Namoro Cristão
https://genizah-virtual.blogspot.com/2011/07/namoro-cristao.html
Fernando Ortega
"...tomem cuidado para não ficarem sozinhos..."
Essa é a frase dita em muitas igrejas para casais de namorados.
Namoro não é tema em muitas igrejas. Percebo isso à medida que recebo e-mails, comentários, twitts e visito igrejas. Alguns fazem perguntas tão simples que me assustam. Como um tema tão importante não é discutido abertamente nas igrejas?
Infelizmente, se adolescentes e jovens não aprendem nada disso na igreja, vão aprender nas escolas, faculdades e até filmes...
Um rio de dúvidas existe no coração de um casal de namorados cristãos: “é de Deus?”, “Pode beijar?”, “Diferença entre paixão e amor”, “Como adorar a Jesus com meu namoro?”, etc... E muitas igrejas ficam de braços cruzados ou com medo de falar do assunto.
A falta de informação somada aos tabus faz com que estes jovens envolvam-se em relacionamentos sem qualquer compreensão de sua importância. Dessa forma, são levados por sua carência ou pela "onda" de amigos que iniciaram um relacionamento.
Certa vez, um rapaz me contou sobre sua alegria em estar namorando. Dizia que estava feliz, que tinha lido o Não Morda a Maçã (meu blog) e que também queria ter o seu relacionamento verdadeiramente voltado a Deus. Fiquei muito contente com a declaração. Foi quando me informou a idade deles: Ele 25 e ela 15.... em seguida, me perguntou se tinha alguma dica. Pensei, "190" porque isso é caso de polícia!
Uma sociedade tão incentivada a viver conforme mandam os prazeres, influencia jovens a fazerem o mesmo, esquecendo o que Paulo diz em sua carta aos romanos no capitulo 12 verso 1 e 2:
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
A mentalidade abraçada pela necessidade de suprir sua carência e não renovada pela palavra de Deus, faz com que estes queridos entrem em relacionamentos tão rápidos quanto saem. Em vez de filhos de Deus, se tornam atores da novelinha juvenil “Malhação”. Ao final, o que resta são marcas e choros que tardam o crescimento espiritual.
Nos seminários que ministro e no blog eu digo:
A sua sabedoria em escolher um cônjuge será determinada pelo seu nível de intimidade com DEUS.
Antes de um jovem buscar ter intimidade com um cônjuge, ele deve buscar ter intimidade com DEUS.
Creio que o relacionamento deve conduzir ao casamento e esta relação deve levar este casal para mais perto de Deus. Caso isso não seja realidade no namoro cristão, não vejo propósitos eternos nele.
Recebo e-mails de irmãos que praticaram sexo no namoro e de outros que tratam suas namoradas como se fossem um corrimão. Seria falta de orientação quanto ao verdadeiro propósito do namoro cristão?
Podemos ver isso na pesquisa feita pelo BEPEC - Bureau de Pesquisa e Estatística Cristã e Genizah / Cristianismo Hoje:
Aos casais de namorados e noivos digo: “Não é pra você levar sua namorada mais perto de você, é pra levá-la mais perto de DEUS!”
Há quem diga que a solução é a chamada “côrte”, onde o casal procura evitar o toque físico e, obviamente, beijo está fora de cogitação. Não penso dessa forma. Não a falta do toque ou do beijo que vai levar um casal de namorados cristãos a não pecar e sim um relacionamento intimo com Deus e seu Santo Espírito. É Ele, o Espírito Santo, quem deve coordenar o relacionamento do casal. Nessa linha, escrevi um post chamado “Jesus o vela”, onde falo de Jesus não sendo aquele cara chato no meio da relação mas, como a luz que conduzirá o relacionamento à luz de sua palavra.
Meu desejo, é que o Senhor seja manifesto nos relacionamentos. Sim, espero que casais cristãos reflitam através de seu relacionamento o amor, a graça e a misericórdia de Jesus. Isso é adorar a Jesus com seu namoro, noivado ou casamento. Creio que a verdadeira felicidade do casal está em, primeiramente buscar a felicidade de Jesus (adoração) através de seu relacionamento.
Quanto ao conselho inicial, prefiro dizer "o Espirito Santo é educado, se ele ver que vocês estão nos amassos num namoro cristão, Ele simplesmente deixará o namoro de vocês."
