681818171876702
Loading...

Entrevista exclusiva com ex-bispo da Universal, Renato Suhett



Recentemente, deparei-me com um comentário feito pelo Bispo Renato Suhett num vídeo da série "Cá entre nós..." em que questiono a posição do Bispo Edir Macedo a favor do aborto. Confesso que cheguei a desconfiar que aquele comentário poderia ter sido feito por um fake usando seu nome. Em poucas palavras, Renato Suhett alega que a posição heterodoxa de Macedo em questões com aquela foi uma das razões que o teriam levado a romper pela segunda vez com a Igreja Universal. Resolvi, então, escrever um artigo expressando minha opinião pessoal sobre a pessoa e a trajetória desta polêmica figura. Pouco tempo depois, Renato Suhett me adicionou no Twitter e marcamos um dia para conversar via Skype. Contou-me sua história e o desejo que tinha de expor suas razões e motivações, uma vez que uma onda difamatória já corria pela internet. Sugeri-lhe, então, que fizéssemos uma entrevista, que segue abaixo, logo após uma pequena biografia.

Renato Suhett nasceu em Niterói em 19/01/61, filho de Irineu Lima e Genicy Suhett, casado com Diana Sousa Suhett. Formado em Literatura/Português, com mestrado e doutorado pela UERJ. Músico profissional, guitarrista, compositor, cantor, tendo gravado, até o momento, 12 discos em português e 6 em espanhol. Ingressou na vida cristã aos 20 anos, na Igreja de Nova Vida em Alcântara e Botafogo, ainda no tempo do saudoso Bispo Roberto MacLister. Depois conheceu a IURD, e seis anos depois, aos 26 anos, tornou-se no Bispo do Brasil. Estou Teologia Livre na VINDE, com o Reverendo Caio Fábio. Formado em Teologia pela Faculdade da Assembléia de Deus em Mesquita (RJ). Pela IURD, desempenhou seu ministério em vários países, entre eles, Estados Unidos, Portugal, África do Sul, Argentina e México.

HF - Tendo chegado ao posto de segundo homem mais forte da Igreja Universal, e Bispo responsável pelo Brasil, o que o motivou a deixá-la da primeira vez?

RS - Foram muitos os motivos, porém, o principal foi quando, em reuniões de bispos e líderes, a igreja decidiu constituir um partido político e usá-lo como instrumento principal para galgar o poder. Eu sempre estava em contra desse pensamento, pois todo cristão consciente sabe que o Reino de Deus é o nosso fator determinante de qualquer mudança e que n'Ele está todo o poder de que poderíamos necessitar, pois trata-se do poder do nosso Deus. Quando eu via a igreja buscando alcançar o poder por meios exclusivamente humanos, vi que já não havia lugar para mim aí. E foi isso mesmo que aconteceu... Eu fui "auto-exilado" para a Califórnia, estive em Los Angeles e em San Diego por três anos, e a IURD acabou caindo nessa rede que todos já sabem... tiraram pastores e bispos dos altares, jogaram-nos na "cova dos leões"... mas não havia Deus para livrá-los. E vieram as lamentáveis e vergonhas ligações de bispos e pastores com os escândalos políticos que já sabemos... "sanguessugas", "ambulâncias", "jogos"... no que até resultou em prisões de homens que no início da igreja até foram usados por Deus... uma lástima. Enfim, foi essa troca de valores que me fez deixar, com tristeza, a igreja que tanto amei... nessa primeira vez.

HF - Depois de ser apontado pela revista Billboard (em sua edição internacional) como o maior nome da música cristã da América Latina, você pensou em algum momento dedicar-se exclusivamente à carreira musical?

RS - Não, proque nunca dei valor ao cantor, ao compositor, ou ao guitarrista Renato Suhett, mais do que ao Bispo Renato Suhett... Deus me mostrou desde o começo que o músico é quem seguiri ao Bispo e não o contrário... Na verdade, o músico que sou é apenas um apêndice do bispo que Deus, pela Sua misericórida e graça me ungiu. Creio que aqui vale ressaltar o que o apóstolo Paulo escreveu em Romanos 11:27: "porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis".

HF - Enquanto liderava a IURD no Brasil, teve esperança de que ela pudesse mudar, isto é, tornar-se numa igreja mais bíblica e doutrinariamentie sadia?

