681818171876702
Loading...

Você é um calvinista?” "Você decide. É nisso aqui que eu creio…”

John Piper

Nós somos cristãos. Seres radicais, de sangue puro, saturados de Bíblia, exaltadores de Cristo e centrados em Deus. Nós avançamos com missões, ganhamos almas, amamos a igreja, buscamos a santidade e saboreamos a soberania. Somos completamente embriagados pela graça, quebrantados de coração e felizes seguidores do Cristo onipotente crucificado. Pelo menos esse é o nosso compromisso imperfeito.

Em outras palavras, somos calvinistas, mas esse rótulo não é nem um pouco útil para dizer às pessoas no que você realmente acredita! Então esqueça o rótulo, se isso ajudar, e diga a elas claramente, sem evasivas e sem ambiguidade, o que você acredita a respeito da salvação.

Se eles disserem “Você é um calvinista?” diga “Você decide. É nisso aqui que eu creio…”

  1. Eu creio que sou tão espiritualmente corrupto e orgulhoso e rebelde que eu nunca teria vindo à fé em Jesus sem a misericordiosa e soberana vitória de Deus sobre os últimos vestígios da minha rebelião. (1 Coríntios 2:14; Efésios 3:1-4; Romanos 8:7)
  2. Eu creio que Deus me escolheu antes da fundação do mundo para ser seu filho, sem basear essa escolha em nada que pudesse haver em mim no presente ou no futuro. (Efésios 1:4-6; Atos 13:48; Romanos 8:29-30; Romanos 11:5-7)
  3. Creio que Cristo morreu como um substituto dos pecadores para, de boa fé, oferecer salvação a todas as pessoas. Creio que ele teve um plano invencível em sua morte para obter sua noiva escolhida, a saber, a assembléia de todos os crentes, cujos nomes foram eternamente escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto. (João 3:16; João 10:15; Efésios 5:25; Apocalipse 13:8)
Quando eu estava morto em minhas transgressões, e cego para a beleza de Cristo, Deus me tornou vivo, abriu os olhos do meu coração, me deu a capacidade de crer e me uniu a Jesus, com todos os benefícios do perdão e da justificação e da vida eterna (Efésios 2:4-5; 2 Coríntios 4:6; Filipenses 2:29; Efésios 2:8-9; Atos 16:14; Efésios 1:7; Filipenses 3:9)

Estou eternamente seguro não por causa de qualquer coisa que eu tenha feito no passado, mas decisivamente porque Deus é fiel para completar a obra que ele começou – sustentar minha fé e me manter longe da apostasia, e me afastar do pecado que leva à morte (1 Coríntios 1:8-9; 1 Tessalonicenses 5:23-24; Filipenses 1:6; 1 Pedro 1:5; Judas 25; João 10:28-29; 1 João 5:16)

Chame do jeito que você quiser, isso é minha vida. Eu acredito nisso porque eu vejo isso na Bíblia. E porque eu experimentei isso. Louvor eterno à grandeza da glória da graça de Deus!



Traduzido por Daniel TC
Artigos 7943217728194597797

Postar um comentário

  1. - Eu creio, que se Deus não criou o pecado, mas criou o pecador ele se torna co-autor do mesmo e responsável por todos os pecados no mundo
    - eu creio que um Deus onipotente e onisciente que viu e previu antes da fundação do mundo o ser humano caindo, e criou um salvação limitada a poucos e destinou a maioria a um inferno de fogo é pior que SADDAN HUSSEIN.
    - Eu creio que um Deus que decide todas as coisas, decide um tsunami para que milhares morram, é um réu confesso, e deveria pagar a pena com a MORTE.
    - Eu creio que o amor incondicional é aquele que dá LIBERDADE, e não impoe regras e condena por elas.

    ResponderExcluir
  2. Calvinista ou Chauvinista?

    ResponderExcluir
  3. Meu caro anônimo, tudo o que você falou tem 'UMA" lógica. Mas quem disse a você que isto é calvinismo mentiu...

    Sendo pois tu um eunuco na estrada de Gaza, espero que apareça um São Felipe que te explique tudo, pois certamente não entendes o que lês.

    Pra mim não dá. Dá sua teologia só as quintas, rs.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! É isso aí, a verdade de Deus, nua, crua e cheia de amor pelo homem.

    Alguns discordam, preferem achar que o homem escolhe pois Deus seria injusto se predestinasse uns para a salvação e outros para a condenação.

    Eu também não entendo o porque, mas creio que o soberano Deus decidiu escolher.

    ResponderExcluir
  5. Calvino sabia das coisas.Por isso foi um dos maiores teólogos cristãos.

    ResponderExcluir
  6. O autor da vida se fez homem e pessoas semelhante ao anômino ai o julgaram e o condenaram a morte.
    Parabéns Danilo pera coragem d postar um texto assim.
    Principalmente num pai onde a maioria absoluta das pessoas não compreendem e detestam o calvinismo.

    ResponderExcluir
  7. O Calvinismo de John Piper é TENSO!

    Como Batistão ele defende facilmente a "perseverança dos santos" mas tem dificuldades em sustentar a predestinação quase automática do paedobatismo defendido por Calvino.