Fernando Ortega é editor do naomordamaca.com e colaborador do Genizah
E quanto às pessoas que querem namorar e não acham ninguém, digamos "decente"? Ora e n encontram o parceiro perfeito/ Quando alguém as ama, é uma pessoa totalmente díspare, que leva uma vida [e possivelmente tem] intnções e objetivos diferentes numa relação, do que aqueles que buscam ao Senhor e esperam?
ResponderExcluirMuito bom, amei o texto, como faço pra trazer o Fernando Ortega pra um apalestra na minha igreja???Aguardo.A graça e a paz do Senhor.
ResponderExcluirSegundo a pesquisa, 65% já namoraram ou ficaram e o restante, é mentiroso...
ResponderExcluirdefinitivamente, não falar sobre namoro na igreja é o fim. mais ou menos um ano depois que me converti comecei a namorar com um garoto da minha igreja. nós ficamos em um show evangélico, e no outro dia os ''irmãos'' da igreja vieram nos criticar e praticamente nos obrigaram a namorar, o que aconteceu 3 dias depois. eu nem sabia que ficar, com alguém que nós amamos, é pecado. pessoas tem senso para julgar mas não sabe conversar? o Pastor, escolhido por Deus para ministrar a Palavra em nossos corações não deveria nos orientar? namoro esse garoto a dois anos, brigamos muito. sabemos que é a vontade de Deus, mas, será que era pra termos começado a namorar tão cedo? era da vontade do Pai? ninguém espera. só tem o dom de julgar e criticar os jovens por serem tão liberais.
ResponderExcluirAdorei o artigo. Já li muita coisa no "Não Morda a Maçã" e oro pra que Deus continue abençoando esse blog tão maravilhoso. :D
ResponderExcluirMe senti um pouco ofendida com o comentário do anônimo acima... :( Ele disse que eu sou mentirosa, pois ele disse q não existe quem nunca se relacionou nessa faixa etária!... Cara, deixe-me dizer uma coisa pra vc: Eu nunca me relacionei com ninguém(tenho 20 anos), e, acredite, eu não sou a única.
Falo isso de coração, para que, aqueles que lerem esse comentário e forem assim como eu, saibam que não estão sozinhos e nem têm de se envergonhar de dizer isso em alto e bom som. ;)
Abraços a todos e PAZ!
Bom, adorei a matéria, coisas assim que meu coração gosta de ver neste blog. Sei que não deveria falar, mas... A verdade é que tem coisas que o Site critica sem a mínima sabedoria (ao meu olhar), mas, quando falam coisas como estas, vejo como é bom ter ainda você em meus favoritos. Eu hoje iria excluir o Blog de meus favoritos e do Orkut, mas esta matéria me fez perceber o quanto preciso mesmo deste Blog. Há coisas ai que eu preciso mesmo mudar. Vamos há uma confissão... Em relacionamentos anteriores, eu sim, tinha muita intimidade com minhas namoradas, decidi mudar esse quadro.
ResponderExcluirMas confesso que não é nada fácil mudar velhos hábitos de um velho cachorro louco. Tenho 27 anos e minha atual namorada tem 20 anos, sou cristão de uma igreja tradicional e ela de uma igreja um tanto mais rígida e pentecostal (prefiro não citar).
Tenho uma boa instrução bíblica e um vasto conhecimento a minha medida, de forma que, ela não tem. Decidi então, como queria um relacionamento completamente diferente, chamar ela sempre para orar e juntos fazermos menção a bíblia, ou seja, lermos juntos e meditar nas escrituras; em pouco tempo vi a diferença e mim e nela, pois todas as vezes que a vejo, não importando se for todos os dias da semana ou apenas um, lemos a Palavra de Deus.
Não temos relação, e sempre que começa a esquentar as coisas, um ou outro fala "pare".
Confesso que isso é devido a maior intimidade com o Pai.
Ela disse-me que, estou ajudando muito ela a conhecer a Deus, mas na verdade é ela quem me ajuda, pois como estamos com esse propósito, de lermos juntos, eu tenho mais cede de ler e aprender, para qualquer coisa que ela tenha duvida, eu não venha transmitir errado ou da carne. E eu não estava mais lendo nem um versículo da Palavra antes de começar.
Por isso, cada palavra que disse, se aplica a minha pessoa, principalmente uma frase: “Não é pra você levar sua namorada mais perto de você, é pra levá-la mais perto de DEUS!”.
Obrigado e continue neste propósito edificante.
Alexandro J. Silva.