681818171876702
Loading...

"Todo Mundo Quer ir Para o Céu, Mas Ninguém Quer Morrer"


Carlos Moreira

O problema de vocês ocidentais cristãos é que vocês têm milhões de jovens querendo viver... Nós, ao contrário, temos milhões de jovens querendo morrer!”. Osama Bin Laden.

Inicialmente fiquei chocado com a frase, pois, a primeira vista, ela não me fez muito sentido. Ao depois, entretanto, quando minhas categorias político-filosóficas-religiosas entraram em ação, aí sim, compreendi o que o famoso terrorista da rede Al Qaeda quis dizer.

O fundamentalismo religioso não é regalia dos Mulçumanos. Pelo contrário, quem conhece um pouco mais a fundo a Religião Islâmica sabe que a proposta é totalmente diferente do estigma criado, sobretudo depois do 11 de setembro de 2001, com os ataques as Torres do World Trade Center. 

Deixemos os idealismos de lado... Fundamentalismo existe em qualquer religião. Entre os evangélicos, então, o que dizer? Quer mais ortodoxia e aberrações do que temos em nossas “denominações”? Quer mais manipulação e catarse emocional do que em certos “cultos”. Quer mais espoliação e pressão psicológica na pregação de determinadas “doutrinas”? Ora, quem não conhece “o jogo” é que fica de tolo, mas a gente já está nisto há muito tempo para ser ludibriado...

A frase do Osama choca-nos não porque saibamos que há um exército de meninos e meninas sendo treinados para fins perversos, que não consegue discernir o tamanho da maldade da qual eles se tornaram vítimas, pois tiveram suas consciências cauterizadas pela “palavra” e pela subversão da “religião”. O que surpreende é o desejo dessa gente de sacrificar a própria vida em função de algo no qual eles crêem, de imaginar estar sendo usado para cumprir um propósito divino, agradar a “deus”, ser  a "vara de seu juízo" na Terra.

Nietzsche disse certa vez “no ocidente não há ninguém mais disposto a morrer, seja por um deus, pela pátria ou pela família”. De fato, ele estava mais do que certo. Nós somos a sociedade dos que querem apenas ganhar, jamais perder, muito menos a vida! A saudosa banda Blitz, sucesso da década de 1980, dizia em sua canção: “todo mundo quer ir pro céu mais ninguém quer morrer”.

porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro... E já não sei o que escolher!... desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor; contudo, é mais necessário, por causa de vocês, que eu permaneça no corpo... para o seu progresso e alegria na fé". Fp. 1:21-25

Na perspectiva do cristianismo, morrer é um prêmio, uma coroa, a consagração de uma vida, mas morrer está relacionado a nascer, não a extinguir-se, é a partida que nos leva a encontrar o propósito para o qual fomos criados. Quem morre deixa o não-ser para tornar-se ser de fato.

Mas Paulo, que desejava ardentemente morrer, pois queria estar com Jesus, entende que viver tem um propósito: edificar e ensinar a outros, abençoá-los, servi-los, amá-los, doar-se para que eles possam encontrar o significado de existir. Assim é o Evangelho. A vida do discípulo só ganha singularidade quando se desdobra na direção do outro, quando o próximo torna-se mais importante que sua própria vida, pois sacrificar sonhos e planos em prol de alguém é prazer e privilégio.

Bin Laden está recrutando jovens para morrer. É triste, mas fato. E nós? Quantos jovens temos dispostos a morrer pela causa do Reino de Deus? Não estou falando em se amarrar a toneladas de dinamites ou de detonar um carro em frente ao um mercado público. Estou falando em entender que a fé cristã deveria nos levar a buscar da vida mais do que sucesso profissional, dinheiro no bolso, alegria, festa, riso, namoros e curtição. Nossos jovens não têm referências. Bem disse Cazuza: “meus heróis morreram de overdose”.  

Tenho pena dos jovens de hoje... Rebeldes sem causa, mesmo... São, em sua grande maioria, alienados, fúteis, frívolos, superficiais, dessignificados, vazios, insensatos, desafeiçoados, insensíveis, desencontrados de si mesmos. Mas com tristeza, admito: eles tiveram a quem puxar; tiveram excelentes fontes de referência para ser o que são: nós. Eu e você...

Carlos Moreira não e mais jovem, mas está preocupado com os rumos da igreja nesta área. Ele escreve aqui no Genizah e também na Nova Cristandade.
Artigos 1692883279313832340

Postar um comentário

  1. Legal. Mas acho que é apenas cultural, pois tenho a impressão que os orientais, ou melhor, uma parte considerável, tem como tradição cometer suicídio: harakiri, kamikases, queimar o próprio corpo, mutilações, e por aí vai. Ocidentais "querem uma casa no campo".
    Fomos criados, também, para a vida biológica, portanto, nada justifica tirar a própria vida, aliás, tenho muitíssima pena destes, pois já estão condenados eternamente.
    Morrer para as coisas do mundo é muito mais difícil do que tirar a própria vida, cujo ato penso que seja o extremo da alienação.
    “Morrer pela causa do Reino de Deus" é uma possibilidade sujeita à vontade de Deus, morrer pelos ideais do Bin Laden, é apenas substituir um fuzil por uma vida.
    Muito boa a sacada do Nietzsche e do Cazuza (tem a do J Lennon: “o sonho acabou”), mas para eles foi como estarem num Boeing com todos os motores em pane e concluir que ele vai cair... “cobertos” de razão e de destroços!

