681818171876702
Loading...

Quebrando pedra ou embelezando o mundo?





Da Idade Média chegou até nós a deliciosa história de um homem que foi enviado pelo rei para estudar a reação das pessoas ao trabalho. O emissário real parou diante de uma construção na França e perguntou a um trabalhador o que ele estava fazendo. Mal-humorado, o homem foi logo atacando:
“Por acaso você é cego? Não está vendo a minha dificuldade em cortar estas pedras com ferramentas tão primitivas, debaixo deste sol infernal? É a coisa mais chata do mundo, mas eu tenho que agradar o chefe”.
O emissário saiu de fininho e se aproximou de um segundo operário: “O que está fazendo, um caro?” Este respondeu:
“Bem, eu estou moldando estas pedras de modo que se ajustem aos planos do engenheiro. O trabalho é enjoado, monótono, mas eu ganho cinco francos por semana que dão para sustentar minha mulher e filhos. Sabe como é, podia ser pior”.
Um pouco mais animado, o emissário se dirigiu ao terceiro operário: “E você, o que está fazendo?”. Olhando para o azul do céu, o operário disse, emprestando à voz alguma emoção:
“Meu amigo, vai ser uma linda catedral, e eu estou ajudando a construí-la”.
Conheci essa história em 1993 e nunca mais a esqueci. E você: está quebrando pedra ou embelezando o mundo com seu testemunho?





Johnny T. Bernardo é colaborador no Genizah








Prática cristã 7798761706245136195

Postar um comentário

  1. Como gostaria que meu trabalho secular desse para ver uma "obra prima" (aos olhos de Deus) como resultado.

    ResponderExcluir
  2. Lembro que na primeira vez que li essa história achei interessante que o que importa mesmo é como vemos a vida, mas de qualquer modo, após algumas leituras marxistas, percebo que a melhor resposta mesmo seja: estou sendo explorado e oprimido pela classe dominante e o faço tão somente por me ser o único meio de sobrevivência, no entanto, mantenho minha mente em paz, pois confio em Deus e no seu julgamento prenunciado em Tiago 5.

    É isso aí.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item