    Outra questão que surge na obra de Piper é que ele percebe o quão é difícil manter a obra missionária e a evangelização avivadas quando se acredita nos "cincopontosdocalvinismo".
    Evangelismo e missões são o grande orgulho do povo batista.
    É um calvinismo fervoroso mas cheio de dificuldades práticas.

    Parece que desde Santo Agostinho a doutrina da predestinação tem sido bonita na letra e um fiasco na realidade.

    ResponderExcluir
  8. Eu CREIO que faltou uma: - Creio que se o item 2 está correto, o item 3 é desnecessário, já que se Deus criou uns para serem salvos e outros para serem condenados, para que o sacrifício de Jesus? E mais do que tudo creio que esse Déspota - o "deus" dos calvinistas, nem de longe é o meu Deus!

    ResponderExcluir
  9. Glória Deus, infelizmente não é isso que vemos em igrejas neopentecostais hoje em dia. a Pregação humanista cada vez mais tem falado que o homem não é tão mau,e que Deus tem que ser justo com todos e negam a depravação total do homem.
    Deus ilumine vocês.

    ResponderExcluir
  10. Amém, é nisso que creio.
    Obrigado Jesus!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo,

    Você disse: "Eu creio, que se Deus não criou o pecado, mas criou o pecador ele se torna co-autor do mesmo e responsável por todos os pecados no mundo"

    Deus criou o homem sem pecado, com uma participação especial na própria vida divina, em santidade e justiça. Segundo o projecto de Deus, o homem não deveria nem sofrer nem morrer. Além disso, reinava uma harmonia perfeita no próprio ser humano, entre a criatura e o criador, entre o homem e a mulher, bem como entre o primeiro casal humano e toda a criação. 384 Catecismo da Igreja Católica.

    O pecado está presente na história do homem. Tal realidade só se esclarece plenamente à luz da Revelação divina, e sobretudo à luz de Cristo Salvador universal, que fez superabundar a graça onde abundou o pecado. 385-389 Catecismo da Igreja Católica.

    O homem, tentado pelo diabo, deixou apagar no seu coração a confiança em relação ao seu Criador e, desobedecendo-lhe, quis tornar-se «como Deus», sem Deus e não segundo Deus (Gn 3, 5). Assim, Adão e Eva perderam imediatamente, para si e para todos os seus descendentes, a graça da santidade e da justiça originais. 415-417 Catecismo da Igreja Católica.

    O pecado original, no qual todos os homens nascem, é o estado de privação da santidade e da justiça originais. É um pecado por nós «contraído» e não «cometido»; é uma condição de nascimento e não um acto pessoal. Por causa da unidade de origem de todos os homens, ele transmite-se aos descendentes de Adão com a natureza humana, «não por imitação mas por propagação». Esta transmissão permanece um mistério que não podemos compreender plenamente. 404,419 CIC.

    Após o primeiro pecado, o mundo foi inundado por pecados, mas Deus não abandonou o homem ao poder da morte. Pelo contrário, pré-anunciou de modo misterioso – no «Proto-evangelho» (Gn 3,15) – que o mal seria vencido e o homem levantado da queda. É o primeiro anúncio do Messias redentor. Por isso a queda será mesmo chamada feliz culpa, porque «mereceu um tal e tão grande Redentor» 420 Catecismo da Igreja Católica.

    O Filho de Deus encarnou no seio da Virgem Maria pelo poder do Espírito Santo, por causa de nós homens e para nossa salvação, ou seja: para nos reconciliar a nós pecadores com Deus; para nos fazer conhecer o seu amor infinito; para ser o nosso modelo de santidade; para nos tornar «participantes da natureza divina» (2 Ped 1, 4). 456-460 CIC

    Você disse: "- eu creio que um Deus onipotente e onisciente que viu e previu antes da fundação do mundo o ser humano caindo, e criou um salvação limitada a poucos e destinou a maioria a um inferno de fogo é pior que SADDAN HUSSEIN."

    «Aconteça o que acontecer, Senhor, Vós que tendes tudo nas vossas mãos, e cujos caminhos são justiça e verdade; independentemente do que tiverdes estabelecido a meu propósito...; Vós que sois sempre Juiz justo e Pai misericordioso, amar-vos-ei, ó Senhor […] amar-vos-ei aqui, ó meu Deus, e esperarei sempre na vossa misericórdia, e repetirei sempre o vosso louvor... Ó Senhor Jesus, Vós sereis sempre a minha esperança e a minha salvação, na terra dos vivos» (I Proc. Canon., vol. I, art 4).

    (São Francisco de Sales), então com vinte anos, encontrou a paz na realidade radical e libertadora do amor de Deus: amá-lo sem nada pedir em troca, confiando no amor divino; já não perguntar o que Deus fará de mim: amo-O simples e independentemente de quanto Ele me concede ou não.

