681818171876702
Loading...

"Quando não se Tem Nada a Perder Deve-se Arriscar Tudo"


Carlos Moreira

A tragédia que desabou sobre as cidades serranas do Rio de Janeiro durante as chuvas desta semana é sem precedentes, mas tem antecedentes. Segundo um dos depoimentos que assisti pela TV, cada vez que chove nesta região duas coisas são certas e estão previstas: deslizamentos e velórios.

Quando a desgraça acontece, todo mundo se sensibiliza. As emissoras de televisão transmitem o “show” ao vivo e a cores; os jornais vociferam o descaso das autoridades; as autoridades atuais culpam seus antecessores por não terem feito nada; as rádios fazem entrevistas com os sobreviventes que nos mostram histórias das mais dramáticas possíveis.

Contudo, creia-me, isso não é motivo de alarde. Não se preocupe tanto. Sei que, talvez, você tenha visto cenas muito fortes, mas, saiba, elas desaparecerão de sua memória em dois ou três dias. Sim, elas sumirão assim como sumiram as imagens inacreditáveis de Angra dos Reis, de Niterói, das cidades do nordeste, todas devastadas por enchentes, arrasadas, com   milhares de mortos, cidades varridas do mapa por sinais que a natureza nos dá, cada vez mais freqüentes, de que a Terra agoniza.  

É duro de admitir, mas nos tornamos confortavelmente insensíveis. A dor do outro não nos diz nada. Quando muito, citando Sartre, o outro é o inferno.  Em poucos dias as TV’s, as Rádios, os Jornais, a Internet, precisarão de novos escândalos, de novas tragédias, de novas revelações, de novas notícias. É assim que a “máquina” gira, é assim que as coisas funcionam, é “assim que caminha a humanidade”... Tudo, tudo mesmo será esquecido...

Você acha que algo será feito? Claro que não! Alguns órgãos farão visitas, a presidente vai sobrevoar as cidades, alguns políticos vão aproveitar a desgraça para se projetarem, os bombeiros, a polícia, as igrejas, outras entidades de auxílio, a cruz vermelha, e muitos, muitos anônimos, como sempre, vão ajudar, vão se doar, vão se arriscar. Mas, no próximo ano, tenha certeza, veremos tudo de novo. Só não temos ainda como prever em qual região e em quais cidades a desgraça acontecerá. Talvez, nos mesmos lugares novamente.

No vídeo postado acima, assisti a uma das cenas mais dramáticas de toda a minha vida. Ela me lembra a frase de Laya: “quando não se tem o que perder deve-se arriscar tudo”. A mulher está ilhada numa casa semi destruída. Ali dentro tem uma história, tem a luta de uma vida, os móveis, os eletrodomésticos, documentos, fotos, poucos bens comprados com sacrifício. Mas a casa está submersa, a maior parte destas coisas já foi levada pela correnteza. O volume de água e a sua força faz com que a mulher suba até chegar ao telhado. Agora já não há mais o que fazer,  não tem mais para onde ir.

A câmera mostra a dura realidade. O que lhe sobrou foram apenas duas coisas: a roupa do corpo e o cachorro que ela segura como um filho. Naquele momento, o melhor amigo do cão era o “homem”. Ela o segura como quem segura o único e último bem que lhe restou. Parece determinada a salvá-lo a qualquer custo.

Num ato extremado, num último recurso para livrá-la da morte, vizinhos jogam uma corda para tentar puxá-la para o prédio ao lado. É uma tarefa arriscada. As chances do resgate dar certo são poucas, pois a correnteza é muito forte, o prédio é alto, apenas dois homens estão lá em cima e uma mulher de idade não tem tanta resistência para suportar isto.

A corda é lançada e ela a segura. Ao fundo ouvem-se gritos de desespero. A mulher se joga na correnteza agarrada ao cachorro e tenta salvar-se e salvar o seu bichinho. Mas a força da água impõe-lhe a dura tarefa de escolher entre a sua vida e a vida do animal. Ela agarra a corda com as duas mãos e solta o cachorro que é levado pelo turbilhão descontrolado.