Edir Macedo e Renato Suhett em concentração no Maracanã
RS - Sim. Aliás, essa era a minha meta: Colocá-la no que chamamos de "sã doutrina". Não por mim, mas pela direção do Espírito Santo. Era até mesmo um voto que eu tinha com Deus. Mas como um dia o Bispo Macedo me disse, aos gritos: - Graças a Deus que não deixei você mais como bispo do Brasil... Você ía acabar com a minha (dele) igreja, com o que eu quero para a Universal. Creio que não precisa dizer nada mais.

HF - Por que sua ênfase passou a ser a graça depois de sua saída da IURD?

RS - Ora, eu queria "exorcizar" tudo aquilo que havia visto e aprendido na Universal e fui buscar nessa antítese, um extremo que muito me custou, pois aí, eu erri, exagerei, creio mesmo que perdi a visão de Deus, neste afã de estar contra tudo o que dizia respeito a Universal... Aí eu errei e feio... Peço perdão a Deus e a todos que foram, direta ou indiretamente, atingidos por este erro. Sinceramente, a salvação é mesmo pela graça, é claro, é bíblico, mas não precisava que eu exagerasse tanto. Tirei a Ceia, o Batismo, deixei de expulsar demônios, etc. Esquecendo-me que essas coisas não são sugestões de Deus, mas ordens daquele é que o nosso Senhor Jesus Cristo. Errei, vacilei... Que bom que a misericórdia de Deus me contemplou. Sou um sobrevivente por esta misericórdia divina, com certeza...

HF - Em que momento você acha que seu ministério perdeu o ponto de equilíbrio em termos doutrinários?

RS - No afã de desdizer exacerbadamente tudo que era da Igreja Universal, acabei me desviando das diretrizes básicas do Senhor Jesus. Aí está o ponto... e como não, do orgulho de achar, na queda, que eu poderia falar o que viesse na minha cabeça, e que estava sempre certo. Meu Deus... que vergonha... Creio que todo líder deveria ter como lição obrigatória um vídeo do meu primeiro líder, Bispo Roberto McAlister, que inclusive está disponível no Youtube e que se chama "Orgulho". Neste vídeo, ele fala, pelo Espírito Santo, de tudo que devemos ponderar e refletir ao assumirmos essa função de liderar homens e mulheres na obra que é de Deus. Com isso, estou admitindo categoricamente que também pequei por orgulho.

HF - Qual a razão de você haver mudado radicalmente sua mensagem, passando a divulgar o esoterismo?

Renato orando na Catedral da Universal em foto recente
RS - Foi uma tentativa de trazer um grupo, que a meu ver, nenhum igreja ainda o havia alcançado para Cristo (Desculpem-me se estiver errado): Os chamados esotéricos, espiritualistas (que não são os espíritas, candomblecistas, ou macumbeiros). Achei que poderia ajudá-los a chegar ao evangelho de Cristo, como se diz: "ganhá-los para Jesus". Mas já estava eu tão desacreditado pelos evangélicos, alienado, marginalizado, por meus ímpetos de orgulho, etc. E parece que a imitação foi tão "bem feita", que acabaram disseminando no meio evangélico que eu, de fato, havia me tornado exotérico. Imagine você em que confusão fui me meter... Creio que seria o caso do roto falando do esfarrapado. Eu não tinha condições espirituais mínimas, naquele momento, de encarar uma empreitada dessas... hoje até me faz rir, mas foi muito triste. Uma grande confusão, total, desordenada e completa. E eu ali... feito um bobo, acho que nem sabia mais quem eu era, o que era, ou para que estava vivendo... além de perder a visão, creio que perdi a noção e a razão. E veja que até hoje tem gente que me olha meio de lado, talvez pensado: esse homem esteve em "sociedades secretas", etc. Discretos ou indiscretamente... rsrs Desculpe, mas estou rindo de pensar a que ponto um homem chega de ridículo, quando perde a visão e a direção do Espírito Santo. "A minha alegria é o Senhor, que conheceu a minh'alma e não me rejeitou"... Só Deus mesmo para nos aturar... porque nem eu mesmo sabia mas quem era. Foi, simplesmente, horrível essa fase.