    JOAB BARROS

    ResponderExcluir
  2. Bacana o texto, mas talvez, pela diferença e idade, hoje tenho 32, nunca curti muito algumas das bandas com trechos de músicas citadas, entretanto, curto muito hip hop, daí na questão de que tem uma par de jovens rebeldes, problemáticos, e tudo mais, deixo aqui o trecho de uma música da Banda Ao Cubo:"dizem que são todos iguais, não nem vem, tem uns que juntam multidão na porta da cruz, batem no peito e seguem os passos de Jesus." Cd Respire Fundo, música, na Ira dos 20.
    Vale curtir.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com esta postagem, e isto foi o que meu pai me ensinou, que para ir ao céu era preciso morrer, até nos cultos da Igreja Assembleia de Deus, quando ele falava desta maneira muitos ficavam assustados, no meu blog coloquei uma postagem sobre meu pai um Homem de Oração.

    http://avidaquenosdeuvida.blogspot.com/2010/12/dcantonio-de-oliveira-esta-na-gloria.html

    ResponderExcluir
  4. Fernando
    Como serão os filhos dos jovens de hoje?
    Tenho duas filhas, uma de 14 e outra de 12 anos, penso que elas e os filhos que se chegarem a ter viverão os tempos mais difíceis da história deste planeta como cristãos.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a matéria, mas achei legal tb a figura da esquerda na foto da matéria.

    ResponderExcluir
  6. Caro Carlos,

    quero agradecer este artigo, porque você falou muitas das coisas que faz um tempo que estavam no meu coração... realmente, você conseguiu expressar com uma claridade e relevância muito boa.

    siga escrevendo, meu amado.

    ResponderExcluir
  7. É verdade...nossos jovens sofrem sobretudo pelo deficiente ensino e pela falta de investimento em educação cristã nas nossas igrejas...pois a título de expansionismo e de proselitismo sem investimento em recursos humanos, os líderes cristãos recrutam homens despreparados para a frente das igrejas cristãs, que querem mais números estatísticos de crescimento, que verdadeira piedade para a vida devocional diária.

    ResponderExcluir
  8. "Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano.

    Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a.

    Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.

    E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem?"

    I Pedro 3.10-13.

    Engraçado: eu não quero morrer, e nem quero que o Senhor Jesus volte agora! eu quero VIVER! quero me casar, curtir a vida a dois com minha futura esposa, ter uma família, trabalhar na minha área, conhecer mais a Deus!...

    Mas, claro: há algo de errado em mim, né?... tô nem aí!!!

    E não se preocupem: eu conheço o restante dos versículos!

    Shalom ve-Chachmah.

    P.S.: e como se não fosse o bastante, eu também quero ir pro Céu!

    ResponderExcluir
  9. Jesus deixou bem claro para todos nós, todo aquele qeu quiser me seguir tem que MORRER, negando a se mesmo e morrendo para o pecado e vivendo para cristo, pregando o evangelho que dá vida através da morte,CRISTO morreu para eu e você tenha vida....

    ResponderExcluir
  10. JESUS TENHA MISERICÓDIA DE CADA DE UM DE NÓS....

    ResponderExcluir
  11. Se poucos estão dispostos a morrer para o mundo (no sentido figurado), que dirá morrer para o mundo (no sentido literal).

    ResponderExcluir
  12. No meio assembleiano, por exemplo, a maioria dos chamados crentes, tem medo de morrer. Quando alguem esta com uma doença grave como aids ou cancer, é um tal de campanha de jejum para tentar barganhar com Deus a cura...

    ResponderExcluir
  13. Insinuar que os jovens cristãos de hoje não 'morrem por Cristo', devido a orientação e exemplos negativos, no mínimo é hilário
    .
    O jovem ou a pessoa que vem ao Senhor Jesus, pelo Espirito Santo já possui dentro de sí o desejo de estudar a Palavra de Deus, é ela quem nos passa os fundamentos da nossa fé, principalmente o 'morrer por Cristo'
    .
    É examinando as escrituras que o avivamento espiritual flui em nossos corações,e passamos a viver para morrer por Cristo e Seu reino.
    .
    Todo movimento de renovação espiritual sempre esteve intimamente ligado tanto à oração como à leitura e estudo das Escrituras.
    .
    Podermos citar o avivamento e reavivamento nas escritos no tempo de Josafá, Josias e neemias, e todos deram inicio quando se dispuseram a orarem e estudarem a Palavra de Deus.
    .
    É somente isso que os jovens e crentes devem buscar, é o suficiente! E o próprio Espirito Santo os convencerá a 'MORREREM POR CRISTO', 'SE GASTAREM POR CRISTO', 'SE DOAREM POR CRISTO', 'BUSCAREM A DEUS EM PRIMEIRO LUGAR'
    .
    “... Vivifica-me segundo a tua palavra’", Sl 119: 25.
    .

    ResponderExcluir
  14. Porque na verdade, ninguém tem certeza da salvação. Se tivesse certeza dela, porque não quereríamos morrer? Sendo o céu infinitamente melhor que aqui, e a presença de Deus insuperável, como queremos ficar neste lixo chamado Terra onde o pecado impera, e o diabo pinta os canecos? Somos hipócritas, quando dizemos ser salvos, e não queremos ir logo para o céu.Mariom.

    ResponderExcluir
  15. Concordo com esta postagem, se voce quiser ir ao céu é preciso morrer,mas qui medo é esse de morrer? sabemos qui não podemos evitar a morte, cedo ou tarde ela sempre vem. por isso curta a vida mas sem medo de morrer!!!

    ResponderExcluir
  16. o certo é : "morrer para o mundo e viver para Deus" isso é que é dificil e ninguém que r fazer;;;

    ResponderExcluir
  17. Texto excelente, dispensa qualquer adendo...

    Rafael Braga - Rio de Janeiro - RJ

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item