681818171876702
Loading...

Herege assumido!




Por Hermes C. Fernandes

Quer mesmo saber? Sou herege! E digo isso com o peito cheio. Se quiser, pode me mandar pra fogueira agora mesmo. Estou pronto a morrer pela mensagem subversiva de que sou portador. Mesmo porque, não valeria a pena viver por algo pelo qual não se disponha a morrer.

Minha heresia?

Discordar do que tem sido feito em nome da ortodoxia.

Meu problema não é com a ortodoxia em si, mas com a práxis dos hipócritas que vivem o avesso do que afirmam crer. Eles me dão ânsia de vômito.

Por isso, resolvi chutar o balde e assumir de vez a postura de herege.*

Eles pregam a divindade de Jesus, porém tratam-nO como se fosse um empregadinho. Chamam-No de Senhor, mas exigem que Se lhes submeta, atendendo às suas ordens, determinações e decretos.

Ensinam a divindade do Espírito Santo, mas ridicularizam-nO com manifestações bizarras que não temem atribuir a Ele.

Pregam a salvação pela graça, e em seguida exigem que seus seguidores façam sacrifícios complementares para assegurar-lhes a condição de salvos.

Pregam que Jesus está às portas, mas levantam campanhas milionárias para construir catedrais suntuosas ou adquirir aviões, em vez de pregar a esperança de dias melhores e contribuir para amenizar as injustiças sociais.

Ensinam a generosidade só para colocá-la à serviço de sua própria avareza.

Cansei de fundamentalismo barato, intelectualmente preguiçoso, e ideologicamente comprometido com os poderes deste mundo. Cristãos que preferem ladear os poderosos, e desprezar os miseráveis e excluídos. Denunciam a pretensão socialista de que o Estado ocupe o lugar de Deus, mas fazem vista grossa ao Estado Neo-liberal que se presta ao papel de Diabo.

Prefiro a isenção profética! Não quero aliar-me a qualquer que seja a ideologia, pois todas são inequivocadamente imperfeitas. Prefiro ser porta-voz do Reino, a ser defensor de agendas ideológicas. Marx não me convence! Mas não será Olavo de Carvalho que me converterá ao conservadorismo. Não me curvo ao Estado, mas também não me prostro ante o Capital. Ambos são potencialmente ídolos. Ambos exigem lealdade absoluta, coisa que só devo ao império de Cristo.

Livre comércio? Sim. Mas não ao custo da justiça. Justiça social? Sim. Mas não ao custo da liberdade. Por isso, não sou nem socialista, nem capitalista. Sou mesmo um reinista.

Por favor, não me rotulem. Não sou penteca, mas também não morro de amores pelo tradicionalismo mofado que só serve ao orgulho denominacional idiota. Eu já disse e repito: Sou reinista! Só devo lealdade ao Rei dos reis!

Crer na contemporaniedade dos dons não me faz carismático nem pentecostal; crer na soberania divina não me faz calvinista; apreciar arte sacra não me faz idólatra, e negar-me a ajoelhar-me ante a uma imagem não me torna iconoclasta. Crer na intervenção divina em atendimento às nossas preces também não me faz um neo-penteca.

Se insistirem em me tachar, prefiro que me chamem de herege. Pelo menos serei identificado com os injustiçados, vítimas dos sistemas opressores que se arrogam detentores da verdade absoluta. Prefiro isso a ser identificado com os que oprimem, e em cujas mãos estão acesas as tochas da intolerância, prontas a atear fogo nos discordantes e rebeldes.

Se reeditarem a santa inquisição, a maioria dos líderes que explora seus rebanhos ficará de fora. E sabe por quê? Porque são todos ortodoxos e dogmáticos. Todos têm em comum a crença no concepção virginal de Cristo, em Sua ressurreição ao terceiro dia, em Sua ascensão**, na Criação em sete dias literais, etc. Nenhum deles pode ser acusado de heresia. Eles até poderiam escapar ilesos das chamas inquisitoriais, mas duvido que escapariam de outra chama!

Prefiro ser torrado nas fogueiras dos meus detratores a ter minha consciência chamuscada pela culpa, e minha alma alvejada pelas chamas do inferno.

Sou herege assumido, e quem não for... que acenda a primeira tocha!


*Heresia, do latim haerĕsis, por sua vez do grego αἵρεσις, "escolha" ou "opção".
** Coisas nas quais também creio.


Hermes Fernandes é responsável por tudo o que escreve aqui no Genizah e em seu próprio blog.

Heresias 2839532637559033603

Postar um comentário

  1. Ola herme sou hermes sdou seguidor do seu blog estou fazendo vc feliz ,rsrrsrs
    Agora faça eu feliz sendo menbro do meu site
    www.osfilipenses.com/portal
    valeu
    graça e paz

    ResponderExcluir
  2. Rapaz,

    Se isso for ser herege, então eu também sou.

    Atenciosamente,

    Clébio Lima de Freitas

    ResponderExcluir
  3. Não entendi... no 17º parágrafo, consta SANTA INQUISIÇÃO, o que tem se santos na inquisição? Não entendi bem a abordagem. No mais concordo sim. O Cristianismo tá se tornando a religião do poder e do dinheiro, eu tenho pensado que se as coisas não tomaram o rumo da humildade e do amor, será uma religião falida, pios seus representantes, não todos, mas maioria, estão cagados da sujeira da hipocrisia da corrupção, da mentira, do fingimento e tão cagando e andando pra Volta de Jesus, estão preocupado mesmo e em encher os bolsos de dinheiro. Ou será que essa tal volta de Jesus está mal explicada e eles não querem assumir pra não perder a tetas do povão sofrido e desconhecedores da verdade! Desculpem a parte descrente! risos....