HF - Por que decidiu retornar à IURD?

RS - Aí vamos parar no outro extremo. Foi tanto exagero, exacerbações... que decidi voltar após ouvir um conselho de um amigo, homem de Deus (não sei se ele me autorizaria dizer seu nome, mas Gleiber de Andrade). Este homem me disse, estando eu no Rio de Janeiro: - Olha, Renato, o que você está fazendo com sua vida. Lembra de onde caíste, arrependa- te e volta. Considerei esta palavra, orei e o fiz literalmente: Voltei lá para catedral do Brás, achando que deveria ter caído, ou começado a cair por ali, quando ainda era o bispo do Brasil na IURD. Achando que a Universal havia mudado ( que duendes e fadas existiam, bem como o Papai Noel...rs). Mas na situação que estava, acho que valeu a experiência, pois voltei a ter contato com "algo", um mínimo residual do Evangelho pleno, creio eu.

HF - Em algum momento sentiu que seu testemunho foi usado para estancar o êxodo de membros da IURD para outras igrejas como a Mundial?

RS - Em todo tempo... rsrs Depois, lá na frente, estando no México e quando me mandaram de volta ao Brasil e o Romualdo me recebeu, não com aquele carinho do tempo do testemunho, mas de outro modo, e dizendo que o Bispo Macedo tinha outro plano pra mim, que não deveria estar mais no altar e sim ser um tipo de diretor ou gerente de uma rádio em Volta Redonda... e esquecer o altar. Aí a ficha caiu. Fui simplesmente um objeto de uso, quando do testemunho, para que outros não saissem mais e sofressem como sofri... Entendi tudo e vi que estavam tentando enterrar o que Deus me deu, e em vida (enterrar-me vivo). Óbvio que pulei fora, pois não havia mais lugar ali para mim. Muito menos nos dias de hoje. Saí de lá para entrar de vez no Reino de Deus, agora sim... não por mão do Bispo Macedo, nem de ninguém, mas de Deus mesmo. Que bom!

HF - Quanto tempo foi preciso para que retornasse ao púlpito?

RS - Fiquei um ano na "geladeira" no Brasil e trabalhei como pastor por dois anos no México, onde tive o privilégio de conhecer uma gente maravilhosa e muito aberta ao Evangelho. Só lhes falta este Evangelho verdadeiro e pleno. É, de fato, um campo a ser desbravado. Foi uma boa experiência, pois por dois anos tive que trabalhar como pastor sem nenhum auxiliar, fazendo quatro reuniões diárias. Aprendi muita coisa lá. Valeu muito e não me queixo de nada, principalmente por aquele povo tão sincero de coração que são os mexicanos.

HF - Por que resolveu deixar a IURD novamente?

RS - Porque entendi que o "cantado e decantado perdão ao filho pródigo" não passava de uma grande panacéia pra "brasileiro ou si lá quem ver". rs Ora, o Bispo me proibiu de pregar e queria que eu fosse um executivo... meio executivo de rádio...nem sei o que é isso. Meu objetivo é viver do e no altar do Senhor até o fim dos meus dias...

HF - É verdade que foi recebido pela Mundial?

RS - Não. Quando voltei estive com o apóstolo Valdemiro por uma vez e assisti a umas reuniões dele. Afinal, fui eu que, quando Bispo do Brasil, o consagrei a Bispo. Foi apenas um encontro de velhos amigos. Mas o ministério que Deus deu a ele é o dele, o meu tem outro perfil. E que Deus abençoe a ele muito, como também ao Bispo Macedo, e a todos da Universal, Mundial, Radial, Medial, Afinal, etc. e tal... rsrs em sério...

HF - Quais são suas expectativas ministeriais?

RS - Simplesmente e sinceramente ser um instrumento nas mãos de Deus para estabelecer as diretrizes do Seu Reino aqui, e "preparar o caminho para o Senhor", tendo sempre em vista que "Ele cresça e eu diminua". Na prática, evitar os erros do meu passado e aproveitar esta grande oportunidade que o Senhor está dando... Igreja de Jesus Cristo. Tudo muito simples, de acordo com o mandamento do Senhor Jesus: "Amar como Ele nos amou", curar os enfermos, expulsar demônios, batizar em nome de Jesus, buscar o Espírito Santo, realizar a Ceia do Senhor, não em memória, mas como celebração de Jesus Cristo vivo em nós, Sua Igreja!

