681818171876702
Loading...

Deus Está na Próxima Esquina

Carlos Moreira

Um dos temas com os quais os pastores mais se deparam em momentos de aconselhamento é sobre a vontade de Deus. Em tais situações, é muito comum ouvirmos expressões do tipo: “pastor, qual é então a vontade de Deus para a minha vida?”.

Independentemente do tema, a intrigante pergunta sempre surge para nos colocar em situação difícil. Nestas circunstâncias, sinto-me como se fosse um oráculo, um intermediário do sagrado, um profeta de ocasião, alguém que tem de dar uma resposta plausível, pois, do outro lado, há alguém angustiado e inquieto aguardando o meu “parecer”.

Sem querer teologizar muito, e botando logo os pontos nos “is”, a vontade de Deus é de Deus, não é nem minha, nem sua, nem de ninguém. Já li muita coisa a este respeito sem, contudo, jamais me sentir satisfeito. Filósofos e teólogos criam explicações mirabolantes e sistematizadas para tentar tratar de algo que, no meu entendimento, é “terreno de Deus”.

Os calvinistas vêem a vontade de Deus de uma forma, os arminianos de outra, os da teologia da prosperidade enxergam de um jeito, os da teologia relacional de outro. Há os que afirmam que Deus tem vontade descritiva – coisas pré-ordenadas, e vontade permissiva – coisas que ele tolera existir ou acontecer. Tem os que dizem que a vontade de Deus pode ser secreta ou revelada, dispositiva ou perceptiva, e por aí vai... É o homem tentando entrar nas profundezas do insondável.  

Em seu livro “A Soberania de Deus”, Arthur Pink nos dá uma pista de como o tema é denso e, talvez até, incompreensível: “A vontade de Deus é Seu eterno, imutável propósito concernente a todas as coisas que Ele fez, para produzir certos meios para seus fins apontados: disto Deus declara explicitamente: "Meu conselho subsistirá, e farei toda Minha vontade" Is. 46:10.

Mas, afinal de contas, “qual a vontade de Deus para minha vida?”, pois esta é a pergunta que não quer calar. E eu respondo: “sei lá!”. Atrevo-me apenas a exprimir o que diz Paulo aos Romanos, que ela é “boa, perfeita e agradável”. “Pastor, devo casar com fulano?”; “Pastor, devo fazer tal curso”; “Pastor, devo mudar de cidade?”; “Pastor, devo aceitar tal emprego?”; “Pastor...”. Meu amigo, minha amiga, eu, simplesmente, não sei!

O que certamente sei é que esta forma de viver a vida cristã não me parece muito adequada. Mas a verdade é que a grande maioria quer respostas exatas para tudo, acha que na Bíblia há direcionamento sobre todas as questões da existência, espera que seus líderes os aconselhem precisamente em todas as suas indecisões. Ora, isso simplesmente não existe! E é por isso que tanta gente quebra a cara por aí e depois fica culpando Deus, o Pastor, as Escrituras, a mulher, o marido, o amigo, e nunca a sua incapacidade de fazer escolhas próprias.

Para mim, a vontade de Deus está na próxima esquina. O que quero dizer com isto? Que o caminho com Deus se faz caminhando, e que uma coisa é saber sobre o Caminho e outra é caminhar por ele. Nós cristãos nos tornamos cada dia mais teóricos, mais retóricos, esquecemos que o convite de Jesus é para que andemos no “Caminho”, em verdade, pois, só assim, poderemos experimentar a verdadeira vida.

Quem caminha com Deus está construindo com ele uma história aqui na Terra. Enquanto estou, na estrada da existência, “seguindo” a Deus, no encalço de seus passos, estou na realidade permitindo que em mim vá sendo desenvolvida sua soberana vontade, e isto em cada acontecimento do cotidiano, em cada circunstância que vai se “desenhando” no meu caminhar.

Mas, de repente, Deus vira a esquina! Eu olho para frente e não o vejo mais. A “cena” na qual Deus está continua acontecendo na “rua” por onde ele está seguindo agora, mas eu não consigo discerni-la, percebê-la, compreendê-la, pois sou incapaz de enxergá-lo neste momento. O que faço então? Sento e fico adorando a Deus até que ele se revele novamente? Jejuo até que seu caminho se desnude para mim? Oro para que ele me fale o que devo fazer? Consulto um profeta para saber o direcionamento correto? Sinceramente, isto não lhe parece absurdo? Mas é desta forma que muitos estão vivendo.

Ora, de fato, a uma única coisa a se fazer é ir até a esquina e, avistando o “caminhar de Deus”, retomar novamente o seguir os seus passos, ou seja, inserir-me outra vez como parte da “cena” que continuou se desenrolando independentemente da minha presença. Preciso querer estar com Deus, e não apenas saber de Deus.  

