Contra furacões e tornados, Escola Bíblica Dominical
https://genizah-virtual.blogspot.com/2010/12/contra-furacoes-e-tornados-escola.html
O clima do mundo está mudando. Furações, tornados, geleiras, inundações... Na igreja não é diferente.
Como venta na igreja!
Ventos estranhos, tornados vorazes que castigam a sã doutrina e não apenas tosquiam, mas escalpelam as ovelhas, financeira, emocional e espiritualmente.
Como venta na igreja!
Ventos estranhos, tornados vorazes que castigam a sã doutrina e não apenas tosquiam, mas escalpelam as ovelhas, financeira, emocional e espiritualmente.
A questão do clima global é complexa. As soluções são difíceis e os países tem interesses diferentes, quase impossíveis de se conciliar.
Na igreja, contudo a questão é mais fácil: Há o interesse de muitos e há o interesse de Jesus que está explicitado em Apocalipse 2, indicando uma tarefa a ser assumida nos últimos dias. A tarefa apologética. A partir do verso 19 Jesus começa a falar com a Igreja de Tiatira, verso 19:
"Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras."
Cristo reconhece as qualidades da Igreja porém no versículo 20 vem a exortação:
"No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos."
Como nos lembra um leitor do blog (*) que fez este comentário temos:
“Notem que no verso vinte a oração começa por uma conjunção adversativa, que exprime ideia de contraste e oposição, então Jesus exorta a Igreja por aceitar uma mulher, que se diz profetisa, disseminar um FALSO ENSINO, cuja consequência é uma série de outros pecados. Atual o texto, não? A exortação a Tiatira nos mostra que o falso ensino é perigoso por dar origem a outros pecados. O que acontece com a Igreja, se esta não identificar e combater o falso ensino?”
Obviamente, mais pecados. E a incapacidade de cumprir o IDE. Os falsos ensinos são como agentes que causam câncer em células boas e as fazem crescer desordenadamente até que todo o corpo morra.
Como parar este câncer espiritual? A exortação é dada por quem identifica o falso ensino. Mas a CURA DO CÂNCER é a Escola Bíblica.
A EBD é a instituição levantada por Deus para estes dias para combater a apostasia. Quem conhece as Escrituras Sagradas não se deixa levar por ventos de doutrina.
Algumas denominações, em especial as neopentecostais, oferecem muita apostila e nada de Bíblia. Não aceite isto meu irmão! Nas apostilas estão os falsos ensinos.
Material de apoio é uma benção. Um bom programa também. Produtos de qualidade como os produzidos pela CPAD para pentecostais e por outras editoras e instituições sérias vinculadas a Batistas, Presbiterianos, Anglicanos, Luteranos, Metodistas e outras denominações tradicionais.
Uma aula estruturada e tudo o mais é importante, mas não perca a Bíblia de vista. Tudo o que o falso doutrinador quer é que você deixe a Bíblia na estante.
Vocês não imaginam a nossa felicidade quando descobrimos que um artigo, reportagem, ou vídeo que publicamos está sendo usado como material ilustrativo em uma aula de EBD. E são muitos!
Os blogs apologéticos são uteis para ilustrar aulas de EBD. Em nossa pesquisa (veja no final), 6.6% dos respondentes informam que visitam blogs apologéticos a fim de obter subsídios para a Escola Bíblica e outros 10,5% para obter subsídios para seus estudos. Glórias a Deus por isto!
Fico feliz em poder divulgar os resultados desta pesquisa (veja no final), dando aos blogs apologéticos o peso numérico de sua influência. Contudo, junto com a compreensão desta importância, surge a necessidade dos blogs apologéticos assumirem os cuidados relativos a esta responsabilidade.
Fico feliz em poder divulgar os resultados desta pesquisa (veja no final), dando aos blogs apologéticos o peso numérico de sua influência. Contudo, junto com a compreensão desta importância, surge a necessidade dos blogs apologéticos assumirem os cuidados relativos a esta responsabilidade.
Percentual dos leitores de Genizah que se declaram professores de EBD (cumulativo) |
Meus irmãos, tenham em mente que a superioridade de nossa opção protestante é função da intimidade que temos com as Sagradas Escrituras. A Escola Bíblica Dominical é a instituição que nos habilita a um contato mais profícuo com o texto sagrado. E por conhecer as Escrituras, podemos discernir sobre o que nos falam.
Na Escola Bíblica aprendemos a ser mais nobres. (At 17:11)
________________________
Genizah realizou uma pesquisa em outubro do 2010 fazendo uso da ferramenta Monkey Survey oferecendo um questionário para os seus mais de 10,000 leitores diários. Outras questões, enviamos para uma amostra da nossa base de 1,2 milhão de e-mails. Os gráficos desta matéria são aqueles com resultados relativos a Escola Bíblica Dominical.