HF - Pretende retomar sua carreira musical?

RS - Ah, com certeza que o cantor, o músico e o compositor vão de mala pronta junto com o bispo, é certo... Agradeço muito a paciência de todos para comigo, e ao irmão e amigo, Bispo Hermes Fernandes, homem de Deus, e a todos, que Deus os abençoe rica e abundantemente em Cristo Jesus!!!


* Todas as respostas são de inteira responsabilidade do Bispo Renato Suhett e refletem estritamente seu posicionamento.

Leia meu artigo sobre sua vida e trajetória aqui.
Matérias 6164273207548377257

Postar um comentário

  1. Suhett não é nem um pouco confiável. HÁ pouco menos de 10 anos esteve pregando heresias de deixar o cabelo de careca em pé; ele, com suas heresias, deixou todos os apóstolos e bispos neo-penteca no chinelo. Na época eu cheguei a escrever um artigo para revista defesa da fé (artigo que não chegou a ser publicado) refutando várias heresias pregadas por esse camarada. Não creio que ele tenha realmente mudado. Acredito que na verdade está procurando um pretexto para sair da universal em grande estilo, contando com apoio dos apologistas.

    ResponderExcluir
  2. Voltou pra IURD pensando que poderia voltar pro altar, mas Macedo não vive o Evangelho e não perdoa traidores.

    Renato tá vendo a IURD só crescer na heresia e achou, tadinho, que iria ser recebido com honras de bispo? Só serviu como troféu para mostrar a Valdemiro e demais dissidentes, o que acontece com quem sai da IURD impunemente... volta com o rabinho entre as pernas.

    Renato Suhet é da minha época de IURD e não me convence, ingênuo, queria ter de volta as mordomias anteriores, saiu da IURD pra fazer uma igreja até pior... se é que pode existir algo pior que a IURD. Só engana aos trouxas, se tivesse de volta sua coroazinha de bispo estaria de braços dados com o Macedo hoje.

    Renato Valverde
    http://papo-cristao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. ME GUSTO!!ME PARECIÓ SINCERO,DIOS LE BENDIGA!!

    ResponderExcluir
  4. Algumas perguntas ficaram no ar. Espero que haja outra oportunidade. Leo BH

    ResponderExcluir
  5. O camarada depois de estar livre da IURD, retorna pra lá, faz-me um favor, o que esse "bispo" tá querendo ?

    A pergunta que não quer calar - A IURD prega o Evangelho ? Aonde ? Quando ?

    Iurd - Mundial - Sara nossa Terra - Renascer são arremedos de instituições financeiras - que usam a crédulidade do povo como meio de arrecadação de grana enriquecimento dos vampiros intitulados apóstolos ou bispos.

    Isso aí não são igrejas nem na China.........

    Mauro Silva

    ResponderExcluir
  6. Queridos Danilo e Bispo Hermes, concordo com o Leo: algumas perguntas ficaram no ar e algumas respostas voaram ainda mais.

    A explicação dele sobre suas pregações exageradas sobre a Graça foi no mínimo dúbia.

    Mas espero e oro para que o Renato realmente se volte para a simplicidade do evangelho, pois no final do discurso pareceu de novo aquela coisa: eu tenho a força. Oremos.

    Graça e paz, sempre.
    Marcus Vinicius
    http://marcusviniciuscomenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. ESPERO QUE ESTE VIDEO RESPONDA AO IRMAO MARCUS VINÍCIUS E OUTROS.EM CRISTO JESUS!
    http://bisporenatosuhett.blogspot.com/2011/01/bispo-renato-suhettconversando-entre.html

    ResponderExcluir
  8. Bom irmão Graças a Deus o Senhor Jesus abriu seus olhos...Crendo que o irmão ira ler isso se for da contade de Deus eu diria ao irmão para ter muito cuidado com os "lobos em peles de cordeiro" acho que o irmão tem que sentar e ouvir aprender com homem como por exemplo o Pr John Piper, Pr Paul washer, amadurecendo na verdade. hó quão doce e simples verdade. Amém

    ResponderExcluir
  9. Espero que o irmão Renato Suhett use suas experiências como meio de crescer na fé. Afinal de contas, todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam ao Senhor.