    Assim encontrou a paz, e a questão da predestinação — sobre a qual se debatia naquela época — tinha sido resolvida, porque ele não buscava mais do que podia receber de Deus; amava-O simplesmente, abandonando-se à sua bondade. PAPA BENTO XVI - AUDIÊNCIA GERAL

    Anônimo Católico

    ResponderExcluir
  12. Tamar disse:

    "percebe o quão é difícil manter a obra missionária e a evangelização avivadas quando se acredita nos cincopontosdocalvinismo"


    "a doutrina da predestinação tem sido bonita na letra e um fiasco na realidade."

    Tamar, dizer que o Calvinismo desestimula a obra missionária e a evangelização, demonstra crasso desconhecimento sobre o tema. Só Deus sabe quem são os eleitos e a estes escolheu Deus manifestar pela pregação do Evangelho, portanto, devemos pregar a todos pois não sabemos quem são os eleitos a quem Deus salvará.

    Quanto à predestinação ser um fiasco, imagino que seja na realidade dos arminianos. Na realidade dos calvinistas é uma benção que produz humildade e louvor a Deus e não orgulho de ser eleito.

    ResponderExcluir
  13. Apocalipse 16:9 Com efeito, os homens se queimaram com o intenso calor, e blasfemaram o nome de Deus, que tem autoridade sobre estes flagelos, e nem se arrependeram para lhe darem glória.

    Apocalipse 16:11 e blasfemaram o Deus do céu por causa das angústias e das úlceras que sofriam; e não se arrependeram de suas obras.

    Apocalipse 16:21 também desabou do céu sobre os homens grande saraivada, com pedras que pesavam cerca de um talento; e, por causa do flagelo da chuva de pedras, os homens blasfemaram de Deus, porquanto o seu flagelo era sobremodo grande.

    ResponderExcluir
  14. Negar tudo isso é tb negar a veracidade da Bíblia. "Eu acredito porque vejo isso na Bíblia. E porque experimentei isso (sabendo que se não fosse pela misericórdia e graça de Deus, sem mérito nenhum meu, eu não seria salva). Louvor eterno à grandeza da glória da graça de Deus."

    ResponderExcluir
  15. "percebe o quão é difícil manter a obra missionária e a evangelização avivadas quando se acredita nos cincopontosdocalvinismo"


    "a doutrina da predestinação tem sido bonita na letra e um fiasco na realidade."


    Tamar,
    voce falando assim parece que vc TEM PROVAS, e sabe de FATO que nao existe "Calvinistas" na obra de missoes na Africa e outros paises. Porem como vc NAO tem provas, e nao sabe de FATO isso oque voce falou nao tem cabimento. E so voce ir no youtube e preocurar videos de Paul Walsher, "calvinista", e veras q ele passa mais da metade do tempo em outros paises evangelizando. Se voce for pesquizar veras q John Piper (o autor do testo) em um video (nao lembro se e no site voltemosaoevangelho, ou no youtube mesmo) estava pregando e falou sobre uma joven que e "calvinista" e esta na africa passando o seu tempo TODO com meninos desnutridos e AMA oque faz. Si voce estivece aki nos EUA (na regiao de framingham, onde moro) iria ver q a UNICA igreja que descediu fazer uma "vaquinha" e anuciou na radio que iria mandar dinheiro para o Brasil para ajudar as pessoas que estavam passando por nessecidade e qual igreja? PRESBITERIANA........ entao meu xapa antes de fazer um comentario que nem esse que vc fez pesquise um pouco mais, e tente saber um pouco mais sobre oque esta falando para nao falar asnera.

    ResponderExcluir
  16. É o tal negócio. Não entendem muitos, a afirmação Paulina de que "O amor de Cristo nos constrange". COntranger é obrigar. É tanto amor, tamanha graça que não há outra coisa a se fazer a não ser viver para Ele. Eu desconheço essa coisa de "fracasso missionário" entre os calvinistas. Os evangelistas mais apaixonados que conhecia na minha vida, aqui, na Europa e nos confins da terra, são calvinistas. Gente que não faz, não vive, pela ótica do "fazer pra merecer". Gente que não sabe que é filho de DEus, por adoção e pela graça. Não há trabalhadores mais fiéis do que os que fazem tudo por ver-se parte, dono da coisa (ou filho Dele). Nos outros, é a coisa do empregado - busca salário, recompensa, reconhecimento. E fica de beicinho, quando uma dessas coisas não vem. Xô! Sai de mim. A cruz, a salvação imerecida, a graça que me faz crescer, move-se dentro de quem conhece isso e o impulsiona. Estou cansado dessa pregaçãozinha de boteco pregada por ai - Deus faz ese você fizer. Se isso fosse verdade, Ele estaria eternamente no prejuízo. À espera de uma geração toda depravada e buscando os seus próprios interesses.
    Meu! Só há dois tipos de pessoas - os que vivem atrás da bênção. E os que sabem que ela já veio. E por causa disso, não amam a si mesmos.
    Preferem a alegria do Pai.
    Falei. E disse.

    ResponderExcluir
  17. O que eu creio é o seguinte:
    1º) Todos pecaram - Romanos 5:18 - Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.

    2º) Jesus morreu em favor de todos – 1 Timóteo 2 diz isso. Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que DESEJA QUE TODOS os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate POR TODOS. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.

    3º) Deus deseja que todos sejam salvos – ver também Timóteo 2.

