681818171876702
Loading...

O Gato no Buraco dos Ratos

Olavo Ribeiro
Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado (Mateus 12:36)


“A terra treme sob os pés de Jesus Cristo. O gato foi colocado no buraco dos ratos” (Paul Claudel)


A principal arte do império greco-romano era a oratória. Os habitantes do império adoravam um bom orador. Quanto mais eloqüente, mais admirado e, muitas vezes, rico. É o que leio no excelente livro de Ben Witherington, “Conflict & Community in Corinth”.

Não é novidade que a linguagem pode ser uma grande fonte de manipulação. Os sofistas ficaram famosos por enganar por meio da linguagem. Sofista é aquele que, por meio da eloqüência e persuasão, ilude seus ouvintes, fazendo com que uma mentira, ou meia-verdade, pareça verdadeiro.

Fico impressionado como o sofismar permanece firme e forte nos nossos dias por meio de blogs, tweets, pregações etc. Conheço gente que escreve poeticamente sobre “o Reino de Deus” e outros termos teológicos que impressionam, mas que não paga suas dívidas. Conheço um crente que inventou um personagem virtual de sucesso, uma espécie de pregador-escritor super "descolado", admirado por leitores distantes que mal fazem ideia que tal “pessoa” de fato não existe. São sofistas virtuais.

Cada vez mais me convenço de que entre a realidade e a aparência existe um grande abismo. Cada vez confio menos no que alguém aparenta ser. Fico mais desconfiado se o indivíduo for eloqüente, carismático, impressionante.

No dia do juízo aqueles que mal sabem se expressar mas que vivem com integridade prevalecerão sobre essa torrente de sofistas que habitam nosso mundo evangélico. Finalmente virá a hora da verdade. Anseio pelo dia em que o gato será colocado no buraco dos ratos.


Olavo Ribeiro enviou este artigo para o Genizah
Artigos 2540308711179547353

Postar um comentário

  1. Realmente já vi alguns que se expressaram muito bem em suas pregações,e até com uma voz de exortação,com uma firmeza tal que era impressionante,mas depois se ouvia a notícia,o irmão fulano,cometeu adultério,ou foi para a farra,e a questão do sofisma virtual é mais um pecado que está acumulado,para que o ''gato'' naquele dia venha consumir de uma vez por todas.

    ResponderExcluir
  2. Realmente sofistas estao prevalecendo,em nossa sociedade o sofismo eh uma padrao praticado de forma corrente em todos os imaginaveis meios e ainda legalmente constituidos,o que seria de alguns marketeiros sem o sofismo?nao eh possivel realmente acreditar na aparencia..mas lembro que meu pai falava desde crianca isto..resumindo no dia do juizo havera sim muita surpresa..nada previsivel....

    ResponderExcluir
  3. Olavo, nem precisa ir longe, dá uma olhada em alguns posts aqui do Genizah e você vai logo identificar sofistas contemporâneos.

    A mentira é tanto mais perigosa quanto mais ela se aproxima da verdade. Todos recusariam uma nota de 37 Reais pelo simples fato dela não existir, mas uma nota de 50 bem "feita" muitos aceitariam.

    Tá assim hoje no meio evangélico. Ninguém prega que se adore mamon, mas retiram a centralidade do evangelho que é a mensagem da cruz e a substituem por outra periférica como prosperidade financeira, e muitos outros exemplos.

    Ora vem Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  4. ...Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas... Paulo

    #2 Coríntios 11:28

    @danysussa

    ResponderExcluir
  5. Jesus citou que muitos que dizem que fazem a vontade de Deus, mas não tem intimidade com Ele, terão a devida punição, mas creio que muitos "quietos", ou hipócritas discretos, também sofrerão as penalidades.

    O importante não é o fato da pessoa ser eloquente ou não, mas se ela realmente tem uma comunhão com Cristo.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item