    Entretanto, fico com os dois pés atrás quando constato que o motivo principal de sua saída da IURD não se relaciona com uma percepção de incorreção das doutrinas ali pregadas, mas por coisa diversa. Cito: "quando me mandaram de volta ao Brasil e o Romualdo me recebeu, (...) dizendo que o Bispo Macedo tinha outro plano pra mim, que não deveria estar mais no altar e sim ser um tipo de diretor ou gerente de uma rádio em Volta Redonda... e esquecer o altar. (...) Entendi tudo e vi que estavam tentando enterrar o que Deus me deu, e em vida (enterrar-me vivo). Óbvio que pulei fora, pois não havia mais lugar ali para mim."

    Para mim, ficou a impressão de descontentamento com uma função que seria menor (extraio o descontentamento da expressão
    "o Bispo me proibiu de pregar e queria que eu fosse um executivo... meio executivo de rádio").

    Não discuto vocação para o pastorado (ou para o bispado), porque isso é algo específico da relação de Renato Suhett e Deus. Se estavam tentando enterrar o talento dele, fez bem em sair. Mas se a questão era posição na organização IURD, bem... a motivação para sair é questionável, mas espero que o Espírito Santo faça a obra e corrija algo errado em verdadeira bênção.

    ResponderExcluir
  10. Graça e Paz!

    Interessante notar que o homem só se "arrepende" quando o crime não compensa, ou seja, há flagrante delito.

    Caso o negócio estivesse dando certo nenhum voltaria ao capo reoferecendo seus préstimos.

    Sorte nossa, miseráveis que somos, vivermos na Graça.

    Laus Deo

    ResponderExcluir
  11. Renato Suhet... você de novo? novamente com a chancela: Bispo do amor? Rompeu com Macedo pela segunda vez por causa do aborto? Fala sério!

    Tá pensando que todo mundo é que nem os alienados da IURD? Quer recuperar seu espaço novamente não é? Muitas contas pra pagar...Entendo!

    Não nego que você é um cantor razoável e bom músico, tenho até um LP seu jogado em algum canto lá no cafofo.

    Ainda disse no tristemunho de retorno na IURD, que só encontrou a felicidde na IURD.

    http://www.youtube.com/watch?v=GwLyGtpwByI

    Não convenceu!!!!

    ResponderExcluir
  12. E ESTE TAMBÉM,CREIO QUE PODERIA SER ESCLARECEDOR..DEUS ABENÇOE!
    http://bisporenatosuhett.blogspot.com/2011/01/por-que-sai-da-universalconversando.html

    ResponderExcluir
  13. Neste link, os irmãos poderão ver, no meio da página, o logo da então Igreja Esotérica do Senhor Jesus Cristo em Amor e Graça. Também verão a foto de Renato Suhett no púlpito.

    http://www.simceros.org/index.php?option=com_content&view=article&id=104:fato-63-os-evangelicos-e-sociedades-secretas&catid=35:dr-jose-renato-pedroza&Itemid=62

    Oremos para que o nosso Deus restaure por completo a vida deste irmão que estava perdido e foi achado pela maravilhosa graça de Cristo.

    ResponderExcluir
  14. Acho que esse cidadão ainda não encontrou com o Jesus do Evangelho, só com o gezuiz da IURD. Jesus disse que uma boca fala do que está cheio o coração. Me faça favor, vai ler os escritos do Novo Testamento, ainda dá tempo!

    Reinaldo de Almeida

    ResponderExcluir
  15. poxa,vcs sao implacáveis,hein..tá bom,entendo..mas cuidado com o radicalismo..quantos danos já sofremos por isso,né..

    ResponderExcluir
  16. http://bisporenatosuhett.blogspot.com/2011/01/por-que-sai-da-universalconversando.html

    ResponderExcluir
  17. QUANTO PRECONCEITO,HEIN...
    PRÉ
    CONCEITO...