    4º) Deus já sabe quem vai se salvar, pois é onisciente. Não confundir onisciência, presciência com predestinação.

    5º) Salvação é com dificuldade – 1 Pe 4.18 - E, se o justo se salva com dificuldade, que será do ímpio e do pecador?

    6º) Deus julgará cada um segundo as obras – Apocalipse 20:12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
    E este julgamento só tem sentido quando alguém de fato tem culpa, não porque foi programado para pecar. É a mesma coisa que Deus julgar um peixe porque ele nada; Deus o fez assim. Se Deus programa uns para serem condenados e escolha salvar apenas alguns, qual o sentido de julgamento no final dos tempos?
    A Bíblia diz que das crianças é o reino dos céus. Sendo assim, se todos morressem crianças seriam salvos e não teria essa de condenação.

    7º) Sabemos que a vontade de Deus é BOA, PERFEITA e AGRADÁVEL. Mandar uma pessoa deliberadamente para o inferno, de antemão, não fere essa BOA, PERFEITA e AGRADÁVEL vontade? Neste caso, esta BOA, PERFEITA e AGRADÁVEL vontade não estaria apenas favorecendo ao diabo e ao inferno?

    8º) Se Deus sempre lutou contra o diabo, como Ele pode, ELE MESMO, mandar pessoas para o inferno por uma predestinação, simplesmente por ser soberano? Ele não estaria do mesmo lado do DIABO, cuja obra é só matar, roubar e destruir? Não seria mais sensato entender que o próprio homem é que se conduz ao inferno pela sua caminhada na vida distante de Deus e que Deus quer salvar a todos que escutarem a sua palavra?

    Marcos
    Recife - PE
    A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável.

    ResponderExcluir
  18. Hebreus 6.4-6
    Ora para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo, experimentaram a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que há de vir, e caíram, é impossível que sejam reconduzidos ao arrependimento; pois para si mesmos estão crucificando de novo o Filho de Deus, sujeitando-o à desonra pública.

    Muito interessante. Jesus não deixa que ninguém arrebate as ovelhas das suas mãos, mas a ovelha, se quiser, pode abrir mão de estar com o bom pastor.
    Observem que, no texto de Hebreus mostrado acima, a pessoa em questão teve ENVOLVIMENTO PROFUNDO, PROVOU DO DOM CELESTIAL, TORNOU-SE PARTICIPANTE DO ESPÍRITO SANTO, EXPERIMENTOU OS PODERES DO MUNDO VINDOURO, E MESMO ASSIM CAIU.

    Valeu a máxima que diz: "A quem muito é dado, muito será cobrado".
    Observem que no exemplo do filho pródigo teve segunda chance. Nesse caso não.

    Ou seja: Não é fácil, mas a salvação pode se perder.
    Já ia me esquecendo: E, "se ao justo é difícil ser salvo, que será do ímpio e pecador? "
    1 Pe 4.18.

    Deus quer salvar a todos, mas não obriga ninguém a nada.

    Roberto

    ResponderExcluir
  19. Seu Rubinho Pirola,

    Pesquisei na Bíblia a aformação paulina mencionada por você:

    2 Co 5:14: "Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por TODOS; logo, todos morreram.

    Eu fico feliz em saber que Cristo morreu por TODOS. Ou seja: é incoerente Cristo morrer por todos, sabendo ele que o Pai já mandou as criancinhas que ainda estão no ventre materno para o inferno.

    Eu não acredito no calvinismo. Eu acredito no amor de Deus, do Criador e do Seu Filho por cada pessoa nesta terra. No fim de tudo a certeza que tenho é que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Deus não nos dá inferno de antemão. Ele nos dá a oportunidade de nos depararmos com a mensagem do evangelho.

    Ser soberano não implica em querer mandar as pessoas pro inferno.
    Não é à toa que há festa no céu quando um pecador se arrepende.

    "Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." Lucas 15.7

    Roberto

    ResponderExcluir
  20. 1 Co 7.16
    Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?

    Se a predestinação e o calvinismo valessem, o texto seria:

    "Porque, de onde sabes, ó mulher, se teu marido é predestinado para ser salvo? ou, de onde sabes, ó marido, se tua mulher é predestinada para ser salva? Aliás, mulher e marido, nem vocês sabem se são predestinados para salvação ou para condenação."

    QUE COISA BIZARRA!

    No texto bíblico correto, dá a entender que as atitudes da mulher poderiam (ou não) contribuir para a salvação do marido.
    A predestinação calvinista não tem lugar no texto em questão.

    Predestinação é algo muito difícil de engulir.

    Roberto

    ResponderExcluir
  21. A Bíblia Sagrada:
    Lucas 18 : 16
    "Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus".

    A visão calvinista:
    "Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais - se eles não forem predestinados para o inferno - é o reino de Deus.
    Aliás, nem precisa que eles venham a mim, pois independente de qualquer coisa, eles já estão salvos ou condenados por decreto divino mesmo."