O resultado completo desta pesquisa será divulgado oportunamente. Por enquanto Genizah irá escrever artigos acerca de aspectos pontuais dos achados.
O resultado completo desta pesquisa será divulgado oportunamente. Por enquanto Genizah irá escrever artigos acerca de aspectos pontuais dos achados.
(*) Rafael Tavares, em comentário ao blog.
Genizah
Parabens Pessoal!
ResponderExcluirMuito atual e urgente o texto.
EBD já e sempre, só assim poderemos sobreviver aos ataques.
Um abraço!
Natanael Lima
natanaellima.blogspot.com
Boa! Tenho visto várias igrejas que abdicaram da EBD e se tornaram adeptos das apostilas e de outros tipos de escolas (Como a de líderes). A minha igreja tb passa por problemas, não tem EBD por falta de estrutura física, mas acredito que isso será sanado no próximo ano. Mas mesmo assim, procuro sempre me manter atualizado, justamente para saber lidar com esses vendilhões q infelizmente encontramos hj em cada esquina..
ResponderExcluirDanilo, vc pode me passar o seu e-mail ?
ResponderExcluirEstou certo de que a escola dominical é fundamental para quem quer ser um verdadeiro cristão (praticante!). Porém falta melhor organização e planejamento. Repensar muitas " Revistas" de estudo da ED. Tem muita lição chata ( sem aplicação no dia a dia )
ResponderExcluirVamos aos pontos :
1) Quando um novo convertido, jovem ou adulto, começa a frequentar a igreja aprende inicialmente o quê ? Cada igreja ensina de uma maneira e na maioria pega um bonde andando. Na escola secular um jovem ou adulto não alfabetizado já aprende métrica, conjugar no particípio passado, equação do 3º grau ? Não !!! Aprende o alfabeto, continha de mais e menos e por aí...
Então para mim na EBD têm que ser assim. Não adianta estudar o último capítulo de Apocalipse, se não não leu e entendeu Gênesis 1:1.
2) Para estes mesmos novos convertidos precisam ter também uma base sólida ( exemplos práticos bíblicos )para aprender a viver pela palavra, sem ser vergonha de comportamento para o evangelho. Muita gente acaba pecando porque não aprendeu na palavra o que é pecado. Situações cotidianas levam ao um "simples pecado".
3) Mais estudos/debates sobre trechos importantes e fundamentais para o crescimento espiritual.
4) Ensinar muito bem e corretamente os cordeirinhos de Jesus, pois Deus diz :
"- Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Provérbios 22:6
Simples assim !
Como é importante a EBD, na igreja que sou membro,temos a EBD de 09:00hs até 11:00hs de domingo,é um momento que começamos com o louvor a Deus e em seguida vamos para o estudo bíblico em geral e depois é dividido por salas,na sala dos homens estamos estudando pneumatologia,que é o problema de muitas igrejas por aí,e muitas dizem que o reteté,a unção do bilau,da galinha,do touro e muitas outras,vem do Espírito Santo,triste isso é um fato lamentável.
ResponderExcluirMais um texto para os favoritos. A EBD espera por você. rs
ResponderExcluirDanilo
ResponderExcluirA paz de Cristo!
Parabéns pelo texto!
Não há dúvida de que, estando na EBD, podemos aprender a guardar as palavras de Jesus!
Abraço,
Artur Ribeiro
Sou fã do Genizah! Simplesmente não tenho palavras pra descrever o quanto gosto deste blog!
ResponderExcluirDepois de um tempo longe da blogosfera, recriei meu blog. Alguém se identifica com minha postagem de reinauguração? rsrs
Como o Genizah e o Blog do Ciro estão fazendo campanha em prol da Escola Dominical, repostei um texto de 2008 que fala sobre a EBD.
Já sou seguidora de vcs no Blogger e no Twitter!
Deus abençoe!
Só conseguimos sobreviver a esses ventos e tempestades se estivermos ancorados na Rocha. A EBD - tristemente negligenciada modernamente - é uma forte corda que nos prende à Rocha.
ResponderExcluirSó tenho uma coisa a dizer sites blogs como o Genizah só tem acresentado a minha vida, valeu pessoal. Deus Abençõe.
ResponderExcluirParabéns, Genizah, por incentivar a EBD!!!!
ResponderExcluirPARABÉNS MESMO!!!
Fiquei MUITO feliz em ver este post!!!!