    ResponderExcluir
  18. Eu acho que ele ainda não saiu da confusão ! Que camarada prá gostar de ficar perdido ! E o pior, é que ele quer que os outros acredite nele ! Só que não é facil enganar,quem frequenta o genizah ! Pb. Roberto Rocha

    ResponderExcluir
  19. Qd saiu a 1° vez, fundou uma igreja que não batizava e nem tinha santa ceia ! Coitado ficou tão confuso, pq na ceia do macedo paricipa o : drogado, o fumante, o beberrão, o gay, a prostituta... ( que não são ex ). Eles dão pão e vinho prá quem chegar ! O Batismo era só para os convencidos ( na "teoria" da prosperidade) E não para os arrependidos ! Entrava no tanque um pecador enxuto e saía um pecador molhado ( sem mudança de vida ) E o "bispo do amor", ficou traumatizado com tudo isto ! Tá perdido, e até hj, não achou o caminho ! Pb. Roberto Rocha

    ResponderExcluir
  20. EX BISPO DA UNIVERSAL,MAS BISPO DA IGREJA DE JESUS CRISTO.NAO FAÇAM COMO O POVO DA UNIVERSAL QUE SÓ RESPEITA A AUTORIDADE ESPIRITUAL QUANDO ESTÁ DEBAIXO DELES,NÉ??
    EU GOSTEI DA POSTURA DELE E CREIO QUE DEUS PERDOA E ABENÇOA...AGORA...AQUI TAMBÉM TÁ CHEIO DE FARIZA,HEIN...O POVO ESTRANHO,QUE NEM ESSE BOBAO AÍ QUE DISSE QUE "AQUI,NO GENIZAH,NAO ENGANA,ETC.."...O POVO XIITA...VAMOS MANTER A POSTURA CRÍTICA,MAS CUIDADO COM OS EXTREMOS RADICAIS,PELO AMOR DE DEUS!!!

    ResponderExcluir
  21. Intereressante é a mensagem subliminar que ele passa, em concordar com as práticas e doutrinas da Mundial, Universal,Radial, Medial, Afinal.... como se essas ditas "igrejas" não fossem seitas... considerando, ele, que sejam de Deus! Renato Suhett, dobre o joelho, busque a Deus e DEPOIS veja o que vai fazer da sua vida. Me parece que a sua recuperação ainda nem começou...

    ResponderExcluir
  22. quer saber a verdade,tudo,tudinho mesmo sobre esse bispo renato suhett??dá uma olhada neste link....q coisa....

    http://www.bisporenatosuhett.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. o LUCIANA,vc é falta de inteligencia,hein....ao contrário ,a mensagem q o B.Renato Suhett tá mandando,como subliminar é que essas supostas "igrejas" nao sao IGREJAS,PO.quando ele fala mundial,universal,redia,media,ele as está associando a empresas e marcas COMERCIAIS...ou vc,tem maus olhos ou é falta de inteligência,ou tem bronca pessoal do Bispo..misericórdia...

    ResponderExcluir
  24. Não entendi quando ele disse... "realizar a ceia do Senhor, não em memória, mas como celebração de Jesus Cristo vivo em nós, sua igreja." Mas em 1 Co 11.24 não nos é dito para celebrarmos em memória dEle? Será que não entendi direito?

    ResponderExcluir
  25. SE NAO,SERIA CELEBRAR MORTE,"ORA DEUS É DEUS DE VIVOS"...SERÁ TAO DIFÍCIL ENTENDER,OU É MÁ VONTADE MESMO..RSRSR??

    http://www.bisporenatosuhett.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Bom não o conhecia, e nem o conheço, mas acredito nele até que ele próprio me prove ao contrário. Se pregou heresias, se participou da igreja de Gysuis saiu, retornou, saiu de novo, acho que todos tem direito de errar e se Deus já o perdoou quem sou eu para não perdoá-lo.

    A.G.

    ResponderExcluir
  27. Que bom que o Bispo Renato reconheceu o seu erro e hoje prega a palavra simples como ela é.

    Mas ele voltou para a IURD sabendo das práticas dela,voltou por que quis,e agora sai atacando coisas que ele sabe há 30 anos,dando uma de injustiçado,aí já não soa bem...

    Primeiro ele funda uma seita que prega a predestinação bem longe das bases bíblicas,todo mundo já é salvo e fim de papo...,ele até deixou claro que o alvo disso tudo era ser oposição a IURD.

    Depois vira esotérico onde o púlpito que ele pregava tinha até a imagem de uma deusa grega,uma mistura louca de evangelho e esoterismo.