De uma coisa estou certo: “Aquele que faz sempre o que quer, raramente faz o que deve”. Pierre Beauchêne. Ora, se você quer fazer a sua vontade, porque pergunta para mim qual a vontade de Deus? E mais: se você quer fazer a vontade de Deus, porque pergunta para mim o que deve fazer? 

Deus está caminhando – “
se alguém quer vir após mim...” – siga-o! Se ele virar a esquina, vire também. Se for reto, vá com ele. Se for rápido, corra. Se diminuir a marcha, vá mais devagar. Lembre-se apenas de algo: tente nunca o perder de vista, pois isso seria uma grande tragédia em sua vida. Agora, se isto acontecer, ainda há algo a ser feito: procure algum “representante do sagrado” e pergunte para ele: “pastor, qual a vontade de Deus para a minha vida?”...

Carlos Moreira é culpado por tudo o que escreve. Com relação a vontade de Deus, está sempre querendo discerni-la. Ele escreve aqui no Genizah e também na Nova Cristandade
Vida prática 3629544091569315988

Postar um comentário

  1. LIBERTADOR ESSE TEXTO. MUITOS TRATAM DEUS COMO UMA CARTOMANTE, QUEREM SABER O QUE VEM A SEGUIR, NÃO POR ONDE SEGUIR. DEUS NOS DEU LIVRE ARBÍTRIO, MAS TEM GENTE QUE NÃO GOSTA DE USÁ-LO!!
    ANTONY R. VIEIRA

    ResponderExcluir
  2. Será porquê em situações passadas algo deu errado, sabe-se lá por qual motivo, e alguém disse : " - Tá vendo, deu errado porque não era da vontade de Deus !" ?

    Hoje são tantos fatores que envolvem a vida de qualquer um, seja cristão ou não, que tudo pode ter esta conotação de vontade ou não.

    Acredito que quando se está conectado com Deus verdadeiramente, qualquer escolha terá um propósito, seja certo ou errado que as coisa aconteçam.

    Na dúvida, devemos então crer fielmente em :

    Rm 8.28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

    ResponderExcluir
  3. Um dos motivos disso é que desde que colocamos o pé na igreja, temos nossos cérebros lavados com palavras como "confie SÓ em Deus", "viva na DEPENDÊNCIA de Deus", "quando a gente faz a nossa vontade, tudo dá errado, mas QUANDO FAZEMOS A VONTADE DE DEUS, tudo dá certo", e outros discursos similares. É questão de tempo até os crentes desistirem de viver as próprias vidas e quererem saber a vontade de Deus EM DETALHES pra tudo. E o pior é que muitos acham que lendo a Bíblia vão encontrar a vontade de Deus!!!

    Falo por experiência própria. Ser crente muitas vezes é ser emburrecido pela liderença da igreja, que não te estimula a pensar a Bíblia, a comparar a Bíblia com suas experiências, ensina apenas a ler a Bíblia e "meditar" nela... mas essa meditação muitas vezes não é muito diferente da meditação que fazem monges orientais. Parecem muito repetições de "mantras" doutrinários que são ensinados em cultos e escolas dominicais, quando Deus nos convida a VIVER com Ele, não a LER SOBRE Ele.

    "Eu te conhecia de ouvir falar, mas agora meus olhos te vêem". Espero que todos busquem a Deus e tenham o coração aberto pra Ele, para que possam viver essa experiência.

    Aos que se acham "bereanos" mas nunca pensaram muito sobre o que é ser como os bereanos, eu pergunto: os bereanos foram mesmo "mais excelentes" que os tessalonicences por terem "conferido nas escrituras" ou por terem "recebido de bom grado" as Boas Novas do Ungido de Deus? Pensem nisso!

    ResponderExcluir
  4. Olá.

    Desculpe Jeferson, mas não entendi direito o que vc quis dizer... A sua fala parece mto contraditória...
    Vc falou de pensar a bíblia, mas se pensarmos um pouquinho, ou melhor, lermos atentamente o texto que você citou sobre os bereanos veremos que eles receberam de bom grado a palavra examinando cada dia nas escrituras...

    "Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim." Atos 17:11

    E mais, pergunto: Não devemos buscar a vontade de Deus pra tudo? Lendo a bíblia não temos como encontrar a vontade de Deus? Ter o coração aberto para Deus não implica numa vida de meditação verdadeira e conhecimento da palavra?

    Deus o abençoe!!!

    ResponderExcluir
  5. Verdade, é só andar com Cristo e seguí-lo. Mas nesta caminhada você não o vê te guiando como uma luzinha no chão apontando se é esquerda ou direita, você o sente, o ouve, através do Espírito Santo, o Consolador, que ficará conosco até o fim dos tempos. Hoje talvez não tanto, mas antigamente, minha congregação era ainda menor e tinha um povo humilde e bem mais contrito. E Deus os guiava em todas as coisas, nas mínimas até. Creio nisso, creio que Ele se importa e nos dirige, quando sinceramente morremos para nossas vontades, e no lugar de ficar exigindo bênçãos de Deus, profetizando, etc., nos colocamos humildemente em seus braços e dizemos: Pai, seja feita a tua vontade. Certamente a estes o Senhor instruirá o seu coração, enquanto dormem, como dizia o salmista, ou em sua trajetória, pelo testemunho do Espírito em seus corações, assim como era a nuvem e coluna de fogo para Israel, antigamente. Shalom!