    ResponderExcluir
  22. Também creio em quase tudo o que foi dito no texto. Só acrescento depois de "me deu a capacidade de crer" a seguinte declaração de fé: "e, sendo eu conforme à sua imagem e semelhança, me deu também a liberdade para crer ou não". Esse Deus que nos constrange dá às suas criaturas amadas, inclusive, a liberdade para viver longe dele não apenas nessa vida, mas também na vindoura, como, segundo o Pastor Ed René Kivitz, teria respondido o Reverendo Dom Robinson Cavalcanti à um jovem que o perguntou se o Deus Soberano em quem os cristãos criam era totalitário.

    Louvado seja Calvino, ops, ato falho. Quero dizer: louvado seja Deus! rs

    ResponderExcluir
  23. Quanto desconhecimento jorra das pessoas quando vão discutir a respeito de calvinismo. Não vi nenhuma crítica ao verdadeiro calvinismo, somente conjecturas sobre um pretenso calvinismo, que as pessoas ouviram por alto, sinal que jamais o estudaram. Bem, o calvinismo parece absurdo porque vai contra a lógica carnal, mas não contra a lógica da bíblia. Porque a idéia de um Deus soberano incomoda tanto as pessoas? Porque elas preferem acreditar no ser humano soberano.
    Bem, eu me converti numa igreja neopentecostal e tinha um pensamento totalmente arminiano e era resistente ao calvinismo, que ouvia por alto alguns defenderem. Mas quando comecei a estudar na palavra, Graças a Deus que me abriu os olhos e posso ver sua Majestade, Soberania e graça sobre a minha vida.

    Layssa

    ResponderExcluir
  24. Esta palavra é balsâmica, terapêutica e medicamentosa.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns, MARCOS e ROBERTO. suas respostas são muito valiosas aqui. Essa aberração chamada predestinação, como pode ainda subsistir? Até quando essa heresia vai ter que continuar a escrever tratados e tratados para explicar o inexplicável? Indo contra a Santa Palavra de Deus? Que seja anátema!

    ResponderExcluir
  26. A questão da predestinação não se resolve com troca de acusações gratuitas ou em uma gincana de citações bíblicas.
    No inicio de minha vida cristã eu um arminiano. Tinha inúmeras razões lógicas e emocionais para pensar assim e p tentar persuadir outros para meu ponto de vista. Minhas colocações eram quase blasfêmias, quando dizia que um Deus que escolhe escolheu incondicionalmente quem Ele salva, é déspota pior que o Sadam Hussem.
    Apoiava-me em 1Timóteo 2:4, 2 Pedro 3:9 e Ezequiel 8:23, 32 e 33:11; mas confesso que textos como: João 10:26-28; Atos 13:48; Romanos 8 e 9, me incomodavam bastante.
    Para mim a grande questão foi submeter minha lógica e minha emoção ao Espírito Santo falando através das escrituras. Foi então que descobri o calvinismo é um sistema de doutrina que considera a Bíblia toda.
    Para quem quiser se aprofundar mais nesse assunto, creio que Piper é um bom “Felipe”.
    Recomendo esse texto onde ele analisa os textos pilares dos arminianos com ralação a vontade salvífica universal de Deu ( http://bit.ly/f1lhWg ).
    E mais esse de Mark Driscoll que oferece uma visão alternativa ( http://bit.ly/dS9Kg4 ). É importante lembrar que existem variedades tanto dentro do Calvinismo como do Arminianismo.

    ResponderExcluir
  27. Tenho um estudo bíblico em slides (ppt) sobre a predestinação e a prática da evangelização no meu blog. Convido-vos a baixarem esse estudo.

    http://teolatria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Sofismas arminianos jamais tirarão a veracidade bíblica na qual os calvinistas creem. Podem argumentar com ideias da teologia relacional (teísmo aberto) e outros sofismas mais, todavia o fundamento bíblico permanece. E quem é bíblico não se submeterá a juízos humanos que não passam de uma pálida imagem da verdadeira justiça de Deus. Se Deus é amor e por isso deveria salvar a todos, lembremo-nos de que Ele também é juízo e não deveria salvar ninguém. Se alguma pessoa amou a Cristo, este fato se deu porque Ele amou tal pessoa primeiro (1Jo 4.19). Se alguém não quis a Cristo, é porque esse alguém permanece no estado de queda. O homem nascido em Adão odeia a Cristo. Por isso é que é necessário nascer de novo. E só nasce de novo aquele a quem Jesus quer: "Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer" (Jo 5.21). Se o Filho não quiser JÁ ERA! Ficaremos mortos em nossos delitos e pecados (Ef 2.1). Quem nos dá vida é ELE!

    ResponderExcluir
  29. O problema é basicamente um só:
    O HOMEM, DEPOIS DE AFRONTAR SEU CRIADOR (QUE É AMOR!),AINDA PENSA SER BOM!

    ResponderExcluir
  30. Lendo a Bíblia, podemos ver textos que tendem para o calvinismo e outros para o arminianismo. O assunto é difícil e a discussão se extende há muito tempo.

    Eu, particularmente, me recuso a descrer neste texto citado acima por Marcos de Recife-PE:

    "Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que DESEJA QUE TODOS os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate POR TODOS. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo."

    Essa é a palavra do Deus soberano, que deseja que TODOS sejam salvos e que enviou Jesus para morrer em favor de TODOS.
    Não tem calvinismo que me faça não acreditar nesse texto de 1 Timóteo 2.