    Mais tarde pede perdão no púlpito da IURD e retorna,mas mais uma vez sai e descendo a lenha na IURD de novo,alegando que não queriam ele no púlpito,mas tomando conta de rádio.

    Aí ele funda sua igreja,que de início se encaixa nos padrões de uma igreja evangélica'normal',mas falando sério,eu que acompanhei a trajetória dele não seguiria ele,é muito imprevisível.
    Imagine,de pregador a apóstata,de apóstata a esotérico,de esotérico a pregador e líder de igreja de novo...

    E a próxima vez,o que esperar dele ???

    Concordo com a pessoa acima que disse que não devemos julgar(como se tivéssemos tal poder rsss),mas não podemos confiar em uma pessoa que sempre se mostra imprevisível.

    ResponderExcluir
  28. Quando saiu da IURD, teve a oportunidade de pregar o verdadeiro evangelho, e, não o fez. Ficou perdido no esoterismo, e voltou de novo para IURD (precisa ser evangelizado verdadeiramente este senhor) - como não pôde ir para o altar, saiu de lá novamente. Ele está parecendo cego em tiroteio. Vamos orar para ele realmente entender a Palavra de Deus e se posicionar a favor do verdadeiro evangelho.
    (nikita)

    ResponderExcluir
  29. Se eu fosse ele tinha ficado na rádio mesmo, porque tem que ter muita coragem para encarar as pessoas depois de toda essa confusão.

    ResponderExcluir
  30. meu deus do ceu! a grande maioria esta parecendo o mesmo povo que gritava ao pe da cruz.crucifica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.ainda bem que temos alguns que tem o esprito do perdao. que deus os abençoe. e bispo. so a escritura .valeu? um abraço pois o senhor tem sido muito usado em nome de jesus.

    ResponderExcluir
  31. Eu tenho pena de todos que cegamente falam do que lhes está encoberto, não julgarei o Renato Suhet, porém seus argumentos não são convincentes, as suas obras mostram sua fé, porém se conhece a árvore através dos seus frutos, se os frutos dele forem bons isto se revelará, porém não há nada em oculto que não seja revelado, eu creio nesta palavra.
    E para todos que odeiam a Igreja Universal do Reino de Deus, saibam que nós estamos de braços abertos para receber a todos e ensinar a verdade da palavra de Deus, não somos perfeitos e nunca seremos e quem o é? ( graças a Deus que conheci o Senhor Jesus através das pregações ouvidas na IURD, e tenho certeza que esta igreja é dirigida pelo Espírito Santo, da qual faço parte há mais de 18 anos e sei que minha salvação não depende da minha aliança com a Igreja Universal nem com nenhuma outra igreja, senão uma aliança eterna de fidelidade ao meu Senhor Jesus) e quando o Senhor Jesus voltar para buscar sua igreja (igreja = pessoa) não buscará o cristão da universal, mundial, renascer, assembleia ou seja qual placa que for, Ele o Senhor Jesus (graças a Deus) buscará todos que fazem a sua vontade e a sua vontade está em cumprir seus mandamentos e ponto, não há discussões, não quem sabe mais que o outro, não há os donos da verdade, apenas a verdade do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  32. Quando saiu da igreja Universal adquiriu um monte de problemas epirituais, doenças, e enfim, depois foi curado. Saiu novamente para isso.
    É, foi o que Jesus disse que falsos profetas viriam e que no meio do trigo também vem o joio. Ele queria voltar a ser bispo,algo que espiritualmente falando é de uma suma responsabilidade. Não foi humilde o suficiente para começar de baixo.

    ResponderExcluir
  33. Quando saiu da igreja Universal adquiriu um monte de problemas epirituais, doenças, e enfim, depois foi curado. Saiu novamente para isso.
    É, foi o que Jesus disse que falsos profetas viriam e que no meio do trigo também vem o joio. Ele queria voltar a ser bispo,algo que espiritualmente falando é de uma suma responsabilidade. Não foi humilde o suficiente para começar de baixo.

    ResponderExcluir
  34. Hipócrita, Jesus disse que os idólotras, os adoradores de imagem de escultura, como tantas outras abominações ao olhos de Deus, a parte que lhes cabe é de lago de fogo e enxofre.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item