BEPEC antecipa em quase um ano dados do IBGE sobre a população evangélica
https://genizah-virtual.blogspot.com/2011/08/bepec-antecipa-por-quase-um-ano-dados.html
Dados da POF do IBGE sobre religião dando conta do número de evangélicos desigrejados - ou desviculados de instituições - são antecipados em quase um ano pelo BEPEC / GENIZAH em pesquisa realizada em outubro de 2010 e divulgada em janeiro deste ano.
Hoje (15/08/2011) a folha de São Paulo publicou matéria com base nos dados recém divulgados pelo IBGE dando conta do substancial aumento dos chamados desigrejados entre os evangélicos.
Segundo dados da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), do IBGE, que pesquisou o tema em 2003 e 2009. No período, só entre evangélicos, a fatia dos que se disseram sem vínculo institucional foi de 4% para 14% - um salto de mais de 4 milhões de pessoas.
No final de 2010, o Genizah realizou uma pesquisa online investigando o tema DESIGREJADOS usando a sua base de dados de 1,2 milhões de evangélicos antecipando a mesma metodologia que seria empregada pelo recém fundado BEPEC – Bureau de Pesquisa e Estátistica Cristã - www.bepec.com.br cujos diretores são Danilo Fernandes e Carlos Moreira – editores do Genizah.
Na ocasião estimamos em 12,5% o total de desigrejados no corpo evangélico (afastados + sem comunhão por mais de um ano + % dos participantes de comunidades alternativas não eclesiásticas *). Número equivalente ao achado pelo IBGE, dado o intervalo de confiança empregado.
Ressaltadas algumas diferenças que elaboram com mais precisão teológica os grupos denominacionais de evangélicos, o que não se poderia exigir do IBGE, o BEPEC além de antecipar os dados da pesquisa nacional do IBGE, oferece informações mais detalhadas sobre o fenômeno e seus diversos subgrupos (que não deveriam ser olhados como um único fenômeno*), incluindo as causas declaradas pelos “desigrejados” para o seu afastamento ou sua desvinculação institucional.
Como não poderia deixar de ser, a equipe do BEPEC está extremamente orgulhosa por esta antecipação de informação, o que envolve dois aspectos muito caros:
- A força da metodologia empregada e das pesquisas por meios digitais, incluindo a qualidade da amostragem feita a partir da nossa base.
- O aumento da confiança do povo evangélico no BEPEC – Bureau de Pesquisas e Estatística Cristã.
Hoje, o BEPEC realiza ao menos três pesquisas abertas de interesse do provo evangélico, além de pesquisas Ad Hoc para empresas atuando no segmento cristão evangélico– a partir das necessidades específicas de cada cliente. Nosso diferencial: pesquisas online oferecendo precisão com custos acessíveis.
A matéria do Genizah oferecendo os resultados da pesquisa pode ser encontrada neste link:
A mesma foi divulgada também na edição 15 do Genizah Almanaque:
http://www.genizahalmanaque.net/
E está reproduzida em mais de 350 sites e blogs cristãos desde de dezembro de 2010.
Desigrejados = Parados, desviados, excluidos...
ResponderExcluirMuito triste isso.
Irmão, veja o que o IBGE me escreveu:
ResponderExcluirIBGE_Oficial há 7 horas
Cara isso é vírus RT @telefeonline Curiosidades: BEPEC antecipa em quase 1 ano dados do IBGE sobre população evangélica http://t.co/5u9xqeI
Acredito que, infelizmente, a " desigrejação " seja uma tendência. E não tem nada a ver com apostasia. O número de homens que dominam as igrejas hoje como seus próprios territórios cresce assustadoramente. Porém o número de pessoas " pensantes " na igreja também tem aumentado, levando-as a não aceitar mais viver sob julgo humano de pastor algum.
ResponderExcluirHoje boa parte das pessoas estudam, se atualizam, lêem mais, despertando dentro de si o senso crítico.
Considero formidável conviver em comunhão, membro de uma comunidade / igreja que compartilhe da mesma crença, mas as lideranças tem exterminado tal desejo de muitos, preferindo transformar a igreja que pastoreia em uma " Cuba "
Bom, aproveito para convidá-los a visitar meu site http://ocerebelo.blogspot.com/
Elé é composto por mim e mais 6 amigos, cuja visão é discutir assuntos contemporâneos de maneira reflexiva e humorada, e tal idéia foi inspirada nas leituras deste blog. Entrem lá, nos sentiremos honrados! Ainda estamos engatinhando, mas breve traremos boas novidades aos nossos leitores.
Amplexos e fiquem na paz!
Sou desigrejado e não estou Parado ou desviado ou excluido... na verdade nunca estive mas perto de Deus!
ResponderExcluirQual é melhor, uma pessoas pertencer a uma "igreja" dessas que pregam cada loucura ou esta pessoa seguir a Jesus de acordo com o Seu evangelho que está na Palavra e não na boca de um ou outro pastor?
O evengelho é por acaso de dificil compreenção que somente um "Doutor da Lei" ou "Teologos" o entenderia?
Por acaso Jesus veio neste mundo para complicar a vida de um sujeito (com regras, doutrinas, "fardos pesados")? Ou para simplifica-la (O fardo de Jesus é leve)?
Jesus por acaso veio instituir uma hierarquia espiritual um sobre os outros?
Jesus não disse que somos todos irmãos e que o unico acima é Ele mesmo?
Jesus não é o guia? Jesus não é o Mestre? Deus não é o nosso Pai?
Então porque chamarmos Homens de guias(pastores), ou de Pai(padre), ou entao de mestre(Rabi).
Mateus 23:10 Jesus falando:
Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.
E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.
Nem vos chameis pastores, porque um só é o vosso pastor, que é o Cristo.
Ninguem nunca te pregou isso?
Mauricio.