    ResponderExcluir
  4. Hermes..... parabens por suas palavras irmão. Acredito que é isso que devemos viver..... também estou cansado da falácia.... que nos é proposta hoje em dia.

    Douglas Carneiro.

    ResponderExcluir
  5. Excelentes colocações! Concordo plenamente, e nesses termos, sou também "herege". Aliás, Jesus seria igualmente taxado de "herege" pelos dogmaticos que dominam a religião dos dias atuais.
    Graça e PAZ!

    ResponderExcluir
  6. Se assim for, eu também sou hereje!.
    Luto na minha congregaçao com as praticas liturgicas psicologicas, modernas e 'alegres para atrair as pessoas'.

    Nao aguento mais parafernalia gospel!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Hermes. Embora não seja "reinista", tb faço parte do Reino... de Deus, claro - rsrsrsr.
    Hermes, essa turma só quer o bem-estar, mesmo, porque só tem sucesso quem tem igreja grande e rica. Os "pastorzinhos" das favelas e países pobres ficam como líderes de quinta categoria. Aquela igreja que buscava viver como família já não é bem vista, mais, porque só funciona em igrejas pequenas - e estas não dão boas ofertas. É melhor a igreja grande, e sem comunhão, mas com uma boa renda.
    É mole, meu amado?
    Abração pra vc,
    Durval.

    ResponderExcluir
  8. Estou plenamente de acordo com você meu irmão, também estou cansada desta hipocrisia, deste falso evangelho, da distorção cínica e vil da Palavra de Deus,estou enojada, sinto asco quando os assisto nos programas de televisão pregando o amor mas não vivendo-o. São capazes de passar por cima dos oprimidos, dos pobres e ainda se dão ao luxo de afirmar que falta fé a essas pessoas e, por isso, se encontram desta forma. Miseráveis, são cegos, pobres e estão nús. Não entendem, não vêem, estão com as suas mentes cauterizadas pelo pecado. Espero que se arrependam enquanto há tempo. Jesus nunca agiria desta forma, pelo menos o Jesus a quem entreguei minha vida e que foi capaz de me libertar de todos os meus pecados e mazelas. Maranata, ora vem Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  9. um pastor rico que come cadeia pelo dinheiro escondido...
    vc crer em que finalmente?
    Manoel carlos

    ResponderExcluir
  10. Caro Hermes,

    Belo discurso, o único problema é que ao atacar todas as demais "verdades absolutas" você coloca a sua verdade absoluta no lugar das demais.

    Pelo tom do seu texto você está acima da direta, da esquerda, do centro, você tem uma consciência reflexiva mais apurada que os conservadores, que os progressistas, que os liberais, que os protestantes, que os reformados, que os calvinistas, que os luteranos, que os metodistas, que os evangelicais, que os pentecostais, que os neo-pentecostais, afinal das contas, você é o detentor da sã doutrina, um herege ortodoxo que rejeita rótulos, mas estabelece rótulos em todas os demais membros do corpo de Cristo, se colocando como um iluminado reinista (e os demais são o quê?).

    Que todos se curvem perante sua mensagem única, sagaz, inspirada, subversiva, sem preconceitos.

    Meu caro irmão, não envio este comentário com o intuito de lhe atacar, mas apenas ressaltando o orgulho existente naqueles que se dizem humildes, não conheço sua vida, e não estou criticando sua vida, apenas o texto e a forma como ele foi escrito, que Deus tenha misericórdia de nós, que Ele seja o centro, e que possamos refletir sua luz e seu tempero para esse mundo tão carente e caído.

    Um cordial abraço,
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  11. Meu querido irmão Hermes, depois de ler esse texto me deu vontade de levantar e aplaudir. rsrs
    Você falou tudo o que eu tenho pensado desde ontem. me deu arrepios enquanto eu lia.
    Mais uma sua que eu assino em baixo!

    ResponderExcluir
  12. "Todos têm em comum a crença no concepção virginal de Cristo, em Sua ressurreição ao terceiro dia, em Sua ascensão"

    Não entendi esse lance aí? Então quer dizer que Maria não era virgem e Ele não ressuscitou?

    ResponderExcluir
  13. Caro Anônimo,

    Observe os asterísticos sinalando que estas são coisas nas quais também creio.

    O que quis dizer é que tais pessoas são julgadas (e absolvidas) simplesmente por crerem nas coisas certas, entretanto, há disparidade entre o que dizem crer e o que vivem.

    ResponderExcluir
  14. Entendi. Obrigado Hermes C. Fernandes.

    ResponderExcluir
  15. Mandou legal de novo, Hermão! Sou reinista. E Hermesista! hahaha...

    ResponderExcluir
  16. Eu creio em tudo isso,em cura,prosperidade,libertação,pois bíblia promete,mas não da maneira que os pregadores da TV ensinam,eles prestam culto a mamon,pois pregar cruz,renúncia não dá lucro a eles.
    O que acontece é que a 'igreja'evangélica se tornou religiosa,por lado tem os exageros,como se quisessem guiar o agir de Deus através de campanhas,votos,numerologias(gostam muito de usar o 7,12,318...),entre outras coisas que se tornaram 'dogmas'evangélicos.
    E do outro lado existe aqueles que se espelham mais nos reformadores do que na palavra de Deus,e nem acreditam mais nisso,aderiram ao cassacionismo,muitas vezes para justificar a falta de fé e entendimento na palavra.
    Enfim,temos que achar o equilíbrio na palavra e seguir em frente.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item