    ResponderExcluir
  6. A um ano sou dirigente de uma congregação da Igreja sede onde congrego e uma alma que ganhamos para Jesus logo no princípio aqui está querendo mudar para uma igreja vizinha porque pintaram um elefante de branco para ela lá, prefiro que ela vá do que me rebaixar a animador de púlpito, prefiro continuar pregando a palavra como ela é, ainda que isso gere percas como essa, mas pelo menos aqueles que ficarem serão confirmados e aprovados em Cristo.

    ResponderExcluir
  7. muito bom. está de acordo com romanos 12:2. não devemos conhecer a vontade de Deus, como bem definida insondável, mas experimentá-la. Deus me quer ali ou aqui? faço isso ou aquilo? Isso é tentar conhecer, ao invés de experimentar. E só experimentamos quando caminhamos e seguimos a Deus sem querer descobrir o caminho por qual ele anda. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Queres saber qual é a vontade de DEUS!!!!!!
    Miquéias.6:8 "Ele te declarou, ó homem, o que é bom. E o que é que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, ames a misericórdia, e andes humildementecomo teu DEUS".....

    Pronto e zefinin......

    ResponderExcluir
  9. O povão sem entendimento, geralmente procura "intermediadores" ou "oráculos" para lhes darem "a dica". O pior mesmo é a mística envolvida, em geral invocando receitas, métodos e mágicas (que são chamados de "propósitos") que nada mais são do que sacrifícios de tolos e suas práticas induzem o cego a cada vez ver menos e entender menos a vontade de Deus.

    ResponderExcluir
  10. "Quem sou eu?", o problema não está em buscar nas escrituras, nem em buscar a vontade de Deus, está em achar que em qualquer lugar, seja em pastores, seja em profetas, seja na própria escritura, a vontade de Deus pra nossas vidas está dita em termos concretos e detalhados.

    Em achar que a vontade de Deus pode ser entendida por meros humanos que não entendem nem a si mesmos, em achar que a experiência de VIDA com Deus pode ser trocada pelas palavras de servos de Deus, sejam contemporâneos, sejam os do passado que nos deixaram as escritoras.

    O problema não é verificar a escritura, é achar que a escritura - que foi deixada à Igreja como um todo - pode trazer a vontade de Deus pra você, indivíduo único e singular. Com você, Deus lida, com a coletividade, a Bíblia lida. O problema não é depender de Deus, é achar que "depender de Deus" é ficar parado esperando Ele fazer as coisas acontecerem e dar sinais claros e inteligíveis pra você, dizendo o que quer que você faça. A minha crítica é que isso não é ensinado nas igrejas. O que se ensina - muitas vezes a ponto de conseguir fazer uma lavagem cerebral - é a ler a Bíblia e "depender" de Deus, ou a buscar profecias, sinais e revelações, como se Deus revelasse A OUTROS o que ele quer pra VOCÊ.

    Quando mencionei os bereanos, eu quis convidar os irmãos a refletirem, coisa que infelizmente você não fez, pois o que eu chamo de "reflexão" envolve fazer diversos questionamentos e tentar enxergar por diversos ângulos, esse processo nunca traz respostas rapidamente.

    Se está confuso, perdoe-me, mas tenho certeza que também as minhas palavras não são capazes de expressar o que só pode ser entendido pela experiência de vida com O Altíssimo.

    ResponderExcluir
  11. É mais prático, mais fácil e mais infantil perguntar a um pastor, apóstolo, paipóstolo, discipulador, líder (ou coisas semelhantes a essas) qual é a vontade de Deus. Aí você tem em quem pôr a culpa.

    Buscar a vontade de Deus em Deus exige maturidade e responsabilidade que poucos estão dispostos a assumir.

    ResponderExcluir
  12. O grande problema, creio eu, é que se espera que Deus se manifeste como a Moisés, esquecendo que Ele se manifesta nas mínimas coisa - Jr 1:11-12, este ve uma vara de amendoeira. Ocorre que como aos que consulotam videntes e cartomantes, e ouvem que foram principes, e outras figuras de destaque na vida anterior, busca-se uma revelação para saber o quão importantes serão na Obra de Deus ou o quanto Deus depende destes para a execução de Seus planos.De resto, fico com o conselho de Paulo em Ef 6:6: O que vier a sua mão para fazer, faze-o bem feito.

    Na graça e na Paz do Senhor Jesus

    Geraldo J Pinheiro

    Curitiba - Pr

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item