:hate:
:sad:
:sigh:
:disappointed:
:cry:
:fear:
:surprise:
:unbelieve:
:shit:
:like:
:dislike:
:clap:
:cuff:
:fist:
:ok:
:file:
:link:
:place:
:contact:

Página inicial item