    O calvinismo só é bom para quem se acha salvo.

    Ainda bem que Deus, o soberano e perfeito criador, não é calvinista, nem arminiano. Deus é amor. E quem ama não escolhe mandar para o inferno gratuitamente.

    ResponderExcluir
  31. "Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam" (Atos 17:30).

    É SIMPLES.

    Se Deus quisesse mandar as pessoas para o inferno não teria esse tipo de aconselhamento na Bíblia.
    Quem vai ser salvo já tá garantido desde sempre e quem vai ser condenado já tá com o passaporte para se encontrar com o capeta não importa o que faça, não importa que queira mudar ou aceitar o conselho de Atos 17:30.

    Obrigado, meu Deus e Pai, por não seres calvinista.
    Deus é a amor e quem ama, cuida. Não é um amor da boca pra fora.

    Deus amou o mundo, por isso enviou Jesus para salvar o mundo. Mas nada é obrigado. Deus não programa as pessoas para o servirem. Isso tem que ser um desejo de cada um.

    ResponderExcluir
  32. 2 Pe 3:9 - "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se".

    O Deus da Bíblia:
    Vê 10 pessoas com fome e oferece pão aos 10. Quem quiser pegar o pão vai e pega.

    O Deus do calvinismo:
    Vê 10 pessoas com fome e dá pão a 5. As outras 5 morrem de fome.

    Será que Jesus acreditava na doutrina da predestinação? Vejamos o que Ele mesmo diz: “E vós não quereis vir a mim para terdes vida” (Jo 5:40). Se é Deus quem predestina as pessoas para não aceitarem a salvação, então Jesus está completamente equivocado. Como Ele é Deus e não pode errar, então o homem não se chega até Ele porque não quer.

    “Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar os que estão entrando” (Mt 23:13). Temos aqui uma das mais duras repreensões de Jesus. Qual era o principal motivo? A mentira e o rigor dos religiosos que impedia as pessoas de entrar no reino dos céus. Jesus deixa bem claro que eram os fariseus e os escribas que estavam fechando a porta da salvação, por serem os mestres das Escrituras, e por isso receberiam mais duro castigo. Se é Deus quem fecha a porta da salvação para as pessoas, cegando-as e rejeitando-as, por que Jesus censura os religiosos por causa disto? Se é Deus quem fecha o reino dos céus, como acreditam os calvinistas, então Jesus deveria dar uma bronca em Deus, e não nos fariseus. Mais uma vez a doutrina da predestinação se mostra absurda. Novamente fica claro que o desejo de Deus é que o homem seja salvo. O próprio Deus chama todos os seres humanos ao arrependimento (At 17:30). Jesus ordenou que o Evangelho fosse pregado a toda criatura (Mc 16:15).

    É... O calvinismo é difícil de entender.

    ResponderExcluir
  33. Lucas 9.56
    "Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia."

    Em outra versão:
    Mas Jesus, voltando-se, os repreendeu, dizendo: "Vocês não sabem de que espécie de espírito são, pois o Filho do homem não veio para destruir a vida dos homens, mas para salvá-los";
    e foram para outro povoado.

    Eu prefiro ficar com a Bíblia, não com a cartilha do calvinismo.

    ResponderExcluir
  34. Caro Danilo, isso não é calvinismo, você deveria ter divido em 5 pontos e não em 3. Quanto ao que o Anonimo disse, Deus deu a liberdade para o homem e o resultado no Japão foram 200.000 mortos com as bombas atômicas.

    ResponderExcluir
  35. prclaudionor,

    Deus sempre deu liberdade ao homem.
    Veja Adão e Eva. Veja Caim, que mesmo alertado por Deus para se controlar contra o pecado, matou Abel.

    Deus dá liberdade ao homem. Ele também livra uns (os três que foram para a fornalha e saíram livres), outros não (João Batista, por exemplo).
    Deus é Deus independente das tragédias, das religiões e até do ateísmo.

    Não olhe para o Japão, mas veja que no próprio AT vemos muitas mortes até do povo escolhido.

    Deus não quer robôs, mas pessoas que o amem de verdade, não que sejam programadas para isso.

    ResponderExcluir
  36. Deus deseja que todos sejam salvos.

    Sobre 1Timóteo 2:4, Deus “deseja que todos os homens sejam salvos”, e 2 Pedro 3:9, “não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento”.

    Tanto Calvinistas como Arminianos crêem nesses textos plenamente. Calvinistas e Arminianos concordam que, em certo sentido, Deus deseja a salvação de todas as pessoas.
    A questão é: Porque Deus não Salva todas as pessoas?

    Os arminianos respondem que Deus deseja preservar o livre arbítrio do homem mais do que deseja salvar. Então entendem que Deus tem dois desejos: salvar todas as pessoas e preservar o livre arbítrio do homem. Quando as duas coisas não acontecem, Deus fica com a segunda opção.