Puxada de forma milagrosa até o teto do prédio, amparada heroicamente por gente que estava no lugar certo na hora certa, ela olha pra trás e não vê mais nada. O “amigo” que tentou salvar a todo custo desaparecera para sempre. Eu tenho um cachorrinho, posso imaginar a sua dor pela sua perda. O que não poderei jamais imaginar é a dor gerada pelas outras tantas perdas deste dia que, para ela, será inesquecível: o dia em que sua vida esteve presa apenas por uma corda.

Eu não sei o nome daquela mulher. Não sei o nome dos homens que a puxaram. Não sei o nome do pequeno cachorrinho. Mas minha alma se entristeceu profundamente pela sua dor e meu coração se compungiu pelo seu sofrimento. Sua coragem em se lançar nas águas para tentar salvar-se me marcarão pelo resto da vida. Daqui de onde estou, posso apenas orar para que ela encontre forças para continuar a viver e reconstruir o que sobrou de sua existência.

A esta mulher, símbolo do desrespeito pela vida, símbolo do descaso das autoridades deste país pelo povo que vive a margem de tudo, símbolo da resistência e da vontade inexplicável de sobreviver, símbolo de dignidade, de humanidade, meus sentimentos, meu respeito e minha reverência pela sua vida, pela sua alma e pela sua dor.

Carlos Moreira e o Genizah estão solidários por toda a dor que vivem os desabrigados das chuvas em São Paulo e no Rio de Janeiro. 
tragédia 6531589932255477275

Postar um comentário

  1. Queria eu discordar de pelo menos uma palavra, mas é impossível.Texto impecável,que dói pungentemente
    na consciência de quem tem alguma.Aceitamos o inaceitável diariamente.Desconhecemos cidadania e fraternidade,uma vez que estas existem para evitar como possível o sofrimento humano.Política é ferramenta de paz,segurança e progresso.
    Isso que nos falta.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. È triste demais! quando vi esse video em casa pela Tv.Vi o quanto sou ingrato eu sou por tudo que tenho e ainda ouvi alguem dizer: "QUE TROUXA SOLTA O CACHORRO" Infelizmente alguem disse isso mesmo na sala. é assim a humanidade

    ResponderExcluir
  3. APOSTOLO ESTEVAM DIVULGA CARNAVAL NO TWITTER

    http://www.folharenascer.net/news/estevam-abusa-e-divulga-carnaval-no-twitter/

    ResponderExcluir
  4. É...até quando essa imagem vai ficar em meu pensamento? Será que vai sumir logo? Será que eu vou preferir deixar pra lá? Afinal de contas já chorei muito...na verdade choro todas as vezes que vejo essa cena...
    Que Deus console todos os que perderam alguém ou alguma coisa...Que Deus mova nossos corações e mãos pra abençoar aqueles que estão sofrendo...

    Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé se ela não vier acompanhada de ações? Será que essa fé pode salvá-lo? Por exemplo, pode haver irmãos ou irmãs que precisam de roupa e que não têm nada para comer. Se vocês não lhes dão o que eles precisam para viver, não adianta nada dizer: “Que Deus os abençoe! Vistam agasalhos e comam bem.” Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta. (Tiago 2:14-17)

    Muita graça e misericórdia pra todos nós!

    ResponderExcluir
  5. Cade os apostolos gospel ? o Silas maracutaia, os teleevangelistas da TV? Edir Macedo,e outros artistas gospel.que gastam milhoes e milhoes para comprar horarios na TV, comprar seus seguranças armados ? comprar seus novos avioes particulares bem como seus helicopteros particulares ? seus carros importados e blindados? e ñão se desfazaem de toda essa luxuria e não ajudam essas pobres e desesperadas pessoas?

    É bem possivel que se esses larapios da fé aparecem por lá, ainda tomam uma grana desses que sofreram essa tragedia , tal a canalhice e a patifaria que reina no coração desses falsos e aproveitadores profetas e apostolos gospel.

    Eu não vi, até agora, uma igreja evangelica, tanto tradicional ou pentecostal ajudar em nada essa gente, meu Deus , quanta falsidade e hipocrisia. Que Deus tenha misericordia.

    Pastor Caleb.

    Antes de me criticar, alem de minhas orações por misericordia a Deus, estamos doando alimentos e roupas a essa gente esquecida, bem sei que é uma gota nesse oceano de desespero, mas ao menos a minha pequena parte está lá.

    ResponderExcluir
  6. Você está certissimo. Uma análise perfeita que traduz o sentimento de muitos de nós.
    Em dez dias ninguém vai mais se lembrar da tragédia - a não ser quem participou dela - nas proximas semanas o povo alienado vai se preocupar, e se dividir, com o Big Brother, suas mulheres - e travestis -e a busca desenfreada, desonesta e suja para conseguir dinheiro e fama a todo custo, e o Carnaval, este grande anestesico em massa - alguém se lembra da escola campeã do ano passado? - com todos os seus males.
    Nossas autoridades não se importam com o povo, que para eles são e sempre serão somente massa de manobra para seus intentos e propaganda. Todos os "benefícios" dados ao povo são de uma maneira ou outra confiscados com impostos, baixa qualidade de vida e serviços públicos de pessima qualidade. Não, definitivamente não se pode esperar nada de qualquer governo, pois o poder corrompe e sempre corromperá.
    Neste quadro me conformo até do cachorro ter morrido, pois com sua sensibilidade canina, seria demais para ele ver sua dona ser usada - como está sendo - para dar alguns pontos a mais no Ibope das emissoras de TV.
    Maranata!!

    ResponderExcluir
  7. Excelente comentário e análise.
    Tenho um caõzinho pequenino também, mó tristeza.
    Mas a felicidade é que ela está viva, pois houve um resgate cinematográfico, mas por causa da determinação e perseverança de alguns que jogaram a corda, a incentivaram a ter força e se cansaram, mas conseguiram.
    Eles e ela mostraram as obras pela Fé, pois se fôsse um sem Fé, com certeza nem desdobraria a corda e falaria que aquela já era.
    Enfim, faço coro á sua frase final e respeito á todos.
    Abração e Paz.

    ResponderExcluir
  8. muito texto que Deus continue a te abençoar

    ResponderExcluir
  9. Desde a decada de 60 que acontece isto nas mesmas localidades. Vejam este video para contastar:

    http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1409715-7823-RIO+DE+JANEIRO+JA+SOFREU+COM+OUTRAS+TRAGEDIAS,00.html

    ResponderExcluir
  10. Eu acho a mesma coisa. Os jornais ñ querem nada exceto ibope. E milhões de telespectadores estão fazendo o mesmo, indo na maré e se "importando" apenas enquanto o acontecimento ñ esfria.
    Como todas as tragédias que aconteceram nesses ultimos anos, os comentários que eu mais escuto são de quantos corpos continuam a aparecer.
    Espero que as pessoas acordem desse loop.
    Deus abençoe! :3

    ResponderExcluir
  11. a paz, esses vizinhos ...que o DEUS todo poderoso ilumine eles o resto de suas vidas e lhes dê a sua paz,fizeram oque muitos apostolos,profetas,ou sei lamais oque poderiam fazer,porem sabeos que nehun deles estavam ai na hora,no mas eu falo dehumanidade que eles certamentamente nao tem.Fico triste pq esta senhora perdeu oque tinha inclusive seu pequeno companheiro, pois a mesma teve q decidir rapito entre a sua vida e a vida do animal.que Deus possa confortar essa mulher ,enviar-lhe alguem de boa vontade para ajuda-la,eu porem ,muuto longe do Brasil vou estar aqui orando, porem muito triste pela situaçao dela,mas que o Senhor a ajude a ficr em paz.
    Deus abençoe voces.

    ResponderExcluir
  12. diz pra mim qu epelo menos um deles era crente ,DIZ POR FAVOR

    ResponderExcluir
  13. Assistí também ao vivo, e orei para que DEUS usasse de misericórdia com ela e ao fundo ouvi uma mulher que clamava pela misericórdia de DEUS.
    Por favor, postem sobre aquele jovem pai que alimentava o filho com a saliva, e que disse que cantava louvores ao SENHOR, enquanto esperava por socorro.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item