    Os calvinistas respondem que o motivo de Deus não salvar a todos está na sua Soberana vontade, pois a vontade do homem foi corrompida pela queda. Isto significa que Deus decidiu, em tristeza, permitir determinadas pessoas perecerem em seus próprios pecados para receberem a justa condenação. Essa soberana vontade é um mistério e é incompreensível ao homem finito, a semelhança da doutrina da Trindade e das duas naturezas de Cristo.

    Assim arminianos e calvinistas ensinam que Deus tem duas vontades: 1ª. desejo de salvar todas as pessoas e 2º. Preservar o livre arbítrio do homem (arminiana) ou vontade Soberana (calvinista).

    Pelo menos para compreender melhor a visão calvinista, ainda que para criticar, leiam mais sobre isso no texto de Piper: Existem Duas Vontades em Deus?
    http://mortoporamor.blogspot.com/2010/08/jonh-piper-existem-duas-vontades-em.html

    ResponderExcluir
  37. A título adicional e em favor do arminianismo gostaria de chamar a atenção para as seguintes passagens:
    Apocalipse 3:11 - "Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa."
    Êxodo 32:32,33 - "Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. Então, disse o SENHOR a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei eu do meu livro."
    Salmos 69:28 - "Sejam riscados do livro da vida e não sejam inscritos com os justos."
    Apocalipse 3:5 - "O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos."

    ResponderExcluir
  38. Olá, KIM. Não, obrigado! Nem com milhares de explicações desse Piper a coisa convence. Se Deus não dá a liberdade ao homem, não o fez à sua imagem e semelhança; se Deus não deu essa liberdade, Ele não é perfeito, logo, não é Deus!
    Rasgue a Bíblia, é mais fácil que tantar explicar teimosamente a predestinação.

    ResponderExcluir
  39. É mesmo uma pena vc não querer conhecer os argumentos calvinistas. “Não li e não gostei”.

    Se você tivesse lido saberia que os calvinistas crêem que Deus criou o homem e a mulher, conforme sua própria imagem e com livre arbítrio, como está em Genesis 1 e 2. Saberia também que cremos em Genesis 3, que nossos pais foram deixados à liberdade de sua vontade e caíram em pecado. E com eles caíram toda a humanidade, por nascemos com uma vontade corrompida pelo pecado. Se Deus nos deixasse entregues à nossa vontade, nós nunca o escolheríamos.

    Mas “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as INCLINAÇÕES da nossa carne, fazendo a VONTADE da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais” (Efésios 2:1s).

    Oramos pelos perdidos acreditando que de fato Deus, que nos ouve na eternidade, é capaz de conceder vida ao que está morto. Não pedimos a Deus para deixar os perdidos entregues a sua própria vontade. Quando alguém se arrepende e crer, nós glorificamos a Deus e dizemos: “foi por Deus concedido o arrependimento para vida” (Atos 11:18). Ele abriu o coração (Atos 16:14).

    Quanto aos que apostatam da fé cristã (nome riscado do livro), é porque “não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza” (Mateus 13:21). “Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos” (1João 2:19).

    Cremos também que por graça os eleitos perseverarão na fé até o fim, pois são “guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo” (1Pedro 1:5). Jesus diz: “Eu lhes dou a vida eterna; JAMAIS PERECERÃO, e ninguém as arrebatará da minha mão” (João 10:28).

    ResponderExcluir
  40. Irmãos:

    Disponibilizo a seguir os links de dois materiais que preparei sobre as Doutrinas da Graça, Predestinação e Eleição:

    http://pt.scribd.com/doc/44778362/TULIP-As-Doutrinas-da-Graca-5-pontos-do-Calvinismo

    http://www.pibjo.org.br/pdf/bib/ag01.pdf

    Quem ainda não conhece as Doutrinas da Graça ou os 5 Pontos do Calvinismo, vale a pena fazer um desafio a si mesmo e ler o material e conferir as Escrituras. Vocês podem se surpreender!

    Por causa da depravação depois da QUEDA de Adão, é muito difícil mesmo entender como se dá a compatibilidade entre a LIBERDADE humana e a SOBERANIA de Deus.

    Mas o fato é que as duas verdades estão na Bíblia. É coisa de fundir a cuca, mas tem que ser estudada e ensinada, com temor e tremor, pois são os oráculos de Deus.

    Calvino abordou o assunto com muito temor e reverência nas suas Institutas.

    Devemos nos aproximar dessas Verdades com a mesma atitude.

    SOLI DEO GLORIA

    ResponderExcluir
  41. Eu penso o seguinte: que Deus não está preocupado com o que agente pensa ou deixa de pensar a cerca dos seus juizos. Eles virão, independente de querer-mos ou não...e quanto a questão da predestinação,acho bobagem total a discursão sobre isso...eu so tenho em mente uma coisa,Deus sabe todas as coisas...pela sua onisciência...então, pra que ficar discutindo algo que já esta la...??? cabe a nois fazer-mos a nossa parte do IDE...no mais é com ELE...e a questão de quem vai e quem fica, por mais que eu debata aqui,é sem efeito,pois com certeza Deus não vai mudar nada porque queiramos ou não...pensamos ou não...vamos viver a palavra, obdecer seu evangelho de salvação e transformação e rumar pra glória...o resto, é com Deus amados, não cabe a nois nada mais...so ficar nos agredindo com palavras e discursões tolas não leva a nada. Com todo respeito aos estudiosos ai...mas eu penso assim...certo de que,Deus não vai mexer em nada, só porque eu quero ou penso diferente.Quanto as catastrofes naturais e as perdas humans...Deus deu livre arbitrio ao homem e aquilo que plantamos colhemos,desestabilizamos a natureza com a nossa ganancia,mexemos no eco sistema...buscamos as desgraças e depois queremos reparação de Deus e ainda por cima o culpamos por tudo? Deus é perfeito e tudo que fez também,o home é que com seu pecado e imperfeição destroi aquilo que Deus criou...e depois ainda quer culpa-lo ???

    ResponderExcluir
  42. É nisso que eu creio.

    Sola Scriptura. Sole Deo Gloria.

    ResponderExcluir
  43. Bom ,eu creio que Deus pode todas as coisas ,então sendo assim Ele pode Salvar tanto os predestinados como os que não são.Ou vamos ficar querendo colocar pra Deus quem ele pode salvar ou não?Portanto Calvinistas,Luteranos e outros mais esperem em Deus na sua infinita graça e misericórdia,pois é disso que precisamos.marcos.

    ResponderExcluir
  44. Se o homem tem livre-arbítrio, então escolha viver sem pecar pelo menos uma semana e eu vou acreditar na doutrina arminiana...

    ResponderExcluir
  45. Se o homem tem livre-arbítrio, então escolha viver sem pecar pelo menos uma semana e eu vou acreditar na doutrina arminiana...

    Se eu ganhasse um real a cada calvinista que fala uma asneira dessa e rotula como 'doutrina arminiana', eu poderia ser mais rico que os pastores da Universal! HAHAHAHA!

    Essa é a inteligência eleita? Realmente, Deus tem um péssimo senso de ridículo...

    Ainda fala 'vou acreditar' - mas como se você não é livre para crer?

    Na boa, pelo menos procura o BiboTalk sobre arminianismo...

    ResponderExcluir
  46. Eu não sou calvinista, mas sou leitor da teologia reformada e tenho certeza que ela tem muito a nos ensinar e (se verdadeiramente o sou) fui salvo em uma Igreja Presbiteriana, mas vejo muitos problemas em seus adeptos de conciliar teologia e pratica, muitos simplesmente desanimam de levar o evangelho e relaxam em sua vida devocional, outros são fervorosos, pregam o evangelho, são piedosos, mas ao ouvir suas mensagens vejo muitas incoerencias, ja me exortaram que se eu não desse bom testemunho dentro de casa meu familiares não aceitariam o evangelho, que as pessoas estão indo para o inferno porque eu não prego e não choro o suficiente e uma porção de perolas que se eu for falar todas vou ficar sem espaço aqui, assim fica dificil crer, eu tomei certa posição para minha vida, quanto a essas questões eu penso e deixo pensar, não vejo porque ficar se engalfinhando com os outros discutindo predestinação x livre-arbitrio, é uma "batalha" que vai perdurar até a vinda de Cristo
    Se por acaso eu estiver errado, haveria alguma forma de eu evitar o desastre?

    ResponderExcluir
  47. Eu não creio no calvinismo, mas como leitor da teologia reformada ele me trouxe grande consolo, descansar em Deus e se por acaso eu estiver errado em afirmar que todos os homens podem ser salvos, se por acaso eu dormir e acordar em chamas eternas, nada poderia fazer para evitar a tragedia, mas creio na misericordia

    ResponderExcluir
  48. Quero deixar minhas ultimas considerações aqui
    pensando sobre o assunto, analisando quero dizer o que penso

    Os calvinistas tem maior argumentação biblica, os arminianos são fracos nessa questão

    A biblia tem versiculos que podem justificar as duas posições, eu quando debatia (debatia, porque sinceramente eu cansei) sobre o assunto sempre me apoiava na biblia

    Acontece que os calvinistas tem maior capacidade de persuasão

    Quero deixar o exemplo do John Piper, com todo respeito a ele como pessoa e como cristão, a seu ministerio, que eu sei que tem contribuido para o evangelho, mas...
    é um homem que, sinceramente, eu desisti de ler o que ele escreve, de ver suas pregações por causa de seu ensino contraditorio.
    Quando um homem afirma que há duas vontades em Deus me parece uma tentativa de se esquivar de um versiculo que defende a teologia arminiana, "não tenho prazer na morte do impio" qual diferença há entre os arminianos? O fato é que ele está pregando um Deus que quer salvar mas não salva
    Quando Paulo diz que "não depende de quem quer ou de quem corre, mas de Deus que se compadece" eu posso afirmar que nos salmos diz que ele se compadece daqueles que o temem, que esperam na sua palavra e Jesus disse em apocalipse que aquele que quiser ele dará de graça da agua da vida, eu estou usando a biblia, apontando os versiculos
    Eu repito, cansei, por isso, quanto a essas questões eu penso e deixo pensar e Deus seja o juiz, eu decidi me preocupar em viver uma vida que glorifica a Deus, falar o que eu creio, buscar a santidade pessoal, cuidar da minha vida espiritual

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item